Animação digital 2d

Animação digital 2d

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE-ICA

FACULDADE DE ARTES VISUAIS

CURSO TECNÓLOGO EM MULTIMÍDIA.

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Comunicação e Multimídia Integrada

Disciplina:

CH: 68

Prof. Msc. Acilon H B Cavalcante

I – EMENTA

Ementa: Princípios da animação. Montagem de cenas: cenários e personagens. Animação limitada, vetorial, plana e cut-out (recorte)..

II – competência

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ANIMAÇÃO.

III – Habilidade

Animação em softwares que usem flipbook e keyframe e esqueleto.

IV – OBJETIVOS

Desenvolver tipos diferentes de animação com recursos de computação gráfica.

V – CONTEÚDO

UNIDADE I – Príncipios Básicos da Animação.

UNIDADE II – Técnica Key-frame – Uso de Flash em Animação.

UNIDADE III – Animação Digital.

VI – CRONOGRAMA

Semestre: 2 Ano:2013

Data/Aula

UNIDADE I: Princípios Básicos da Animação.

1ª Aula

Técnicas e 12 princípios da animação digital 2D. Exemplos: Projeto BLUBLU; FLIPBOOK; GIFS ANIMADOS; STOPMOTION; ANIMAÇÃO DIGITAL.

EXERCÍCIO: CRIAÇÃO DE ANIMAÇÃO EM GIFS.

2ª Aula

Storyline, Storyboard e Argumento. – Exercício de Animação em Flipbook.

3ª Aula

Desenvolvimento de Story Board de Animação.

1ª Atividade:

Animação em Photoshop. (Quadro-a-Quadro).

UNIDADE II - Técnica Key-frame – Uso de Flash em Animação.

4ª aula

Técnica Key-frame (Animação com uso do Flash).

5ª Aula

Criação integrada de softwares de pintura digital com animação.

6ª Aula

Produção de Animação.

7ª Aula

Produção de Animação.

2a. Atvidade

Curta de Animação padrão edital da Cultura.

UNIDADE III – Animação Digital.

8ª Aula

Recorte via software

9ª Aula

Sincronização de som e animaçãoo.

10a Aula

Produção.

3a Atividade

Animação de Recorte.

Visita técnica

VII - METODOLOGIA

Desenvolvimento de projeto interdisciplinar com Animação Digital 2D.

VIII – AVALIAÇÃO

Através do resultado dos alunos nas atividades do plano.

Obs. O aluno deverá completar 75% de frequência. Casos excepcionais deveram ser devidamente justificados junto à secretaria acadêmica, sendo posteriormente analisados pelo professor, que poderá solicitar tarefas extras para compensação de faltas.

IX - Relação conceito nota

Insuficiente: 0,0 a 4,9

Regular: 5,0 a 6,9

Bom: 7,0 a 8,9

Excelente 9,0 a 10,0

X - lista de Quesitos avaliados: peso atribuÍdo ao quesito:

Frequência e participação nas aulas. (10, pts).

1ª Atividade: (10, pts).

2ª Atividade: (10, pts).

3ª Atividade: (10, pts).

Cálculo parA aferição da media final:

A soma dos quatro trabalhos e divide por quatro.

XI - RECURSOS DIDÁTICOS

Será necessário para o desenvolvimento das atividades em todas as aulas:

Laboratório

Data-show

Quadro Branco

Bibliografia Básica

FERRARI, Pollyana. Hipertexto, hipermídia. São Paulo: Contexto, 2007.

PADOVANI, Stephania. Navegação em hipermídia: uma abordagem centrada no usuário. São Paulo: Ciência Moderna, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal. SP: Iluminuras, 2005.

Bibliografia Complementar

ARANTES, Priscila. Arte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Senac, 2005.

JOHNSON, S. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. SP: Paulus, 2007.

_________________. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SIGNORINI, Inês (Org.). Rediscutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola, 2008.

Belém 08 de abril de 2013

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