Memorial estagio

Memorial estagio

(Parte 1 de 2)

MEMORIAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Ralbeni Cezario de Menezes

Humaitá/AM 2012/02

Memorial Estágio Supervisionado I apresentado com objetivo de obtenção de conhecimento e instrumento de nota parcial na Disciplina Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Matemática e Física, do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente – IEAA, ministrado pelos Professores Dr. Jorge Fernandes Lima Neto/ Efraim Fernandes Marques. Realizado na Escola Estadual Álvaro Maia, situada na rua S/1, nº 351. Novo Centenário – Humaitá/AM.

Estagiário: Ralbeni Cezario de Menezes Orientador Ufam: Dr. Jorge Fernandes de Lima Neto/ Efraim Fernandes Marques Orientador Escola: Maria do Rosário Ferreira da Silva /José Augusto Cordeiro da Costa/ Iris Cristina da Conceição Costa.

Humaitá/AM 2012/02

Lista de Documentos

Neste memorial contém os seguintes documentos: Plano de Ensino

Orientação para o Estágio

Carta de Encaminhamento

Termo de Compromisso

Cronograma

Ficha de Frequência

Formulário de Entrevista(Alunos e Professores)

Ficha de Observação de Aula

Calendário Especial - 2012

Histórico da Escola

Rendimento Escolar - 2011

Relação dos professores da Escola

Relação dos alunos matriculados por turma

Projeto Politico Pedagógica (P)

Memorial Descritivo

Relatos de Experiências

Ficha de Avaliação

Agradecimentos

Agradeço,

A DEUS, por estar presente em minha vida me proporcionar paciência, força e fé durante estes período de estagio.

Aos meus orientadores de estagio, e professores Jorge Fernandes Lima Neto/Efraim Fernandes Marques por sempre estarem norteando as minhas ações como estudante e estagiário.

A todo o grupo que compõe a Universidade Federal do Amazonas(UFAM).

A Escola Estadual Álvaro Maia, por disponibilizar os documentos dos quais foram coletados os dados para análise e discursão deste memorial.

Aos funcionários e professores da escola estadual Álvaro Maia, pela acolhida e participação, na pesquisa e observação, que teve duração este período de estagio que contribuiu diretamente para a análise dos resultados neste memorial.

Aos colegas de curso e estagio: Yan Alves, Valmilda, Adriane, João Mauro, por estarem comigo, neste período de estagio supervisionado I.

CALENDÁRIO ESPECIAL - 2012 CALENDÁRIO ESPECIAL - 2012

Memorial descritivo

Iniciamos a disciplina de estágio supervisionada I no dia dez de dezembro de dois mil e doze, pontualmente as sete horas, onde o assunto abordado na aula foi as orientações para o estágio, nessa aula o professor Dr. Jorge Fernandes Lima Neto juntamente com o professor Efraim Fernandes Marques, onde os mesmos nos entregaram o plano de ensino da disciplina e também orientou-nos como se comporta no estágio. No dia quatorze de dezembro de dois mil e dois, foi a segunda aula da disciplina onde o tema da aula foi a apresentação do sítios: Portal do professor e Centro de referência virtual do professor, onde o professor Dr. Jorge nos orientou com funciona o sitio e como usá-lo à nosso interesse, devido a no sítios ter alguns modelos de planos de aula, e também os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). No dia dezessete de dois mil e doze, o assunto da aula foi as tendências do ensino de física e matemática no Brasil, onde o professor comentou da perspectivas do ensino de matemática e física, comentou também da importância do PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) é da LDB (Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/92.). No dia vinte e um de dezembro de dois mil e doze, o professor Dr. Jorge Fernandes Lima Neto iniciou a aula explicando como funcionaria o preenchimento do seguro do estágio, após o preenchimento do seguro do estágio assinamos o mesmo juntamente com o termo de compromisso do estágio, é nessa mesma aula aprendemos a elaborar o cronograma para o estágio, no final da aula o professor nos entregou a carta de encaminhamento para que nós pudéssemos iniciar o estágio supervisionado I. Na parte da tarde do mesmo dia me desloquei para a escola onde o estágio supervisionado I seria realizado, com o termo de compromisso, a carta de apresentação e o cronograma em mãos, chegando na instituição fui bastante recepcionado pelo vigia onde eu perguntei para o mesmo se a diretora se encontrava na escola, o mesmo me respondeu que sim, após a resposta do vigia fui diretamente para a sala da diretoria onde me apresentei a diretora, como aluno do curso de graduação de matemática e física da Ufam, e em seguida entreguei a carta de apresentação para ela, onde pedi para que ela assina-se a carta de apresentação o termo de compromisso e cronograma do estágio, após ela ter assinado deixei uma via da carta de apresentação e do cronograma para a mesma.

A partir desse momento irei descreve sisudamente o que seria cada documento desse listado na lista de documentos.

Plano de ensino é um documento que o professor e orientador do Estágio Supervisionado

I, Dr. Jorge Fernandes Lima Neto nos entregou no primeiro dia de aula nele consta o cronograma da disciplina o que será realizado na escola e na Ufam e o que será avaliado para que eu possa ser aprovada na disciplina.

Orientação de estágio é um documento que foi entregue para nos no primeiro dia de aula do estágio supervisionando I, pelo professor e orientador Dr. Jorge Fernandes Lima Neto, nesse documento esta como devermos ser comporta na instituição de ensino que irei estagia.

A carta de encaminhamento é um documento entregue à senhora Diretora, onde nele o professor nos apresenta como estagiários e acadêmicos do curso de graduação matemática e física. É nele consta que iremos realizar o estágio supervisionado I na escola, não podemos esquece que a senhora diretora após a nossa breve apresentação assina o carta de encaminhamento concordando com o que nela consta.

O termo de compromisso é um documento de quatro vias, onde no mesmo consta o nosso compromisso com a disciplina estágio supervisionado I, nesse firmamos compromisso que iremos cumprir todas as regras nele descrita como estagiários, para firma o que está escrito no termo de compromisso após lermos o mesmo, eu assinei, o professor orientador do estágio assinou e a gestora da escola também assinou firmando o acordo descrito no termo de compromisso.

O cronograma é um documento de três vias, onde nele esta descrito as minhas atividades horas e datas e local que serão feitas as minhas observações na escola, o cronograma e feito juntamente com o supervisor(a) local, para que naquele dia da minha observação eu como estagiário não possa atrapalha ou incomodar os funcionários da escola onde esta sendo realizado o estágio. Uma das vias e entregue a gestora ou ao supervisor(a), outra ao supervisor do estágio e uma fica comigo, lembrando que o cronograma após se elaborado também e assinado por mim e pela gestora da escola, que no ato da assinatura esta concordando com as minhas atividades a ser realizada na escola.

A ficha de frequência é um documento que nele consta a data, hora e local que eu realizei minhas atividades de estágio descrita no cronograma, para a confirmação que a atividade foi realizada o supervisor (a) local assina a ficha de frequência após cada atividade realizada na escola concordando que ali foi realizada aquela atividade.

O formulário de entrevista (alunos e Professores) é um formulário elabora por mim, com orientação do supervisor do estágio e professor Dr. Jorge Fernandes Lima Neto, e nesses formulários contém resposta descrita pelos próprios alunos e professores de próprio punho.

A ficha de observação de aula é uma ficha que contém todas as minhas observações das aulas, realizadas na escola designada para o estágio.

Calendário especial – 2012, e um calendário elaborado pela escola devido à escola ter passado por uma reforma, onde a mesma demorou mas do que o previsto pela instituição de ensino, devido a isso a escola foi obrigada a elabora esse calendário especial, onde o inicio e termino do período letivo diferente das demais instituições do município onde esta localizado a escola. O estagio foi realizados conforme o calendário especial.

O histórico da escola é um documento que consta que a escola Estadual Álvaro Maia órgão da Secretaria de Estado da Educação e qualidade do ensino, criada pelo decreto nº 6998/83 de 07 fevereiro de 1983, foi constituída de caráter educativo-cultural. É também nos informa que o corpo decente e formado por 67 professores habilitados nas diversas áreas de ensino, 02 pedagogos, 16 funcionários de apoio administrativa dando sustentação para o bom funcionamento do estabelecimento, tudo isso administrado e dirigido pela professora Iris Cristina Conceição Costa e Jose Augusto Cordeiro da Costa, respectivamente gestor e secretario da Escola.

Rendimento escolar da escola Estadual Álvaro Maia no ano de 2011, esses dados são os mas atuais possíveis, nesse rendimento consta a porcentagem de aprovação, porcentagem de reprovação e porcentagem de desistência.

Relação dos professores é um documento que consta a relação dos professores por turno, nessa relação falta a relação dos professores noturno, só consta nessa relação o nome do professores matutino e vespertino.

Relação dos alunos matriculados por turma, nessa relação consta quantos alunos estão matriculados em cada turma e qual o seu turno que estudo.

Projeto Politico Pedagógico (P) é um documento que consta o nome da instituição,

Escola Estadual Álvaro Maia, endereço, rua S1, nº 351, Novo Centenário. Níveis de ensino, educação básica; Ensino Fundamental em Ciclo do 4º ao 5º Ano, Ensino Fundamental em Seriação do 6º ao 9º Ano, Ensino Médio em Seriação da 1ª 3ª Serie, e Educação Especial – Salas de recursos multifuncionais. Entidade mantedora Publica.

Memorial descrito é onde descreverei os documentos listados na lista de documentos, descreverei os seguintes documentos conforme está listado na lista, onde descreverei de uma forma breve cada documento.

Relato de experiências é onde escrevei as observações feitas durante o período de estagio realizado na escola, os relatos de experiências estão digitados conforme as datas e atividades descritas no cronograma usado por min na realização do estagio supervisionado I, na escola estadual Álvaro Maio, com orientação do professor e Dr. Jorge Fernandes Lima Neto e Efraim Fernandes Marques, com supervisão da gestora Iris Cristina Conceição Costa.

A ficha de avaliação é um documento entregue a supervisora local no final do estágio para que ela possa nos avaliar, nele constam se cumprimos as atividades do cronograma, o nosso relacionamento como os funcionários da escola, a nossa disponibilidade, a cooperação, a nossa pontualidade a nossa assiduidade dentre outras.

Relato de experiências

O presente memorial contém relatos de minha experiência vivenciada durante a realização da disciplina estágio supervisionado I, ministrado pelos professores Dr. Jorge Fernandes Lima Neto e Efraim Fernandes Marques, realizado na Escola Estadual Álvaro Maia, localizada no endereço rua: S/1, n° 351, Bairro Novo Centenário, na cidade de Humaitá – Amazonas. As modalidades de ensino aplicadas na escola são Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação Especial, o ato de criação e decreto de fundação da escola tem por n° 6998/83 do dia 07 de fevereiro de 1983. No inicio da disciplina de estagio as primeiras aulas foram voltadas para as instruções necessárias para a realização do estágio Supervisionado I, definimos a escola onde iria se realizado o estágio com a escolha do colégio onde seriam realizadas as atividades onde o colégio destinado para mim foi à Escola Estadual Álvaro Maia.

No dia vinte e um de dezembro de dois mil e doze com o termo de compromisso de estágio em mão me desloquei até a escola Estadual Álvaro Maia onde tudo ocorreu bem eu fui muito bem recebido pelos funcionários da escola é a diretora Maria do Rosário Ferreira da Silva, me autorizou a começar desenvolver minhas atividades no estabelecimento escolar.

O Estágio Supervisionado I, iniciou-se no dia vinte é um de janeiro de dois mil e treze, onde me apresentei à diretora da escola e logo a bibliotecária responsável pela biblioteca, pontualmente às oito horas da manhã. Onde iniciei a minha observação.

A biblioteca tem dois aparelhos de ar-condicionado, onde observei que os aparelhos estavam ajustados a uma temperatura de vinte e dois(22ºC) possui seis mesas redondas, possui dezesseis lâmpadas florescentes, observei que os alunos frequentam a biblioteca a todo o momento. Observei que a biblioteca tem alguns objetos dentre esses. Quatorzes prateleiras contendo livros didáticos, um arquivo de documento, um mural de aviso e recados para os alunos, dois lixeiros, uma prateleira de livros de línguas, uma prateleira de livros de ciências puras, uma prateleira de livros de literatura brasileira, uma prateleira de livros de romances mistos, uma prateleira de livros de historia, uma prateleira de dicionários, uma prateleira de enciclopédias, uma prateleira de livros de geografia, uma prateleira de livros de infantil – juvenil, uma prateleira de livros de física, uma prateleira de livros de matemática, uma prateleira de livros de história em quadrinhos. Nos cantos da biblioteca notei que possui alguns livros didáticos encaixotados, os professores também costumam frequenta a biblioteca. Entrevistei a professora Darci da Silva

Costa, onde ela esta atuando como bibliotecária há oito anos, mas têm vinte e seis como professora, e formado em ensino superior. A professora Darci me relatou que já vez um curso de bibliotecária, mas me informou que ainda não recebeu seu certificado. Relatou também que falta, mas livro didático para os alunos falta globo terrestre, falta mapa-múndi atualizado e falta, mas interesse da direção ao ambiente da biblioteca. Precisa de um computador de mesa para cataloga os livros didáticos, a biblioteca esta organizada por referências. A professora também me relatou que a biblioteca já foi furtada algumas vezes, e o interesse dos alunos a biblioteca ou a procura de livros didáticos só e grande quando os professores passam trabalhos valendo notas parciais.

No dia vinte e quatro de janeiro de dois mil e trezes, me apresentei à diretora da escola, em seguida me apresentei à cozinha pontualmente às quatorzes horas. Observei que a cozinha possui alguns objetos que listo abaixo;

cozinheira pediu a minha ajudar para servir os alunos. Em seguida merendei com a cozinheira

Um aparelho de som da marca CCE, dois frizzes, dois prateleiras de ferro, onde são colocadas louças, como corpos, pratos, colheres, panelas, quatro garrafas de café, uma geladeira, uma mesa com cadeiras, dois botijas de gás de treze quilos, dois baldes de lixo grande, três lâmpadas fluorescentes, um fogão de quatro bocas com forno (fogão industrial), cinco vassouras, seis rodos, quatro panelas de aproximadamente sessenta litros cada. A cozinheira utilizava luvas cirúrgicas brancas, toca de cabelo, avental, calça jeans e sapatos fechados. A cozinha possui um deposito de alimentos que contém dois frizzes, um botija de gás de treze quilos(13Kg), dois lâmpadas fluorescentes, varias prateleiras que sobre elas estão fados de arroz, açúcar, café, macarrão, sal, aveia, nescau, leite em pó, biscoito salgado, garrafas de sucos e latas de conservas encaixotadas. Durante o estágio a merenda servida aos alunos foi mingau de aveia, onde a

(Parte 1 de 2)

Comentários