Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

A Importância da Responsabilidade Socio Ambiental Corporativa, Manuais, Projetos, Pesquisas de Psicologia

O desenvolvimento sustentável é uma mudança de paradigmas a que as empresas têm que submeter. É antes de tudo, um projeto que necessita da participação de diversos agentes para a sua implantação.

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2013

Compartilhado em 09/09/2013

tiago-malta-12
tiago-malta-12 🇧🇷

4.5

(10)

27 documentos

1 / 5

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe A Importância da Responsabilidade Socio Ambiental Corporativa e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Psicologia, somente na Docsity! A Importância da Responsabilidade Socioambiental Corporativa Responsabilidade Socioambiental são ações realizadas pelas empresas que              sejam ALÉM do que é amparado ou estabelecido por lei. Uma empresa que                        realiza apena a destinação correta do Passivo Ambiental não realização esse                    trabalho e esta apenas fazendo o correto. Ela se torna efetiva quando tange não                          só os dirigentes das empresas, mas também seus funcionários, fornecedores,                  clientes e é claro a comunidade onde ela esta inserida. Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm                        com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover                    investimentos em benefícios ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável é uma mudança de paradigmas a que as                    empresas têm que submeter. É antes de tudo, um projeto que necessita da                        participação de diversos agentes para a sua implantação. Dentre os agentes, o                      empresariado se mostra como um ator fundamental para essa mudança. Atualmente, os problemas estão mais evidentes devido ao fato de alguns recursos                      naturais estarem escasseando e por outro lado a poluição esta cada vez mais                        presente e causando prejuízos a saúde. A escassez diz respeito ao conceito de                        estoque enquanto a poluição se refere ao conceito de fluxo. Sob a ótica empresarial esta abordagem significa elevação dos custos de                    produção que não agregam valor ao produto e que dificilmente podem ser                      reduzidos devido a exigências legais. À medida que o controle legal se torna mais                          rigoroso, os custos ambientais tendem aumentar. O repasse dos custos para os                      consumidores também não é uma solução interessante, pois o produto pode                    perder o mercado. Este paradigma empresarial é um dos fatores que mais                      dificultam o envolvimento mais ativo das organizações Na solução de problemas                    ambientais. A valorização da imagem organizacional é uma conseqüência positiva e natural da                      administração ética e não o objetivo final da mesma. As demandas de mercado                        deixaram de se concentrar apenas no produto para relacionar­se a aspectos                    ligados a própria empresa e de como ela se apresenta para os seus clientes.                          Estratégias sócio­ambientais bem sucedidas estão diretamente relacionadas com              inovação e singularidade, já que também são estratégia de marketing, entretanto,                    quando é utilizada apenas como uma ação de marketing, ela se esvazia e a                          empresa se expõe a alguns riscos. Principais Motivos para uma empresa aderir esta postura: 1­ Preferem ter um produto um pouco mais caro, mas abraçam um nicho seleto da                            população que preferem consumir produtos (ou bens) que tenham uma qualidade                    maior. 2­ Utilizam como estratégia de marketing, que alguns percebem como antiética. Parâmetros para uma empresa se adequar a Responsabilidade              Socioambiental ∙         Bom relacionamento com a comunidade; ∙         Bom relacionamento com os organismos ambientais; ∙         Estabelecimento de uma política ambiental; ∙         Eficiente sistema de gestão ambiental; ∙         Garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas; ∙         Uso de tecnologia limpa; ∙         Elevados investimentos em proteção ambiental; ∙         Definição de um compromisso ambiental; ∙ Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta                    para o desenvolvimento sustentável; ∙         A questão ambiental como valor do negócio; ∙         Atuação ambiental com base na agenda 21 local; ∙ Contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios              circunvizinhos. Benefícios possíveis: ∙         Melhoria da imagem Institucional ∙         Renovação do “mix” de produto ∙         Aumento da produtividade ∙         Auxilia a motivação dos funcionários e melhores relações de trabalho
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved