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Guias e Dicas
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Enem 2013 - qu??mica 1, Notas de estudo de Cultura

Preparatório para o enem

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 15/09/2013

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Baixe Enem 2013 - qu??mica 1 e outras Notas de estudo em PDF para Cultura, somente na Docsity! CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  179 *MÓDULO 1* Matéria – Noções e conceitos Estados físicos Tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e tem massa é matéria, e as entidades que a formam estão em movimento constante. O que as mantém unidas, seja em maior ou menor agitação, é chamado de força de atração. Essas partículas podem estar mais próximas umas das outras ou mais distantes, e essa condição determina os estados da matéria: sólido, líquido ou gasoso. A água, por exemplo, em temperatura ambiente se apresenta em estado líquido, e suas partículas exercem uma força de atração moderada entre elas. Não estão completamente compactadas e apresentam vibração e um determinado grau de movimento. O volume da água líquida é constante, mas, como as moléculas estão desorganizadas, elas podem deslizar umas sobre as outras e ter formas variáveis, dependendo do recipiente em que estão. No estado sólido, a água tem suas partículas harmoniosamente compactadas, sem se movimentar, apenas vibrando. Isso ocorre porque a atração entre as moléculas é forte. Nesse estado, a água tem volume e forma constantes. Já no estado gasoso existe uma atração muito fraca entre as partículas que compõem a água, de forma que elas se encontram em liberdade quase total, vibrando com intensidade e movimentando-se muito. Em desorganização, as moléculas da água se apresentam em volume e formas variáveis, e elas tendem a ocupar todo o espaço disponível do recipiente em que estão contidas. Toda matéria assume determinado estado físico, dependendo das condições de pressão e temperatura. E, quando há alguma alteração dessas condições, modificando a agitação das moléculas e sua forma de organização, ocorrem as mudanças de estado. Ao ser aquecida, uma substância que está em estado sólido, com uma força de atração moderada entre suas partículas, sofre uma agitação maior em suas moléculas. Dessa forma, ela passa para o estado líquido, no processo chamado de fusão. Quando um líquido continua exposto a uma fonte de calor, suas moléculas ganham ainda mais movimento, a ponto de elas conseguirem superar a força de atração e escapar do conjunto, no processo de vaporização. Quando a temperatura desse gás ou vapor é reduzida, a substância tende a voltar a seu estado de organização anterior, com as moléculas se reagrupando de maneira mais harmoniosa no estado líquido, no processo de condensação. Ciclo de transformação As mudanças dos estados físicos da água  ESTÚDIO PINGADO  Matéria é tudo o que ocupa um lugar no espaço e possui massa. Ela é composta de entidades em movimento contínuo, e o que mantém essas partículas mais unidas ou separadas é a força de atração. A proximidade dessas partículas e, consequentemente, o movimento exercido por elas determinam os estados da matéria.  No estado sólido, as moléculas estão harmoniosamente compactadas, e a atração existente entre elas é forte. Isso faz com que as partículas não se movimentem, apenas vibrem. No estado sólido, a forma e o volume são constantes em razão da organização das moléculas.  Como as moléculas no estado líquido não estão totalmente compactadas, elas têm algum grau de movimento e apresentam vibração. As partículas de um líquido têm uma atração moderada entre si. Por estarem mais desorganizadas do que no sólido, as moléculas deslizam umas sobre as outras, adotando formas variáveis, mas mantendo um volume constante.  O estado gasoso se caracteriza pela atração muito fraca entre as moléculas, que ficam em liberdade quase total. Dessa forma, as partículas movimentam- -se e vibram de forma intensa. Por estarem desorganizadas, as partículas têm volume e forma variáveis.  Substância pura é aquela formada por partículas (átomos ou moléculas) quimicamente iguais. Essas substâncias se caracterizam pelas temperaturas de fusão e ebulição constantes. Podem ser simples, quando formadas por apenas um elemento químico, ou compostas, quando formadas por mais de um elemento. CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  180  Densidade, temperatura de fusão (TF) e temperatura de ebulição (TE) são algumas das principais propriedades específicas da matéria.  As misturas são formadas pela associação de duas ou mais substâncias, que podem ou não estar disseminadas nos demais componentes. Classificam-se em homogêneas e heterogêneas.  As misturas homogêneas, também chamadas de soluções, têm aspecto uniforme e as mesmas propriedades em toda a sua extensão.  As misturas heterogêneas contêm dois ou mais componentes distinguíveis, chamados de fases.  *ATENÇÃO, ESTUDANTE!*  Para complementar o estudo deste Módulo, utilize seu LIVRO DIDÁTICO. *********** ATIVIDADES *********** Texto para as questões 1 e 2. O vaivém da água O estoque do planeta mudou pouco durante milhões de anos, mas esse líquido precioso está em contínua transformação Acredita-se que a quantidade de água existente no planeta hoje seja praticamente a mesma de 3 bilhões de anos atrás. Isso por causa de um fenômeno que se sucede infinitamente: o ciclo hidrológico, ou ciclo da água. Ele se inicia quando a água da superfície dos continentes e dos lagos, rios e oceanos é aquecida pelo Sol. Uma parte das moléculas de H2O evapora e sobe para a atmosfera, formando as nuvens (além disso, a transpiração e a expiração dos seres vivos contribuem para aumentar a quantidade de vapor na atmosfera; a maioria das pessoas transpira cerca de dois copos de água por dia e perde pouco mais de um copo na expiração). Cerca de dez dias depois (tempo médio que uma molécula de H2O permanece na atmosfera), esse vapor se condensa e pode cair nos continentes em forma de neve ou em forma líquida, seguindo para rios e lagos até desaguar de novo no mar. Dois terços da chuva caem sobre os oceanos, onde, em virtude das correntes marítimas, as moléculas de água se movimentam entre a superfície e o fundo; o restante vai para os rios e lagos ou infiltra-se na terra. No subterrâneo, o líquido atinge os lençóis aquáticos até reaparecer em alguma nascente de rio. Retornando à superfície, toda a viagem recomeça. Logo, a mesma água é bombeada continuamente, num ciclo interminável. Imagine só que a água que bebemos hoje pode ter sido usada para o banho dos romanos nas suas famosas termas! A presença de água na forma líquida é condição fundamental para a existência de vida no planeta. No entanto, a estrutura da molécula de água, quando congelada, apresenta um comportamento totalmente diferente da grande maioria das substâncias. Quando um líquido qualquer congela, suas moléculas ficam mais próximas umas das outras. Consequentemente, seu volume diminui e a densidade aumenta. Com a água acontece o contrário: quando ela é resfriada a uma temperatura inferior a 4 ºC, sua densidade diminui. Essa característica praticamente exclusiva faz com que o gelo flutue. Se o gelo fosse mais denso que a água, ele afundaria, congelando totalmente um lago, por exemplo, e extinguindo as formas de vida ali existentes. Apesar de o volume de água no planeta praticamente não mudar, sua forma física (líquida, sólida ou gasosa) e distribuição variam com as mudanças climáticas. Além disso, a abundância de água no planeta é relativa. Comparando toda a água disponível a um galão de 20 litros, teríamos 19,45 litros de água salgada e apenas 550 ml de água doce. Desses, 400 ml estariam na forma de gelo, havendo apenas 150 ml disponíveis para consumo humano. Ao contrário do que muitos alardeiam, a água do planeta não está acabando. A quantidade de água limpa e potável é que vem diminuindo por causa da poluição, enquanto a demanda por ela está aumentando gradualmente, com o crescimento da população mundial.  ESTÚDIO PINGADO  O ciclo hidrológico é contínuo, bombeando sempre a mesma água: o calor do Sol aquece a superfície dos continentes e dos oceanos, fazendo com que uma parte das moléculas de água evapore e suba ao céu Mundo Estranho, fev. 2011 (adaptado). .1. (AED-SP) Qual característica física principal diferencia a água das demais substâncias conhecidas pela ciência? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  183 (A) provocarão a redução das taxas de evaporação e de condensação do ciclo da água. (B) poderão interferir nos processos do ciclo da água que envolvem mudanças de estado físico. (C) promoverão o aumento da disponibilidade de alimento das espécies marinhas. (D) induzirão o aumento dos mananciais, o que solucionará os problemas de falta de água no planeta. (E) causarão o aumento do volume de todos os cursos de água, o que minimizará os efeitos da poluição aquática. .10. (FUVEST-SP) Observe o sistema abaixo representado e determine o estado físico do ácido acético e do bromo, respectivamente. Substância Temperatura de fusão (0C) Temperatura de ebulição (0C) Ácido acético 17 118 Bromo  7 59 Ácido acético e bromo, sob pressão de 1 atm, estão em recipientes imersos em banhos, como mostrado: (A) (B) (C) (D) (E) .11. (INEP-MEC) Leia o texto abaixo e responda à atividade a seguir. A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, por meio dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história. Os primeiros habitantes cozinhavam seus alimentos sobre pedras aquecidas, dentro de recipientes de couro cheios de água ou envolvidos em folhas vegetais e cobertas por terra. Classifique em físicos e químicos os fenômenos a seguir. 1. Físico a) Cozer alimentos 2. Químico b) Evaporar água c) Queimar madeira A sequência correta é: (A) 1a – 1b – 1c. (D) 2a – 1b – 2c. (B) 2a – 1b – 1c. (E) 2a – 2b – 1c. (C) 1a – 2b – 2c. .12. (UFES) Considere os seguintes sistemas: I. Nitrogênio e oxigênio II. Etanol hidratado III. Água e mercúrio Assinale a alternativa correta. (A) Os três sistemas são homogêneos. (B) O sistema I é homogêneo e formado por substâncias simples. (C) O sistema II é homogêneo e formado por substâncias simples e compostas. (D) O sistema III é heterogêneo e formado por substâncias compostas. (E) O sistema III é uma solução formada por água e mercúrio. .13. (INEP-MEC) Os gráficos A e B abaixo correspondem a duas experiências de aquecimento controlado de uma substância pura hipotética. Considerando-se que o aquecimento foi feito sob as mesmas condições em ambas as experiências, é correto afirmar que: (A) as temperaturas correspondentes à fusão da substância são diferentes em A e B. (B) a substância não pode ser fundida. (C) a substância não sofre mudança de fase no intervalo de temperatura de 0 ºC a 115 ºC. (D) a massa da substância utilizada na experiência B é maior que a massa da substância utilizada em A. (E) a ebulição da substância na experiência A ocorre a uma temperatura inferior à da experiência B. Ácido acético Bromo Líquido Líquido Sólido Sólido Gasoso Líquido Líquido Gasoso Gasoso Gasoso CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  184 .14. (UFPE) Associe as atividades diárias contidas na primeira coluna com as operações básicas de laboratório e fenômenos contidos na segunda coluna. (1) preparar um refresco de cajá a partir do suco concentrado (1) sublimação (2) adoçar o leite (2) diluição (3) preparar chá de canela (3) filtração (4) usar naftalina na gaveta (4) extração (5) coar a nata do leite (5) dissolução Os números da segunda coluna, lidos de cima para baixo, são: (A) 3, 2, 5, 4, 1. (D) 3, 2, 4, 5, 1. (B) 1, 3, 4, 5, 2. (E) 4, 1, 5, 3, 2. (C) 4, 3, 2, 1, 5. .15. (INEP-MEC) Arqueologistas usam diferença de densidade para separar as misturas que obtêm por escavação. Indique a opção correta para uma amostra que contém a seguinte composição: Composição Densidade (g/cm3) Carvão 0,3 - 0,6 Ossos 1,7 - 2,0 Areia 2,2 - 2,4 Solo 2,6 - 2,8 Pedras 2,6 - 5,0 (A) Se a mistura acima é adicionada a uma solução que tem densidade de 2,1 g/cm3, o material correspondente a ossos e a carvão deverá flutuar. (B) É possível separar ossos dos demais componentes usando um líquido que tenha densidade no intervalo de 0,6 g/cm3 a 1,7 g/cm3. (C) A utilização da água não é recomendada, pois neste solvente todos os componentes da mistura afundarão. (D) Em soluções de densidade 2,5 g/cm3, a fração da mistura correspondente a pedra e solo flutuará, e os demais componentes afundarão. (E) Líquido de densidade 2,2 g/cm3 separará os componentes pedra e solo dos demais. .16. (INEP-MEC) Uma amostra de gasolina comum apresentou vários intervalos de destilação. Em relação à gasolina, é correto afirmar que se trata de (A) uma substância simples. (B) um elemento químico. (C) uma solução homogênea. (D) uma solução heterogênea. (E) um composto químico. *Anotações* CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  185 *MÓDULO 2* Funções inorgânicas – Ácidos, bases, sais e óxidos Os ácidos e as bases Na natureza existem grupos de substâncias com propriedades químicas semelhantes, também conhecidas como funções. Os ácidos e as bases são algumas dessas funções que estão mais presentes no nosso cotidiano, como o ácido acético, encontrado no vinagre, ou o hidróxido de magnésio, uma base popularmente conhecida como leite de magnésia. Um dos cientistas que se debruçaram sobre os estudos dessas duas substâncias foi o sueco Svante Arrhenius (1859-1927), que realizou experimentos no fim do século XIX sobre a condutibilidade elétrica de determinadas soluções aquosas. Ele concluiu que, ao adicionar algumas substâncias, como sal de cozinha ou vinagre, em um recipiente com água, a solução adquiria a propriedade de transmitir corrente elétrica. Em contrapartida, outros tipos de substância, como o açúcar, não adquiriam essa propriedade de conduzir eletricidade. As primeiras foram classificadas por Arrhenius como soluções eletrolíticas, e as segundas, como não eletrolíticas. O pesquisador explicou esse comportamento pelo fato de que, nas soluções eletrolíticas, estão presentes íons (partículas carregadas eletricamente), que conduzem a corrente elétrica. Nas soluções não eletrolíticas, existem somente moléculas, que são neutras, e não ocorre a formação de íons. Esse modelo ficou conhecido como Teoria da Dissociação Eletrolítica. As substâncias iônicas já possuem íons em sua composição, mas esses se encontram presos no retículo cristalino. Em contato com a solução aquosa, os íons são desprendidos pelas moléculas de água, podendo conduzir corrente elétrica, em um processo chamado de dissociação iônica. Em outros casos, ocorre o que é conhecido como ionização: as moléculas polares de substâncias moleculares e da água se transformam por meio de colisões, resultando no aparecimento de íons. Eletrólito é o nome que se dá à substância que se ioniza ou se dissocia em solução aquosa. Dessa maneira, Arrhenius definiu ácidos como as substâncias que, quando dissolvidas em água, liberam na forma de cátions exclusivamente os íons H+ (ou H3O+). Já as bases foram definidas como as substâncias que, quando dissolvidas em água, sofrem dissociação iônica e liberam na forma de ânions exclusivamente os íons hidróxido (OH–). Existem substâncias corantes que têm a propriedade de mudar de cor em razão da acidez ou basicidade da solução, que são os indicadores ácido-base. Eles são muito úteis para distinguir esses dois tipos de substância. Os indicadores mais comuns são o papel de tornassol e a solução aquosa de fenolftaleína. Reações próprias Visualize como ácidos e bases se comportam quando diluídos Ao ser dissolvido em água, o cloreto de hidrogênio (HCℓ) se ioniza e se transforma em um ácido, o ácido clorídrico Ao ser dissolvido em água, o hidróxido de sódio dissocia-se, libera uma hidroxila OH–, e torna-se uma base ESCALA DE POTENCIAL HIDROGENIÔNICO, OU PH Para medir o grau de acidez de uma substância foi criada a escala de pH, ou potencial hidrogeniônico. Ela indica a concentração de íons H+ de um meio aquoso em níveis que variam de 0 a 14, a 25 ºC. Entre 0 e 7 indica um meio ácido, no 7 indica um meio neutro e entre 7 e 14 indica um meio básico.  Funções inorgânicas são grupos de substâncias que possuem propriedades químicas semelhantes. As principais são ácidos, bases, sais e óxidos.  Ácidos são substâncias que, quando dissolvidas em água, liberam na forma de cátions exclusivamente os íons H+ (ou H3O+).  Bases são substâncias que, quando dissolvidas em água, sofrem dissociação iônica e liberam na forma de ânions exclusivamente os íons hidróxido (OH–).  Soluções eletrolíticas são aquosas e têm a capacidade de conduzir corrente elétrica. CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  188 .5. (ENEM-MEC) No ano de 2004, diversas mortes de animais por envenenamento no zoológico de São Paulo foram evidenciadas. Estudos técnicos apontam suspeita de intoxicação por monofluoracetato de sódio, conhecido como composto 1080 e ilegalmente comercializado como raticida. O monofluoracetato de sódio é um derivado do ácido monofluoracético e age no organismo dos mamíferos bloqueando o ciclo de Krebs, que pode levar à parada da respiração celular oxidativa e ao acúmulo de amônia na circulação. monofluoracetato de sódio Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 5/8/2010 (adaptado). O monofluoracetato de sódio pode ser obtido pela (A) desidratação do ácido monofluoracético, com liberação de água. (B) hidrólise do ácido monofluoracético, sem formação de água. (C) perda de íons hidroxila do ácido monofluoracético, com liberação de hidróxido de sódio. (D) neutralização do ácido monofluoracético usando hidróxido de sódio, com liberação de água. (E) substituição dos íons hidrogênio por sódio na estrutura do ácido monofluoracético, sem formação de água. .6. (ENEM-MEC) Decisão de asfaltamento da rodovia MG-010, acompanhada da introdução de espécies exóticas, e a prática de incêndios criminosos, ameaçam o sofisticado ecossistema do campo rupestre da reserva da Serra do Espinhaço. As plantas nativas desta região, altamente adaptadas a uma alta concentração de alumínio, que inibe o crescimento das raízes e dificulta a absorção de nutrientes e água, estão sendo substituídas por espécies invasoras que não teriam naturalmente adaptação para este ambiente, no entanto elas estão dominando as margens da rodovia, equivocadamente chamada de “estrada ecológica”. Possivelmente a entrada de espécies de plantas exóticas neste ambiente foi provocada pelo uso, neste empreendimento, de um tipo de asfalto (cimento-solo), que possui uma mistura rica em cálcio, que causou modificações químicas aos solos adjacentes à rodovia MG-010. Scientific American Brasil, ano 7, n.º 79, 2008 (adaptado). Essa afirmação baseia-se no uso de cimento-solo, mistura rica em cálcio que (A) inibe a toxicidade do alumínio, elevando o pH dessas áreas. (B) inibe a toxicidade do alumínio, reduzindo o pH dessas áreas. (C) aumenta a toxicidade do alumínio, elevando o pH dessas áreas. (D) aumenta a toxicidade do alumínio, reduzindo o pH dessas áreas. (E) neutraliza a toxicidade do alumínio, reduzindo o pH dessas áreas. .7. (ENEM-MEC) A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta de baixo custo, dá uma tonalidade branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação, gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1/4/2010 (adaptado). A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de (A) difusão, pois a cal se difunde nos corpos dos seres do microambiente e os intoxica. (B) osmose, pois a cal retira água do microambiente, tornando-o inviável ao desenvolvimento de microrganismos. (C) oxidação, pois a luz solar que incide sobre o tronco ativa fotoquimicamente a cal, que elimina os seres vivos do microambiente. (D) aquecimento, pois a luz do Sol incide sobre o tronco e aquece a cal, que mata os seres vivos do microambiente. (E) vaporização, pois a cal facilita a volatilização da água para a atmosfera, eliminando os seres vivos do microambiente. ________________________________________________ *Anotações* CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  189 .8. (ENEM-MEC) Chuva ácida é o termo utilizado para designar precipitações com valores de pH inferiores a 5,6. As principais substâncias que contribuem para esse processo são os óxidos de nitrogênio e de enxofre provenientes da queima de combustíveis fósseis e, também, de fontes naturais. Os problemas causados pela chuva ácida ultrapassam fronteiras políticas regionais e nacionais. A amplitude geográfica dos efeitos da chuva ácida está relacionada principalmente com (A) a circulação atmosférica e a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre. (B) a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e a rede hidrográfica. (C) a topografia do local das fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos. (D) a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos. (E) a rede hidrográfica e a circulação atmosférica. .9. (ENEM-MEC) As características dos vinhos dependem do grau de maturação das uvas nas parreiras porque as concentrações de diversas substâncias da composição das uvas variam à medida que as uvas vão amadurecendo. O gráfico a seguir mostra a variação da concentração de três substâncias presentes em uvas, em função do tempo. O teor alcoólico do vinho deve-se à fermentação dos açúcares do suco da uva. Por sua vez, a acidez do vinho produzido é proporcional à concentração dos ácidos tartárico e málico. Considerando-se as diferentes características desejadas, as uvas podem ser colhidas (A) mais cedo, para a obtenção de vinhos menos ácidos e menos alcoólicos. (B) mais cedo, para a obtenção de vinhos mais ácidos e mais alcoólicos. (C) mais tarde, para a obtenção de vinhos mais alcoólicos e menos ácidos. (D) mais cedo e ser fermentadas por mais tempo, para a obtenção de vinhos mais alcoólicos. (E) mais tarde e ser fermentadas por menos tempo, para a obtenção de vinhos menos alcoólicos. Texto para as questões 10 e 11. As informações abaixo foram extraídas do rótulo da água mineral de determinada fonte. ÁGUA MINERAL NATURAL Composição química provável em mg/L Sulfato de estrôncio 0,04 Sulfato de cálcio 2,29 Sulfato de potássio 2,16 Sulfato de sódio 65,71 Carbonato de sódio 143,68 Bicarbonato de sódio 42,20 Cloreto de sódio 4,07 Fluoreto de sódio 1,24 Vanádio 0,07 Características físico-químicas pH a 25 ºC 10,00 Temperatura da água na fonte 24 ºC Condutividade elétrica 4,40 x 10–4 ohms/cm Resíduo de evaporação a 180 ºC 288,00 mg/L CLASSIFICAÇÃO: “ALCALINO-BICARBONATADA, FLUORETADA, VANÁDICA” Indicadores ácido-base são substâncias que em solução aquosa apresentam cores diferentes conforme o pH da solução. O quadro abaixo fornece as cores que alguns indicadores apresentam à temperatura de 25 ºC. Indicador Cores conforme o pH Azul de bromotimol amarelo em pH 6,0; azul em pH 7,6 Vermelho de metila vermelho em pH 4,8; amarelo em pH 6,0 Fenolftaleína incolor em pH 8,2; vermelho em pH 10,0 Alaranjado de metila vermelho em pH 3,2; amarelo em pH 4,4 .10. (ENEM-MEC) Suponha que uma pessoa inescrupulosa guardou garrafas vazias dessa água mineral, enchendo-as com água de torneira (pH entre 6,5 e 7,5) para serem vendidas como água mineral. Tal fraude pode ser facilmente comprovada pingando-se na “água mineral fraudada”, à temperatura de 25 ºC, gotas de (A) azul de bromotimol ou fenolftaleína. (B) alaranjado de metila ou fenolftaleína. (C) alaranjado de metila ou azul de bromotimol. (D) vermelho de metila ou azul de bromotimol. (E) vermelho de metila ou alaranjado de metila. ________________________________________________ *Anotações* CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  190 .11. (ENEM-MEC) As seguintes explicações foram dadas para a presença do elemento vanádio na água mineral em questão: I. No seu percurso até chegar à fonte, a água passa por rochas contendo minerais de vanádio, dissolvendo-os. II. Na perfuração dos poços que levam aos depósitos subterrâneos da água, utilizaram-se brocas constituídas de ligas cromovanádio. III. Foram adicionados compostos de vanádio à água mineral. Considerando todas as informações do rótulo, pode-se concluir que apenas (A) a explicação I é plausível. (B) a explicação II é plausível. (C) a explicação III é plausível. (D) as explicações I e II são plausíveis. (E) as explicações II e III são plausíveis. .12. (ENEM-MEC) Para que apresente condutividade elétrica adequada a muitas aplicações, o cobre bruto obtido por métodos térmicos é purificado eletroliticamente. Nesse processo, o cobre bruto impuro constitui o ânodo da célula, que está imerso em uma solução de CuSO4. À medida que o cobre impuro é oxidado no ânodo, íons Cu2+ da solução são depositados na forma pura no cátodo. Quanto às impurezas metálicas, algumas são oxidadas, passando à solução, enquanto outras simplesmente se desprendem do ânodo e se sedimentam abaixo dele. As impurezas sedimentadas são posteriormente processadas, e sua comercialização gera receita que ajuda a cobrir os custos do processo. A série eletroquímica a seguir lista o cobre e alguns metais presentes como impurezas no cobre bruto de acordo com suas forças redutoras relativas. Entre as impurezas metálicas que constam na série apresentada, as que se sedimentam abaixo do ânodo de cobre são (A) Au, Pt, Ag, Zn, Ni e Pb. (B) Au, Pt e Ag. (C) Zn, Ni e Pb. (D) Au e Zn. (E) Ag e Pb. .13. (ENEM-MEC) De acordo com a legislação brasileira, são tipos de água engarrafada que podem ser vendidos no comércio para o consumo humano:  água mineral: água que, proveniente de fontes naturais ou captadas artificialmente, possui composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas específicas, com características que lhe conferem ação medicamentosa;  água potável de mesa: água que, proveniente de fontes naturais ou captadas artificialmente, possui características que a tornam adequada ao consumo humano;  água purificada adicionada de sais: água produzida artificialmente por meio da adição à água potável de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada. Com base nessas informações, conclui-se que (A) os três tipos de água descritos na legislação são potáveis. (B) toda água engarrafada vendida no comércio é água mineral. (C) água purificada adicionada de sais é um produto natural encontrado em algumas fontes específicas. (D) a água potável de mesa é adequada para o consumo humano porque apresenta extensa flora bacteriana. (E) a legislação brasileira reconhece que todos os tipos de água têm ação medicamentosa. .14. (INEP-MEC) O índice de acidez da chuva (pH) pode ser medido por substâncias denominadas indicadores ácido-base, que em contato com a amostra de água da chuva podem mudar a sua coloração, conforme tabela a seguir. Indicador ácido-base Cor e pH Azul de bromotimol Amarelo em pH  6,0 Verde em pH entre 6,0 e 7,6 Azul em pH  7,6 Alaranjado de metila Vermelho em pH  3,1 Alaranjado em pH entre 3,1 e 4,4 Amarelo-laranja em pH  4,4 Fenolftaleína Incolor em pH  8,3 Rosa-claro em pH entre 8,3 e 10,0 Vermelho em pH  10,0 As chuvas que caem atualmente sobre as cidades têm sido ácidas, com pH em torno de 5,5, em consequência da emissão de dióxido de enxofre resultante da queima de combustíveis fósseis. Uma amostra dessa chuva em contato com a solução de (A) fenolftaleína ficará incolor. (B) azul de bromotimol ficará azul. (C) alaranjado de metila ficará vermelha. (D) azul de bromotimol ficará verde. (E) fenolftaleína ficará cor-de-rosa. CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  193 .1. (AED-SP) Por que beber água do mar acaba sendo pior para o organismo humano do que ficar sem água? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ .2. (AED-SP) Explique como a osmose tende a compensar as diferentes concentrações de sais entre a água do mar e o sangue. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ .3. (AED-SP) Por que é possível consumir, sem problema, a água que evapora de um recipiente com água salgada do mar e se condensa em alguma superfície? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ .4. (ENEM-MEC) Analise a figura. Disponível em: http://www.alcoologia.net. Acesso em: 15/7/2009 (adaptado). Supondo que seja necessário dar um título para essa figura, a alternativa que melhor traduziria o processo representado seria: (A) Concentração média de álcool no sangue ao longo do dia. (B) Variação da frequência da ingestão de álcool ao longo das horas. (C) Concentração mínima de álcool no sangue a partir de diferentes dosagens. (D) Estimativa de tempo necessário para metabolizar diferentes quantidades de álcool. (E) Representação gráfica da distribuição de frequência de álcool em determinada hora do dia. .5. (ENEM-MEC) O álcool hidratado utilizado como combustível veicular é obtido por meio da destilação fracionada de soluções aquosas geradas a partir da fermentação de biomassa. Durante a destilação, o teor de etanol da mistura é aumentado, até o limite de 96% em massa. Considere que, em uma usina de produção de etanol, 800 kg de uma mistura etanol/água com concentração 20% em massa de etanol foram destilados, sendo obtidos 100 kg de álcool hidratado 96% em massa de etanol. A partir desses dados, é correto concluir que a destilação em questão gerou um resíduo com uma concentração de etanol em massa (A) de 0%. (B) de 8,0%. (C) entre 8,4% e 8,6%. (D) entre 9,0% e 9,2%. (E) entre 13% e 14%. .6. (ENEM-MEC) A lavoura arrozeira na planície costeira da Região Sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido à salinização da água de irrigação, que ocasiona prejuízos diretos, como a redução de produção da lavoura. Solos com processo de salinização avançado não são indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retida no solo. WINKEL. H. L.; TSCHIEDEL, M. Cultura do arroz: salinização de solos em cultivos de arroz. Disponível em: http://agropage.tripod.com/saliniza.hml. Acesso em: 25/6/2010 (adaptado). A presença de sais na solução do solo faz com que seja dificultada a absorção de água pelas plantas, o que provoca o fenômeno conhecido por seca fisiológica, caracterizado pelo(a) CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  194 (A) aumento da salinidade, em que a água do solo atinge uma concentração de sais maior que a das células das raízes das plantas, impedindo, assim, que a água seja absorvida. (B) aumento da salinidade, em que o solo atinge um nível muito baixo de água, e as plantas não têm força de sucção para absorver a água. (C) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas não têm força de sucção, fazendo com que a água não seja absorvida. (D) aumento da salinidade, que atinge um nível em que as plantas têm muita sudação, não tendo força de sucção para superá-la. (E) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas ficam túrgidas e não têm força de sudação para superá-la. .7. (ENEM-MEC) O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio. Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é (A) aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos. (B) retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios. (C) adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem o oxigênio. (D) substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes. (E) aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias. .8. (ENEM-MEC) Todos os organismos necessitam de água e grande parte deles vive em rios, lagos e oceanos. Os processos biológicos, como respiração e fotossíntese, exercem profunda influência na química das águas naturais em todo o planeta. O oxigênio é ator dominante na química e na bioquímica da hidrosfera. Devido a sua baixa solubilidade em água (9,0 mg/L a 20 ºC) a disponibilidade de oxigênio nos ecossistemas aquáticos estabelece o limite entre a vida aeróbica e anaeróbica. Nesse contexto, um parâmetro chamado Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) foi definido para medir a quantidade de matéria orgânica presente em um sistema hídrico. A DBO corresponde à massa de O2 em miligramas necessária para realizar a oxidação total do carbono orgânico em um litro de água. BAIRD, C. Química Ambiental. Ed. Bookmam, 2005 (adaptado). Dados: Massas molares em g/mol: C = 12; H = 1; O = 16. Suponha que 10 mg de açúcar (fórmula mínima CH2O e massa molar igual a 30 g/mol) sejam dissolvidos em um litro de água; em quanto a DBO será aumentada? (A) 0,4 mg de O2/litro. (B) 1,7 mg de O2/litro. (C) 2,7 mg de O2/litro. (D) 9,4 mg de O2/litro. (E) 10,7 mg de O2/litro. .9. (ENEM-MEC) Ao colocar um pouco de açúcar na água e mexer até a obtenção de uma só fase, prepara-se uma solução. O mesmo acontece ao se adicionar um pouquinho de sal à água e misturar bem. Uma substância capaz de dissolver o soluto é denominada solvente; por exemplo, a água é um solvente para o açúcar, para o sal e para várias outras substâncias. A figura a seguir ilustra essa citação. Disponível em: www.sobiologia.com.br. Acesso em: 27/4/2010. Suponha que uma pessoa, para adoçar seu cafezinho, tenha utilizado 3,42 g de sacarose (massa molar igual a 342 g/mol) para uma xícara de 50 mL do líquido. Qual é a concentração final, em mol/L, de sacarose nesse cafezinho? (A) 0,02. (B) 0,2. (C) 2. (D) 200. (E) 2.000. ________________________________________________ *Anotações* CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  195 .10. (ENEM-MEC) Certas ligas estanho-chumbo com composição específica formam um eutético simples, o que significa que uma liga com essas características se comporta como uma substância pura, com um ponto de fusão definido, no caso 183 ºC. Essa é uma temperatura inferior mesmo ao ponto de fusão dos metais que compõem esta liga (o estanho puro funde a 232 ºC e o chumbo puro a 320 ºC), o que justifica sua ampla utilização na soldagem de componentes eletrônicos, em que o excesso de aquecimento deve sempre ser evitado. De acordo com as normas internacionais, os valores mínimo e máximo das densidades para essas ligas são de 8,74 g/mL e 8,82 g/mL, respectivamente. As densidades do estanho e do chumbo são 7,3 g/mL e 11,3 g/mL, respectivamente. Um lote contendo 5 amostras de solda estanho- -chumbo foi analisado por um técnico, por meio da determinação de sua composição percentual em massa, cujos resultados estão mostrados no quadro a seguir. Amostra Porcentagem de Sn (%) Porcentagem de Pb (%) I 60 40 II 62 38 III 65 35 IV 63 37 V 59 41 Disponível em: http://www.eletrica.ufpr.br. Acesso em: 21/5/2011. Com base no texto e na análise realizada pelo técnico, as amostras que atendem às normas internacionais são (A) I e II. (B) I e III. (C) II e IV. (D) III e V. (E) IV e V. .11. (ENEM-MEC) O peróxido de hidrogênio é comumente utilizado como antisséptico e alvejante. Também pode ser empregado em trabalhos de restauração de quadros enegrecidos e no clareamento de dentes. Na presença de soluções ácidas de oxidantes, como o permanganato de potássio, este óxido decompõe-se, conforme a equação a seguir: 5 H2O2 (aq) + 2 KMnO4 (aq) + 3 H2SO4 (aq) 5 O2 (g) + 2 MnSO4 (aq) + K2SO4 (aq) + 8 H2O (I) ROCHA-FILHO, R. C. R.; SILVA, R. R. Introdução aos Cálculos da Química. São Paulo: McGraw-Hill, 1992. De acordo com a estequiometria da reação descrita, a quantidade de permanganato de potássio necessária para reagir completamente com 20,0 mL de uma solução 0,1 mol/L de peróxido de hidrogênio é igual a (A) 2,0 100 mol. (B) 2,0 10–3 mol. (C) 8,0 10–1 mol. (D) 8,0 10–4 mol. (E) 5,0 10–3 mol. .12. (ENEM-MEC) No Brasil, mais de 66 milhões de pessoas beneficiam- -se hoje do abastecimento de água fluoretada, medida que vem reduzindo, em cerca de 50%, a incidência de cáries. Ocorre, entretanto, que profissionais da saúde muitas vezes prescrevem flúor oral ou complexos vitamínicos com flúor para crianças ou gestantes, levando à ingestão exagerada da substância. O mesmo ocorre com o uso abusivo de algumas marcas de água mineral que contêm flúor. O excesso de flúor — fluorose — nos dentes pode ocasionar desde efeitos estéticos até defeitos estruturais graves. Foram registrados casos de fluorose tanto em cidades com água fluoretada pelos poderes públicos como em outras, abastecidas por lençóis freáticos que naturalmente contêm flúor. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – APCD, vol. 53, n.º 1, jan./fev. 1999 (adaptado). Determinada estação trata cerca de 30.000 litros de água por segundo. Para evitar riscos de fluorose, a concentração máxima de fluoretos nessa água não deve exceder a cerca de 1,5 miligrama por litro de água. A quantidade máxima dessa espécie química que pode ser utilizada com segurança, no volume de água tratada em uma hora, nessa estação, é (A) 1,5 kg. (B) 4,5 kg. (C) 96 kg. (D) 124 kg. (E) 162 kg. ________________________________________________ *Anotações* CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  198  Transformação isotérmica: a uma temperatura constante, o aumento de pressão de um gás implica a diminuição de seu volume. Pressão e volume são grandezas inversamente proporcionais.  Lei de Boyle-Mariotte: o produto da pressão pelo volume de uma massa gasosa é sempre o mesmo, sob temperatura constante.  Transformação isobárica: a uma pressão constante, o aumento da temperatura de um gás implica o aumento de seu volume. Temperatura e volume são grandezas diretamente proporcionais.  Transformação isocórica: a um volume constante, o aumento da temperatura de um gás implica o aumento da sua pressão. Temperatura e pressão são grandezas diretamente proporcionais.  Hipótese de Avogadro: sob as mesmas condições de pressão e temperatura, volumes iguais de quaisquer gases contêm o mesmo número de moléculas.  Volume molar é aquele ocupado por um mol (6,02 x 1023 moléculas) de um gás qualquer a uma determinada pressão e temperatura.  Equação geral dos gases: dentro da escala absoluta de temperatura, em uma massa fixa de um gás, a pressão vezes o volume, divididos pela temperatura, é sempre constante (P1 x V1/T1 = P2 x V2/T2).  A fração de um mol é a razão entre a quantidade de matéria de um gás e a soma das quantidades de matéria de todos os componentes da mistura.  Lei de Dalton: a pressão total da mistura é a soma das pressões parciais de cada um dos gases da mistura.  Smog industrial é a mistura de poluentes gasosos, material particulado (como fuligem e cinzas) e dióxido de enxofre (SO2), originados principalmente da queima de produtos nas indústrias. O nome smog vem das palavras inglesas smoke (fumaça) e fog (neblina).  O smog fotoquímico ocorre principalmente em razão da emissão dos veículos automotores, que produzem óxidos de nitrogênio. Esses óxidos reagem com compostos orgânicos voláteis na presença de luz, originando o ozônio troposférico. Isso ocorre normalmente em dias quentes e secos – favorecido pela ausência de chuvas ou ventos – e está relacionado ao fenômeno da inversão térmica.  Efeito estufa é o fenômeno em que as radiações infravermelhas do Sol são parcialmente retidas pela atmosfera da Terra, mantendo-a aquecida. O processo envolve moléculas de gases como gás carbônico (CO2), hidrocarbonetos (CH4), óxido nitroso (N2O), vapor de água e clorofluorcarbonetos (CFCs), entre outros, que absorvem parte das radiações e as devolvem para todas as direções, fazendo com que uma parte volte para a superfície terrestre.  Aquecimento global é o desequilíbrio na natureza causado pelas intervenções humanas, principalmente a emissão excessiva de gás carbônico. Esse desequilíbrio tem potencializado a força do efeito estufa, provocando a elevação da temperatura do planeta.  *ATENÇÃO, ESTUDANTE!*  Para complementar o estudo deste Módulo, utilize seu LIVRO DIDÁTICO. *********** ATIVIDADES *********** Texto para as questões de 1 a 3. Os perigosos zepelins do passado Na Alemanha nazista, o gás hidrogênio, altamente inflamável, foi empregado em dirigíveis  CREATIVE COMMUNS  Sem fontes de hélio, um gás muito caro, os nazistas tinham de usar hidrogênio para fazer flutuar o zepelim. Altamente inflamável, o gás provocou a explosão do Hindenburg, em 6 de maio de 1937. Morreram 36 pessoas O período de glória dos grandes dirigíveis, como o Graf Zeppelin e o Hindenburg, praticamente se confunde com os delírios grandiloquentes da Alemanha do princípio do século XX, sobretudo do regime nazista. Durante pelo menos trinta anos, os alemães trataram de aperfeiçoar a invenção do conde Ferdinand von Zeppelin – e com isso criaram o primeiro meio de transporte aéreo transcontinental. Eram aeronaves que davam a volta ao mundo e atraíam multidões nas cidades pelas quais passavam. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914- -1918), os dirigíveis alemães também foram empregados para bombardeios e operações de reconhecimento, principalmente na Grã-Bretanha. O maior de todos os CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  199 zepelins tinha quase o mesmo comprimento do Titanic. Era o Hindenburg, com 245 metros de comprimento por 41 metros de diâmetro. Levava 100 pessoas a bordo, setenta delas passageiros endinheirados que não queriam perder tempo nas longas viagens dos transatlânticos. Apesar de representarem uma façanha tecnológica para a época, os imensos artefatos aéreos tiveram uma trajetória fugaz e trágica. Sem fontes próprias de hélio, um gás muito caro, os nazistas tinham de usar hidrogênio para fazer flutuar o zepelim. Altamente inflamável, o gás provocou a explosão do Hindenburg, durante um pouso em Nova Jersey, nos Estados Unidos, em 6 de maio de 1937. Morreram 36 pessoas, entre tripulantes e passageiros. Depois da tragédia, os dirigíveis foram banidos da aviação comercial e cederam espaço aos aviões. Veja, 6/12/2000. .1. (AED-SP) Por que os nazistas optaram por usar o hidrogênio para fazer flutuar os zepelins? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ .2. (AED-SP) Qual foi a principal vantagem do dirigível criado na Alemanha como meio de transporte? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ .3. (AED-SP) Que episódio marcou a aposentadoria do zepelim na década de 1930? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ .4. (ENEM-MEC) Sob pressão normal (ao nível do mar), a água entra em ebulição à temperatura de 100 ºC. Tendo por base essa informação, um garoto residente em uma cidade litorânea fez a seguinte experiência:  Colocou uma caneca metálica contendo água no fogareiro do fogão de sua casa.  Quando a água começou a ferver, encostou cuidadosamente a extremidade mais estreita de uma seringa de injeção, desprovida de agulha, na superfície do líquido e, erguendo o êmbolo da seringa, aspirou certa quantidade de água para seu interior, tapando-a em seguida.  Verificando após alguns instantes que a água da seringa havia parado de ferver, ele ergueu o êmbolo da seringa, constatando, intrigado, que a água voltou a ferver após um pequeno deslocamento do êmbolo. Considerando o procedimento anterior, a água volta a ferver porque esse deslocamento (A) permite a entrada de calor do ambiente externo para o interior da seringa. (B) provoca, por atrito, um aquecimento da água contida na seringa. (C) produz um aumento de volume que aumenta o ponto de ebulição da água. (D) proporciona uma queda de pressão no interior da seringa que diminui o ponto de ebulição da água. (E) possibilita uma diminuição da densidade da água que facilita sua ebulição. .5. (ENEM-MEC) A Constelação Vulpécula (Raposa) encontra-se a 63 anos-luz da Terra, fora do sistema solar. Ali, o planeta gigante HD 189733b, 15% maior que Júpiter, concentra vapor de água na atmosfera. A temperatura do vapor atinge 900 graus Celsius. “A água sempre está lá, de alguma forma, mas às vezes é possível que seja escondida por outros tipos de nuvens”, afirmaram os astrônomos do Spitzer Science Center (SSC), com sede em Pasadena, Califórnia, responsável pela descoberta. A água foi detectada pelo espectrógrafo infravermelho, um aparelho do telescópio espacial Spitzer. Correio Braziliense, 11/12/2008 (adaptado). De acordo com o texto, o planeta concentra vapor de água em sua atmosfera a 900 graus Celsius. Sobre a vaporização infere-se que (A) se há vapor de água no planeta, é certo que existe água no estado líquido também. (B) a temperatura de ebulição da água independe da pressão, em um local elevado ou ao nível do mar, ela ferve sempre a 100 graus Celsius. (C) o calor de vaporização da água é o calor necessário para fazer 1 kg de água líquida se transformar em 1 kg de vapor de água a 100 graus Celsius. (D) um líquido pode ser superaquecido acima de sua temperatura de ebulição normal, mas de forma nenhuma nesse líquido haverá formação de bolhas. (E) a água em uma panela pode atingir a temperatura de ebulição em alguns minutos, e é necessário muito menos tempo para fazer a água vaporizar completamente. CNQ  Química  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNQ  Química  200 .6. (ENEM-MEC) ESTAÇÕES DA RMSP QUALIDADE ÍNDICE POLUENTE Parque D. Pedro II BOA 6 MP10 São Caetano do Sul REGULAR 60 NO2 Congonhas BOA 15 MP10 Osasco INADEQUADA 175 CO Pinheiros MÁ 283 SO2 MP10 – partículas inaláveis: aquelas cujo diâmetro aerodinâmico é menor que 10 m. CO – monóxido de carbono: gás incolor e inodoro que resulta da queima incompleta de combustíveis de origem orgânica (combustíveis fósseis, biomassa etc.). Emitido principalmente por veículos automotores. NO2 – dióxido de nitrogênio: formado principalmente nos processos de combustão de veículos automotores. Dependendo das concentrações, o NO2 pode causar prejuízos à saúde. SO2 – dióxido de enxofre: resulta principalmente da queima de combustíveis que contêm enxofre, como óleo diesel. Pode reagir com outras substâncias presentes no ar, formando partículas à base de sulfato responsáveis pela redução da visibilidade na atmosfera. 0-50 51-100 101-199 200-299 > 299 BOA REGULAR INADEQUADA MÁ PÉSSIMA Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB. Padrões, índices. http://www.cetesb.sp.gov.br. Acesso em: 22/6/2008. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) divulga continuamente dados referentes à qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo (RMSP). A tabela apresentada corresponde a dados hipotéticos que poderiam ter sido obtidos pela CETESB em determinado dia. Se esses dados fossem verídicos, então, seria mais provável encontrar problemas de visibilidade (A) no Parque Dom Pedro II. (B) em São Caetano do Sul. (C) em Congonhas. (D) em Osasco. (E) em Pinheiros. .7. (ENEM-MEC) A tabela a seguir registra a pressão atmosférica em diferentes altitudes, e o gráfico relaciona a pressão de vapor da água em função da temperatura. Altitude (km) Pressão atmosférica (mmHg) 0 760 1 600 2 480 4 300 6 170 8 120 10 100 Um líquido, num frasco aberto, entra em ebulição a partir do momento em que a sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica. Assinale a opção correta, considerando a tabela, o gráfico e os dados apresentados, sobre as seguintes cidades: Natal (RN) nível do mar Campos do Jordão (SP) altitude 1.628 m Pico da Neblina (RR) altitude 3.014 m A temperatura de ebulição será: (A) maior em Campos do Jordão. (B) menor em Natal. (C) menor no Pico da Neblina. (D) igual em Campos do Jordão e Natal. (E) não dependerá da altitude. .8. (ENEM-MEC) O uso mais popular de energia solar está associado ao fornecimento de água quente para fins domésticos. Na figura ao lado, é ilustrado um aquecedor de água constituído de dois tanques pretos dentro de uma caixa termicamente isolada e com cobertura de vidro, os quais absorvem energia solar. HINRICHS, R. A.; KLEINBACH, M. Energia e meio ambiente. 3.ª ed. São Paulo: Thompson, 2004, p. 529 (com adaptações). Nesse sistema de aquecimento, (A) os tanques, por serem de cor preta, são maus absorvedores de calor e reduzem as perdas de energia. (B) a cobertura de vidro deixa passar a energia luminosa e reduz a perda de energia térmica utilizada para o aquecimento. (C) a água circula devido à variação de energia luminosa existente entre os pontos X e Y. (D) a camada refletiva tem como função armazenar energia luminosa. (E) o vidro, por ser bom condutor de calor, permite que se mantenha constante a temperatura no interior da caixa.
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