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Guias e Dicas
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av2 Análise organizacional, Notas de estudo de Engenharia Naval

Analise Organizacional

Tipologia: Notas de estudo

2014

Compartilhado em 24/11/2014

leandro-lopes-99
leandro-lopes-99 🇧🇷

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Baixe av2 Análise organizacional e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Naval, somente na Docsity! DELEGAÇÃO, CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO 1 – Qual o conceito de delegação e como pode ser utilizado de forma otimizada pela empresa? R: É o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada. A autoridade deve ser delegada, confiada até o ponto, e na medida necessária, para realização dos resultados esperados. A autoridade deve ser proporcional ao nível de responsabilidade alocada na função concebida. A responsabilidade, culpa, carga, imputabilidade não pode ser delegada, confiada, pois nem o chefe nem o subordinado podem livrar-se, totalmente, de suas obrigações, designando outros para realiza-las. A Clareza na delegação é fundamental, com designação precisa, entendida e aceita por todos os envolvidos no processo. Importância: - Permite coordenar trabalhos mais complexos e de abrangência maior; maior produtividade da equipe de trabalho, por meio de maior motivação, menor tempo de espera para a tomada de decisões, maior desenvolvimento da equipe e maior interação entre as unidades organizacionais; Permite amplitude de controle mais adequada; exige melhor planejamento e programação de atividades e proporciona condições para isso, pois o chefe que delega tem mais tempo para executar suas tarefas prioritárias; permite melhor aproveitamento dos recursos; proporciona maior segurança para empresa, pois, quando o chefe deixa a empresa, existem subordinados treinados e em condições de substituí-lo de maneira adequada. 2 – Quais os conceitos de descentralização e centralização nas empresas? Centralização – É a maior concentração do poder decisório na alta administração de uma empresa. Ocorre para: manter maior nível de integração das atividades; uniformidade de decisões e ações; melhor administrar as urgências; quando o executivo não quer uma segunda pessoa que lhe faça sombra; quando a estrutura da empresa não possibilita a descentralização, para aumentar o nível de controle das atividades da empresa. As vantagens são: menor número de níveis hierárquicos; melhor uso dos recursos humanos, materiais, equipamentos e financeiros; melhor possibilidade de interação no processo de planejamento, controle avaliação; maior uniformidade em termos de processos técnicos e administrativos; decisões estratégicas mais rápidas e maior segurança nas informações. Descentralização – é a menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa, sendo, portanto, o poder mais distribuído por seus diversos níveis hierárquicos. Os motivos são: a carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou demasiadamente complexa; a situação anterior provoca lentidão, vagareza no processo decisório; pela maior ênfase que a empresa quer dar à relação produtos versus segmentos de mercado; para encorajar o processo decisório de seus executivos lotados na média e baixa administração; para proporcionar maiores participação, motivação e comprometimento dos executivos e funcionários da empresa. Principais considerações: grau de confiança dos chefes sobre seus subordinados; capacidade dos subordinados; nível de treinamento e preparo da chefia; forma de atuação das unidades organizacionais de assessoria. Vantagens: maior especialização nas diferentes unidades; menor exigência de tempo nas informações e decisões; maior tempo à alta administração para outras atividades; efeito competitivo para aumentar a produtividade e a qualidade; facilidade de definição de objetivos e metas para as unidades e as pessoas; maior desenvolvimento das pessoas no aspecto administrativo e decisório; maior participação, motivação e comprometimento; atendimento mais rápido às necessidades da empresa e das unidades; tomadas de decisões mais próximas da ocorrência dos fatos; diminuição de conflitos entre os vários níveis hierárquicos; maior número de ideias inovadoras. Desvantagens: inabilidades de algumas pessoas em manter observação sobre as modificações das condições locais ou de uma operação complexa, provocando decisões sem visão de conjunto; sistema inadequado no sentido de compreensão do desenvolvimento dos subordinados; possibilidade de efeitos negativos; maior necessidade de controle e coordenação; risco de duplicar esforços para executar determinadas atividades; maior dificuldade de normatização e de padronização; maior ineficiência na utilização de recursos – humanos, financeiros, materiais e equipamentos – da empresa; maior dificuldade de coordenação de atividades que envolvem alto nível de interdependência. Diferença entre descentralização e delegação: Descentralização Delegação Ligado ao cargo Ligada à pessoa Geralmente, atinge vários níveis hierárquicos Atinge um nível hierárquico Caráter mais formal Caráter mais informal Abordagem menos pessoal Abordagem mais pessoal Mais estável no tempo Menos estável no tempo Processo de descentralização: Coloca a autoridade de decidir nos pontos mais próximos de ocorrência das ações; é provável que obtenha resultados gerais melhores conseguindo conhecimentos maiores e mais diretamente aplicáveis bem como compreensão mais oportuna ao tomar o maior número de decisões; funciona se há delegação real de autoridade sem a preocupação com seu relato minucioso ou, o que seria pior, com sua verificação prévia; exige a confiança de que os que estão em posição descentralizada tenham a capacidade de decidir, corretamente, a maioria dos casos, sendo que tal confiança começa no nível executivo; compreensão de que o principal papel da assessoria é dar apoio às unidades organizacionais de linha, mediante número relativamente pequeno de pessoas especializadas, de modo que as decisões sejam corretas; percepção de que o agregado de muitas decisões, individualmente corretas, será melhor para a empresa e para o mercado do que decisões planejadas e controladas a partir do poder central; autoridade não pode ser retida; a descentralização precisa ser aceita em todos os níveis hierárquicos da empresa. A descentralização pode levar a um aumento de produtividade. • Não confundir: Delegação entende–se confiar a responsabilidade e autoridade a alguém. • Descentralização é a sistemática delegação de autoridade em todo o contexto da organização. • Dispersão ou desconcentração geográfica é a separação física das atividades em diversas instalações relativamente distantes. Pode haver delegação para determinados casos, sem haver descentralização e pode haver descentralização sem separação física das atividades e vice – versa. AMPLITUDE DE CONTROLE Capacidade de supervisionar, acompanhar um determinado número de colaboradores, pois quanto maior a amplitude de controle, maior o número de funcionários e, consequentemente menor a atenção e controle que o superior pode atribuir a eles. Fatores que influenciam a amplitude prática de controle nas empresas, entre os quais podemos citar: As atribuições pessoais do chefe; as habilidades pessoais dos chefes em lidar com os subordinados; o nível de capacitação profissional do chefe; o nível de mutação da empresa perante o ambiente; o nível de estabilidade interna da empresa; a habilidade dos subordinados em se relacionar com as pessoas da empresa; o nível de capacitação
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