LIDERANÇA EM ENFERMAGEM.

LIDERANÇA EM ENFERMAGEM.

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Professor: Gerson de Souza enf.gerson@hotmail.com

1. Conceitos de liderança

Liderança é um processo em que há algum nível de influência de uma pessoa sobre outra, ou sobre um grupo, para que objetivos sejam alcançados em uma situação.

Quanto à liderança em enfermagem é importante que o enfermeiro concilie os objetivos organizacionais com os objetivos de seu grupo, para que seja aprimorada a prática profissional e, consequentemente, uma assistência de enfermagem adequada à equipe, aos pacientes e à instituição.

Quanto ao contexto atual da Enfermagem e observando o quanto esta é uma profissão recentemente instituída, as ações do enfermeiro estão ligadas a dois tipos de atividades: ASSISTÊNCIA ADMINISTRAÇÃO

Quanto as atividades assistenciais, as ações são direcionadas para o tratamento médico prescrito ao paciente e, também á prescrição de enfermagem (higiene, conforto e segurança do paciente).

Em relação às atividades administrativas teremos ações voltadas à organização do trabalho da equipe de enfermagem e ações de natureza pedagógica

(como, por exemplo, a educação continuada.

2. PERFIL DE UM LÍDER

Antigamente entendia-se líder como aquele que já possui um perfil nato para liderar. Os estilos de líderes são variáveis conforme a situação na qual o indivíduo, frente a uma equipe, se encontra.

Historicamente, desde que foi instituída a

Enfermagem como profissão que possui embasamento científico, por influência nightingeliana, temos então desde a época da guerra da Criméia, por parte do enfermeiro deste molde, um modelo de natureza autocrática e extremamente centralizadora. Contudo, esta posição nas últimas décadas tem sido revista pelos estudiosos da Administração em saúde.

A imagem de um líder é construída de modo paulatino, sendo sempre necessário desenvolver algumas características com o objetivo de consolidar ainda mais a sua liderança.

Quanto aos vários estilos de liderança, de acordo com a visão filosófica em questão, enfatizo três formas de trabalhar na enfermagem, as quais são baseadas no estilo autocrático, no estilo democrático e no estilo liberal.

Entre os mais diversos estilos existentes que a

Administração discute, há de se propor a ideia de que não existe um estilo ideal o qual se pode dizer que esta forma de administrar suprima outra, porém esta pode ser a melhor para o grupo ou instituição conforme a situação corrente.

A liderança autocrática possui poder centralizador, ou seja, em poucos indivíduos, sendo que a participação dos demais acaba sendo anulada ou diminuída.

Neste estilo o foco do indivíduo está dentro das tarefas tornando-se então uma forma de trabalhar voltadas em suas próprias decisões, sendo tolhido qualquer ato decorrente de ideia de outrem.

Quanto ao estilo de liderança liberal

(laissez-faire), temos, então, a situação totalmente oposta, em que o foco das decisões paira sobre os subordinados, sendo aberto o espaço para organização e debate de diretrizes.

E por último temos a liderança democrática, na qual líder e subordinado possuem participação nas decisões grupais, sendo então dado o espaço para o debate, porém com assistência do líder frente às decisões. Em seus mais diversos níveis de influência que uma pessoa pode exercer, temos os seguintes processos:

Processo individual: centrado no líder em si. Processo didático: passaremos a ter uma troca a nível um pouco mais complexo envolvendo dois indivíduos, erando troca de informações frente à comunicação

Processo grupal: no qual acontecerá então a influência do líder frente ao grupo e vice-versa.

A partir deste ponto pode se evidenciar o quanto as situações e as posições das pessoas envolvidas podem definir a qualidade da gerência em uma instituição, pois há uma nítida relação entre liderança, motivação e poder, sendo que, para isso, o líder deve ser dinâmico e flexível, utilizando diferentes modelos de atuação conforme a situação encontrada.

3. A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NA LIDERANÇA

A comunicação consiste em um processo no qual ocorre a troca de informações entre dois ou mais indivíduos, tornando uma mensagem comum aos envolvidos. Tal processo está envolvido com a transmissão das informações e a compreensão recíproca.

Um dos focos a serem analisados dentro da questão da liderança em

Enfermagem é a comunicação, a qual deve estar presente na logística das pessoas envolvidas nas

instituições. A comunicação em seus mais diversos níveis é um excelente indicativo (não obstante que deva ser o

A comunicação eficaz é uma das bases que devem fazer parte da gestão do enfermeiro-líder, pois esta também contribui para as relações interpessoais saudáveis. Pois através da comunicação eficaz é que uma pessoa pode exercer influência sobre outras, o que faz do ser humano um ser político.

A comunicação é uma importante ferramenta para o aprendizado, sendo que o enfermeiro deve ser um ouvinte atento e ser reflexivo após questionar e receber informações.

Tais atitudes ao serem executadas por um líder, podem evitar que problemas acabem tomando maiores dimensões.

A comunicação é um importante elemento de liderança, sendo que, além da mensagem ser clara, é importante também o modo pela qual ela será transmitida, pois justamente esse importante detalhe irá pesar futuramente de modo positivo ou negativo dentro da instituição envolvida, no que diz respeito a pontos a serem melhorados nas avaliações de desempenho.

4. DESAFIOS NA LIDERANÇA DE ENFERMAGEM

A enfermagem é uma área propícia para o desenvolvimento da liderança, pois o trabalho é desenvolvido por um grupo de pessoas com formação diversificada, ou seja, desde o nível elementar até o nível superior, cabendo ao enfermeiro a responsabilidade de coordenar as atividades exercidas pelos demais membros da equipe de enfermagem.

Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente. Para liderar, você dever servir.

O questionamento sobre liderança é fundamental para a enfermagem desenvolver ações relacionadas à competência e à habilidade do enfermeiro líder em estabelecer comunicação e a ações diretivas visando á participação das pessoas no alcance das metas desejadas pelo grupo de trabalho e a organização.

As instituições hospitalares têm exigido dos enfermeiros a habilidade de liderar.

Certamente por meio de bons líderes haverá formação de um grupo de pessoas comprometidas com a visão, a missão e os objetivos de uma organização.

Ela poderá gerenciar a assistência prestada ao paciente, exercendo, consequentemente, influência na equipe de enfermagem, médica e outros membros que integram o serviço, ou seja, mais uma vez fica clara a importância da liderança

5. EXPECTATIVAS PARA UM LÍDER

O que mais as pessoas esperam de um líder é que ele desperte confiança, que seja digno do crédito, demonstrando coerência com a filosofia empresarial e congruência em suas ideias discursos e ações; a lealdade e o comprometimento dos seguidores pode depender da credibilidade percebida. Sem confiança é difícil, se não impossível, conservar um bom relacionamento.

O serviço de enfermagem tem a missão de desenvolver líderes e fazer um elo de comunicação entre os clientes e a organização. Os requisitos básicos para atuação dos enfermeiros são: ter capacidade de liderança e saber trabalhar em equipe. Nessa perspectiva, a liderança deve estar pautada nos valores pessoais, de maneira que contribua para a transformação do ser humano, em busca de um mundo melhor.

É preciso que o líder reconheça a importância do trabalho em grupo, estimulando o ótimo convívio entre seus membros e exercendo uma liderança concisa ética e capaz de influenciar os outros, para a superação e o alcance dos objetivos determinados.

O comportamento do líder gera um reflexo no desempenho do grupo de trabalho, pois geralmente a equipe se espelha no modelo que acredita ou percebe como necessário para a execução de suas práticas de atendimento da clientela.

Como devem ser as relações entre líderes e seguidores?

A formação de um vínculo social entre o líder e os liderados consiste em uma condição crucial para o seu ajustamento nas diferentes circunstâncias de trabalho; entretanto, a formação deste vínculo poderá ocasionar sentimentos positivos ou negativos, ou seja, “o vínculo da liderança só ocorrerá de maneira produtiva quando as ações do líder forem ao encontro das expectativas do subordinados e vice-versa”.

A incapacidade do líder de perceber as necessidades e expectativas dos liderados impedirá a formação do vínculo e consequentemente, gerará sensações de inadequação e inutilidade não só nos liderados como também no próprio líder.

Para alcançar os objetivos comuns é imprescindível que todos os componentes de um grupo tenha motivação.

A motivação ocorre paralelamente à satisfação no trabalho. ressaltando a importância das relações humanas na satisfação do trabalho, essas podem ser adquiridas na associação com os outros e um trabalho que tem sentido permite encontrar pessoas com quem os contatos podem ser francos, honestos, com quem se pode ter o prazer de trabalhar mesmo em projetos difíceis.

Assim, o êxito do líder está relacionado com a habilidade de comunicar-se com os outros. No futuro, os líderes aprenderão a ouvir, observar tendências e perceber as necessidades de outras pessoas.

7. Qual é a importância do líder nas organizações

Vivemos um período de mudança histórica, no qual antigas respostas são inadequadas para novas realidades.

O discurso atual consiste em delegação de poderes, alianças, equipes, envolvimento, parcerias, negociações e exploração da motivação humana. Isso trouxe uma nova linguagem, uma nova abordagem de liderança.

Tendo em vista que a equipe de enfermagem e o objetivo único de garantir uma assistência de qualidade, a liderança do profissional deve ser fundamentada no conhecimento das necessidades dos pacientes e no conhecimento das habilidades, características individuais e necessidade dos membros da equipe.

A liderança contribui para o envolvimento, a satisfação e a motivação transformem a atividade profissional dos membros da equipe de enfermagem numa atividade prazerosa, pois a jornada de trabalho e a remuneração são fatores relevantes para o descontentamento profissional.

O enfermeiro é contratado na instituição para coordenar uma equipe. Em uma unidade hospitalar o paciente está exposto a um ambiente desconhecido. O desenvolvimento do trabalho nas diversas unidades de um hospital exige principalmente ações entre duas equipes, médica e de enfermagem. Somando a estes aspectos, a área da saúde, em constante evolução tecnológica, utiliza inúmeros equipamentos para o atendimento das diferentes especialidades médicas.

Assim, o hospital apresenta-se como um ambiente repleto de situações e expectativas diversificadas, que podem resultar em fracassos ou vitórias.

Isto deixa claro a importância da atuação do enfermeiro que deve implementar ações baseadas em um processo de trabalho planejado com uma série de passos integrados para oferecer uma assistência adequada ao paciente, ao atendimento da equipe cirúrgica e às necessidades da equipe de enfermagem.

Neste cenário entendemos que o enfermeiro, para desempenhar o seu trabalho, deve saber conduzir a equipe de enfermagem para obter o melhor resultado na assistência como um todo.

Para o bom funcionamento de uma unidade, o trabalho em equipe é primordial, pois, em situações que exigem a combinação em tempo real de múltiplos conhecimentos, experiências e julgamentos, inevitavelmente uma equipe alcança resultados melhores do que um conjunto de indivíduos atuando de acordo com as suas competências e responsabilidades.

Segundo os autores da Liderança

Situacional, (Hersey Blanchard) este modelo baseia-se numa inter-relação entre a quantidade de orientação e direção que o líder oferece, a quantidade de apoio socioemocional dado pelo líder e o nível de maturidade dos subordinados no desempenho de uma tarefa, função, ou objetivo específico.

Comportamento tarefa: é definido como a medida com que o líder dirige as pessoas, dizendo-lhe o que fazer, quando fazê-lo e como fazê-lo. Significa estabelecer-lhe objetivos e definir os seus papéis.

Comportamento de relacionamento: é definido como a medida com que um líder se empenha em comunicar-se bilateralmente com as pessoas, dando-lhe apoio, encorajamento e reforço. Significa ouvir ativamente as pessoas e apoiar-lhes os esforços.

Maturidade dos liderados: é definida como a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.

Este conceito inclui duas dimensões: maturidade de trabalho (capacidade) e maturidade psicológica (disposição).

a maturidade de trabalho refere-se à capacidade de fazer alguma coisa, ou seja, está relacionada com o reconhecimento e a capacidade técnica.

A maturidade psicológica está relacionada com a disposição ou motivação para realizar alguma coisa.

Essas dimensões de maturidade devem ser consideradas somente em relação a uma tarefa específica a ser realizada.

O estilo de liderança que o líder deve adotar com indivíduos ou grupos depende do nível de maturidade da pessoa que deseja influenciar.

Assim os autores da Liderança Situacional propõem quatro estilo de liderança, quais sejam: determinar, persuadir, compartilhar e delegar.

O estilo de liderança que o líder deve adotar com indivíduos ou grupos depende do nível de maturidade da pessoa que deseja influenciar. Assim os autores da Liderança Situacional propõem quatro estilo de liderança, quais sejam: determinar, persuadir, compartilhar e delegar. Cada estilo é uma combinação, de tarefa e de relacionamento.

A maturidade do liderado é apresentada também em quatro níveis: baixo (M1), baixo a moderado (M2), moderado a alto (M3) e alto (M4).

O estilo de liderança apropriado a cada um dos quatro níveis de maturidade dos liderados inclui a dosagem certa de comportamento de tarefa (direção) e comportamento de relacionamento (apoio).

É um estilo de liderança indicado para liderado com maturidade baixa (M1), ou seja, pessoa que não tem capacidade e vontade para realização de determinada tarefa. Neste estilo o líder define a tarefa e especifica o que a pessoa deve fazer, como, onde e quando executar. Esse estilo implica um comportamento de tarefa alto e relacionamento baixo.

Este estilo é indicado para liderado que não tem capacidade, mas sente disposição para assumir responsabilidades, maturidade entre baixa e moderada (M2) o líder com este estilo oferece uma liderança diretiva devido à falta de capacidade do liderado, mas também oferece apoio para reforçar sua disposição e seu entusiasmo. Este estilo envolve comportamento alto de tarefa e de relacionamento.

Este estilo de liderança é indicado para liderado com maturidade entre moderada e alta (M3) o liderado com este nível de maturidade tem capacidade, mas não está disposto a fazer o que o líder deseja. O estilo chama-se compartilhar porque o líder e o liderado participam juntos da tomada de decisão, sendo que o líder tem o papel de facilitar a tarefa e a comunicação. Este estilo envolve comportamento de relacionamento alto e tarefa baixo.

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