A Importância da Responsabilidade Socio Ambiental Corporativa

A Importância da Responsabilidade Socio Ambiental Corporativa

A Importância da Responsabilidade Socioambiental Corporativa

ResponsabilidadeSocioambientalsãoaçõesrealizadaspelasempresasque sejamALÉMdoqueéamparadoouestabelecidoporlei.Umaempresaque realizaapenaadestinaçãocorretadoPassivoAmbientalnãorealizaçãoesse trabalhoeestaapenasfazendoocorreto.Elasetornaefetivaquandotangenão só os dirigentes das empresas, mas também seus funcionários, fornecedores, clientes e é claro a comunidade onde ela esta inserida.

Passivoambientaléoconjuntodetodasasobrigaçõesqueasempresastêm comanaturezaecomasociedade,destinadoexclusivamenteapromover investimentos em benefícios ao meio ambiente.

Odesenvolvimentosustentáveléumamudançadeparadigmasaqueas empresastêmquesubmeter.Éantesdetudo,umprojetoquenecessitada participaçãodediversosagentesparaasuaimplantação.Dentreosagentes,o empresariado se mostra como um ator fundamental para essa mudança.

Atualmente,osproblemasestãomaisevidentesdevidoaofatodealgunsrecursos naturaisestaremescasseandoeporoutroladoapoluiçãoestacadavezmais presenteecausandoprejuízosasaúde.Aescassezdizrespeitoaoconceitode estoque enquanto a poluição se refere ao conceito de fluxo.

Sobaóticaempresarialestaabordagemsignificaelevaçãodoscustosde produçãoquenãoagregamvaloraoprodutoequedificilmentepodemser reduzidosdevidoaexigênciaslegais.Àmedidaqueocontrolelegalsetornamais rigoroso,oscustosambientaistendemaumentar.Orepassedoscustosparaos consumidorestambémnãoéumasoluçãointeressante,poisoprodutopode perderomercado.Esteparadigmaempresarialéumdosfatoresquemais dificultamoenvolvimentomaisativodasorganizaçõesNasoluçãodeproblemas ambientais.

Avalorizaçãodaimagemorganizacionaléumaconseqüênciapositivaenaturalda administraçãoéticaenãooobjetivofinaldamesma.Asdemandasdemercado deixaramdeseconcentrarapenasnoprodutopararelacionar seaaspectos ligados a própria empresa e de como ela se apresenta para os seus clientes. Estratégiassócio ambientaisbemsucedidasestãodiretamenterelacionadascom inovação e singularidade, já que também são estratégia de marketing, entretanto, quandoéutilizadaapenascomoumaaçãodemarketing,elaseesvaziaea empresa se expõe a alguns riscos.

Principais Motivos para uma empresa aderir esta postura:

1 Preferemterumprodutoumpoucomaiscaro,masabraçamumnichoseletoda populaçãoquepreferemconsumirprodutos(oubens)quetenhamumaqualidade maior. 2 Utilizam como estratégia de marketing, que alguns percebem como antiética.

ParâmetrosparaumaempresaseadequaraResponsabilidade Socioambiental

∙ Bom relacionamento com a comunidade; ∙ Bom relacionamento com os organismos ambientais;

∙ Estabelecimento de uma política ambiental;

∙ Eficiente sistema de gestão ambiental;

∙ Garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas;

∙ Uso de tecnologia limpa;

∙ Elevados investimentos em proteção ambiental;

∙ Definição de um compromisso ambiental;

∙Associaçãodasaçõesambientaiscomosprincípiosestabelecidosnacarta para o desenvolvimento sustentável; ∙ A questão ambiental como valor do negócio;

∙ Atuação ambiental com base na agenda 21 local;

∙Contribuiçãoparaodesenvolvimentosustentáveldosmunicípios circunvizinhos.

Benefícios possíveis:

∙ Melhoria da imagem Institucional ∙ Renovação do “mix” de produto

∙ Aumento da produtividade

∙ Auxilia a motivação dos funcionários e melhores relações de trabalho

∙ Melhor entrosamento de cadeia produtiva ∙AgilidadeeCriatividadeparaadaptar seafuturasmudançaseminimizaçãodos riscos ∙ Redução da tributação

∙ Melhores relações com autoridades publicas comunidade e grupos ambientalistas

∙ Fidelização dos clientes

∙ Maior facilidade de cumprir padrões ambientais mais rígidas.

∙ Acesso aos mercados externos

∙ Aumento do interesse dos investidores na empresa

Pilares do Desenvolvimento sustentável

Social Fundamentalpormotivostantointrínsecosquantoinstrumentais,porcausa da perspectiva de ruptura social que ocorrem em muitos lugares do planeta. Ambiental Comassuasdimensões(ossistemasdesustentaçãodavidacomo provedores de recursos e como “recipientes” para disposição dos resíduos). Territorial Relacionado à distribuição espacial dos recursos.

Econômico sendoaviabilidadeeconômicaa“CanditioSineQuaNon”(semo qual não pode ser) para que as coisas aconteçam. Político Agovernançademocráticaéumvalorfundadoreuminstrumento necessário para fazer as coisas acontecerem.

OconceitodeSobrevivênciasustentávelprocurarelacionaraidéiadeque novosempreendimentoseainserçãodaspopulaçõesdamaisbaixarendaem novosmercadospodemtrazerbenefíciostantoaspopulaçõescarentesquanto para as empresas.

Produção mais Limpa Significa a aplicação de uma estratégia econômica, ambientaletécnicaintegradaaosprocessoseprodutosafimdeaumentare eficiência de uso de matérias prima, água e energia, através da não geração, minimizaçãooureciclagemdosresíduosgeradoscombeneficioambientaise econômicos para os processos produtivos.

Aecoeficiênciapodeserobtidaatravésdauniãoentre,ofornecimentodebense serviçossustentáveisapreçoscompetitivosquesatisfaçamasnecessidades humanas,eassim,promoveareduçãodosimpactosambientaisedeconsumode recursos naturais.

Noâmbitodapoluiçãoambiental,um[sistema]ecoeficienteéaqueleque consegue produzir mais e melhor, com menores recursos e menores resíduos. Para tal, pressupõem se oito elementos fundamentais para a ecoeficiência: 1. Minimizar a intensidade de materiais dos bens e serviços 2. Minimizar a intensidade energética de bens e serviços 3. Minimizar a dispersão de tóxicos 4. Fomentar a reciclabilidade dos materiais 5. Maximizar a utilização sustentável de recursos renováveis 6. Estender a durabilidade dos produtos 7. Aumentar a intensidade de serviço dos bens e serviços 8.Promoveraeducaçãodosconsumidoresparaumusomaisracionaldos recursos naturais e energéticos

Naabordagempreventiva,aempresaprocuraatuarsobreosprodutose processosprodutivosparaprevenirageraçãodepoluição,empreendendoações comvistasaumaproduçãomaiseficientee,destaforma,poupandomateriale energia em sua atividade produtiva. (sendo um dos 10 princípios do Pacto Global). Estaabordagemtambémauxiliaaprevençãodeacidentesemgeral,poistambém funcionacomometadetreinamentodoscolaboradores,parasetornarem motivadamente responsáveis de forma gradativa.

GreenWashers: Esse termo é utilizado para denominar “ações verdes” incoerentescomaposturadaempresa.Sãoaçõesmarketingpromovidaspara “maquiar”umaempresaparateremumaaparênciasocioambientaleaproveitara “Onda Verde” para ludibriar o cliente.

Para entender melhor entender o assunto, assista o documentário:

“Greenwashers” Bret Malley https://w.youtube.com/watch?v=FSmD8KWdlD4

Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ)

DisseminarosfundamentosdaExcelênciaemGestãoparaoaumentode competitividadedasorganizaçõesedoBrasil.OPNQéutilizadoparapromovera melhoriadaqualidadedagestãoeoaumentodacompetitividadedas organizações.Porisso,oPNQéconsideradoomaiorreconhecimentoa excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil: Liderança

Planejamento estratégico

Foco no cliente e no Mercado Informação e analise

Gestão de pessoas

Resultado da Organização

Principais temas tratados na Agenda 21

Agenda21éuminstrumentodeplanejamentoparticipativoparaaconstruçãode umasociedadesustentável;seadmitedeformaexplícitaaresponsabilidadedos governosemimpulsionarprogramaseprojetosambientaisatravésdepolíticas quevisamàjustiçasocialeapreservaçãodomeioambiente.Elafoiformulada originalmenteduranteaconferênciainternacionalEco 92,realizadanacidadedo RiodeJaneiroentretrêsequatrodejunhode1992.OrganizadapelaONU (Organização das Nações Unidas) contou com a participação de 179 países 1.Combate à pobreza.

2.Cooperação entre as nações para chegar ao desenvolvimento sustentável. 3.Sustentabilidade e crescimento demográfico. 4.Proteção da atmosfera. 5.Planejamento e ordenação no uso dos recursos da terra. 6.Combate ao desmatamento das matas e florestas no mundo. 7.Combate à desertificação e seca. 8.Preservaçãodosdiversosecossistemasdoplanetacomatençãoespecial aos ecossistemas frágeis. 9.Desenvolvimento rural com sustentabilidade.

10.Preservaçãodosrecursoshídricos,principalmentedasfontesdeágua doce do planeta. 1. Conservação da biodiversidade no planeta.

12.Tratamentoedestinaçãoresponsáveldosdiversostiposderesíduos

(sólidos, orgânicos, hospitalares, tóxicos, radioativos). 13. Fortalecimento das ONGs na busca do desenvolvimento sustentável.

14.Educaçãocomoformadeconscientizaçãoparaasquestõesdeproteção ao meio ambiente.

(Tiago Malta, 06 de Setembro de 2013)

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