PLANO DE AULA Interdisciplinar

PLANO DE AULA Interdisciplinar

PLANO DE AULA Interdisciplinar

PLANO DE AULA

ESCOLA: X

SÉRIE: 4° ano

PROFESSORA: Simone Lucas

DURAÇÃO DA AULA: 4 horas

DATA: XX/XX/XXXX

DISCIPLINA: Interdisciplinar

CONTEÚDOS: Adição e Subtração; Filme Deu a louca na Chapeuzinho; Produção de texto.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver o raciocínio lógico e aprimorar a capacidade de resolver problemas diversos por meio da interpretação de informações contidas em textos, utilizando conhecimentos matemáticos prévios.

Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Desenvolver raciocínio lógico.

- Relacionar a matemática com jogos pedagógicos

- Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo;

- Produzir textos diversos coletivamente; 

- Explorar a linguagem oral e escrita.

PROC. METODOLÓGICOS:

             A aula será realizada através de resolução de problemas, jogos e brincadeiras, com produção escrita e oral.

AVALIAÇÃO:

            Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades propostas.

RECURSOS: Vídeo: Deu a Louca na Chapeuzinho; Televisão e DVD; sulfite, lápis de cor, giz de cera. Cartolina, cola,  

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR (1º ao 5º ano)

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR  (1º ao 5º ano)

HIPERTEXTO

            Disciplina: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Arte

  Objetivo geral: Proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer o rio itapecuru e sua mata ciliar geograficamente e os cuidados                  necessário para preservar a maior riqueza que é sua água límpida e fonte de alimento utilizando como fonte de pesquisa os recursos da internate.

Objetivos específicos:                                                                                

Desenvolver habilidade de leitura e interpretação de texto escrito e de imagens;

Refletir sobre a situação atual do meio ambiente mais especificamente o rio Itapecuru,

Incentivar pesquisa sobre a preservação do rio e sua mata ciliar

Mostrar a importância da água na nossa vida

Identificar no mapa quantas cidades são banhada pelo rio itapecuru e quantos quilometros tem em extensão

Incentivar a pesquisa sobre a extinção dos peixes e a os prejuízos que pode causar se o rio secar

Conscientizar sobre a importância da preservação da mata ciliar e córregos (igarapés).

 Leitura de textos informativos sobre preservação dos rios e meio ambiente (Sites sobre o meio ambiente).

Análise e interpretação de gravuras do rio itapecuru.

Conteúdos:

Leitura e interpretação de textos

Leitura e interpretação de gravuras

A água em nossas vidas

Preservação do rio

Água fonte de alimento

Quantidade de cidades banhada pelo rio itapecuru

Desenhar o rio itapecuru

Levantamento de cidades ribeirinhas

         Metodologia

Exploração dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema

Explorar gravuras do rio Itapecuru com uso do Datashow

Fazer leitura compartilhada de texto sobre a preservação do rio e sua mata ciliar e os prejuízos que podem causar falta de preservação

Fazer uso do computador para navegar na internet como forma de incentivo a pesquisa

Visitar o site do ministério do meio ambiente para ver as leis que assegura a preservação da natureza

Pesquisa de campo

Recursos

Datashow

Computador

Internet

Jornais

Mapas

Gravuras

Pesquisa de campo

Avaliação

Desempenho, desenvolvimento, raciocínio lógico, criatividade, habilidades,capacidade de buscar, o querer fazer, envolvimento, participação etc...

ATIVIDADE

Observe a figura apresentada no datashow e responda;

O rio itapecuru tem quantos quilômetros em extensão?

Quantas cidades são banhadas pelo rio itapecuru?

Navegue na internet e busque a lei que assegura a preservação da natureza.

 Alem da água, quais alimentos que podemos retirar do rio?

O que acontece se o rio morrer?

Utilizei como ponto de partida o texto: TEMA: A noticia do rádio para planejamento das aulas  4º e 5º anos, Língua Portuguesa:  Aula de 50 minutos                                             Conteúdo: ·         Texto: informativo; ·         Anúncios; ·         Objetivos Específicos: Identificar e diferenciar tipos de textos. Estimular aos alunos à independência da leitura e escrita.                                                                      Metodologia:        Colar cartazes na sala de aula com diferentes tipos de texto, como: músicas, anúncios, diálogos, etc, texto retirado de jornal, folhetos de supermercado etc.        Dispor os alunos em uma roda para que um clima de diálogo seja criado. O professor faz alguns questionamentos às crianças. Ex: - Vocês já ouviram anúncios? Que tipo de textos vocês gostam?...        Feito isso, o professor convida os alunos a ouvirem a leitura do texto: A noticia do rádio.        Depois que ouvirem a leitura o professor faz outros questionamentos: Sabem que tipo de texto é esse? Ouvir comentários. Apresentar os cartazes. Explicar. Pedir que criem em dupla um anuncio livre, atentando-os para o uso das pontuações adequadas. Ler para os colegas. Colocar no cantinho de português. Recursos: cartazes na sala de aula com diferentes tipos de texto Avaliação: desempenho escrita Matemática: Aula de 50 minutos                                               Conteúdo: ·         Sistema monetário brasileiro; ·         Sistema decimal; ·         Escrita dos números. Objetivos Específicos: Capacitar o aluno a resolver problemas e exercícios que envolva: sistema monetário, valor absoluto e valor relativo de um número. Metodologia: Em duplas, fazer recortes e colagens no caderno. Utilizar catálogos de anúncios de produtos de loja. Pedir que escolha 2 produtos, Usando os produtos com preços escolhidos por cada dupla, transformar em problemas de adição, subtração e multiplicação. Para resolver utilizar o material dourado, e o quadro valor de lugar. Explicar que dependendo da posição que o algarismo ocupa no numeral ele possui um valor relativo. Usando o valor dos resultados questionar: Ex: Qual é o valor relativo do algarismo? ___ ( usar resultado). Depois de resolvidas com a orientação do professor. Pedir que os alunos escreva o valor dos resultados por extenso. Recursos: livros, revistas, jornais, lápis borracha, tesoura, quadro comparação alimentar xerocado. Avaliação: Avaliar todo o desempenho do aluno no processo da aprendizagem. Ciências:                               A importância de uma boa alimentação Aula de 50 minutos                                                      Conteúdo: ·         Alimentos. Objetivos Específicos: Trabalhar a importância da boa alimentação sendo a necessidades corporais, socioculturais e emocionais. Metodologia:            Dois (2) dias antes do acontecimento destas aulas, o professor deverá pedir aos alunos que eles anotem em um papel tudo o que comerem durante o dia em questão (Fig. 1) - deverão anotar o que comeram desde o café da manhã até o jantar e, se possível, anotar quantas vezes beberam água naquele dia.          *Este material poderá ser pendurado em um Mural na sala de aula, sem que haja identificação dos alunos, para que sejam analisados por seus colegas. Momento 1: Logo no início das aulas o professor deverá pedir que os alunos se dividam em duplas. Cada dupla deverá fazer pesquisas em livros, revistas, jornais sobre a temática destas aulas, isto é, sobre a importância de uma boa alimentação, do porque é importante comer legumes e verduras, o que a alimentação tem a ver com o desenvolvimento da criança e também de sua inteligência, entre outros assuntos ligados a esta temática, momento 2: Após a realização das pesquisas, cada dupla deverá discutir sobre o que viram e aprenderam nestas. Usando um quadro xerocado, Sugerimos que cada dupla fique responsável fazer comparação com a anotação da não ou boa alimentação. Cada dupla deverá fazer uma comparação sobre o que uma criança precisa comer para ter uma boa saúde e um bom desenvolvimento (conforme apontada pelas pesquisas) com as anotações do mural. Recursos: livros, revistas, jornais,lápis borracha, tesoura, quadro comparação alimentar xerocado. Avaliação: Desempenho do aluno em todo o contexto. Historia, Língua Portuguesa e Artes.                                                  Aula de 50 minutos                                                               Conteúdo:                                                                                   •           Meios de comunicações Objetivos Específicos:  .Incentivar o educando a pesquisar na internet proporcionando momentos de contato direto com a mesma, explorar a escrita e a leitura e o convívio em grupo. Metodologia:       Pesquisa interativa.       Dividir a turma em grupos.      No primeiro momento da aula utilizar a sala de informática da escola, pedir que eles acessem a internet e pesquisem sobre os meios de comunicação que existem atualmente e que existiam a tempos atrás.       Cada grupo escolhe o seu meio de comunicação a ser pesquisados.        Após a pesquisa.  Fazer um desenho da pesquisa escolhida e criar uma produção de texto sobre o meio de comunicação pesquisado.      Depois pronto pedir que cada aluno mostre para os colegas e lesse a sua dissertação. Recursos: Internet, computador, lápis borracha, caneta. Avaliação: A  participação, desempenho da atividade proposta em dupla e aprendizagem. (Interdisciplinar)                                                    Tema: A noticia do rádio Aprendendo sobre: solo, paisagens e desequilibro: Ambiente 3 aulas de 50 minutos                                                      Conteúdo:                           ·         Tipos de solo; ciências. ·         Diferentes paisagens; Geografia. ·         Desequilibro Ambiental; Geografia. ·        Desenho de paisagens. Artes Objetivos Específicos: Aprender os diferentes tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles. Relacionar os tipos de solo, o desequilíbrio Ambiental verificando assim as diferentes paisagens em transformações; Fixar nos alunos a importância do meio Ambiente para a natureza e os seres humanos. Metodologia:      1º momento: O professor inicia a aula dizendo aos alunos que tudo o que existe na natureza é alvo de estudos do homem, pelo fato de que tudo o que existe nela exerce influência de alguma forma em sua vida, como é o caso dos solos. Apresentar slides com diferentes tipos de solos. Em diferentes paisagens.       Explicar A variação dos solos depende da posição em que os solos estão em uma determinada paisagem, bem como o conteúdo de sua matéria orgânica, mineralogia dentre outros fatores. Por isso, quanto mais escura é a cor do solo, significa que há maior quantidade de matéria orgânica nele e isto pode indicar a fertilidade deste solo.A textura dos solos também está relacionada com as partículas que os compõe. Já a consistência está relacionada com a influência que as forças de coesão e adesão exercem sobre as partes que constituem o solo, variando ainda, conforme a umidade do mesmo.      2º momento: Fazer um passeio ao redor da escola, verificando: O tipo de solo existente e clássica-lo. *Obs: Deixar os alunos tocar o solo; As deferentes paisagens; Se há sinais de desequilibro Ambiental Desenhar e pintar diferentes paisagens, Atentando para o desequilibro sofrido pela transformação.  Fazer recortes e colagens de diferentes tipos de solo classificando-os. Recursos: Imagens paisagens , solos, meio Ambiente. Slide ou vídeo, tv, lápis borracha, caderno revistas, jornais... Avaliação: Avaliar a participação e aprendizagem do aluno em todo o contexto das atividades propostas.      Postado por N@ir - Escol@ do C@mpo às 14:09 Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Orkut Um comentário: N@ir - Escol@ do C@mpo23 de fevereiro de 2012 14:25 Esses planejamentos foram apresentados no ultimo microcentro 2011 Responder 

Comentários