Ava RSMA aula 4

Ava RSMA aula 4

1 Notas: 1

(Adaptado de ANTT 2008)

A questão da responsabilidade social é inerente às organizações. Muitas empresas estão publicando espontaneamente seus balanços sociais, evidenciando a responsabilidade social corporativa.

Sobre o balanço social, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. É uma ferramenta de uso interno em que a empresa faz o controle dos gastos e investimentos relacionados às ações de responsabilidade social corporativa.

b. É uma ferramenta de uso interno para autoavaliação do desempenho e acompanhamento das práticas de responsabilidade social corporativa.

c. É o processo que direciona a atividade para uma finalidade desejada, reduzindo custos e melhorando o fluxo dos processos de trabalho.

d. É um indicador de sustentabilidade para avaliar produtos, serviços e processos sociais que são reconhecidos como líderes empresariais.

e. É o documento que avalia a situação da empresa na dimensão social, registrando realizações no campo da educação, cultura e qualidade de vida.

Resposta correta: É o documento que avalia a situação da empresa na dimensão social, registrando realizações no campo da educação, cultura e qualidade de vida.

Comentário resposta correta: Parabéns! O balanço social é um indicador de sustentabilidade corporativa, que se caracteriza como um demonstrativo de publicação anual, o qual reúne informações sobre projetos e ações sociais direcionados por uma empresa em prol de empregados, investidores, acionistas e outros stakeholders.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 2 Notas: 1

Afirmação 1 – Um indicador de sustentabilidade, quando utilizado em conjunto com outros, pode aumentar a qualidade da informação.

Afirmação 2 – Dependendo da forma como as informações são cruzadas, possibilitam análise sistêmica de um contexto organizacional. Analisando as duas afirmações acima citadas, conclui-se que:

Escolher uma resposta. a. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

b. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. c. As duas afirmações são falsas. d. As informações não possuem relação uma com a outra.

e. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. Resposta correta: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Um indicador de sustentabilidade, quando utilizado em conjunto com outros, pode aumentar a qualidade da informação porque, dependendo da forma como elas são cruzadas, possibilitam análise sistêmica de um contexto organizacional. Pode ser o caso do uso de indicadores capazes de mensurar as três dimensões da sustentabilidade.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 3 Notas: 1

São considerados indicadores de sustentabilidade corporativa:

I. Indicador ISE-Bovespa. I.Indicador Ethos. I.Indicador de governança corporativa. IV.Dow Jones Index. V.Indicador shareholder.

Estão corretos, apenas, os itens citados em: Escolher uma resposta.

a. I, I e IV. b. I, II e IV. c. I, I e V. d. I, IV e V.

e. I, II e V.

Resposta correta: Indicador ISE-Bovespa, Ethos e Dow Jones Index são considerados indicadores de sustentabilidade corporativa.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! O indicador ISE-Bovespa indica o retorno de uma carteira de ações de uma empresa. O indicador Ethos avalia as práticas internas de responsabilidade social corporativa. O Dow Jones Index avalia empresas com desempenho sustentável.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 4 Notas: 1

Sobre os fatores críticos para a sustentabilidade, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

( ) Quando um caminhão carregado de combustível provoca um acidente, derramando o produto, que infiltra no solo, estamos diante de um exemplo de degradação ambiental. ( ) As necessidades dos consumidores de baixa renda e das camadas sociais menos favorecidas devem ser repensadas pelas indústrias quanto ao desenvolvimento sustentável. ( ) Programas e políticas públicas devem impedir a promoção de uma efetiva redistribuição de renda a fim de que as camadas excluídas da sociedade possam melhorar a qualidade de vida. ( ) O consumo na sociedade industrial provoca impactos financeiros não somente aos consumidores, mas também gera impactos econômicos devido às tecnologias que representam altos custos. ( ) Muitas vezes o desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, sendo que este último depende do consumo crescente de energia, podendo levar ao esgotamento dos recursos naturais.

A sequência correta das afirmativas é: Escolher uma resposta.

a. F, F, F, V e V. b. V, F, F, F e V.

c. V, V, F, V e V. d. V, V, V, V e V.

e. V, F, V, F e V.

Resposta correta: Apenas é falsa a afirmativa “Programas e políticas públicas devem impedir a promoção de uma efetiva redistribuição de renda a fim de que as camadas excluídas da sociedade possam melhorar a qualidade de vida.”

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A distribuição de renda deve ser realizada de forma igualitária e justa, reduzindo a desigualdade social, pois impactará na melhoria da qualidade de vida. Por isso, programas e políticas públicas devem estimular a efetiva redistribuição de renda.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Comentários