100 questoes de histologia

100 questoes de histologia

(Parte 3 de 4)

62 ) As afirmações a seguir, referem-se aos três tipos de tecido muscular humano. I - Todos apresentam as miofibrilas, que são estruturas protéicas com capacidade de contração. I - Como conseqüência da contratilidade, esses tecidos apresentam células com grande quantidade de mitocôndrias. I - Actina e miosina são as proteínas responsáveis pela contração desses tecidos, num processo que necessita da presença de íons cálcio e magnésio. Assinale: a) se todas estiverem corretas. b) se apenas I e I estiverem corretas. c) se apenas I e I estiverem corretas. d) se apenas I e II estiverem corretas. e) se apenas I estiver correta.

63) As afirmativas a seguir são relacionadas aos mecanismos termorreguladores presentes em seres homeotérmicos:

I - A manutenção da temperatura corpórea é importante, porque a hipotermia e a hipertermia causam avarias no funcionamento enzimático. I - Em baixas temperaturas ambientais, a vasodilatação periférica diminui o fluxo sanguíneo, implicando o aquecimento das partes externas do corpo, que passam calor para os tecidos internos. I - Em altas temperaturas ambientais, um fator básico de regulação é a sudorese, pois a água do suor evapora, retirando calor da pele, o que não permite que a temperatura do corpo se eleve muito. Assinale a(s) afirmativa(s) correta(s): a) Apenas I, b) Apenas I e I; c) Apenas I e I. d) Apenas I e II. e) I, I e II.

64) (FCC) Podemos afirmar que os músculos lisos: a) contraem-se voluntariamente b) são também chamados de músculos esqueléticos c) são encontrados apenas em vertebrados d) contraem-se lentamente e) são também chamados músculos cardíacos

65) (UFLA/2009) O tecido conjuntivo encontrado nos tendões que unem os músculos aos ossos é classificado como a) tecido conjuntivo frouxo. b) tecido conjuntivo cartilaginoso. c) tecido conjuntivo denso modelado. d) tecido conjuntivo denso não-modelado.

6) (CEFET-MG) Referindo-se ao tecido epitelial, podemos afirmar:

a) o item I é verdadeiro
b) o item I é verdadeiro

I- Os órgãos são revestidos internamente através das mucosas. I- Na epiderme, encontram-se, numerosamente, fibras colágenas, elásticas e reticulares. I- Na superfície de contato de um epitélio com o tecido conjuntivo subjacente, encontra-se uma película protéica acelular denominada lâmina basal. É correto afirmar que apenas: c) o item I é verdadeiro d) os itens I e I são verdadeiros. e) os itens I e I são verdadeiros.

67) (UNIFAL/2008) Observe o esquema abaixo que apresenta as diferentes etapas do processo de coagulação sangüínea.

Marque a alternativa que correlaciona corretamente os números 1, 2, 3 e 4 com as substâncias envolvidas nesse processo. a) 1 - protrombina; 2 - trombina; 3 - vitamina C; 4 - protromboplastina. b) 1 - trombina; 2 - protrombina; 3 - vitamina K; 4 - fibrina. c) 1 - fibrina; 2 - protrombina; 3 - vitamina C; 4 - trombina. d) 1 - protrombina; 2 - trombina; 3 - vitamina K; 4 – fibrina.

68) (PUC-MG/2006) Observe o esquema, que mostra a diferenciação de células-tronco humanas nos elementos figurados indicados.

Assinale a afirmativa INCORRETA. a) A célula-tronco é pluripotente com capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares. b) Pelo menos 3 tipos de células diferenciadas no esquema dado são encontradas no sangue.

c) Plaquetas e hemácias não apresentam capacidade de proliferação mitótica. d) Apenas 2 das células diferenciadas apresentam núcleo.

69) (UFOP-JUNHO/2005) Foi realizado em um indivíduo adulto o exame laboratorial de sangue denominado hemograma, cujos resultados, em unidades/ mm3, se encontram nesta tabela:

Hemácias: 5,5 milhões / mm3 4,5 a 5,9 milhões / mm3

Leucócitos: 6 mil / mm3 5 a 10 mil / mm3 Plaquetas: 80 mil / mm3 200 a 400 mil / mm3

De acordo com as informações contidas na tabela, é possível afirmar que o indivíduo apresenta deficiência fisiológica:

a) no transporte de O2 dos pulmões para os tecidos. b) no processo de distribuição de nutrientes para as células.

c) no transporte de CO2 dos tecidos para os pulmões. d) no processo de coagulação sangüínea.

70)(UFRGS/2008) Em uma partida de futebol, um jogador fraturou o fêmur. Considere os seguintes eventos, relacionados à recuperação da zona de lesão desse jogador. 1 - preenchimento por proliferação do periósteo 2 - remoção de células mortas e de restos de matriz óssea, por fagocitose 3 - ossificação do tecido regenerado 4 - formação de calo ósseo com tecido ósseo primário A ordem em que esses eventos ocorrem no processo de regeneração do tecido ósseo é a) 1 - 3 - 4 - 2. b) 2 - 1 - 3 - 4. c) 3 - 2 - 1 - 4. d) 4 - 1 - 3 - 2. e) 3 - 4 - 2 - 1.

71) (UFC/2009) A doação de sangue é um ato de solidariedade e pode salvar a vida de muitas pessoas. Sobre os componentes desse tecido, assinale a alternativa correta.

a) O O2 e os nutrientes, como glicose e aminoácidos, são transportados através das hemácias.

b) O plasma sanguíneo é o componente extracelular em abundância, característico do tecido conjuntivo.

c) Os reticulócitos - células de defesa do sangue - produzem anticorpos quando entram em contato com elementos estranhos. d) A hemoglobina perde sua conformação estrutural e, conseqüentemente, a função devido a uma falha na síntese proteica, ocasionada por uma doença hereditária, a anemia falciforme. e) A coagulação sanguínea é desencadeada por uma série de enzimas, culminando na formação de um trombo, cujos principais componentes são hemácias e leucócitos.

72) (PUC-PR/2009) O tecido conjuntivo possui três tipos de fibras: colágenas, reticulares e elásticas. Com relação a elas, analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA: a) As fibras colágenas, assim como as elásticas, são constituídas de microfibrilas de colágeno, que se unem formando as fibrilas de colágeno, que, por sua vez, se unem, formando as fibras de colágeno. b) As células de certos órgãos, como o baço e os rins, são envolvidas por uma trama de sustentação constituída de fibras reticulares, cujo principal componente é a elastina, uma escleroproteína. c) Os pulmões são órgãos facilmente sujeitos à expansão de volume, pois são ricos em fibras elásticas, constituídas de elastina, proteína cuja principal função é dar elasticidade aos locais onde se encontram. d) Quanto maior a quantidade de colágeno nos tecidos, maior a elasticidade, como, por exemplo, nos tendões, onde o colágeno se distribui em uma só direção, enquanto que o cordão umbilical forma uma malha difusa entre as células dos tecidos. e) As fibras colágenas são constituídas da proteína colágeno, polimerizadas fora das células, a partir do tropocolágeno sintetizado pelos macrófagos.

73) (UFOP-JUNHO/2009) Sobre as células do tecido muscular esquelético, indique a alternativa incorreta. a) Possuem filamentos finos de actina ancorados à linha Z. b) Regulam a contração por meio do controle da liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático. c) São cilíndricas e bem alongadas. d) Contêm um único núcleo central.

74) (UFAC/2008) As células desse tecido tem origem mesodérmica, mostra diversas estriações ao microscópio óptico, suas células tem aspecto de fibras e um aglomerado dessas fibras forma um feixe que é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo. As células organizam-se formando um sincício que permite a rápida resposta a estímulos." A descrição refere-se a (ao): a) tecido epitelial, de fato sua origem é mesodérmica. b) tecido adiposo e a organização em sincício é sua característica marcante. c) tecido muscular esquelético já que as fibras organizam-se formando feixes. d) tecido muscular liso, porque suas células são envolvidas por tecido conjuntivo. e) tecido conjuntivo, dado que ao microscópio óptico suas células mostram um padrão estriado.

75) (UFC/2006) A liberação dos íons cálcio e magnésio no processo de contração de uma fibra muscular estriada esquelética envolve diversos componentes celulares, exceto o: a) lisossomo. b) retículo endoplasmático. c) sarcoplasma. d) sistema T. e) retículo sarcoplasmático.

76) (PUC-MG/2007) Observe o esquema, que representa células do tecido muscular estriado cardíaco humano.

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. a) A contração dessa musculatura, em condições normais, depende de um sistema próprio gerador de impulsos. b) As células musculares cardíacas apresentam, em seu citoplasma, actinas, miosinas e mioglobinas. c) As células musculares cardíacas podem realizar

ventrículos

contração, mesmo sem estímulos do sistema nervoso central. d) As células musculares cardíacas apresentam intenso consumo de oxigênio que é recebido diretamente do sangue contido nos átrios e nos

7) (UFPI/2003) As células musculares são diferentes das células nervosas porque: a) contêm genes diferentes. b) possuem maior número de genes. c) usam códigos genéticos diferentes. d) possuem menor número de genes. e) expressam genes diferentes

78) (UNIFAL-JULHO/2009) Em relação às características típicas de alguns tecidos animais, assinale a afirmativa INCORRETA: a) Nos tecidos epiteliais, há pouco material intercelular, não há vasos sanguíneos e suas células recebem oxigênio e nutrientes por difusão, a partir de tecidos conjuntivos próximos. b) Nos tecidos conjuntivos, que unem e sustentam outros tecidos, ocorrem tipos celulares diversos, sendo que alguns deles produzem e secretam material, formando uma matriz intercelular abundante. c) As células do tecido muscular são alongadas e dotadas de filamentos citoplasmáticos, constituídos principalmente por actina e miosina, organizados de maneira a poder deslizar uns sobre os outros. d) As células da glia do tecido nervoso são especializadas na transmissão de informações entre células distantes do corpo, contribuindo para o funcionamento harmônico do organismo.

79) Num mamífero adulto, grande quantidade de células em divisão ocorre normalmente a) no músculo cardíaco. b) na medula espinhal. c) no cérebro. d) na medula óssea. e) nos músculos esqueléticos.

80) (PISM-UFJF) O tradicional bife de carne de boi é constituído por: a) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações involuntárias. b) tecido muscular estriado fibroso, que se caracteriza por apresentar contração involuntária.

c) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações constantes e vigorosas. d) tecido muscular estriado, caracterizado por apresentar contrações peristálticas reguladas pelo cálcio. e) tecido muscular estriado esquelético, que se caracteriza por realizar contrações voluntárias.

81) Em alguns locais do corpo humano, existem epitélios extremamente ativos na troca de substâncias com as cavidades por eles revestidas ou com o sangue. A alternativa que contém o local com epitélio menos ativo é a) alvéolos pulmonares. b) glândulas endócrinas. c) intestino delgado. d) intestino grosso. e) túbulos renais.

Discursivas 82) ENFISEMA EM FUMANTES É PROVOCADA POR UMA ENZIMA O enfisema se caracteriza pelo esticamento dos alvéolos do pulmão, o que endurece estes tecidos e diminui sua capacidade de absorção de oxigênio. As pessoas que desenvolvem a doença também apresentam um alto nível de células de defesa conhecidas como macrófagos. (O GLOBO, 26/09/97) a)Nomeie os dois tipos de células epiteliais que, por estarem localizadas entre o sangue e o ar alveolar, fazem parte da barreira hemato-aérea e diminuem a capacidade de absorção de oxigênio, quando afetadas.

b) Indique e descreva a função desempenhada pelos macrófagos presentes na parede dos alvéolos.

83)(UEPA/96) O sangue humano está relacionado a várias funções e, como sabemos, possui uma parte líquida onde se encontram em suspensão os diversos tipos de glóbulos. Dentro deste contexto, responda: a) A parte líquida do sangue pode ser chamada de plasma ou de soro, porém existe uma diferença entre estes termos. Qual? b) Sobre a principal substância contida nas hemácias (e que lhe dá a cor) pergunta-se: b.1. Qual é esta substância? b.2. Qual sua função? c) Qual a principal função dos glóbulos chamados plaquetas? d) Um leucócito está realizando a função de diapedese. O que significa Isto?

84) (UNICAMP/2007) As pessoas são incentivadas a praticar atividades físicas visando uma vida saudável. Especialistas em fisiologia do exercício determinaram a percentagem de fibras do tipo I e do tipo I encontradas em músculos estriados esqueléticos de quatro grupos de pessoas: atletas maratonistas(*), atletas velocistas(**), pessoas sedentárias e pessoas com atividade física moderada. Os resultados desse estudo são mostrados na figura abaixo.

(*) corredores de longas distâncias (**) corredores de curtas distâncias (ex.: 100 metros) TABELA

Fibra muscular tipo I Fibra muscular tipo I Contração lenta Contração rápida Metabolismo aeróbico Metabolismo anaeróbico

Alta densidade de mitocôndrias

Baixa densidade de mitocôndrias

72-74)

(Figura e tabela adaptadas de Fox, E.L; Mathews, D.K. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos.Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986, p. a) Analise as informações da tabela e indique, entre os quatro grupos de pessoas (A, B, C ou D), mostrados na figura, qual grupo corresponde aos maratonistas e qual grupo corresponde aos velocistas. Justifique.

b) Se os dois grupos de atletas não fizerem um treinamento adequado, pode ocorrer nesses atletas dor muscular intensa durante ou após uma competição. A que se deve essa dor muscular? Explique.

85) .Apesar de o osso ser um órgão duro e resistente, ele é relativamente flexível e capaz de ser remodelado em resposta a forças ou tração, conforme verificado no uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos. Considere as características do tecido ósseo para resolver os itens: a) Cite os dois principais componentes químicos da matriz óssea que são responsáveis pela dureza dos ossos: b) Cite o nome do principal componente orgânico da matriz óssea que confere flexibilidade aos ossos: c) Qual a função dos osteoclastos nos processos de remodelagem ou fratura óssea? d) Cite uma conseqüência do excesso de paratormônio no organismo para a estrutura óssea de um indivíduo: e) Cite a vitamina que tem importante papel no processo de mineralização e estruturação dos ossos:

86) O que são melanócitos?

87) O eriçamento do Pêlos contribui para a adaptação de muita espécies de mamíferos exposta ao frio . Explique como isso acontece

8)( Cesgranrio- RJ) Ao entrar numa sala onde a temperatura seja de 42C°, um individuo não perde calor da superfície do corpo para o ambiente, mas ao contrário, ganha calor do ambiente .Considerando que, nesta situação , a sudorese constitui o único meio de que o organismo humano dispõe para perder calor , explique o mecanismo que a torna responsável pela manutenção da temperatura corporal.

89) (FUVEST) Qual é o músculo que executa os movimentos voluntários do corpo humano?

90) (FGV-SP) Os cromossomos humanos podem ser estudados em células do sangue.Essa análise pode ser feita tanto em linfócitos como em hemácias? Porquê?

91) Julgue a seguinte afirmação : O tecido ósseo é formado exclusivamente por células mortas e calcificadas 92)( FUVEST) Diferencie um neurônio de um nervo. 93) Porque se diz que um neurônio em repouso está polarizado. 94) Quando um neurônio é estimulado , várias alterações elétricas ocorrem em sua membrana( axônio),as quais são basicamente comandadas pelos movimentos de íons.Quando o nível do estímulo é suficiente, forma-se o impulso nervoso. a) Quais são os íons que comandam estas alterações elétricas que formam o impulso nervoso? b) Que nome se dá à região entre os neurônios,onde ocorre a transmissão do impulso?

(Parte 3 de 4)

Comentários