Baixe A Importância da Responsabilidade Socio Ambiental Corporativa e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Psicologia, somente na Docsity! A Importância da Responsabilidade Socioambiental Corporativa Responsabilidade Socioambiental são ações realizadas pelas empresas que sejam ALÉM do que é amparado ou estabelecido por lei. Uma empresa que realiza apena a destinação correta do Passivo Ambiental não realização esse trabalho e esta apenas fazendo o correto. Ela se torna efetiva quando tange não só os dirigentes das empresas, mas também seus funcionários, fornecedores, clientes e é claro a comunidade onde ela esta inserida. Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover investimentos em benefícios ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável é uma mudança de paradigmas a que as empresas têm que submeter. É antes de tudo, um projeto que necessita da participação de diversos agentes para a sua implantação. Dentre os agentes, o empresariado se mostra como um ator fundamental para essa mudança. Atualmente, os problemas estão mais evidentes devido ao fato de alguns recursos naturais estarem escasseando e por outro lado a poluição esta cada vez mais presente e causando prejuízos a saúde. A escassez diz respeito ao conceito de estoque enquanto a poluição se refere ao conceito de fluxo. Sob a ótica empresarial esta abordagem significa elevação dos custos de produção que não agregam valor ao produto e que dificilmente podem ser reduzidos devido a exigências legais. À medida que o controle legal se torna mais rigoroso, os custos ambientais tendem aumentar. O repasse dos custos para os consumidores também não é uma solução interessante, pois o produto pode perder o mercado. Este paradigma empresarial é um dos fatores que mais dificultam o envolvimento mais ativo das organizações Na solução de problemas ambientais. A valorização da imagem organizacional é uma conseqüência positiva e natural da administração ética e não o objetivo final da mesma. As demandas de mercado deixaram de se concentrar apenas no produto para relacionarse a aspectos ligados a própria empresa e de como ela se apresenta para os seus clientes. Estratégias sócioambientais bem sucedidas estão diretamente relacionadas com inovação e singularidade, já que também são estratégia de marketing, entretanto, quando é utilizada apenas como uma ação de marketing, ela se esvazia e a empresa se expõe a alguns riscos. Principais Motivos para uma empresa aderir esta postura: 1 Preferem ter um produto um pouco mais caro, mas abraçam um nicho seleto da população que preferem consumir produtos (ou bens) que tenham uma qualidade maior. 2 Utilizam como estratégia de marketing, que alguns percebem como antiética. Parâmetros para uma empresa se adequar a Responsabilidade Socioambiental ∙ Bom relacionamento com a comunidade; ∙ Bom relacionamento com os organismos ambientais; ∙ Estabelecimento de uma política ambiental; ∙ Eficiente sistema de gestão ambiental; ∙ Garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas; ∙ Uso de tecnologia limpa; ∙ Elevados investimentos em proteção ambiental; ∙ Definição de um compromisso ambiental; ∙ Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável; ∙ A questão ambiental como valor do negócio; ∙ Atuação ambiental com base na agenda 21 local; ∙ Contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios circunvizinhos. Benefícios possíveis: ∙ Melhoria da imagem Institucional ∙ Renovação do “mix” de produto ∙ Aumento da produtividade ∙ Auxilia a motivação dos funcionários e melhores relações de trabalho