03 - ECOLOGIA - CADEIA ALIMENTAR

03 - ECOLOGIA - CADEIA ALIMENTAR

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 1

Tanto as plantas como os animais necessitam de energia para ser usada ao longo de sua vida. Os vegetais são considerados seres autótrofos já que produzem o seu próprio alimento, por isso são chamados de produtores. Enquanto que, os animais para obter essa energia, precisam consumir vegetais ou até mesmo em alguns casos outros animais. Todo esse mecanismo de sobrevivência dá origem ao que chamamos de cadeia alimentar.

Na cadeia alimentar, como um organismo se alimenta do outro, a sua energia também é passada.

As setas indicam o sentido do fluxo de alimento na cadeia alimentar. Imagem retirada da página: http://www.editorasaraiva.com.br/eddid/CIENCIAS/explorando/5_agua_6.html

Temos dentro da cadeia alimentar, uma ordem na qual os produtores (são as plantas), os consumidores (são animais herbívoros e carnívoros), e por último os decompositores (são fungos e bactérias).

Podemos dizer que a cadeia alimentar serve para dar um equilíbrio em todos os seres vivos.

Componentes da Cadeia Alimentar: 1. Produtores: Corresponde a todos os seres vivos que realizam a fotossíntese. Na cadeia alimentar, situam-se na base e servem de alimento para os primeiros consumidores ou herbívoros.

Imagem retirada da página: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Cadeiaalimentar.php

São todos os seres autotróficos clorofilados. Exemplo: Capim, ervas, certas Bactérias e todas as algas.

Imagem retirada da página: http://7aalgas.files.wordpress.com/2008/03/algas_coleta.jpg

2. Consumidores: Se classificam da seguinte maneira: 2.1. Consumidores Primários ou de Primeira Ordem: São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, são as espécies herbívoras. Exemplos: gafanhoto, girafa, coelho, preá, gado, rato.

2.2. Consumidores Secundários ou de Segunda Ordem: São animais que se alimentam de animais herbívoros (que são os consumidores primários). Exemplo: Pássaro que se alimenta de gafanhotos, coruja que se alimenta de ratos, lagartos que se alimenta de insetos, sapos que se alimenta de insetos. 2.3. Consumidores Terciários ou de Terceira Ordem: São animais que se alimentam de consumidores secundários. Exemplos tubarão, orcas, leões, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Outro exemplo é a cobra que se alimenta de pássaro (que é um consumidor secundário).

Tubarão comendo uma foca. Imagem retirada da página: http://static.hsw.com.br/gif/planet-earth-10.jpg

3. Decompositores ou Sapróvoros ou Microconsumidores: São os saprófitas ou saprozóicos. Organismos que se alimentam de outros organismos em estágio de decomposição. A decomposição é extremamente importante para promover a transformação da matéria orgânica morta, em matéria inorgânica que passa a ser novamente aproveitada pelos produtores, ou seja, promovem a mineralização da matéria orgânica morta. Exemplos: Bactérias e Fungos.

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 2

Fungos. Imagem retirada da página: http://ipt.olhares.com/data/big/100/1003995.jpg

Imagem retirada da página e modificada: http://www.kalipedia.com/kalipediamedia/cienciasnaturales/media/200704/18/ecologia/ 20070418klpcnaecl_26.Ees.SCO.png

Fluxo de Energia nos Ecossistemas:

Todo ser vivo necessita de energia, que é utilizada para: a) construção do organismo; b) realização de suas atividades (movimentos, manutenção de temperatura, reações químicas etc.).

O sol através da luz solar é responsável pela energia externa. É feita uma transformação da energia luminosa em energia química.

A luz solar também é captada pelas algas e plantas que a utilizam na fotossíntese, assim abastecendo de energia todos os ecossistemas terrestres.

Um aspecto importante é o fato de que a quantidade de energia disponível diminui à medida que é transferida de um nível trófico para outro. O gafanhoto obtém, ao comer as folhas da árvore, energia química; porém, esta energia é muito menor que a energia solar recebida pela planta. Esta perda nas transferências ocorrem sucessivamente até se chegar aos decompositores.

Pirâmides Ecológicas:

São representadas graficamente, o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos no decorrer da cadeia alimentar. Para tal, cada retângulo representa, de forma proporcional, o parâmetro a ser analisado.

É a representação quantitativa de uma cadeia alimentar. A base da pirâmide é representada pelo produtor e em seguida temos os consumidores primário, secundário, terciário.

Os decompositores não aparecem nas pirâmides alimentares. As pirâmides são divididas em: 1. Pirâmide de Número: Representa o número de indivíduos que participam dos respectivos níveis tróficos da cadeia alimentar. Dependendo do tipo de ecossistema a pirâmide de números pode ser direta ou invertida.

Exemplo: Uma criança de 12 anos consome durante 01 ano 4,5 bezerros, e esses bezerros por sua vez consomem, durante 01 ano, 2x107 pés de alfafa.

2. Pirâmide de Biomassa: Quantidade de matéria orgânica acumulada em cada nível trófico da cadeia alimentar.

Imagem retirada da página: http://www.pauloferraz.com.br/fotosplantas/piramide_bio.jpg

3. Pirâmide de Energia: Representa a transferência de energia de energia de um nível trófico para outro. O fluxo da energia é decrescente, então quanto mais distante dos produtores, menor será a quantidade de energia útil recebida. O fluxo decrescente de energia da cadeia alimentar justifica o fato de a pirâmide apresentar o vértice voltado para cima.

Imagem retirada da página e modificada: http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/_/rsrc/1226937753456/Home/oitavoano/fluxo-de-energia-e-ciclo-de-materia/Pirâmide%20de%20energia.jpg

Fluxo da matéria: É bidirecional ou cíclico. Fluxo de energia: É unidirecional ou acíclico.

Sites pesquisados: http://www.brasilescola.com/biologia/cadeia-alimentar.htm http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-cadeia-alimentar/cadeiasalimentares.php http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-cadeia-alimentar/cadeiasalimentares-3.php http://www.editorasaraiva.com.br/eddid/CIENCIAS/explorando/5_agua_6.html http://www.todabiologia.com/ecologia/ecossistema.htm http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Cadeiaalimentar4.php http://www.suapesquisa.com/pesquisa/decomposicao.htm http://www.ficharionline.com/ExibeConteudo.php5?idconteudo=5443 http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/cadeia-alimentar/fluxo-de-energia-5.php http://www.ficharionline.com/ExibeConteudo.php5?idconteudo=5443 http://www.klickeducacao.com.br/2006/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,CLEINTE-853- 8456,0.html http://www.gwc.com.br/onda/ecologia2.htm http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cadeia-alimentar/fluxo-de-energia.php http://www.alunosonline.com.br/biologia/piramides-ecologicas/

FORMATAÇÃO E EDIÇÃO: LAST UPDATE: 13.02.2011 PROF: LIMA VERDE, HUBERTT. huberttlima@gmail.com BIOLOGIA ECOLOGIA.

Comentários