Lista de exerccios 2013 - fisiologia humana

Lista de exerccios 2013 - fisiologia humana

(Parte 7 de 8)

c) I delimita o sarcômero e corresponde às linhas Z, que se aproximam

a) I contém miofilamentos e corresponde à banda A, que não se encurta. b) IV contém actina e corresponde a uma banda que se encurta. d) I contém miosina e corresponde à banda H, que se estreita. e) V contém miofibrilas e corresponde ao sarcômero, que não se encurta.

Professor Msc. Marcos Morris – marcosmorris@professormarcao.com.br

QUESTÃO 95: (UFV 2011) O gráfico abaixo mostra a porcentagem de fibras musculares esqueléticas de contração rápida e de contração lenta nos músculos das pernas de três pessoas (X, Y e Z) com diferentes tipos de atividade física.

Com base no gráfico, calouros do curso de Educação Física concluíram que: I. X deve ser um corredor velocista de 100 metros rasos, pois esforços intensos de curta duração exigem maior porcentagem de fibras rápidas. I. Y deve ser um adulto comum e ativo, pois esforços leves e de média duração exigem a mesma porcentagem de fibras rápidas e lentas. I. Z deve ser uma pessoa que apresenta lesão na medula espinhal, pois esforços moderados e de longa duração exigem maior porcentagem de fibras lentas. Estão CORRETAS as conclusões: a) I, I e II. b) I e I, apenas. c) I e II, apenas. d) I e I, apenas.

A figura acima mostra esquematicamente um exercício indicado para pacientes em recuperação de trauma acidental. O paciente tem de estender o cotovelo, puxando repetidas vezes um cabo que ele segura pela mão. Nesse exercício, o cabo transmite uma força de 40 N, e o sistema antebraço-mão apresenta massa igual a 1,5 kg. O ponto de inserção do tríceps braquial encontra-se a 3 cm do cotovelo — indicado na figura pelo ponto C. O centro de massa do sistema antebraço-mão está localizado a 13 cm de C e o cabo, a 32 cm desse ponto. Com base nesse modelo e considerando a aceleração da gravidade g = 9,8 m/s2, julgue os itens subseqüentes 1. As regiões representadas na figura que são recobertas por tecido conjuntivo cartilaginoso não sofrem ação de forças. 2. Para que os ossos se mantenham na posição mostrada na figura, diversas reações químicas de transformação de ATP em ADP ocorrem dentro das células musculares, gerando interações entre actina e miosina que produzem encurtamento das fibras. 3. As reações celulares de transformação do ATP levam à formação de produtos que, no conjunto, possuem menor energia de ligação que os respectivos reagentes. 4. Na contração dos músculos eretores da espinha, o sarcômero torna-se mais curto devido ao encurtamento das miofibrilas, que se encontram em seu interior. 5. Sabendo-se que, durante a evolução, os seres humanos passaram a se sustentar na posição ereta e que os músculos eretores da espinha realizam força menor para manter o corpo ereto que para mantê-lo curvado, é correto inferir que o menor gasto de energia pode ter contribuído para a boa adaptação dos indivíduos eretos ao ambiente, que foram favoravelmente selecionados em relação a hominídeos que se mantinham em posição mais curvada.

Professor Msc. Marcos Morris – marcosmorris@professormarcao.com.br

QUESTÃO 97: (UERJ 2012) Em um experimento no qual se mediu a velocidade de condução do impulso nervoso, foram observados diferentes resultados para as fibras nervosas mielinizadas e para as não mielinizadas. Cite o tipo de fibra nervosa na qual a velocidade de condução do impulso é maior. Em seguida, identifique o fator que explica a diferença de transmissão do impulso nervoso nos dois tipos de fibras.

QUESTÃO 98: (UERJ 2008) Todas as células do organismo humano possuem uma diferença de potencial elétrico entre as faces interna e externa da membrana plasmática. Nas células nervosas, essa diferença é denominada potencial de repouso, pois um estímulo é capaz de desencadear uma fase de despolarização seguida de outra de repolarização; após isso, a situação de repouso se restabelece. A alteração de polaridade na membrana dessas células é chamada de potencial de ação que, repetindo-se ao longo dos axônios, forma o mecanismo responsável pela propagação do impulso nervoso. O gráfico abaixo mostra a formação do potencial de ação.

Descreva as alterações iônicas ocorridas no local do estímulo responsáveis pelos processos de despolarização e repolarização da membrana dos neurônios.

QUESTÃO 9: (UERJ 2010) A bile, secretada pelo fígado e armazenada pela vesícula biliar, faz parte do processo de digestão de alimentos em seres humanos. Cite o tipo de alimento sobre o qual a bile age e a enzima que o digere. Em seguida, explique como a bile facilita a ação dessa enzima.

QUESTÃO 100: (FUVEST 2009) O gráfico mostra os níveis de glicose medidos no sangue de duas pessoas, sendo uma saudável e outra com diabetes melito (I), imediatamente após uma refeição e nas cinco horas seguintes.

Identifique a curva correspondente às medidas da pessoa diabética, justificando sua resposta. Como se explicam os níveis estáveis de glicose na curva B, após 3 horas da refeição? Explique as funções antagônicas e nomeie os hormônios e os respectivos sítios de produção, envolvidos no processo da homeostase glicídica

Professor Msc. Marcos Morris – marcosmorris@professormarcao.com.br

QUESTÃO 101: (UFG 2005) O processo de digestão é fundamental para a transformação dos alimentos em moléculas menores que podem ser absorvidas e utilizadas para a obtenção de energia necessária às funções vitais. De acordo com a figura abaixo nomeie as estruturas responsáveis pela absorção de lipídios e apresente dois fatores que a tornam possível nessas partes do sistema digestório. Nomeie e descreva a ação de duas enzimas, responsável sobre a digestão de proteínas e carboidratos, respectivamente

QUESTÃO 102: (UNICAMP 2008) Ao ingerirmos alimentos, o trato digestório secreta enzimas digestivas e outras secreções de acordo com a característica química desses alimentos. Foram analisados as diferentes secreções encontradas ao longo do trato digestório de 3 grupos de indivíduos. Cada grupo foi submetido a dietas ricas em carboidratos, ou em gorduras, ou em proteína. Os resultados estão na tabela abaixo:

Indique o tipo de alimento ingerido pelo grupo 1 e o tipo ingerido pelo grupo 2. Explique por que na digestão do alimento do grupo 1 não foram secretadas as mesmas enzimas secretadas pelos indivíduos do grupo 2? Qual a relação entre a secreção hepática e a secreção pancreática na digestão do alimento ingerido pelo grupo 3?

QUESTÃO 103: (UNICAMP 2007) A figura abaixo representa os resultados obtidos durante um experimento que visou medir o nível de glicose no sangue de uma pessoa saudável após uma refeição rica em carboidratos. As dosagens de glicose no sangue foram obtidas a intervalos regulares de 30 minutos. Explique os resultados obtidos nas etapas I e I mostradas na figura. Sabendo-se que a pessoa só foi se alimentar novamente após 7 horas do início do experimento, explique porque na etapa I o nível de glicose no sangue se manteve constante e em dosagens consideradas normais.

Professor Msc. Marcos Morris – marcosmorris@professormarcao.com.br

QUESTÃO 104: (UERJ 2011) Com o objetivo de estudar a influência de hormônios sobre o metabolismo da glicose, foram utilizados os seguintes procedimentos experimentais: - manter inicialmente em jejum um animal adequado ao estudo;

- injetar nesse animal, por via subcutânea, e em diferentes intervalos de tempo, os hormônios A, B e C, que atuam no metabolismo dos carboidratos. O gráfico abaixo apresenta as alterações da taxa de glicose no sangue do animal em função da inoculação de cada um desses hormônios.

Nomeie os hormônios A e B, produzidos pelo pâncreas, e identifique o órgão que produz o hormônio C. Indique, ainda, o que ocorre com o glicogênio muscular após a administração do hormônio A.

QUESTÃO 105: (UNICAMP 2012) A cirrose hepática é uma séria enfermidade que frequentemente surge do hábito de ingerir bebida alcoólica. O álcool pode alterar várias estruturas do fígado, como ductos biliares e as células produtoras de bile, além de causar acúmulo de glóbulos de gordura. a) Qual a importância da bile para o processo de digestão e em que parte do tubo digestório a bile é lançada? b) Outra função realizada pelo fígado é a produção e armazenamento de glicogênio. Espera-se que esse processo ocorra depois de uma refeição ou após um longo período de jejum? Qual a importância do armazenamento do glicogênio?

QUESTÃO 106: (UERJ 2011) Existem diferentes tipos de hemoglobina, inclusive entre indivíduos da mesma espécie. Essas diferenças nas cadeias polipeptídicas interferem nas propriedades da ligação reversível da hemoglobina com o oxigênio. Tal ligação, por sua vez, depende da pressão parcial de oxigênio - PO2. Observe o gráfico abaixo, que indica as diferenças de afinidade entre a hemoglobina fetal e a materna.

Para valores de PO2 entre 40 e 60 mmHg, indique qual das duas moléculas de hemoglobina humana conseguirá captar mais O2, apontando a vantagem da diferença de afinidade em relação a esse gás.

Professor Msc. Marcos Morris – marcosmorris@professormarcao.com.br

QUESTÃO 107: (FUVEST) Na figura abaixo, as curvas mostram a variação da quantidade relativa de gás oxigênio

(O2) ligado à hemoglobina humana em função da pressão parcial de O2 (PO2), em pH 7,2 e pH 7,4. Por exemplo, a uma PO2 de 104 m Hg em pH 7,4, como a encontrada nos pulmões, a hemoglobina está com uma saturação de O2 cerca de 98%.

a) Qual é o efeito do abaixamento do pH, de 7,4 para 7,2, sobre a capacidade de a hemoglobina se ligar ao gás oxigênio? Que efeito benéfico, para as células, tem o pH mais baixo do sangue que banha os tecidos com alta atividade metabólica? b) Que processo celular é o principal responsável pelo abaixamento do pH do sangue nos tecidos com alta atividade metabólica? Justifique sua resposta, explicando o que leva ao aumento da frequência respiratória.

QUESTÃO 108: (UFMG 2013) eritropoetina (Epo) é um hormônio sintetizado principalmente pelos rins, com função de estimular a produção de hemácias e de hemoglobina. A administração endovenosa de Epo é uma das formas conhecidas de doping em competições esportivas em que há exigência de elevado aporte de oxigênio aos tecidos. Observe a figura abaixo:

Com base nessa figura e em seus conhecimentos sobre o tema, A) CITE o nome do órgão que é alvo primário da eritropoetina. JUSTIFIQUE sua resposta. B) O uso frequente da Epo artificial pode trazer diversos efeitos colaterais indesejáveis. CITE um desses efeitos

C) EXPLIQUE como o aporte elevado de O2 aos tecidos pode melhorar o desempenho físico

Professor Msc. Marcos Morris – marcosmorris@professormarcao.com.br

QUESTÃO 109: (UNIFESP 2010) Acidentes cardiovasculares estão entre as doenças que mais causam mortes no mundo. Há uma intricada relação de fatores, incluindo os hereditários e os ambientais, que se conjugam como fatores de riscos. Considerando os estudos epidemiológicos até agora desenvolvidos, altas taxas de colesterol no sangue aumentam o risco de infarto do miocárdio. a) Em que consiste o “infarto do miocárdio” e qual a relação entre altas taxas de colesterol e esse tipo de acidente cardiovascular? b) Considerando a relação entre os gases O2 e CO2 e o processo de liberação de energia em nível celular, explique o que ocorre nas células do miocárdio em uma situação de infarto.

Em geral, no organismo humano, a rede capilar é interposta entre uma arteríola e uma vênula. A figura acima mostra que existem dois sistemas especializados de capilares a partir dessa organização padrão. Os capilares intestinais se reúnem para formar a veia porta que se dirige ao fígado. Nesse órgão, a veia porta se ramifica em capilares. Nos rins, a arteríola aferente drena para a rede capilar, denominada glomérulo. Os capilares glomerulares se coalescem para formar a arteríola eferente, que se ramifica em outra rede capilar. Redija um texto descritivo, na modalidade padrão da língua portuguesa, a respeito do sistema cardiovascular humano, explicitando o significado biológico da circulação portal no fígado.

QUESTÃO 1: (UERJ 2013) Probióticos, como os Lactobacillus e Bifidobacterium, são microrganismos vivos que, quando administrados adequadamente, favorecem o sistema imune por sua capacidade, por exemplo, de ativar os macrófagos locais e diminuir as respostas aos antígenos dos alimentos, evitando muitas alergias. Apresente duas ações dos macrófagos ativados que podem trazer benefícios imunológicos para quem faz uso dos probióticos.

Professor Msc. Marcos Morris – marcosmorris@professormarcao.com.br

QUESTÃO 112: (UFMG 2012) Grande parte das mortes verificadas em países industrializados decorre de doenças cardiovasculares, que constituem um dos mais graves problemas de Saúde Pública, inclusive no Brasil. No gráfico abaixo, estão representados valores da pressão sanguínea em diferentes vasos do sistema circulatório de um indivíduo saudável. Com base nas informações contidas no gráfico e em outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede.

a) Justifique os altos valores de pressão sanguínea encontrados nas artérias em relação aos observados nas veias.

QUESTÃO 113: (FUVEST 2012) O sangue transporta o gás oxigênio (O2) para os tecidos e remove deles o dióxido de carbono (CO2), produto residual do metabolismo.

a) Cada molécula de hemoglobina nas hemácias pode transportar até quatro moléculas de O2. Ordene os vasos sanguíneos – veia pulmonar, artéria pulmonar e capilares da circulação sistêmica, de acordo com a concentração de hemoglobina saturada de O2 neles encontrada, da maior para a menor concentração. Justifique sua resposta. b) Cerca de 5% do CO2 produzido nos tecidos é transportado em solução, no plasma sanguíneo. Como o restante do CO2 é transportado dos tecidos para os pulmões?

QUESTÃO 114: (FUVEST 2011) Os néfrons são as unidades funcionais dos rins, responsáveis pela filtração do sangue e pela formação da urina. a) Complete a Tabela comparando as concentrações de aminoácidos, glicose e ureia, no sangue que chega ao néfron, com as concentrações dessas substâncias na urina e no sangue que deixa o néfron, em uma pessoa saudável. Marque com “X” os espaços da Tabela correspondentes às alternativas corretas.

(Parte 7 de 8)

Comentários