Banco de Questões

Banco de Questões

(Parte 1 de 3)

Arquivo organizado pela equipe do PIBID Matemática – FAI – para dinamizar as aulas e também auxiliar os professores das escolas de educação básica participantes do programa na difusão e preparação dos alunos para a avaliação, bem como para a verificação das habilidades e competências exigidas em cada etapa escolar.

Adamantina Outubro/2012

Questões - SARESP - 6 ª serie/ 7º ano

1 - Milton vai preparar uma vitamina de leite com banana. Precisa de 250 mililitros de leite e uma banana para fazer um copo de vitamina. Para que Milton prepare 8 copos de vitamina, ele precisará de quantos litros de leite?

3 - Todos os polígonos abaixo foram montados com triângulos. Dessa forma, aquele cuja soma das medidas dos ângulos internos é igual a 540° é:

4 - O resultado da divisão de 4,5 por 0,3 é:

5 - Com quatro triângulos iguais ao da figura abaixo, Gustavo montou um losango. A soma das medidas dos ângulos internos do losango de Gustavo é:

(A) 720º

6 - Dividindo 1,25 por 0,5 obtemos:

7 - Observe as medidas de uma caneta, com e sem a tampa. O comprimento total dessa caneta, com a tampa, em milímetros, é igual a:

5,1 cm(A) 146.
9,5 cm(C) 166.
(D) 172

8 - Nas Lojas Compre Aqui, um microondas pode ser vendido de duas formas: à vista por R$ 299,0 ou em 12 parcelas iguais de R$ 32,15. As amigas Giovana e Mariana compraram, cada uma, um microondas nessa loja: a primeira, à vista e a segunda, a prazo. Assinale a alternativa que mostra a quantia que Mariana pagou a mais do que Giovana.

9 - Em uma corrida de 100 metros entre dois amigos, um deles percorreu a distância em 2,5 segundos, e o outro em 23,34 segundos. O vencedor da corrida chegou à frente do outro em:

10 - Vovô quer engarrafar 900 litros de vinho de um barril em garrafas de 0,75 de litro. A quantidade de garrafas necessárias é:

1 - Miguel parou em um posto para abastecer o carro e observou a seguinte tabela de preços:

Após o abastecimento, o visor da bomba indicava:

O carro de Miguel foi abastecido com (A) álcool. (B) gasolina comum. (C) gasolina aditivada. (D) diesel.

12- Pode-se calcular a medida do ângulo indicado por x na figura sem necessidade de uso do transferidor. Sua medida é igual a:

13 - Assinale a alternativa que mostra corretamente a medida do ângulo α desenhado na figura abaixo:

14 - Flávia possui quatro quebra-cabeças quadrados e deseja fazer um quadro com o menor deles. Seu quarto não é muito grande e como ela pretende pendurar o quebracabeça na parede do quarto, é importante que ela escolha o menor. O quebra-cabeça I possui área de 2500 cm², o I possui área de 0,09m², o II possui área de 16dm2 e o IV possui área de 360000 mm². Flávia deve escolher os quebra-cabeças:

(A) I(C) I.

15 - Assinale a alternativa que mostra um número compreendido entre 2,31 e 2,32.

16 - Em um jogo, o valor de cada ponto perdido é -4, e o valor de cada ponto ganho é +3. Ana perdeu 13 pontos e ganhou 15 pontos. Fazendo os cálculos, pode-se verificar que o total de pontos de Ana é:

17- Fernanda fazia os preparativos para a festa junina de sua escola e precisou da medida do perímetro do pátio. Ela observou que o pátio da escola tinha a forma de um quadrado e mediu um lado do pátio com seus próprios passos. Descobriu que um lado desse quadrado media 150 passos. Sabendo que Fernanda deu passos de aproximadamente meio metro de comprimento, pode-se afirmar que o perímetro do pátio mede, em metros, cerca de:

18 - Juliana queria comprar um pedaço de tecido para fazer um vestido. Como não tinha fita métrica, fez a medida da quantidade de tecido que precisava usando o seu palmo e obteve 7 palmos. Se o palmo de Juliana tem 18 cm, a medida do tecido de que ela precisava é:

19 - O vértice A de uma folha de papel retangular será dobrado sobre o lado BC de forma que as medidas BE e BA’ sejam iguais, como mostra a figura.

Nas condições dadas, a medida do ângulo, que é um dos ângulos internos do triângulo BA’E, é:

20 - A libra é uma unidade de massa utilizada em alguns países, como Estados Unidos, e vale, aproximadamente, 0,45 quilogramas. Um pacote enviado por uma transportadora tinha seu peso indicado em libras.

O peso desse pacote é, aproximadamente,

2 - Para facilitar o aceso à escola, a diretora mandou construir uma rampa que forma um ângulo de 15° com a horizontal.

A medida do ângulo x que a rampa faz com a vertical é:

23 - Uma jarra de suco possui capacidade, quando cheia, para servir 13 copos cheios, cada copo com capacidade para 0,2 litros. A capacidade da jarra é de:

24 - Uma polegada corresponde a cerca de 2,5 cm. Um sapato comprado no exterior possui 6 polegadas de comprimento, que corresponde a:

25 - Para fazer um suco, Lígia utilizou ⅜ de uma garrafa de água, cuja capacidade é de 1 litro. A quantidade de litros que Alice utilizou foi

26 - Dentre os números abaixo, aquele que é múltiplos de 4 e 7 é o:

27 - O número escrito no quadro abaixo é:

28 - Em uma aula sobre polígonos regulares, a professora Marta explicava para seus alunos como calcular o ângulo interno de polígonos regulares. Gustavo, que é um aluno muito esperto, pensou no octógono com todos os seus lados iguais em uma malha quadrangular, conforme ilustrado abaixo.

Rapidamente, conseguiu determinar o ângulo interno do octógono angular. Determine a medida desse ângulo.

29 - Entre as opções abaixo, o prato que tem o formato octogonal é:

30 - Reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base, valor posicional. Em qual dos números a seguir o algarismo 5 tem o valor de 500 unidades?

31 - Usar desenhos de escalas para resolver problemas do cotidiano incluindo distância (como em leitura de mapas). Eliana desenhou a planta baixa da cozinha de sua casa. Ela usou 4 cm para representar seu comprimento real, que é de 4 m. A escala que Eliana utilizou foi:

32 - Dentre os mosaicos abaixo, aquele que é formado somente por quadriláteros é:

3 - O Sr. Armando tem três carros: um carro azul, um branco e um verde que são sempre estacionados um ao lado do outro. Assinale a alternativa que mostra corretamente o número de maneiras diferentes que os cinco carros podem ser estacionados.

(A) 3(B) 4. (C) 6. (D)12.

34 - Ana possui 2 calças jeans (c1 e c2), 3 blusas (b1, b2, b3) e 2 tênis (t1 e t2). Os modos diferentes que ela pode se vestir usando uma de cada dessas peças, está parcialmente representado na árvore de possibilidades abaixo:

Seguindo a mesma representação usada na primeira parte da árvore, uma das combinações que a Ana poderá usar, indicada pelo ramo em destaque na árvore é:

35 - Luísa foi à sorveteria. Lá havia três sabores de sorvete: chocolate, morango e flocos; e dois tipos de cobertura: caramelo e chocolate.

O número de maneiras diferentes de Luísa escolher o seu sorvete com apenas um sabor e um tipo de cobertura é:

36 - Leleco deve pintar a bandeira abaixo escolhendo duas cores, uma para o círculo e outra para o restante da área da bandeira, conforme explicado na figura.

O número total de bandeiras distintas que Leleco pode pintar é:

(B) 4
(C) 5

37 - Lúcia precisava descobrir quantos números de dois algarismos distintos podem ser formados, utilizando apenas os algarismos 3, 5, 7 e 8. Ela resolveu, então, representar um diagrama de árvore para facilitar a contagem. Lúcia iniciou assim:

Chocolate

Morango Flocos

Caramelo

Chocolate Caramelo

Caramelo Chocolate

Chocolate

Amarelo ou

Azul ou verde

Preto ou Vermelho

Dezena Unidade Número 35 37 38

1ª jogada 2ª jogada

Depois de completar o diagrama, a quantidade de números de dois algarismos distintos que Lúcia encontrou foi:

(A) 8(B) 10 (C) 12 (D) 14

38 - O diagrama de árvore abaixo mostra todos os resultados possíveis quando se joga uma moeda 2 vezes para cima.

(A)8(B)7 (C)6 (D)5

Completando o diagrama para três jogadas, o número de resultados possíveis é:

39 - O quarto de Felipe estava uma bagunça e sua mãe mandou que ele o arrumasse. O menino adora Matemática e resolveu guardar seus brinquedos de uma forma diferente. Ele pegou duas caixas de papelão e escreveu: caixa A – Figuras Planas e caixa B – Figuras Espaciais. Ajude Felipe a colocar os brinquedos que lembram figuras planas na caixa A e os brinquedos que lembram figuras espaciais na caixa B. Marque a alternativa em que os brinquedos estão nas caixas certas.

(A) Caixa A: bola, foto - caixa B: dado, figurinha. (B) Caixa A: dado, foto - caixa B: figurinha, bola. (C) Caixa A: figurinha, foto - caixa B: dado, bola. (D) Caixa A: figurinha, bola – caixa B: dado, foto.

40 - A quantidade de números entre 0 e 130, terminados em 3, é:

41 - Observe os objetos abaixo e pense nas figuras espaciais que podem ser associadas a eles.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta entre os objetos e as figuras geométricas.

II II
A) esferacubo cilindro
B) esferacilindro cubo
C) cilindro esferacubo
D) cuboesfera cilindro

42 - Por ocasião das Olimpíadas de Pequim, o jornalzinho de um colégio publicou uma notícia com a seguinte manchete: “População da China é a maior do mundo com 1,307 bilhão de habitantes”. De acordo com essa informação, a população da China supera 1 bilhão de habitantes em:

(A) 307 mil(C) 307 milhões.
(B) 3,07 milhões(D) 3,07 bilhões.

43 - O esquema abaixo, na malha quadriculada de 1cm x 1cm, representa o percurso da casa do João até a sua escola. Sabendo-se que, cada 1cm na malha corresponde a 12 metros, qual é a distância real em metros que João percorre para ir a escola?

Assinale a alternativa que mostra a distância real, em metros, percorrida por João:

A) 100B) 120. C) 122. D) 132.

4 - No número 1372, foi colocado um zero entre os algarismos 3 e 7. Pode-se afirmar que, no novo número representado, o valor do algarismo 3 ficou:

(A) dividido por 10. (B) dividido por 1. (C) multiplicado por 10. (D) multiplicado por 100.

As figuras acima mostram origamis (dobraduras), vistos de frente e que Mariana faz como artesanato. Eles serão usados para construir móbiles para uma aula de Geometria. Mariana só pode usar aqueles cujas faces são trapézios e triângulos. Ela deve escolher apenas os origamis representados nas figuras:

(A) I, I(C) I, I e IV.
(B) I, II e V(D) I e V.

46 - A figura indica seis rádios e o desenho de suas vistas superior e lateral.

A tabela correta que relaciona cada rádio com suas vistas é:

47 - Para explicar aos alunos o percurso que fariam durante uma apresentação de fanfarra nas ruas próximas à escola, a professora fez um mapa, em escala.

Um alun o ficou curioso e, com a régua, mediu o percurso de I até P, encontrando 50,5 cm.Na realidade, o percurso que os alunos farão desde o início da apresentação até a parada principal é de:

48- Luiza fez uma viagem de ônibus, de São Paulo a Avaré, que durou 3 horas e 30 minutos.Se Luiza saiu de São Paulo às 7h45min, ela chegou a Avaré às:

49- O relógio abaixo marca 9 h.

Assinale a alternativa que mostra corretamente qual a medida do ângulo formado pelos 2 ponteiros, Indicado na figura.

50- Assinale a alternativa que mostra corretamente a escrita de 6/8 na forma decimal.

51- Durante uma brincadeira de adivinhação, Juliana pedia que seus amigos falassem dois números para que ela dissesse um terceiro número, que era calculado a partir da seguinte regra: Juliana usava o primeiro número como base e o segundo como expoente e então calculava a potência. Essa regra, porém, somente ela conhecia e a brincadeira era descobrir a tal regra. Nessa brincadeira, Mateus falou os números: 21 e 3, nessa ordem. Portanto, o número encontrado por Juliana foi:

(A) 504(C) 1323.
(B) 882(D) 9261.

52 - Na figura aBAIXO, AB e CD são retas que se cortam em O. A medida de AÔC é o quádruplo da medida de BÔC. A medida de AÔD é:

53 - Em uma construtora, exatamente1/5 dos funcionários são casados, e exatamente 1/7 desses funcionários que são casados têm filhos. Um valor possível para o número total de funcionários é de:

(A) 105(C) 49.
(B) 100(D) 12.

54 - Saindo da sala de aula e indo para a cantina da escola, um garoto andou 40 metros em linha reta,girou 120º para a esquerda, andou mais 20 metros, girou 150º para a esquerda, andou 10 metros echegou na cantina. O caminho feito pelo garoto pode ser representado por:

5 - Resolva a expressão a seguir e marque a alternativa que corresponde ao resultado certo.

56 - Dos poliedros abaixo, o único que tem todas as faces triangulares é:

(A) o cubo. (B) o cone. (C) o prisma de base triangular. (D) a pirâmide de base triangular.

57 - A expressão 4 x x+ pode ser escrita como:

(A) a soma de um número com o seu quádruplo. (B) a soma de um número com o seu dobro. (C) a soma de um número com a sua quarta parte. (D) a soma de um número com a sua metade.

58 - A figura abaixo representa uma pirâmide de base hexagonal

O número de vértices dessa pirâmide é:

59 - Uma pilha comum dura cerca de 90 dias, enquanto que uma pilha recarregável chega a durar 5 anos. Se considerarmos que 1 ano tem aproximadamente 360 dias, poderemos dizer que uma pilha recarregável dura, em relação a uma pilha comum:

(A) 10 vezes mais. (B) 15 vezes mais. (C) 20 vezes mais.

(D) 25 vezes mais.

60 - Se dobrarmos o volume de água contida em cada um dos recipientes indicados na figura, a altura h da água dobrará apenas no(s) recipiente(s):

(A) 4(B) 3. (C) 2. (D) 1

61- Na casa de Mariana o gasto diário de água com descargas correspondia a 5

2 da capacidade da caixa dágua. Com a troca por descargas mais econômicas, esse consumo passou a ser de 4

1 da capacidade da mesma caixa dágua. Logo, a fração da caixa dágua economizada com essa troca foi de:

62 - As barras preta, cinza e branca foram empilhadas como mostra a figura.

Sabe-se que os comprimentos das barras branca e cinza correspondem, respectivamente, a metade e a 8 7 do comprimento da barra preta. A diferença entre os comprimentos das barras cinza e branca corresponde a:

(A) 2 1 da barra preta.

(B) 5 2 da barra preta.

(C) 8 3 da barra preta.

(D) 16 5 da barra preta.

63 - Uma empresa de entregas em domicílio cobra, na grande São Paulo, R$ 5,0 fixos por cada entrega, mais R$ 0,03 por cada 1 grama. No interior do Estado, ela cobra o preço da grande São Paulo acrescido de 10%. O preço de entrega de uma encomenda de x gramas para o interior de São Paulo, em R$, é igual a:

x+(B)
(C) 1,1).03,05(x+(D)

64 - O número de faces de um prisma, em que a base é um polígono de n lados é:

65 - Imagine uma pirâmide cuja base é um polígono de 203 lados. O número de arestas desta pirâmide é:

+ y então y vale:

(A) – 2(B)
(C)

67 - Observe a caixa representada abaixo:

Uma planificação dessa caixa é:

68- Ester utiliza diariamente o trem para ir de casa para o trabalho. Ela sabe que, de segunda a sexta, trens passam de 7 em 7 minutos. Ela costuma pegar o trem que passa às 7 horas. Certo dia, ela acordou atrasada e pegou o trem do primeiro horário depois das 8 horas. Determine o horário em que Ester pegou esse trem.

69 - A forma geométrica espacial que pode ser associada à planificação abaixo é:

(A) um cilindro. (B) uma pirâmide de base pentagonal. (C) um prisma de base pentagonal. (D)um paralelepípedo.

70 - Na eleição para a escolha do representante da turma de Carolina, concorreram três candidatos e todos os 36 alunos votaram, não havendo votos nulos nem votos em branco. O 1º colocado obteve o triplo dos votos dados ao 2º colocado. Já o último colocado recebeu apenas 4 votos. O número de votos conquistados pelo vencedor foi:

(A) 12(B) 18 (C) 24 (D) 36

71 - Calculando o valor da expressão 52515

(B)
(D)

72 - Na rua onde Clara mora, há 70 construções, entre casas e prédios. O número de casas é igual a 5 9 do número de prédios.

O número de casas nesta rua é:

73 - Numa adição de três parcelas, a primeira é 2 1 da segunda e esta segunda parcela é

1 da terceiraSe a soma é 297, as parcelas são:
(A) 27, 54 e 162(C) 81, 9 e 162.
(B) 3, 6 e 198(D) 27, 54 e 198.

74 - A soma da idade de Carlos e João é 45 anos. Sabendo que a idade de Carlos é o dobro da idade de João, podemos dizer que a idade de Carlos é:

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