Estrutura do paragrafo

Estrutura do paragrafo

Estrutura do Parágrafo

Prof. Régis

O PARÁGRAFO COMO UNIDADE BÁSICA DE COMPOSIÇÃO DO TEXTO

(Resumo)

Parágrafo: unidade mínima de composição de um texto.

Parágrafo-Padrão: modelo adequado para se compor um texto perfeito.

Tópico-Frasal ou Frase-Núcleo: Anúncio do tema a ser apresentado na Introdução.

Introdução: Apresentação da tese (argumentos a ser defendidos).

Desenvolvimento: As provas que comprovam cada argumento.

Conclusão: Confirmação da tese, apoiada sempre à ideia-núcleo.

Coerência: Lógica dos argumentos do texto.

Delimitação: fechar o conteúdo ao ponto de dominá-lo. Seria aproximar ao máximo o tema da sua realidade, puxando da generalização para a restrição.

Coesão: Ligação dos argumentos do texto (conjunções, preposições, pronomes, palavras sinônimas, etc.)

Concisão: expor diretamente os argumentos, sem redundância. Opta-se pelos períodos curtos para que os textos sejam bem compreendidos e para se evitar incorreções gramaticais.

Correção: tudo o que tange aos aspectos cultos na norma (concordância, regência, crase, ortografia, pontuação, etc.)

Precisão: busca pela palavra exata para o contexto. Quando não atentamos a ela, com certeza, repetimos palavras e deixamos o texto pobre.

Elementos de Ligação: expressões que concatenam as ideias de um texto, proporcionando ao leitor organização no momento da leitura.

MODELO DE PARÁGRAFOS

Gostar de política não é uma opção, mas uma necessidade. Primeiro, porque o cidadão precisa de um conhecimento político para escolher seu candidato. Depois, porque a política está presente na escola, no trabalho, enfim, na vida. Logo, torna-se fundamental o gosto por ela, pois é ela que rege a nossa existência. (Sildomar Vieira, aluno do Curso de Letras)

Desde sua origem o homem utiliza a linguagem para comunicar suas ideias. A princípio, ele desenhava nas cavernas os acontecimentos por ele vividos. Em seguida, passou a usar a fala e, por fim, inventou a escrita para registrar o que se falava. Depois disso, percebeu-se que o homem e a linguagem sempre caminharam juntos. (Luciana da Silva, aluna do Curso de Letras)

Diversos foram os benefícios políticos decorrentes da recente greve na Universidade Federal do Amazonas. Em primeiro lugar, temos que registrar o inédito envolvimento da sociedade amazonense, que de forma direta e indireta conviveu com os problemas enfrentados pela instituição. Em seguida, devemos dar destaque à ativa participação da mídia, que, sem restrições ou pruridos, colocou em evidência, para a sociedade, as mazelas e os méritos do ensino superior gratuito. Finalmente, não podemos deixar de citar os ganhos salariais, que, embora reduzidos, foram resultantes da pressão exercida pelo movimento dos docentes. Em síntese, tais conquistas nos convencem de que algo de novo está para acontecer na UFAM.

(Odenildo Sena)

O processo de elaboração de um parágrafo denominado padrão dá-se em cima de três métodos básicos. Primeiro faça uma breve apresentação do assunto, destacando os pontos que serão discutidos no desenvolvimento. Em seguida, corrobore com provas eficazes que persuadirão o leitor. E, por último, mostre uma solução de acordo com o assunto abordado. Certamente se todos seguissem esses passos os textos seriam bem mais excitantes.

(Prof. Renato Régis)

Exercícios

  1. Destaque em cada um dos parágrafos abaixo a sua FRASE-NÚCLEO ou TÓPICO-FRASAL:

DEFINIÇÃO

A coesão é a manifestação linguística da coerência. Advém da maneira como os conceitos e relações subjacentes são expressos na superfície textual. Responsável pela unidade formal do texto, constrói-se através de mecanismos gramaticais e lexicais.

DECLARAÇÃO INICIAL

O conhecimento nasceu como uma extensão do corpo, para ajudá-lo a viver. O corpo sentiu dor, e a dor fê-lo usar a inteligência a fim de encontrar uma receita para por fim à dor. O corpo sentiu prazer, e o prazer fê-lo usar a inteligência a fim de encontrar uma receita para repetir a experiência de prazer. Esse é o início do conhecimento. Foi assim que nasceu a ciência.

DIVISÃO OU DISCRIMINAÇÃO

O povoamento do sul do Brasil processou-se de dois modos diferentes: no litoral, pela vinda de colonos açorianos, que chegavam com algumas ferramentas, sementes, um pouco de dinheiro; no interior, pela chegada de famílias paulistas, que seguiam os caminhos do altiplano. O duplo aspecto do povoamento dará lugar a dois tipos de sociedade e dois tipos de economia.

ALUSÃO HISTÓRICA

Conta-se que Boabdil, último rei mouro de Granada, vencido pelos cristãos, ao lançar um olhar de despedida à bela cidade andaluza, do alto de uma das colinas que a circundam, não se conteve chorou. Sua mãe, que o acompanhava, em vez de reconfortá-lo teria, ao contrário, dirigido ao príncipe estas palavras cruéis: “Chora, meu filho, como mulher a cidade que não soubeste defender como homem .”

OMISSÃO DE DADOS IDENTIFICADORES

Numa sauna, meia dúzia de mulheres vai aos poucos se despindo: uma meia, uma frustração amorosa, uma camisa, um sentimento de inutilidade. A cena é da peça Na sauna, da inglesa Nell Dun, adaptada para o cinema por Joseph Losey e montada no teatro Villa-Lobos, no Rio, sob a direção de Bibi Ferreira.

INTERROGAÇÃO

Para que servem, afinal, as novelas? De certa maneira, para servir de espelho à sociedade que as inspira. Mas basta aparecer uma personagem que não esteja de acordo com a imagem que a sociedade idealiza sobre si mesma e chovem os pedidos moralizantes para tirar a personagem do ar.

  1. Nos parágrafos abaixo, identifique os elementos a seguir: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONLUSÃO e os ELEMENTOS DE LIGAÇÃO (caso apareçam).

Você quer aprender a elaborar um parágrafo padrão? Se sua resposta for sim, primeiro escolha um tema sobre qualquer assunto; depois, delimite esse tema, isto é, vá desdobrando-o em partes menores até chegar naquela que você domina, conhece profundamente. Então, estabeleça um objetivo. Nele deve estar inserido o motivo que o levou a redigir o parágrafo. Agora sim, elabora uma frase bem interessante sobre o assunto delimitado, daquelas frases misteriosas que estimulam a curiosidade e a sensibilidade das pessoas. Em seguida, explique claramente os seus pontos de vista e os seus conhecimentos, sempre orientado pelo objetivo. Finalmente, conclua o seu parágrafo traçando uma opinião sucinta que lembre ao leitor o seu tema e o seu objetivo. Dessa forma, é praticamente impossível não chegar à elaboração de um parágrafo que possa ser tomado como padrão. (Elen Mara dos Santos, aluna Curso de Letras/UFAM 1999)

Vale a pena visitar o centro velho de Manaus. Primeiro, devido à beleza dos casarões antigos, com sua arquitetura admirável. Segundo, aos prédios, que refletem a herança do período áureo da borracha, reportando-nos ao passado da cidade, à ‘belle époque’. Trata-se de uma viagem no tempo. (Gesilda Maria Ferreira, aluna do Curso de Letras/UFAM 2001.)

A cidade de Manaus possui lugares muito bonitos para se visitar. O teatro Amazonas e a praia da Ponta Negra, por exemplo, não devem deixar de estar no roteiro de visitas. O primeiro, mais sofisticado, encanta os olhos com sua beleza rica do período áureo da borracha; o segundo convida a um passeio informal e possui uma vista linda do Rio Negro. Quem visita Manaus não esquece essas belezas. (Mariana dos Santos, aluna do Curso de Letras/UFAM, 1999)

O atual e crescente interesse pelo canto gregoriano é notável e compreensível. Notável porque se dá numa época em que tudo o que está na moda tem de ser barulhento e acelerado, compreensível porque nenhuma outra música proporciona uma sensação de tranqüilidade e paz interior tão profunda. Os cantos tranqüilizadores conquistaram o mundo em busca de uma nova espiritualidade. (Encarte do CD Vozes da tranqüilidade, Reader’s Digest Música)

Embora goste bastante de futebol, o torcedor amazonense não prestigia os jogos locais. A primeira causa para esse crescente desinteresse é a falta de incentivo por parte do governo e da mídia local, que dão mais ênfase ao futebol do Sul e Sudeste, deixando o daqui sem muito atrativo. A segunda é a ausência de jogadores de expressão e de grandes ídolos do futebol amazonense, o que faz com que o torcedor deixe de comparecer aos estádios e prefira assistir aos jogos ‘de fora’ pela televisão. A terceira e principal causa para esse desprestígio é a falta de uma estrutura profissional local mais eficaz dentro dos clubes, que não dão aos seus técnicos e atletas condições favoráveis para desempenharem um futebol de melhor qualidade. Por tais razões, o futebol, tão apreciado pelo torcedor manauara, não se torna expressivo no âmbito local, (Edilson de S. Soares, aluno do Curso de Letras/UFAM, 1999)

As ex-primeiras-damas Evita Perón e Imelda Marcos são fortes candidatas ao posto de primeira-dama do século. Mulher de Juan Perón e maior heroina da Argentina, Evita tinha uma coleção de 1200 vestidos, 600 casacos de pele e 900 pares de sapatos. Para transportar suas roupas, chegou a usar 130 malas numa única viagem. Casada com o ditador filipino Ferdinand Marcos, Imelda não fez por menos. Seu guarda-roupa continha 3000 pares de sapatos, 200 cintas-liga, 1000 meias-calça e 500 sutiãs pretos. Pasmem: um deles é à prova de balas. As outras concorrentes que se cuidem (REVISTA VEJA, 22.12.99, p.242. Adaptação).

Ela continua impossível. A modelo britânica Naomi Campbel, famosa por armar barracos, está proibida de entrar numa loja de roupas londrina. O jornal The Independent registrou que, ao não ser reconhecida como uma cliente vip, armou um escândalo monumental no meio das araras de blazes. Foi um tal de pedir desculpas para lá e para cá. Nada, porém, acalmou a bela fera. Os proprietários cansaram da confusão e apagaram de vez o nome de Naomi da lista de celebridades. (REVISTA ISTOÉ, 28.02.01, p. 65).

TAREFA PARA CASA:

Elabore 3 (três) parágrafos padrões com os seguintes temas:

  1. A educação no século XXI;

  2. A qualidade no ensino da Universidade Federal do Amazonas

  3. Big Brother Brasil: quem será o vencedor do BBB13?

Comentários