12 - ECOLOGIA - DINAMICA DAS POPULAÇÕES

12 - ECOLOGIA - DINAMICA DAS POPULAÇÕES

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 1

ECOLOGIA DINÂMICA DAS POPULAÇÕES – PARTE 01

A dinâmica de populações se torna importante para o entendimento do que ocorre nos ecossistema em equilíbrio.

População: Está relacionado a um grupo de uma mesma espécie (que pode ser animais, plantas, pessoas, objetos) que se encontra em um mesmo habitat em um determinado espaço de tempo, podendo crescer ou diminuir.

O crescimento de uma população depende de fatores como: natalidade, mortalidade, emigração, imigração, resistência ambiental.

Corresponde ao número de indivíduos por unidade de área ou volume.

Sendo que na população humana essa densidade recebe o nome de densidade demográfica, sendo que para se obter os resultados de quantas pessoas habitam em uma determinada área é realizado um censo, e que através deste é calculado utilizando uma formula logo abaixo.

ش Taxa de Natalidade: Compreende ao número de espécie nascida anualmente por cada mil habitantes em uma dada região.

ش Taxa de Mortalidade: Compreende ao número de espécie que morreu em um ano por cada mil habitantes em uma dada região.

ش Emigração: Está relacionado com o movimento feito pelo indivíduo quando deixa o local onde habitat para ir em busca de um outro local, essa mudança de habitat na maioria das vezes está ligado a melhoria de vida desse indivíduo.

ش Imigração: Está relacionado com o movimento de chegada ou entrada naquele local.

Imagem retirada da página: http://www.ufpa.br/beiradorio/arquivo/beira29/noticias/noticia3.htm

Curvas de Crescimento:

Se não existisse a mortalidade essa curva de crescimento aumentaria continuamente, e a Terra se tornaria super povoada. A capacidade de crescimento das populações biológicas é o que se denomina de potencial biótico. Esse potencial biótico pode ser baixo ou alto, no caso de ser humano teremos um potencial biótico baixo, pois apenas um descendente é gerado a cada ano. Enquanto que nos cachorros, o seu cruzamento pode resultar em mais de um descendente, tendo um potencial biótico alto.

Imagem retirada da página: http://www.cocemsuacasa.com.br/ebook/content/pictures/2002-31-143-17-I002.JPG

Porém, sabemos que não é possível que essa curva sempre aumente, pois existem fatores que dificultam o crescimento ou desenvolvimento de indivíduos, tais como espécies predadoras, a disputa pelo espaço, abrigo, comida faz com que somente as espécies mais hábeis ou com mecanismos de defesa mais eficientes vençam essa batalha e possam prevalecer dentro do ecossistema. Isso recebe a denominação de resistência do meio que é quando esses fatores limitam o crescimento de uma população, fazendo com que os tamanhos das populações permaneçam estáveis.

Imagem retirada da página: http://www.cocemsuacasa.com.br/ebook/pages/3052.htm

Crescimento populacional:

No crescimento populacional temos quatro fases que são: 01 – Fase de crescimento lento: A população ainda está se adaptando.

02 – Fase de crescimento rápido:

A população já se encontra adaptada. Havendo um crescimento numa velocidade crescente.

03 – Fase de redução do ritmo de crescimento:

Quando termina a fase que o indivíduo já se encontra adaptado, passa então a manifestar de forma mais visível a resistência ambiental. Havendo uma redução na velocidade de crescimento.

04 – Fase de equilíbrio:

Nesse caso, a população já passou pelas fases anteriores, e nessa fase o número de indivíduos apresenta poucas variações.

Tipos de População segundo a Velocidade do Crescimento

Populacional:

Dependendo da resistência da população, esta pode crescer não-controlada ou controlada. 01 – População não-controlada:

É aquela que não há resistência ambiental para seu crescimento, é uma população em que o alimento, espaço são limitados.

02 – População controlada:

É aquela que há resistência ambiental para seu crescimento, ou seja, a temperatura inadequada, a insuficiência de água, alimento, faz com que o crescimento da população de alguma forma seja afetado.

Pirâmide Etária:

A pirâmide representa a distribuição de indivíduos em uma região, é composta por retângulos na qual sua largura é proporcional ao número de indivíduos da faixa etária.

A pirâmide etária pode ser compreendida a partir de suas três partes:

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 2 a) A base: É a parte inferior da pirâmide, onde está relacionada a população jovem (0 - 14 anos ou 0 - 19 anos). b) O corpo: É a parte intermediária da pirâmide, onde está representada a população adulta (15 a 59 anos ou 20 a 59 anos). c) O cume, o ápice ou o pico: É a parte superior da pirâmide, onde está representada a população idosa ou velha (igual ou acima de 60 anos).

Imagem retirada da página: http://www.capag.info/UserFiles/Image/piramides_sudesenvolvidos(1).jpg

Exercícios Exercício retirado da página: http://www.cynara.com.br/ecologia.htm#exercecol

1) (CESCEM) “Em dois hectares de terra, foram plantadas 3.600 mudas de eucalipto.” Qual das expressões abaixo apresenta um conceito relacionado com essa afirmação? a) Sucessão ecológica. b) Competição intra-específica. c) Densidade de população. d) Nicho ecológico. e) Homeostase de populações.

2) (PUC-SP) O tucunaré, peixe trazido da Amazônia para as lagoas de captação das usinas estabelecidas ou em construção nos rios Paraná, Tietê e Grande, adaptou-se às condições locais e serviu como elemento de controle das populações de piranhas que ameaçavam proliferar nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Minas Gerais e São Paulo. O mesmo tucunaré terá sua criação incrementada na barragem de Itaipu, afastando o perigo do domínio das águas do Rio Paraná por cardumes de piranhas. A relação tucunaré-piranha pode ser considerada como um método de controle utilizado pelo homem para: a) aumento de taxa de mortalidade b) competição intra-específica. c) variação de nicho ecológico. d) alteração cíclica da população. e) controle biológico por predatismo.

3) (CESGRANRIO) O desaparecimento dos morcegos certamente levaria ao desestabelecimento de um número considerável de ecossistemas, já que esses animais apresentam comportamentos importantes para a garantia desses sistemas ecológicos. Como exemplo desse tipo de comportamento dos morcegos só NÃO se pode citar: a) dispersão de sementes b) dispersão de pólens c) predação de fungos d) predação de insetos e) disseminação de frutas

4) (CESGRANRIO) “O aumento populacional e a taxa com que ele está ocorrendo fazem temer que, cedo ou tarde, haverá falta de alimento”. a) primário b) secundário c) onívoro d) terciário e) carnívoro

5) (FMU) Em uma comunidade biológica, consideremos: I – PRODUTORES ; I – HERBÍVOROS; II - CARNÍVOROS É correto afirmar que: a) se I e I aumentarem, II diminuirá. b) se I aumentar, I e I diminuirão. c) se I diminuir, I aumentará e II diminuirá.

d) se I diminuir, I e II aumentarão. e) se I aumentar, I e I aumentarão.

6) (FCC) Considere uma cadeia alimentar constituída por fitoplâncton, peixes herbívoros e peixes carnívoros. Qual das alternativas indica corretamente o que acontece com as outras populações imediatamente após redução drástica dos peixes carnívoros?

FITOPLÂNCTON PEIXES HERBÍVOROS a) crescimento crescimento b) diminuição nenhuma alteração c) crescimento diminuição d) diminuição crescimento e) nenhuma alteração diminuição

7) (UFRN) Entre os fatores que determinam a diminuição da densidade de uma população, podemos citar: a) mortalidade e longevidade. b) imigração e emigração. c) mortalidade e imigração. d) imigração e natalidade. e) emigração e mortalidade.

8) (FCC-BA) Para calcular a densidade de uma população é necessário conhecer o número de indivíduos que a compõem e: a) o espaço que ocupa. b) a taxa de mortalidade. c) a taxa de natalidade. d) o número de indivíduos que migram. e) o número de indivíduos de outras populações da mesma região.

Gabarito: 01 – C; 02 – E; 03 – C; 04 – A; 05 – C; 06 – D; 07 – E; 08 – A.

Sites pesquisados:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081029090104AAG8b3B http://pt.wikipedia.org/wiki/Din%C3%A2mica_populacional http://pt.wikipedia.org/wiki/Popula%C3%A7%C3%A3o http://www.cocemsuacasa.com.br/ebook/pages/1628.htm http://www.colegioweb.com.br/geografia/piramides-etarias1

FORMATAÇÃO E EDIÇÃO: LAST UPDATE: 13.02.2011 PROF: LIMA VERDE, HUBERTT. huberttlima@gmail.com BIOLOGIA ECOLOGIA.

Comentários