Elaboração do pre - projeto

Elaboração do pre - projeto

De um Tema Específico às Perguntas

  • De um Tema Específico às Perguntas

  • Ponto de partida

    • Assuntos que você não entende mas quer conhecer
      • Ex.:
        • Tecnologia Assistiva
        • Educação Inclusiva
        • Cursos de Tecnologia
        • Informática na Educação de Jovens e Adultos

Organize suas perguntas

  • Organize suas perguntas

    • Quais são as partes do seu tema ?
    • Qual o contexto do tema ?
    • Qual a importância do seu tema?
    • Quem deu contribuições relevantes ao tema?
    • Como outros autores abordaram o assunto?
    • O que resta por investigar no tema?
    • Qual a é contribuição do trabalho a ser produzido?

Das Questões aos Problemas

  • Das Questões aos Problemas

  • Definindo o valor de suas questões

    • “De que vale a pena saber o impacto da aplicação de tecnologias no Brasil?”
    • “Qual a importância do uso de software em Português?”

Passos

  • Passos

    • Defina seu tema específico de trabalho
      • “estou trabalhando em ___________”
    • Proponha algumas questões
      • “porque eu quero descobrir/inventar _______”
    • Estabeleça sua motivação
      • “para entender/mostrar como__________”

Tema

  • Tema

    • Eu estou estudando______
  • Questão

    • porque quero descobrir/inventar como ______
  • Motivação

    • para entender/explicar como________

Problemas práticos x problemas de pesquisa

  • Problemas práticos x problemas de pesquisa

    • uso da literatura
    • critério da inovação
    • critério da relevância

Das Questões aos Problemas

  • Das Questões aos Problemas

  • Tema – Projeto Premiado Nacionalmente no “Prêmio Técnico Empreendedor 2007”

    • Eu estou estudando: Aplicação Computacional na Alfabetização da Fala de Surdos
  • Questão

    • porque quero descobrir/inventar como: Criar um software para auxiliar no processo de alfabetização
  • Motivação

    • para entender/explicar como: Proporcionar aos surdos, a possibilidade de “saber” quando estão falando muito alto ou muito baixo
  • Problemas práticos x problemas de pesquisa

    • uso da literatura: Pesquisas de fonoaudiólogos na alfabetização
    • critério da inovação: inexistência de software que ofereça o poder da comparação da pronúncia com um padrão.
    • critério da relevância: Auxílio aos fonoaudiólogos na tarefa de “ensinar” a falar.

Tentar montar o esquema abaixo com os temas:

  • Tentar montar o esquema abaixo com os temas:

  • Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa

  • Informática na Educação de Crianças

  • Tecnologias para o Ensino

  • Inclusão Digital promovendo a Inclusão Social

  • Tecnologia Assistiva

  • Informática na educação x Educação em informática

  • Tema

    • Eu estou estudando:
  • Questão

    • porque quero descobrir/inventar como:
  • Motivação

    • para entender/explicar como:
  • Problemas práticos x problemas de pesquisa

    • uso da literatura:
    • critério da inovação:
    • critério da relevância:

Prepara-se!

  • Prepara-se!

  • Mantenha registros de tudo o que faz:

    • Notas de suas idéias
    • Documentação de programas
    • Notas de aulas
    • Notas de artigo que lê.
    • Resultados obtido.
    • Entre outros.

Planeje o que vai escrever!

  • Planeje o que vai escrever!

  • Guarde as referências daquilo que resumiu.

  • Não copie/cole. Tente escrever com suas palavras.

Use palavras conhecidas e adequadas.

  • Use palavras conhecidas e adequadas.

  • Para que se tenha bom domínio, prefira frases curtas.

  • Amarre as frases, organizando as idéias. Cuidado para não mudar de assunto de repente. Conduza o leitor de maneira leve pela linha de argumentação.

    • Ex. (do que não se deve fazer):
      • Hoje em dia, a população precisa estar atenta aos possíveis focos de dengue. Destacamos algumas dicas importantes para nos prevenir.
      • O Brasil está em alerta e devemos unir forças contra o mosquito….

Você tem que expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras possíveis.

  • Você tem que expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras possíveis.

  • Não repita idéias, não use palavras demais ou outras coisas só para que aumentem as linhas.

  • Lembre-se, é fundamental pensar, planejar, escrever e reler seu texto!

Escolha do Tema

  • Escolha do Tema

    • Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa (Internos e Externos).
    • Algumas questões devem ser levadas em consideração na escolha;

  • Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal;

  • Tempo para pesquisa – cronograma;

  • Limites pessoais em relação ao tema – aprofundar-se na área de conhecimento;

  • Significância do tema escolhido – trabalho deve ser interessante;

  • Limite de tempo para conclusão – delimitar o tema;

  • Disponibilidade de material de apoio/consulta;

- Levantamento ou Revisão de Literatura

  • - Levantamento ou Revisão de Literatura

  • Localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa.

  • Deverão ser levados em conta: livros da área do tema, bem como, artigos / monografias / dissertações / teses recentes sobre o que está sendo estudado.

Locais de coletas

  • Locais de coletas

  • Determine com antecedência que bibliotecas, agências governamentais ou particulares, instituições, indivíduos ou acervos deverão ser procurados. Pesquisadores (pesquisar e-mails de quem já trabalhou com o assunto)

- Registro de documentos   

  • - Registro de documentos   

  • Esteja preparado para copiar os documentos, seja através de xerox, fotografias ou outro meio qualquer. Artigos (referências) também deverão ser registrados.

Organização

  • Organização

    • Separe os documentos recolhidos de acordo com os critérios de sua pesquisa.
    • O levantamento de literatura pode ser determinado em dois níveis:
  • a - Nível geral do tema a ser tratado.

  • Relação de todas as obras ou documentos sobre o assunto.

  • b - Nível específico a ser tratado.

  • Relação somente das obras ou documentos que contenham dados referentes à especificidade do tema a ser tratado.

O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa.

  • O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa.

  • Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa.

O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido.

  • O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido.

  • O autor criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa.

  • O Problema gera a motivação do trabalho!

Domínio do Problema

  • Domínio do Problema

  • Definição do Problema = Identificação + Enunciado

  • Identificação:

    • O que está errado? (Efeitos adversos)
    • Por que está errado? (Causas)
    • O que, Onde e Quando deseja-se realizar? (Tarefa)
    • Para que deseja-se realizar tal tarefa? (Propósito)

Exemplo:

  • Exemplo:

    • “A Esquadrilha Águia, de demonstração áerea, não tem tido boas apresentações nas competições em que participa. O Comandante da Esquadrilha detectou que este fato é devido aos novos pilotos, que não são proficientes em acrobacias, na formação de quadro aviões. Ele determinou aos seus assessores que elaborassem a Definição de Problema e escolhessem uma Alternativa de Solução que pudesse ser implantada, ainda este ano.”

O que está errado?

  • O que está errado?

  • Por que está errado?

  • O que, Onde e Quando se deseja realizar?

  • Para que deseja-se realizar tal tarefa?

Enunciado do Problema:

  • Enunciado do Problema:

    • Problema = Tarefa, A fim de Propósito
  • Um Problema pode ser enunciado ou redigido de três formas diferentes:

    • Na forma interrogativa
    • Na afirmativa
    • Na negativa

Enunciado na Forma Interrogativa

  • Enunciado na Forma Interrogativa

    • “Como capacitar (quem?) os novos pilotos da Esquadrilha Águia, (em que âmbito?) em vôo acrobático na formação de 4 aviões, (quando?), ainda este ano, (para que?) a fim de que a referida Esquadrilha faça boas apresentações nas competições em que participar?”

Enunciado na Forma Afirmativa:

  • Enunciado na Forma Afirmativa:

    • “Capacitar (quem?) os novos pilotos da Esquadrilha Águia, (em que âmbito?) em vôo acrobático na formação de 4 aviões, (quando?), ainda este ano, (para que?) a fim de que a referida Esquadrilha faça boas apresentações nas competições em que participar.”

Enunciado na Forma Negativa:

  • Enunciado na Forma Negativa:

    • (Quem?) Os novos pilotos da Esquadrilha Águia não possuem capacitação (em que âmbito?) em vôo acrobático na formação de 4 aviões, (para que?) impedindo que a referida esquadrilha faça boas apresentações nas competições em que participar, (quando?), ainda este ano.”

Exercício 01:

  • Exercício 01:

    • Usar o texto como se fosse o tema escolhido e abordar os seguintes elementos:
      • Tema
      • Problema
      • Motivação
      • Objetivo
      • Justificativa

Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta, outros preferem que ele seja descrito como uma afirmação.

  • Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta, outros preferem que ele seja descrito como uma afirmação.

  • Exemplo:

  • Tema: Como contornar a evasão escolar

  • Problema: Qual a quantidade e faixa etária dos alunos que desistem?

  • Problema: Saber o índice de evasão e a faixa etária.

Hipótese é sinônimo de suposição.

  • Hipótese é sinônimo de suposição.

  • Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa.

  • É uma pré-solução para o Problema levantado.

O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.

  • O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.

  • Exemplo: (em relação ao Problema definido anteriormente)

  • Hipótese 1: A necessidade de ajudar a família, proporciona a desistência dos alunos.

  • Hipótese 2: Os alunos desistem, após notarem que o curso escolhido não satisfaz seus anseios.

  • Hipótese 3: A desistência é gerada pela “forte” cobrança exercida pelos professores.

É o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado.

  • É o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado.

  • O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância de ser comprovada.

Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa.

  • Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa.

  • A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade de se levar a efeito tal empreendimento.

A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa.

  • A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa.

  • É sinônimo de meta, fim.

  • Deverá ser delimitado!

  • Alguns autores separam os Objetivos em Objetivo Geral e Objetivos Específicos.

Uma regra para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo:

  • Uma regra para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo:

  • Exemplos:

    • Esclarecer;
    • Definir;
    • Procurar;
    • Permitir
    • Demonstrar;
    • Quantificar;
    • Realizar;

Tema

  • Tema

    • Eu estou estudando______
  • Questão

    • porque quero descobrir/inventar como ______
  • Motivação (ter uma revisão de literatura – usar a resenha)

    • para entender/explicar como________
  • Problemas práticos x problemas de pesquisa

    • uso da literatura
    • critério da inovação
    • critério da relevância

A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.

  • A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.

É a explicação do tipo de pesquisa;

  • É a explicação do tipo de pesquisa;

  • Instrumental utilizado (questionário, entrevista etc);

  • Tempo previsto para realização;

  • Equipe de pesquisadores e a divisão do trabalho;

  • Formas de tabulação e tratamento dos dados;

  • Resumindo: tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

É a previsão do tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas.

  • É a previsão do tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas.

  • As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho.

  • Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador.

Normalmente as monografias, as dissertações e as teses acadêmicas não necessitam que sejam expressos os recursos financeiros.

  • Normalmente as monografias, as dissertações e as teses acadêmicas não necessitam que sejam expressos os recursos financeiros.

  • Os recursos só serão incluídos quando o Projeto for apresentado para uma instituição financiadora de Projetos de Pesquisa.         

Este item também só é incluído caso haja necessidade de juntar ao Projeto algum documento que venha dar algum tipo de esclarecimento ao texto.

  • Este item também só é incluído caso haja necessidade de juntar ao Projeto algum documento que venha dar algum tipo de esclarecimento ao texto.

  • A inclusão, ou não, fica a critério do autor da pesquisa.

As referências dos documentos consultados para a elaboração do Projeto é um item obrigatório.

  • As referências dos documentos consultados para a elaboração do Projeto é um item obrigatório.

  • Nelas normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultados no Levantamento de Literatura

São as palavras de uso restrito ao trabalho de pesquisa ou pouco conhecidas pelo leitor, acompanhadas de definição.

  • São as palavras de uso restrito ao trabalho de pesquisa ou pouco conhecidas pelo leitor, acompanhadas de definição.

  • Também não é um item obrigatório.

  • Sua inclusão fica a critério do autor da pesquisa, caso haja necessidade de explicar termos que possam gerar equívocos de interpretação.

Concluído o Projeto, o pesquisador elaborará um Esquema do Trabalho que é uma espécie de esboço daquilo que ele pretende inserir no seu Relatório Final da pesquisa.

  • Concluído o Projeto, o pesquisador elaborará um Esquema do Trabalho que é uma espécie de esboço daquilo que ele pretende inserir no seu Relatório Final da pesquisa.

  • O Esquema do Trabalho guia o pesquisador na elaboração do texto final.

Por se tratar de um esboço este Esquema pode ser totalmente alterado durante o desenvolvimento do trabalho.

  • Por se tratar de um esboço este Esquema pode ser totalmente alterado durante o desenvolvimento do trabalho.

  • Quando conseguimos dividir o tema genérico em pequenas partes, ou itens, poderemos redigir sobre cada uma das partes, facilitando significativamente o desenvolvimento do texto.

  • Depois de concluída a pesquisa, este Esquema irá se tornar o Sumário do trabalho final.

Título: A evasão de alunos na Educação de jovens e adultos

  • Título: A evasão de alunos na Educação de jovens e adultos

  • 1 INTRODUÇÃO

  • 1.1 Motivação

  • 1.2 Objetivo

  • 1.3 Estrutura do Trabalho

  • 2 A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • 2.1 Histórico

  • 2.2 O formato dos cursos na modalidade EJA

  • 2.3 O que é evasão escolar e como evitá-la?

  • 3 UM ESTUDO SOBRE EVASAO ESCOLAR

  • 3.1 Porque ocorre evasão?

  • 3.2 Faixa etária dos alunos

  • 3.3 Questionário da evasão

  • 4 CONCLUSÃO E TRABALHOS FUTUROS

  • 5 REFERÊNCIAS

Um Projeto de pesquisa, deve ter os seguintes itens:

  • Um Projeto de pesquisa, deve ter os seguintes itens:

  • 1 - Introdução (obrigatório)

  • 2 - Levantamento de Literatura (obrigatório)

  • 3 - Problema (obrigatório)

  • 4 - Hipótese (obrigatório)

  • 5 - Objetivos (obrigatório)

  • 6 - Justificativa (obrigatório)

  • 7 - Metodologia (obrigatório)

  • 8 - Cronograma (obrigatório)

  • 9 - Recursos (se achar necessário)

  • 10 - Anexos (se achar necessário)

  • 11 - Referências (obrigatório)

  • 12 - Glossário (se achar necessário)

Agora que você já conhece as etapas de uma pesquisa, é necessário aprender a elaborar um Projeto de Pesquisa.

  • Agora que você já conhece as etapas de uma pesquisa, é necessário aprender a elaborar um Projeto de Pesquisa.

  • O Projeto de Pesquisa é um documento que tem por finalidade antever e metodizar as etapas operacionais de um trabalho de pesquisa.

  • Nele, você irá traçar os caminhos que deverão ser trilhados para alcançar seus objetivos. O documento permitirá a avaliação da pesquisa pela comunidade científica e será apresentado para se obter aprovação e/ou financiamento para sua execução.

Um projeto deve trazer elementos que contemplem respostas às seguintes questões:

  • Um projeto deve trazer elementos que contemplem respostas às seguintes questões:

  • - o que será pesquisado? O que se vai fazer?;

  • - por que se deseja fazer a pesquisa?;

  • - para que se deseja fazer a pesquisa?;

  • - como será realizada a pesquisa?;

  • - quais recursos serão necessários para sua execução?;

  • - quanto vai custar, quanto tempo vai se levar para executá-la e quem serão os responsáveis pela sua execução?

O esquema para elaboração de um projeto de pesquisa não é único e não existem regras fixas para sua elaboração.

  • O esquema para elaboração de um projeto de pesquisa não é único e não existem regras fixas para sua elaboração.

  • No projeto de pesquisa você mostrará o que pretende fazer; que diferença a pesquisa trará para a área a qual pertence, para a universidade, para o país e para o mundo; como está planejada a execução; quanto tempo levará para a sua execução e quais as pessoas e os investimentos necessários à viabilização da pesquisa proposta.

  • Um esquema clássico de apresentação de projeto de pesquisa deverá conter:

Um Projeto de pesquisa, deve ter os seguintes itens:

  • Um Projeto de pesquisa, deve ter os seguintes itens:

  • 1 - Título da Pesquisa

  • 2 - Introdução

  • 3 - Problema / Motivação

  • 4 - Objetivos

  • 5 - Revisão de Literatura

  • 6 - Metodologia

  • 7 - Cronograma

  • 8 - Referências

A maioria dos possíveis orientadores lê apenas o título da maior parte dos textos apresentados. Por isso, ele é de alta importância.

  • A maioria dos possíveis orientadores lê apenas o título da maior parte dos textos apresentados. Por isso, ele é de alta importância.

  • Ou o título é tudo que o possível orientador vai ler sobre o assunto ou é fator que vai motivá-lo ou não a enfrentar o texto.

  • O título deve ser uma síntese precisa da proposta. Sempre deve procurar o aspecto mais específico do assunto, não o mais geral.

Neste capítulo serão apresentados o tema de pesquisa, o problema a ser pesquisado e a justificativa.

  • Neste capítulo serão apresentados o tema de pesquisa, o problema a ser pesquisado e a justificativa.

  • Contextualize, abordando o tema de forma a identificar os motivos ou o contexto no qual o problema ou a(s) questão(ões) de pesquisa foram identificados.

  • Permita que se tenha uma visualização situacional do problema. Restrinja sua abordagem apresentando a(s) questão(ões) que fez você propor esta pesquisa.

Indique as hipóteses ou os pressupostos que estão guiando a execução da pesquisa. Hipóteses ou pressupostos são respostas provisórias para as questões colocadas acima.

  • Indique as hipóteses ou os pressupostos que estão guiando a execução da pesquisa. Hipóteses ou pressupostos são respostas provisórias para as questões colocadas acima.

  • Arrole os argumentos que indiquem que sua pesquisa é significativa, importante e/ou relevante.

  • Indique os resultados esperados com a elaboração da pesquisa.

Neste item deverá ser indicado claramente o que você deseja fazer, o que pretende alcançar. Os objetivos podem ser:

  • Neste item deverá ser indicado claramente o que você deseja fazer, o que pretende alcançar. Os objetivos podem ser:

  • 3.1 OBJETIVO GERAL

  • Indique de forma genérica qual o objetivo a ser alcançado.

  • 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Detalhe o objetivo geral mostrando o que pretende alcançar com a pesquisa. Torne operacional o objetivo geral indicando exatamente o que será realizado em sua pesquisa.

Neste capítulo você realizará uma análise comentada do que já foi escrito sobre o tema de sua pesquisa procurando mostrar os pontos de vista convergentes e divergentes dos autores.

  • Neste capítulo você realizará uma análise comentada do que já foi escrito sobre o tema de sua pesquisa procurando mostrar os pontos de vista convergentes e divergentes dos autores.

  • Procure mostrar os enfoques recebidos pelo tema na literatura publicada (em livros e periódicos) e disponibilizada na Internet.

Neste capítulo você mostrará como será executada a pesquisa e o desenho metodológico que se pretende adotar: será do tipo quantitativa, qualitativa, descritiva, explicativa ou exploratória. Será um levantamento, um estudo de caso, uma pesquisa experimental, etc.

  • Neste capítulo você mostrará como será executada a pesquisa e o desenho metodológico que se pretende adotar: será do tipo quantitativa, qualitativa, descritiva, explicativa ou exploratória. Será um levantamento, um estudo de caso, uma pesquisa experimental, etc.

  • Defina em que população (universo) será aplicada a pesquisa. Explique como será selecionada a amostra e o quanto esta corresponde percentualmente em relação à população estudada.

Indique como pretende coletar os dados e que instrumentos de pesquisa pretende usar: observação, questionário, formulário, entrevistas. Elabore o instrumento de pesquisa e anexe ao projeto.

  • Indique como pretende coletar os dados e que instrumentos de pesquisa pretende usar: observação, questionário, formulário, entrevistas. Elabore o instrumento de pesquisa e anexe ao projeto.

  • Indique como irá tabular os dados e como tais dados serão analisados.

    • Gráficos, tabelas, quadros, …

Indique os passos de desenvolvimento do modelo ou produto se o trabalho estiver direcionado para tal finalidade.

  • Indique os passos de desenvolvimento do modelo ou produto se o trabalho estiver direcionado para tal finalidade.

  • A denominação Metodologia pode ser substituída por Procedimentos Metodológicos ou Materiais e Métodos.

Neste capítulo você identificará cada etapa da pesquisa: Elaboração do projeto, Coleta de Dados, Tabulação e Análise de dados, Elaboração do Relatório Final.

  • Neste capítulo você identificará cada etapa da pesquisa: Elaboração do projeto, Coleta de Dados, Tabulação e Análise de dados, Elaboração do Relatório Final.

  • Apresente um cronograma estimando o tempo necessário para executar cada uma das etapas.

Neste capítulo você elaborará um orçamento com a estimativa dos investimentos necessários, isto é, que tornem viável a realização da pesquisa.

  • Neste capítulo você elaborará um orçamento com a estimativa dos investimentos necessários, isto é, que tornem viável a realização da pesquisa.

  • Faça um quadro mostrando as Rubricas: Material de Consumo (papel A4, disquetes, cartuchos para impressora, etc.); Outros Serviços e Encargos (fotocópias, transporte, alimentação, etc.); Material Permanente (equipamentos, móveis, etc.).

  • Arrole quantidades e valores em reais (R$) e apresente um somatório com o valor global.

Neste capítulo você irá arrolar as referências bibliográficas, de acordo com a NBR 6023:2000 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

  • Neste capítulo você irá arrolar as referências bibliográficas, de acordo com a NBR 6023:2000 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

  • Faça a referência dos documentos de onde você extraiu as citações feitas na revisão de literatura.

O documento final do Projeto de Pesquisa deve conter:

  • O documento final do Projeto de Pesquisa deve conter:

  • - Capa (obrigatório);

  • - Folha de Rosto (obrigatório);

  • - Sumário (obrigatório);

  • - Texto do projeto (baseado nas características enunciadas acima) (obrigatório);

  • - Referências (obrigatório);

  •     - Anexos

  • Instrumentos de Coletas de Dados

O Questionário, numa pesquisa, é um instrumento ou programa de coleta de dados.

  • O Questionário, numa pesquisa, é um instrumento ou programa de coleta de dados.

  • Se sua confecção é feita pelo pesquisador, seu preenchimento é realizado pelo informante.

  • A linguagem utilizada no questionário deve ser simples e direta para que o respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado.

  • Não é recomendado o uso de gírias, a não ser que se faça necessário pelas características de linguagem do grupo (grupo de surfistas, por exemplo)

Todo questionário a ser enviado deve passar por uma etapa de pré-teste, num universo reduzido, para que se possam corrigir eventuais erros de formulação.

  • Todo questionário a ser enviado deve passar por uma etapa de pré-teste, num universo reduzido, para que se possam corrigir eventuais erros de formulação.

– Carta Explicação A Carta Explicação deve conter:       – A proposta da pesquisa;       – Instruções de preenchimento;       – Instruções para devolução;       – Incentivo para o preenchimento e;       - Agradecimento.

  • – Carta Explicação A Carta Explicação deve conter:       – A proposta da pesquisa;       – Instruções de preenchimento;       – Instruções para devolução;       – Incentivo para o preenchimento e;       - Agradecimento.

Para que as respostas possam ter maior significado, é interessante não identificar diretamente o respondente com perguntas do tipo NOME, ENDEREÇO, TELEFONE etc., a não ser que haja extrema necessidade, como para selecionar alguns questionários para uma posterior entrevista

  • Para que as respostas possam ter maior significado, é interessante não identificar diretamente o respondente com perguntas do tipo NOME, ENDEREÇO, TELEFONE etc., a não ser que haja extrema necessidade, como para selecionar alguns questionários para uma posterior entrevista

Formulário de itens sim-não, certo-errado e verdadeiro-falso;

  • Formulário de itens sim-não, certo-errado e verdadeiro-falso;

  • Ex.: Trabalha? (   ) Sim (   ) Não

- Respostas livres, abertas ou curtas; Ex.: Bairro onde mora: ______________________________

  • - Respostas livres, abertas ou curtas; Ex.: Bairro onde mora: ______________________________

- Formulário de múltipla escolha; Ex.: Renda Familiar:    (   ) Menos de 1 salário mínimo    (   ) 1 a 3 salários mínimos    (   ) 4 a 6 salários mínimos    (   ) 7 a 11 salários mínimos    (   ) Mais de 11 salários mínimos

  • - Formulário de múltipla escolha; Ex.: Renda Familiar:    (   ) Menos de 1 salário mínimo    (   ) 1 a 3 salários mínimos    (   ) 4 a 6 salários mínimos    (   ) 7 a 11 salários mínimos    (   ) Mais de 11 salários mínimos

- Questões mistas. Ex.: Quem financia seus estudos?    (   ) Pai ou mãe    (   ) Outro parente    (   ) Outra pessoa    (   ) O próprio aluno        Outro: __________________________________

  • - Questões mistas. Ex.: Quem financia seus estudos?    (   ) Pai ou mãe    (   ) Outro parente    (   ) Outra pessoa    (   ) O próprio aluno        Outro: __________________________________

Observações iniciais:

  • Observações iniciais:

  •     - É necessário ter um plano para a entrevista para que no momento em que ela esteja sendo realizada, as informações necessárias não deixem de ser colhidas.

  • - As entrevistas podem ter o caráter exploratório ou ser de coleta de informações. Se a de caráter exploratório é relativamente estruturada, a de coleta de informações é altamente estruturada.

Quem deve ser entrevistado

  • Quem deve ser entrevistado

  •       Procure selecionar pessoas que realmente têm o conhecimento necessário para satisfazer suas necessidades de informação

- Plano da entrevista e questões a serem perguntadas Prepare com antecedência as perguntas a serem feitas ao entrevistado e a ordem em que elas devem acontecer.

  • - Plano da entrevista e questões a serem perguntadas Prepare com antecedência as perguntas a serem feitas ao entrevistado e a ordem em que elas devem acontecer.

Pré-teste

  • Pré-teste

    • Procure realizar uma entrevista com alguém que poderá fazer uma crítica de sua postura antes de se encontrar com o entrevistado de sua escolha.

- Estabeleça uma relação amistosa e não trave um debate de idéias.

  • - Estabeleça uma relação amistosa e não trave um debate de idéias.

  • - Não demonstre insegurança ou admiração excessiva diante do entrevistado, para que isto não venha prejudicar a relação entre entrevistador e entrevistado.

  • - Deixe que as questões surjam naturalmente, evitando que a entrevista assuma um caráter de uma inquisição ou de um interrogatório policial, ou ainda que a entrevista se torne um "questionário oral".

- Seja objetivo, já que entrevistas muito longas podem se tornar cansativas para o entrevistado.

  • - Seja objetivo, já que entrevistas muito longas podem se tornar cansativas para o entrevistado.

  •  

  • - Procure encorajar o entrevistado para as respostas, evitando que ele se sinta falando sozinho.

  • - Vá anotando as informações do entrevistado, sem deixar que ele fique esperando sua próxima indagação, enquanto você escreve.

  • - Caso use um gravador, não deixe de pedir sua permissão para tal. O uso do gravador pode inibir o entrevistado.

- Relatório

  • - Relatório

  • Mesmo tendo gravado procure fazer um relatório o mais cedo possível.

  • Destaque os pontos principais da entrevista

Sugestões para uma observação

  • Sugestões para uma observação

    • Conhecimento prévio do que observar
  • Antes de iniciar o processo de observação, procure examinar o local.

  • Determine que tipo de fenômenos merecerão registros.

Planejamento de um método de registro

  • Planejamento de um método de registro

  • Crie, com antecedência, uma espécie de lista ou mapa de registro de fenômenos. Procure estipular algumas categorias dignas de observação.

  • Fenômenos não esperados

  • Esteja preparado para o registro de fenômenos que surjam durante a observação, que não eram esperados no seu planejamento.

Registro fotográfico ou vídeo

  • Registro fotográfico ou vídeo

  • Para realizar registros iconográficos (fotografias,. filmes, vídeos etc.), caso o objeto de sua observação sejam indivíduos ou grupos de pessoas, prepare-os para tal ação.

  • Eles não devem ser pegos de surpresa.

Os documentos, como fonte de pesquisa, podem ser primários ou secundários.

  • Os documentos, como fonte de pesquisa, podem ser primários ou secundários.

  •     

    • As fontes primárias são os documentos que gerarão análises para posterior criação de informações. Podem ser decretos oficiais, fotografias, cartas, artigos etc.
    • As fontes secundárias são as obras nas quais as informações já foram elaboradas (livros, apostilas, teses, monografias etc., por exemplo).

A Internet

  • A Internet

  •       A Internet representa uma novidade nos meios de pesquisa. Trata-se de uma rede mundial de comunicação via computador, onde as informações são trocadas livremente entre todos.    

Sem dúvida, a Internet representa uma revolução no que concerne à troca de informação.

  • Sem dúvida, a Internet representa uma revolução no que concerne à troca de informação.

  • A partir dela, todos podem informar a todos.

  • Mas, se ela pode facilitar a busca e a coleta de dados, ao mesmo tempo oferece alguns perigos.

  • Na realidade, as informações passadas por essa rede não têm critérios de manutenção de qualidade da informação.

Qualquer um pode colocar sua "Homepage" (ou sua Página) na rede.

  • Qualquer um pode colocar sua "Homepage" (ou sua Página) na rede.

  • Vamos supor que um indivíduo coloque sua página na "net" e o objetivo desta página seja falar sobre a História do Brasil: ele pode perfeitamente, sem que ninguém o impeça, dizer que o Brasil foi descoberto "por José da Silva, no ano de 1237".

  • Sendo assim, devemos levar em conta que toda e qualquer informação colhida na Internet deverá ser confirmada antes de divulgada.

Acessar páginas confiáveis, como:

Fichamentos

  • Fichamentos

  • O Fichamento é uma parte importante na organização para a efetivação da pesquisa de documentos.

  • Ele permite um fácil acesso aos dados fundamentais para a conclusão do trabalho.

Os registros e a organização das fichas dependerá da capacidade de organização de cada um.

  • Os registros e a organização das fichas dependerá da capacidade de organização de cada um.

  • Os registros não são feitos necessariamente nas tradicionais folhas pequenas de cartolina pautada.

  • Pode ser feita em folhas de papel comum ou, mais modernamente, em qualquer programa de banco de dados de um computador.

  • O importante é que elas estejam bem organizadas e de acesso fácil para que os dados não se percam.

Existem três tipos básicos de fichamento:

  • Existem três tipos básicos de fichamento:

    • fichamento bibliográfico;
    • fichamento de resumo ou conteúdo;
    • fichamento de citações.

Ficha Bibliográfica

  • Ficha Bibliográfica

  • É a descrição, com comentários, dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.

Ficha de Resumo ou Conteúdo

  • Ficha de Resumo ou Conteúdo

  • É uma síntese das principais idéias contidas na obra.

  • O pesquisador elabora esta síntese com suas próprias palavras, não sendo necessário seguir a estrutura da obra.

Existem dois tipos de resumos:

  • Existem dois tipos de resumos:

  • a) Informativo: são as informações específicas contidas no documento. Nesta ficha pode-se relatar sobre objetivos, métodos, resultados e conclusões. Sua precisão pode substituir a leitura do documento original.

  • b) Indicativo: são descrições gerais do documento, sem entrar em detalhes da obra analisada.

Ficha de Citações

  • Ficha de Citações

  • É a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.

Elementos Pré-textuais

  • Elementos Pré-textuais

  •     - capa (*)     - folha de rosto     - folha de aprovação     - dedicatória (*)     - agradecimentos (*)     - resumo em língua portuguesa     - resumo em língua estrangeira     - lista de ilustrações (*)     - lista de tabelas (*)     - lista de abreviações e siglas (*)     - sumário Textuais   

  •  - introdução     - desenvolvimento     - conclusão Pós-textuais    - referências     - glossário (*)     - anexos ou apêndices (*)

  • (*) - Elementos adicionados de acordo com as necessidades (opcionais). O demais elementos são obrigatórios.

ABNT

  • ABNT

  • Instituições criam seus próprios arcabouços

  • Exercício 01: Pesquisar para que serve, exemplos e se estão em vigor as seguintes normas:

    • NBR 10.520
    • NBR 6.023
    • NBR 6.034
    • NBR 14.724
    • NBR 6.022
  • Exercício 02: Conhecer o padrão adotado pela UTFPR e comparar com as normas do exercício acima.

Exercício caça ao tesouro

  • Exercício caça ao tesouro

    • Material distribuído aos alunos.

Comentários