04 - SISTEMA DIGESTIVO - EXERCICIOS [HUBERTT GRUN]

04 - SISTEMA DIGESTIVO - EXERCICIOS [HUBERTT GRUN]

Prof: Hubertt Lima Verde

MóduloI1: SistemaS

HUMANOS Frente: 03 Aula: 04 huberttlima@gmail.com

Questões de Múltipla Escolha: 1.(Unirio - RJ) O alimento é movido ao longo do trato gastrointestinal por um processo proveniente da contração da camada muscular circular; a onda progride e espreme o alimento para baixo e/ou para a frente de maneira semelhante à saída de creme dental de um tubo. Tal processo de motilidade denomina - se: a)peristalse b)digestão c)absorção d)homeostase e)secreção

2.(Vunesp - SP) No processo digestivo, as moléculas orgânicas devem ser quebradas em moléculas mais simples para que possam ser absorvidas. Dentre elas, o amido é um carboidrato: a) cuja digestão inicia na boca por ação da ptialina. b) digerido pela lípase no duodeno. c) que forma um complexo vitamínico que é absorvido, sem digestão, na região do intestino delgado. d) extremamente simples e, por isso, absorvido, sem alterações, na região do intestino delgado. e) Digerido no estômago por ação do ácido clorídrico.

3. (PUCC - SP) Se uma pessoa apresentar distúrbios na secreção gástrica, ela terá dificuldades, principalmente, na digestão de: a) amido. d) proteínas. b) sacarose. e) gorduras. c) lactose.

4. (UFRO) Os itens abaixo, que relacionam diferentes estruturas do sistema digestivo com suas respectivas funções, estão corretos, exceto: a) dentes — mastigação e trituração. b) estômago — produção de bile. c) língua — deglutição e paladar. d) intestino — digestão e absorção. e) esôfago — condução do alimento da faringe ao estômago.

5. (UNIP - SP) Se houver paralisação da produção de bile no fígado, haverá distúrbio na digestão de: a) proteínas. d) gorduras. b) açúcares. e) polipeptídios. c) aminoácidos.

6. (Cesgranrio - RJ) O esquema abaixo apresenta partes do aparelho digestivo humano com órgãos numerados de I a V.

Em relação à bile, podemos afirmar corretamente que é produzida no órgão: a) I e armazenada no órgão I. b) I e secretada para o órgão IV. c) I e contém enzimas que digerem as gorduras. d) I e armazenada no órgão I. e) I e secretada para o órgão IV.

7. (UNEB - BA) Sobre o sistema digestivo humano, é correta a seguinte associação órgão - função: a) glândulas salivares — digestão mecânica. b) intestino delgado — produção de suco gástrico. c) esôfago — absorção de água. d) estômago — digestão de peptídeos. e) pâncreas — absorção de glicose.

8. (UFSE) Tripsina, pepsina e ptialina são enzimas digestivas produzidas, respectivamente, no: a) fígado, pâncreas e estômago. b) pâncreas, estômago e glândulas salivares. c) pâncreas, glândulas salivares e estômago. d) estômago, glândulas salivares e fígado. e) fígado, estômago e pâncreas.

9. (Vunesp - SP) O processo final e o mais importante da digestão dos mamíferos ocorre no duodeno, em pH básico. Esse processo é denominado de quilificação e depende da ação conjunta: a) dos sucos pancreático e intestinal. b) do suco pancreático e da bile. c) da ptialina e do ácido clorídrico. d) dos sucos pancreático e intestinal e da bile. e) do ácido clorídrico e do suco pancreático.

10. (PUC - SP) A enzima I, produzida no I, atua sobre II, exibindo maior atividade em pH IV. As lacunas I, I, II e IV ficariam preenchidas de maneira correta, respectivamente, por: a) tripsina, pâncreas, proteína, alcalino. b) pepsina, estômago, proteína, neutro. c) ptialina, duodeno, amido, ácido. d) lipase, fígado, gordura, alcalino. e) amilase, pâncreas, amido, ácido.

1. (FCC - SP) Se, por uma razão qualquer, não mais ocorresse síntese de gastrina numa pessoa, qual das substâncias abaixo não continuaria a ser digerida normalmente? a)sacarose b) lactose c) gordura d) amido e) proteína

12. (UFMG) Observe a figura:

Nessa figura estão representadas glândulas do sistema digestivo cuja enzima típica atua sobre um substrato que resulta num produto. A alternativa que mostra a relação correta entre o substrato e seu respectivo produto é: a) amido e maltose. b) gorduras e ácidos graxos. c) lactose e galactose. d) peptídeos e aminoácidos. e) sacarose e glicose.

13. (PUC - RS) Muitas aves utilizam - se de alimentos duros, como grãos. Para esse tipo de alimento, os mamíferos necessitam desenvolver um aparelho mastigador formado por dentes fortes. Nas aves esse aparelho mastigador foi substituído por uma zona do tubo digestivo denominada: a) intestino. d) esôfago. b) cloaca. e) bico. c) moela.

14. (UFMG) Um indivíduo fez uma refeição da qual constavam, basicamente, três substâncias: A, B e C. Durante a digestão ocorreram os seguintes fatos: na cavidade bucal iniciou – se a digestão de B; ao chegar ao estômago iniciou - se a digestão de C, e a digestão de B foi interrompida; no duodeno, ocorreu digestão de A, B e C. A partir desses dados é correto afirmar que A, B e C são, respectivamente: a) lípide, proteína, carboidrato. b) proteína, carboidrato, lípide. c) lípide, carboidrato, proteína. d) carboidrato, lípide, proteína.

e) proteína, lípide, carboidrato.

15. (Cesgranrio - RJ) A digestão protéica se processa, no homem, em várias etapas representadas no esquema abaixo (Biologia Hoje – S.Linhares e Fernando Gewandsznajder):

As enzimas que atuam, respectivamente, nas etapas 1, 2 e 3 são: a) tripsina — pepsina — peptidases. b) tripsina — erepsina — pepsina. c) pepsina — peptidases — tripsina. d) pepsina — erepsina — tripsina. e) pepsina — tripsina — peptidases.

16. (PUCC - SP) Uma determinada enzima, retirada de um órgão do aparelho digestivo de um mamífero, foi distribuída igualmente em 8 tubos de. O tipo de alimento e o pH de cada tubo estão informados na tabela

Tubos de ensaio Alimentos adicionados pH

I Carne

IV Carne

V Arroz

VI Arroz

VIII Ovo 7,0

Os tubos de ensaio foram mantidos a 37°C e após 10 horas observou - se digestão do alimento apenas no tubo I. Com base nesses dados, é possível concluir que a enzima utilizada e o órgão de onde foi retirada são, respectivamente: a)amilase pancreática e intestino. b)maltase e estômago c)tripsina e intestino. d)ptialina e boca. e)pepsina e estômago.

17.(PUC - RJ) Analise a experiência esquematizada abaixo.

HCl: Ácido clorídrico NaOH: hidróxido de sódio

Como resultado dessa experiência, espera – se que a proteína presente na clara de ovo seja digerida apenas no (s)tubo(s): a) I b) I c) I e I d) I e I. e) I e IV

Comentários