2013 2 Eng Civil 3 Ergonomia Seguranca Trabalho

2013 2 Eng Civil 3 Ergonomia Seguranca Trabalho

Engenharia Civil 3ª Série Ergonomia e Segurança no Trabalho

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA:

Alexander Ferreira Lavelli Faculdade Anhanguera de Limeira

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Alexander Ferreira Lavelli

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Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia. Avaliar o impacto das atividades da Engenharia no contexto social e ambiental. Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas.

Produção Acadêmica • Relatório 1 – Introdução à Ergonomia.

• Relatório 2 – Proposta Comercial para a Empresa de Transportes.

• Relatório 3 – Diagnóstico do trabalho de campo.

• Relatório 4 – Conclusão do Projeto.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: • organizar-se, previamente, em equipes;

• entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

• observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão: • em papel branco, formato A4;

• com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

• fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

• espaçamento de 1,5 entre linhas;

• se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; • com capa, contendo:

• nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

• nome e RA de cada participante;

• título da atividade;

• nome do professor da disciplina;

• cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

É de longa data que se pode afirmar que o homem se preocupa em desenvolver suas tarefas de maneira mais conveniente, moldando, para tanto, seus utensílios às suas necessidades de forma e movimentos. Os primeiros relatos afirmam que desde o homem pré-

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://w.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

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Pág. 3 de 7 histórico já existe a preocupação por utilizar ferramentas de caça, corte e esmagamento que facilitem o manuseio e se adaptem perfeitamente aos movimentos, como o uso das pedras, por exemplo. Fica evidente que sempre houve o empenho em se moldar o ambiente natural na construção de artifícios que atendessem às conveniências dos homens.

A Ergonomia, que, segundo definição da Associação Brasileira de Ergonomia, é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos, a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema2, ganhou forças a partir da I Guerra Mundial, em consequência do trabalho interdisciplinar que era desenvolvido por diversos profissionais, como engenheiros, fisiologistas e psicólogos, durante a guerra (IIDA, 2005, p. 1).

Os estudos sobre Ergonomia cresceram significativamente nos últimos anos, e uma das áreas abrangidas pela Ergonomia e que está diretamente relacionada à melhora das condições de trabalho é a análise dos postos de trabalho. Segundo Iida (2005, p. 17), a abordagem ergonômica no posto de trabalho analisa a tarefa, postura e os movimentos do trabalhador, além de suas exigências físicas e cognitivas.

Neste desafio, você terá de desenvolver um projeto para a reestruturação do posto de trabalho dos controladores de tráfego e logística de uma grande empresa de transportes. As situações reais do referido posto de trabalho serão apresentadas no decorrer das etapas desta Atividade.

Objetivo do Desafio

O objetivo deste desafio é que, ao final, seja entregue um projeto para a reestruturação de um determinado posto de trabalho de uma empresa, seguindo os conceitos abordados pela Ergonomia.

ETAPA 1 (tempo para realização: 2 horas)

Aula-tema: Evolução histórica do trabalho; Ergonomia e Antropometria.

Esta atividade é importante para que você conheça os acontecimentos históricos que deram origem aos estudos da Ergonomia e da Antropometria. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Aluno) Ler atentamente sobre a evolução histórica do trabalho.

2 Disponível em: <http://w.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia>. Acesso em: 30 ago. 2011.

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Bibliografia complementar • IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

Passo 2 (Equipe)

Responder às questões a seguir. 1 Quais são os principais objetivos da Ergonomia? 2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a I Guerra Mundial? 3 Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem? 4 No que consiste a abordagem macroergonômica? 5 Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.

Bibliografia complementar

• DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Tradutor: Itiro Iida. Ergonomia prática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

Passo 3 (Equipe)

Escolher cinco pessoas, dentre familiares, amigos, colegas de trabalho ou alunos de outros cursos, e relatar o grau de conhecimento deles sobre Ergonomia. Analisar, com base nas respostas das questões do Passo 2 desta etapa, se os conhecimentos apresentados são coerentes com os reais conceitos de Ergonomia.

Passo 4 (Equipe)

Entregar ao professor da disciplina um relatório intitulado: RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO À ERGONOMIA, contendo as respostas das questões do Passo 2 desta etapa e a análise realizada no Passo 3 desta etapa.

ETAPA 2 (tempo para realização: 4 horas)

Aula-tema: Ergonomia e Antropometria. Antropometria Estática. Antropometria Dinâmica. O posto de trabalho.

Esta atividade é relevante para que você compreenda a importância de se desenvolverem boas práticas de Ergonomia e Antropometria no Posto de Trabalho. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Aluno)

Acessar e ler com atenção a descrição da atual situação da empresa de transporte coletivo. Disponível em: • <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B- 6Z49f3LaJAOWYyYjc5OWYtNTFkNC00NDYzLThhYWUtODViYjBlOThmOGRi& hl=en>. Acesso em: 24 set. 2011.

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Passo 2 (Equipe)

Elaborar, com base na leitura do estudo de caso proposto no Passo 1 desta etapa, uma proposta comercial para a empresa de transporte coletivo, para adequação do posto de trabalho, seguindo as boas práticas da Ergonomia e Antropometria, contendo: Descrição Geral; Requisitos de Implementação; Condições Gerais; Considerações Finais.

Passo 3 (Equipe)

Entregar ao professor da disciplina um relatório intitulado: RELATÓRIO 2 – PROPOSTA COMERCIAL PARA A EMPRESA DE TRANSPORTES, contendo a proposta comercial desenvolvida no Passo 2 desta etapa.

ETAPA 3 (tempo para realização: 4 horas)

Aula-tema: Antropometria Estática. Antropometria Dinâmica. O posto de trabalho. Análise do ambiente - conforto térmico, acústico e visual.

Esta atividade é importante para que você tenha conhecimento da Antropometria

Estática e Dinâmica e da aplicação dos conceitos no posto de trabalho. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Aluno)

Ler com atenção o estudo de caso O controle no transporte coletivo. Disponível em: • <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B- 6Z49f3LaJAYmM1MDQ1MGEtODEzNy00NzY4LThjMTQtNTIwY2NlNGMwZmU 4&hl=en>. Acesso em: 24 set. 2011.

Passo 2 (Equipe)

Escrever um relatório, que será entregue à empresa que contratou a consultoria, apresentando todos os problemas encontrados no posto de trabalho da empresa de transportes, relacionando cada situação-problema com os conceitos da Ergonomia e Antropometria.

Passo 3 (Equipe)

Responder às questões a seguir: 1 Quais são as principais causas do estresse no trabalho? 2 Como ocorre a insatisfação dos trabalhadores? 3 Como se pode aumentar a flexibilidade do trabalho? 4 Quais são as principais recomendações para o trabalho em turnos? 5 Como se faz a programação do treinamento e o controle da aprendizagem?

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Passo 4 (Equipe)

Entregar ao professor da disciplina um relatório intitulado: RELATÓRIO 3 – DIAGNÓSTICO DO TRABALHO DE CAMPO, contendo o relatório proposto no Passo 2 desta etapa, além do questionário respondido proposto no Passo 3 desta etapa.

ETAPA 4 (tempo para realização: 10 horas)

Aula-tema: Análise do ambiente — conforto térmico, acústico e visual. Ferramentas da Gestão Ergonômica.

Esta atividade é relevante para que você compreenda a importância de se desenvolverem projetos que atendam às necessidades de conforto térmico, acústico e visual, bem como de se identificarem Ferramentas da Gestão Ergonômica. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Aluno)

Fazer uma leitura, da página três à página 40, da seguinte dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal da Universidade Federal de Viçosa:

• Avaliação Ergonômica de Postos de Trabalho Informatizados em Escritórios: Estudo de Caso numa Empresa Florestal. 2009. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B- 6Z49f3LaJAMWQ4ODQ0MDMtNTc2Zi00ZTQwLWJhZDgtZjhjOTQzYTA5MTEw&hl =en>. Acesso em: 01 set. 2011.

Passo 2 (Equipe)

Escrever uma resenha, com no máximo duas páginas, com base na leitura efetuada no Passo 1 desta etapa.

Passo 3 (Equipe)

Concluir o projeto de reestruturação do posto de trabalho da empresa de transportes realizado pela consultoria que foi contratada, com base nos conhecimentos desenvolvidos na resolução das etapas anteriores.

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Passo 4 (Equipe)

Entregar ao professor da disciplina um relatório intitulado: RELATÓRIO 4 – CONCLUSÃO DO PROJETO, contendo a resenha desenvolvida no Passo 2 desta etapa e o projeto de reestruturação e adequação do posto de trabalho da empresa de transportes proposto no Passo 3 desta etapa.

Livro Texto da disciplina: LIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2a ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2005.

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