Manual Caixa D'Agua - Amanco

Manual Caixa D'Agua - Amanco

(Parte 1 de 2)

Manual de Instalação | Caixas d’Água Amanco Este manual também pode ser visualizado através do site w.amanco.com.br > Produtos > Predial > Reservatórios

amco_alteracao_fotos_capa_manual_caixa_dagua_v2 1/29/12 6:1 PM

CAIXAS D’ÁGUA Manual de Instalação w.amanco.com.br

Aplicação: As caixas d’água são reservatórios utilizados em edificações com a função de garantir a reserva de água potável (rede pública) à temperatura ambiente.

As caixas d’água Amanco de 310, 500 e 1.0 litros são qualificadas junto ao Programa Setorial da Qualidade de Reservatórios Poliolefínicos para Água Potável do PBQP-H, Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat do Governo Federal. Consulte site w.cidades.gov.br/pbqp-h.

As caixas d’Água Amanco estão disponíveis em 2 versões: Caixa d’Água Dupla Camada e Caixa d’Água Tripla Camada.

Fabricadas em polietileno linear de média densidade, aditivado com agente antioxidante para maior resistência e proteção anti UV contra os raios solares, que proporcionam maior durabilidade ao produto.

Os reservatórios de 310, 500 e 1.0 L são produzidos conforme a NBR 14799/02 - Reservatório Poliolefínico para Água Potável - Requisitos. Todos os reservatórios deverão ser instalados conforme NBR 14800/02 - Reservatório Poliolefínico para Água Potável - Instalação em Obra.

Para melhor compreensão e entendimento leia e siga esta norma.

Recomendações:

· Antes de realizar as instalações, verifique se as Caixas dÁgua Amanco não sofreram danos no transporte, como: trincas, fissuras ou perfurações;

· Siga as indicações de manutenção e limpeza indicadas nos reservatórios;

· Para armazenamento de outro líquido que não seja água potável, ou qualquer alteração em seu uso, consulte nosso Atendimento Técnico Amanco pelo 0800 701 8770 e, solicite autorização escrita de uso, assim você não assegura a garantia atestada do produto.

O polietileno é um material absolutamente atóxico devidamente aprovado para contato com alimentos pelo Instituto Adolfo Lutz, Ministério da Saúde e FDA USA (Food & Drug Administration).

As duas versões de Caixas dÁgua Amanco possuem:

Parede interna lisa e branca para facilitar a limpeza, e melhorar na conservação da temperatura da água;

• Tampa rosca;

• Ausência de emendas, junções ou colagens;

• Leveza e resistência;

• Facilidade de instalação e total vedação com adaptadores auto-ajustáveis. (*)

Linha completa de acessórios que complementam o sistema de armazenamento de água, desenvolvidos para garantir o uso racional da água, evitando o desperdício. São eles:

- adaptadores auto ajustáveis, roscáveis ou soldáveis;

- filtros e velas (para instalação próximo ao cavalete de entrada);

- eletronível automático (fio de 1,5m);

- torneiras de bóia com balão plás tico ou de latão;

- fita veda rosca;

- solução limpadora;

- Kits Amanco de fácil instalação, consulte nas revendas as versões disponíveis. (**)

(*) Versão com flanges (**) Na versão com flanges, este item segue instalado no reservatório.

Ta mpa rosca

Mosquito Fig. 1 amco_alteracao_fotos_capa_manual_caixa_dagua_v2 21/29/12 6:1 PM

Manual de Instalação

w .am anc o.c om. br

Caixa d’Água – Dupla Camada

1ª camada (Azul ou Cinza): proteção exterior que evita a passagem de luz, com aditivos para resistência ao raio ultravioleta (UV), e agentes antioxidantes (AO);

2ª camada (Branca): conserva melhor a temperatura da água e proporciona visibilidade na limpeza. Aditivada também com antioxidante (AO) e proteção anti UV.

Capacidade(L) Altura(cm) Diâmetro(cm) Peso(Kg) Peso caixa c/ água

Caixa d’Água – Tripla Camada

1ª camada (Bege): proteção exterior que evita a passagem de luz, com aditivos para resistência ao raio ultravioleta (UV), e agentes antioxidantes (AO);

2ª camada (Preta): proteção total contra os raios solares, evitando o desenvolvimento de musgos, colônias de bactérias e outros microorganismos;

3ª camada (Branca): conserva melhor a temperatura da água e proporciona visibilidade na limpeza. Aditivada também com antioxidante (AO) e proteção anti UV.

Este reservatório permite armazenagem de líquidos de maior densidade, além da água, com prévia autorização do departamento técnico da Amanco.

Capacidade(L) Altura(cm) Diâmetro(cm) Peso(Kg) Peso caixa c/ água

As medidas são consideradas aproximadas, pois podem apresentar variação máxima admissível de 5% nas dimensões: • diâmetro da base de apoio;

• diâmetro da maior seção da tampa ou da maior seção do corpo do reservatório (fechada); e • altura do reservatório (com tampa).

Guarde este manual para consultar procedimentos de instalação e limpeza quando necessário.

Procedimento de Instalação

As caixas d’água Amanco foram projetadas para uso externo, abrigadas ou expostas ao sol.

Conheça todos os procedimentos para fazer uma instalação rápida e segura de caixa d’água de polietileno.

As Caixas d água Amanco possuem diferentes versões com e sem furação e com os adaptadores/flanges instaladas. Verifique a versão adquirida e acompanhe o passo a passo a seguir.

Amanco Tubos de PVC Água Fria Material

1- Furadeira 2 - Serra-copo 3 - Tubos de PVC Amanco (mesma bitola do adaptador auto-ajustável) 4 - Lixa d’água 5 - Chave de grifo 6 - Amanco Fita veda rosca 7 - Amanco Adesivo plástico para PVC 8 - Adaptador auto-ajustável (**) 9 - Amanco Torneira de Bóia 10 - Amanco Filtro d‛água (Item opcional, com instalação na entrada de água de rede pública próximo ao cavalete ou na tubulação de entrada da caixa d‛água )

1 - Amanco Solução Limpadora (**) Na versão com flanges, este item segue instalado no reservatório.

amco_alteracao_fotos_capa_manual_caixa_dagua_v2 31/29/12 6:1 PM

CAIXAS D’ÁGUA Manual de Instalação

w.amanco.com.br

Leia atentamente as instruções deste manual antes de iniciar a instalação.

Retire a tampa para começar a instalação da caixa d‛água. O assentamento deve ser feito somente sobre superfície plana e nivelada.

PASSO 1

Certifi que-se que a caixa d‛água tenha no mínimo 3 furos, sendo: um para a entrada d‛água, um para a saída d‛água e um terceiro para o extravasor (ladrão).

PASSO 3

Inicie a furação da caixa nos pontos indicados pelo fabricante (ver pág. 7, fig. 8). Para isso, utilize serras-copo compatíveis com os diâmetros dos adaptadores auto-ajustáveis. Na versão com furos de fábrica, siga para o passo 4.

PASSO 2

Em seguida, inicie a fixação dos adaptadores auto-ajustáveis. Na versão com adaptadores auto-ajustáveis de fábrica, siga para o passo 5.

PASSO 4 amco_alteracao_fotos_capa_manual_caixa_dagua_v2 41/29/12 6:1 PM

Manual de Instalação

w .am anc o.c om. br

Aperte manualmente os adaptadores auto-ajustáveis pelo lado interno da caixa. Se necessário utilize uma chave de grifo para ajustá-los. Atenção! Faça isso com cuidado, de forma a garantir a junção perfeita das peças sem danifi cá-las. O uso de adaptadores com vedação de borracha dispensa vedação adicional, com silicone, por exemplo.

Depois, inicie a instalação da tubulação utilizando tubos de bitolas equivalentes aos dos adaptadores. É necessário lixar a bolsa interna do adaptador auto-ajustável para garantir a soldagem correta.

Em seguida, faça o mesmo com a ponta dos tubos que serão ligados à caixa d‛água.

Após o lixamento, utilize Solução

Limpadora Amanco para retirar todas as impurezas e garantir a melhor aderência do Adesivo para PVC. Depois, passe o Adesivo nos adaptadores e nos tubos que serão conectados.

Em seguida, conecte os tubos nos adaptadores auto-ajustáveis.

PASSO 5

PASSO 6 PASSO 7

PASSO 8

PASSO 9

Do lado interno da caixa d‛água, instale a torneira de bóia junto ao adaptador de entrada de água. Para tanto, fixe a torneira separada da bóia (estas peças fazem parte do Kit torneira de bóia). Não se esqueça de usar fita veda rosca Amanco para instalar a torneira de bóia.

PASSO 10 amco_alteracao_fotos_capa_manual_caixa_dagua_v2 51/29/12 6:1 PM

CAIXAS D’ÁGUA Manual de Instalação

w.amanco.com.br

Na sequência fi xe a bóia roscável na haste (esta peça faz parte do Kit torneira de bóia).

Antes de concluir, limpe toda a caixa d‛água com um pano úmido, em especial o lado interno, para garantir a retirada de partículas e outros resíduos.

Após ser fechada com a tampa, a caixa d‛água estará pronta para ser conectada à rede hidráulica e utilizada.

PASSO 13

1 - Sobre Base Plana Para todas as capacidades volumétricas de caixas.

Entrada torneira de bóiaBóia

Base totalmente plana (lisa) e nivelada *Conforme projeto

Barrilete*

Barrilete* Barrilete*

Barrilete*

Flange descarga

Tubo extravasor

(ladrão)Ramal entrada

Fig. 2

ATENÇÃO: As Caixas d’Água Amanco devem ser obrigatoriamente instaladas sobre base plana (lisa), rígida e nivelada, sem contato com superfícies pontiagudas.

Não devem ser enterradas diretamente no solo.

ATENÇÃO: Em nenhuma hipótese instale as caixas d’Água Amanco sobre vigas, estrados, grades ou perfis metálicos, seja qual for a capacidade volumétrica delas. As caixas devem ser instaladas sempre sobre base plana (100% lisa) de forma que todo o fundo da caixa esteja apoiado.

Fig. 4 tubulação instalada na parte inferior central das caixas d’água.

Fig. 3 amco_alteracao_fotos_capa_manual_caixa_dagua_v2 61/29/12 6:1 PM

Manual de Instalação

w .am anc o.c om. br

Para qualquer situação de instalação, seja ao ar livre, sob telhados ou atuando como cisterna, não enterrar e sempre instalar extravasor (ladrão) para retirada do excesso de água em caso de falha da torneira de bóia.

ATENÇÃO: Usar as caixas d’água somente com a tampa instalada para evitar deformações no produto.

Flanges de descarga

As caixas d‛Água Amanco apresentam locais específicos para perfuração das entradas de tubulações. Os pontos estão ilustrados na fi gura 8.

ATENÇÃO: Recomendamos apenas serra-copo como ferramenta de perfuração.

As furações feitas fora dos 6 pontos marcados em fábrica especifi cados não serão cobertas pela garantia, assim como as furações realizadas com brocas, serras tico-tico e outras ferramentas que não sejam serras-copo.

Fig. 8

Observação: Por ser cilíndrica a caixa dágua, o furo 6 está localizado na área oposta ao furo 4.

Os diâmetros dos tubos de entrada e saída dependem do projeto.

O diâmetro do tubo extravasor (ladrão) deve ser no mínimo de uma bitola maior que o tubo de entrada ou conforme instruções do fabricante de torneira de bóia a ser utilizada.

Em caso de dúvida, não exite em consultar a assistência técnica Amanco.

A instalação sobre perfi s de madeira deve estar nivelada e sem espaçamento, feita com material que não sofra deformação com o tempo e seja resistente para suportar o peso da caixa cheia.

Fig. 5

2 - Duas ou mais caixas instaladas em conjunto (vasos comunicantes).

As caixas d’água fabricadas em materiais plásticos estão sujeitas a uma deformação do anel inferior (parte interior da caixa d‛água) devido à pressão exercida pelo peso da água. Assim sendo, ao instalar duas ou mais caixas em conjunto, utiliza-se o esquema a seguir:

Fig. 6

ATENÇÃO: Não cimentar ou fixar a união entre as caixas. Instalar extravasores (ladrão) em todas as caixas.

Uma opção de interligação de caixas d‛água são as mangueiras fl exíveis (mangotes), como exemplifi cado no esquema a seguir:

Adaptador longo Tubo PVC

Abraçadeira Mangueira de borracha

Fig. 7

Locais para perfuração opcionais. Furação realizada em fábrica nas caixas d’água até 1.0 litros. 4,5,6:

amco_alteracao_fotos_capa_manual_caixa_dagua_v2 71/29/12 6:1 PM

CAIXAS D’ÁGUA Manual de Instalação w.amanco.com.br

Capacidade Volumétrica

Adaptador auto-ajustável de entrada (torneira de bóia)

Adaptador auto-ajustável de saída (abastecimento residencial)

Adaptador auto-ajustável para extravasor (ladrão)

Até 1.0 litros20 x 1/2” 25 x 3/4”

Até 50 x 1½”Até 32 x 1”

Filtros de entrada

Um esquema de montagem deste sistema está ilustrado na figura 9.

Fig. 9

Instale o filtro para caixas d‛água próximo ao cavalete de entrada e nunca próximo à caixa dágua, pois em caso de falta de manutenção no filtro, poderá ocorrer transbordamento do mesmo.

Local de Instalação

As caixas d‛Água Amanco devem ser instaladas em ambientes ventilados, caso contrário, pode ocorrer a condensação da água e a parede externa da caixa apresentar micro gotículas.

1- Em lajes:

Para instalações em lajes, o local deve estar nivelado, isento de qualquer irregularidade e com área superior à base da caixa. O local deverá ser limpo, retirando-se pedras, pedaços de madeira, ferro e quaisquer outros objetos que possam vir a danificar o fundo do reservatório.

2- Sob o telhado:

Sempre que a instalação ocorrer sob telhados, o ideal é efetuar 2 pequenas aberturas em paredes opostas para circulação e renovação do ar aprisionado sob o telhado.

ATENÇÃO: As massas de ar quente e úmido, em contato com as paredes do reservatório, provocam condensação da umidade existente no ar, (paredes do reservatório suando) com consequente acúmulo de água na base do reservatório, causando danos a forro, pintura etc.

3- Circulação ao redor da caixa d’água:

Caso o telhado esteja colocado acima da caixa, a distância entre a boca da caixa e o telhado deve ser suficiente para que uma pessoa de estatura mediana possa entrar pela abertura da caixa sem sofrer danos. A caixa deverá ter uma distância de no mínimo 45cm em relação a qualquer outro ponto fixo que possa ser considerado um obstáculo permanente, seja este de alvenaria, madeira, ou qualquer outro material, de forma a permitir que a pessoa circunde toda a caixa.

Ao instalar um sistema de filtros para limpeza da água, nunca instale o filtro próximo à caixa, principalmente quando esta estiver sob telhados, pois em caso de rompimento, a água desperdiçada não cairá sobre a laje e não provocará danos à pintura, forros etc. Instalar os filtros sempre fora da residência/construção, de preferência próximo ao cavalete (hidrômetro) de entrada.

4- Instalação em edifícios:

Para obras em edifícios a caixa d’água deve ser protegida por paredes de contenção com uma plataforma superior para evitar peso sobre o reservatório e facilitar a manutenção e inspeção, vide figura a seguir:

distância mínima

1,5m 45cm

Fig. 10 amco_alteracao_fotos_capa_manual_caixa_dagua_v2 81/29/12 6:1 PM

Manual de Instalação w .am anc o.c om. br

Para evitar a proliferação de algas e bactérias, as caixas d’Água Amanco devem ser limpas ao menos uma vez a cada 6 meses, ou de acordo com a recomendação da companhia de saneamento local. Para se efetuar a limpeza, usar unicamente água limpa e um pano ou esponja. Após o esvaziamento, deve-se esfregar as paredes e o fundo da caixa para remoção do limo formado pela alcalinidade da água. Caixas d’água pequenas:

Pano

Produtos Químicos

Fig. 12

ATENÇÃO: Não utilizar produtos químicos, escovas ou outros objetos abrasivos que possam tornar ásperas as paredes do reservatório.

Transporte recomendado: Até 1.0 litros

Fig. 13

5- Instalação com tubulações engastadas (encravadas) nas paredes: Quando tubulações de entradas e/ou saídas das caixas d’água estiverem encravadas na parede, as mesmas deverão ser colocadas dentro de tubos camisas para que possa trabalhar de maneira flexível e não prejudicar o reservatório. Recomendase seguir o esquema da figura abaixo na instalação.

Vantagens Amanco: As caixas d’Água Amanco não necessitam ser instaladas em lugares cobertos. O polietileno utilizado em sua fabricação é aditivado com protetores ultravioleta e agentes antioxidantes, o que garante maior resistência do plástico a rompimentos, ressecamentos e outros danos. Assim, elas podem ser instaladas também fora do telhado, resistindo à ação de intempéries como chuva e raios solares.Devido à alta proteção contra os raios solares e tampa rosca, as caixas d’Água Amanco têm vedação rápida e segura, impedindo a entrada de poeira, impurezas e insetos, além de não apresentar formação de musgos e outras incrustações em suas paredes.

(Parte 1 de 2)

Comentários