Lactus para windows

Lactus para windows

Universidade Estadual do Maranhão

Centro de Ciências Agrárias – CCA

Departamento de Zootecnia Disciplina: Computação na Zootecnia/ Saulo Arcangeli

SOFTWARE APLICADOS A ZOOTECNIA - Lactus 1.02 (Sistema para controle de rebanho leiteiro)

Discentes: Luciana de Paula Costa Lima – 1159106 Elison Silva de Macêdo – 1159112 Rogério Cardoso – 1159116 Antonio Jayro Martins de Lima – 1159123

São Luís - MA 2014 página

INTRODUÇÃO 03

LACTUS PARA WINDOWS 04 HISTÓRICO

GERÊNCIA DE ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS 05

INTERFACE COM O USUÁRIO (MS-DOS x WINDOWS) 06

CONCLUSÃO 09

O desenvolvimento de software deve ser realizado com o máximo envolvimento possível do usuário e iterativamente, propiciando testes e avaliações desde as fases iniciais. São os princípios de projeto de interação humano-computador centrado no usuário (Preece et al., 1997). Um exemplo, a ser tratado nesse trabalho é o software "Lactus - Sistema para o Controle de Rebanho Leiteiro" que possui a finalidade de apoiar o gerenciamento do rebanho bovino de propriedades produtoras de leite fazendo uso das recomendações dos profissionais em sistemas de produção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A primeira experiência foi no desenvolvimento da versão do Lactus para sistemas operacionais compatíveis com o MS-DOS, sem grande preocupação com aspectos de usabilidade e outros (Figura 1a). Posteriormente, no porte para a versão Windows, o intuito foi aproveitar adequadamente os elementos de interface gráfica do novo ambiente operacional, segundo estratégias para interação humano-computador, eliminando deficiências e restrições indicadas pelos usuários da primeira versão e incluindo novas funcionalidades solicitadas (Figura 1b). A última versão, 1.02, foi liberada em 1999, no contexto do projeto fábrica de software e licenciado como software livre.

Figura 1: Software Lactus, sistema operacional: a) MS-DOS e b) Windows

O Lactus, inicialmente para o sistema operacional MS-DOS, foi projetado para um único produtor com seu rebanho em sua fazenda. A versão Windows permite também, como potenciais usuários, zootecnistas, médicos veterinários, outros profissionais que prestam assistência técnica a mais de um produtor e cooperativas. Além desses, um produtor com mais de uma fazenda ou com mais de um rebanho numa mesma fazenda deve ser considerado como um potencial usuário.

A gerência de sistemas de produção agropecuários pelo software Lactus 1.02 funciona como um sistema reativo. Onde eventos realizados preveem a ocorrência de novos eventos. A Embrapa Informática Agropecuária, baseada neste modelo, criou uma metodologia para o desenvolvimento de aplicativos voltados para este domínio.

O gerenciamento por computador de um sistema de produção será baseado no fluxo de informação esquematizado na Figura 2. No início do período, o responsável pela operação do programa emite relatórios com previsões de eventos para um intervalo de tempo de sua escolha. O produtor ou responsável, de posse desses relatórios, impresso do formato de planilhas, leva-os "a campo", onde são preenchidos os dados sobre a realização dos eventos. Com os relatórios preenchidos, o operador confirma no computador os eventos que ocorreram, ajustando os dados de acordo com o que foi realizado em campo. A partir da confirmação dos eventos realizados, novas previsões de eventos são geradas e assim sucessivamente.

Figura 2: Ciclo de gerência de um sistema produtivo.

Por exemplo, (acompanhe o evento na figura 3) ao cadastrar uma vaca prenhe, é agendado o parto. Ocorrendo o parto e este sendo confirmado no computador, a vaca inicia uma lactação e é programado o primeiro controle leiteiro. Confirmado o primeiro controle, programa-se o próximo e, depois, confirmado este, programa-se o próximo, sucessivamente.

Figura 3. Ciclo de gerência do sistema produtivo no Lactus 1.02.

INTERFACE COM O USUÁRIO (MS-DOS x WINDOWS)

A versão MS-DOS do Lactus, fundamental na validação da modelagem por eventos das aplicações agropecuárias, possui deficiências e restrições.

Os dados de reprodução e produção, por exemplo, na versão MS-DOS são registrados junto com os dados do animal, o que foi apontado pelos seus usuários como dificuldade no cadastramento inicial de implantação do sistema automatizado, pois, geralmente, num controle manual, esses dados são mantidos em fichas de papel separadas. Na versão Windows, os dados de reprodução e produção são registrados num formulário separado. Eles podem ser informados no momento do cadastramento dos dados gerais de uma fêmea ou podem ser registrados posteriormente. O formulário é aberto quando acionado o botão ‘Reprodução/Produção’ (Figura 4).

Figura 4: Formulário de cadastramento de animais na versão Windows

Na versão Windows, a opção de confirmação de eventos previstos foi colocada num nível abaixo da opção específica para a qual se está querendo confirmar a ocorrência dos eventos. Na Figura 5, corresponde à opção ‘Previstos’ no nível inferior à opção ‘Parto’.

Figura 5: Estrutura de menus dos eventos na versão Windows.

A Figura 6 ilustra o relatório de partos previstos do Lactus para Windows, que pode ser comparado com o relatório da versão MS-DOS (Figura 7). O novo relatório possui mais informações e mais espaço para preenchimento dos dados sobre a ocorrência do parto. A figura exibe todo o relatório, que é emitido no formato paisagem.

Figura 6. Relatório de partos previstos na versão WINDOWS. Figura 7. Relatório de partos previstos na versão MS-DOS.

O software Lactus 1.02, embora esteja em uma tecnologia antiga, comparada aos sistemas operacionais atuais, ainda existe uma demanda para o uso do sistema, já que possibilita de forma prática e simples o acompanhamento do rebanho leiteiro.

Atualmente, a Embrapa Informática Agropecuária desenvolve uma programação online baseado nesse software, para construção de um novo sistema.

Título: Desenvolvimento de uma aplicação web para gestão de uma propriedade de gado leiteiro

Autores: Renato Silva dos Santos, Marcos Cezar Visoli, Carlos Alberto Alves Meira e

Isaque Vacari.

Ano: 2010 Disponível: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/868917/1/p053.pdf _

Título: Software para Gerência de Atividades Agropecuárias: Experiência no Projeto da

Interface com o Usuário

Autores: Carlos Alberto Alves Meira, Luís Celso de Sena, Renato Fileto e Sílvia M. F.

Silveira Massruhá

Ano: 2001 Disponível: http://agrosoft.com/trabalhos/ag99/artigo50.htm _

Título: Lactus para Windows Autores: Carlos Alberto Alves Meira Ano: 1998 Disponível: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/6692/1/CNPTIACOM.TEC.598.pdf

Comentários