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Guias e Dicas
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Auditoria ao ciclo de vendas, Notas de estudo de Gestão Industrial

Autor: Helldriver Rapper aka Sergio Alfredo Macore

Tipologia: Notas de estudo

2016

Compartilhado em 27/04/2016

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sergio-macore-9 🇧🇷

4.5

(30)

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Baixe Auditoria ao ciclo de vendas e outras Notas de estudo em PDF para Gestão Industrial, somente na Docsity! FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados CLIENTES E VENDAS FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 1. Definições 2. Contas do plano oficial de contabilidade 3. Objectivos gerais de auditoria 4. Procedimentos de auditoria 4.1 Tipos e exemplos de procedimentos 4.2 Aprovação da venda 4.3 Documentos relacionados com a venda 4.4 Controlo das dívidas a receber 5. Descontos concedidos a clientes 6. Provisões para cobranças duvidosas 7. Rácios de análise económico financeira 8. Informações a divulgar no anexo Índice FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados Proveitos (DC 26) “O conceito de rédito é menos amplo que o de proveito, na medida em que aquele tem de ser gerado internamente, enquanto o proveito pode não o ser. São, por exemplo, os casos dos subsídios ao investimento e dos donativos.” 1. Definições FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 1. Definições  Ainda O IASC (estrutura conceptual) PROVEITOS: “São os aumentos nos benefícios económicos durante o período contabilístico na forma de influxos ou melhorias de activos ou de diminuições de passivos que resultem em aumentos no capital próprio, que não sejam os relacionados com as contribuições dos participantes no capital próprio.” FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados GANHOS: “Os ganhos representam outra classe que satisfaz a definição de proveitos e podem, ou não, provir do decurso das actividades correntes (ou ordinárias) de uma empresa. Os ganhos representam aumentos nos benefícios económicas e como tal não são de natureza diferente dos réditos. Daqui que não sejam vistos como constituindo classe separada nesta estrutura conceptual.” 1. Definições FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 1. Definições Reconhecimento (DC 26) (i) Realizado Os réditos são realizados quando bens e serviços forem trocados por dinheiro ou por direitos ao mesmo (contas a receber). (ii) REALIZÁVEL Os réditos são realizáveis quando activos recebidos em troca forem facilmente convertíveis em quantias conhecidas de dinheiro ou em direitos ao mesmo. (iii) GERADO Os réditos estão gerados quando a entidade satisfizer substancialmente o que tiver de ser feito para ter direito aos benefícios representados pelos réditos, isto é, quando o processo estiver concluído ou virtualmente concluído. FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 1. Definições  RECONHECIMENTO (DC 26)  VENDA DE BENS O rédito proveniente da venda de bens deve ser reconhecido quando tiverem sido satisfeitas todas as seguintes condições: a) a entidade tenha transferido para o comprador todos os riscos e vantagens significativos da posse dos bens; b) a entidade não retenha envolvimento continuado num grau usualmente associado com a posse, nem o controlo efectivo sobre os bens vendidos; c) a quantia do rédito possa ser mensurada com fiabilidade; d) for provável que fluam para a entidade benefícios económicos associados com a transacção, e e) os custos incorridos ou a incorrer, respeitantes à transacção, possam ser mensurados com fiabilidade. FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 2. Contas do plano oficial de contabilidade (PGC) AS CLASSES RELACIONADAS COM VENDAS NO PGC SÃO AS SEGUINTES: Vendas Mercadorias Produtos acabados e intermédios Subprodutos, desperdícios, resíduos e refugos IVA das vendas com imposto incluído Descontos e abatimentos em vendas ... Prestação de serviços Proveitos suplementares Outros proveitos e ganhos operacionais Clientes Clientes c/ corrente Clientes Títulos a receber Clientes de cobrança duvidosa Devedores e credores diversos Provisões para cobranças duvidosas FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 3. Objectivos gerais de auditoria  Encomendas satisfeitas mas não facturadas;  Proveitos mal classificados ou não reconhecidos ou registados por valores incorrectos;  Proveitos registados em períodos incorrectos;  Proveitos subvalorizados para obtenção de vantagens fiscais ou redução de royalties; Possíveis erros e omissões: FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados Registo de facturação sem a respectiva expedição ou execução do serviço;  Facturação sobreavaliada apenas por objectivos de performance, cumprir o orçamento ou aumentar comissões, bónus ou distribuição de lucros;  proveitos relacionados com serviços de garantia não registados  Créditos com antiguidade significativa não ajustados em função do valor esperado de realização. 3. Objectivos gerais de auditoria FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 3. Objectivos gerais de auditoria Assegurar que todas as operações associadas a vendas e a dívidas a receber sejam efectuadas com base em autorizações gerais ou específicas;  Assegurar que as vendas e as prestações de serviços são efectuadas nos prazos e nas condições solicitadas pelo cliente;  Assegurar que todos os produtos expedidos ou serviços prestados são facturados e contabilizados no período a que respeitam; Objectivos relacionados com o controlo interno: FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 4. 1 Tipos e exemplos de procedimentos  Verificação da segregação de funções assegurando que as operações de autorização, contabilização, controlo e salvaguarda das activos recaiam sobre diferentes pessoas;  Assegurar que todos os documentos relacionados com a venda e transporte de mercadorias obedecem aos requisitos exigidos pela legislação respectiva; Procedimentos genéricos de controlo: FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 4. 1 Tipos e exemplos de procedimentos  Analisar a sequência numérica dos diversos arquivos: encomendas dos clientes, guias de remessa, facturas, vendas a dinheiro, recibos, notas de credito, etc., e concluir sobre a forma como os referidos arquivos se encontram organizados;  Confirmar que os diferentes documentos emitidos pela empresa são pré-numerados tipograficamente, através de consulta dos diferentes arquivos. Procedimentos genéricos de controlo: FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 4. 1 Tipos e exemplos de procedimentos  Através de consulta do arquivo de facturas, verificar se em todas elas é indicado o nº da respectiva guia de remessa. efectuar igualmente o teste inverso, isto é, partindo do arquivo de guias de remessa, e confirmar a inscrição do número da factura.  A partir do arquivo de notas de crédito emitidas, verificar se é inscrito o número da factura a que diz respeito.  Testar a adequacidade da conversão dos créditos em moeda estrangeira, ao câmbio do final do ano, certificando a correcta contabilização das diferenças de câmbio apuradas. Procedimentos genéricos de controlo: FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 4.1 Tipos e exemplos de procedimentos (continuação)  Com base no balancete de clientes seleccionar, de acordo com o critério estabelecido, alguns saldos para circularização procedendo também ao seguinte trabalho: 1. Para as respostas recebidas: (A) Registar os saldos na folha de controle de circularização; (B) Solicitar ao cliente a preparação de reconciliações para as respostas não concordantes; (C) Investigar os itens de reconciliação antigos levando em linha de conta a necessidade de serem provisionadas a 100%. Outros procedimentos substantivos FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 4.1 Tipos e exemplos de procedimentos (continuação) 2. Para os clientes que não responderam nos 15 dias seguintes à expedição do 1º pedido, enviar novo pedido, com a expressão "2º pedido" inscrita a vermelho no canto superior direito. 3. caso não haja qualquer resposta utilizar processos alternativos de confirmação, nomeadadmente "follow up" do saldo e recebimentos subsequentes, encontro de contas, etc. FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 4.1 Tipos e exemplos de procedimentos (continuação)  Comparar os saldos de clientes e o PMR, com o ano anterior, investigando diferenças e dando especial ênfase à razoabilidade das explicações obtidas. Comparar as comissões, descontos ou outras despesas com as vendas e o orçamentado. Outros procedimentos substantivos de revisão analítica FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 4.1 Tipos e exemplos de procedimentos (continuação) (D) Comparar as notas de encomenda com as vendas. (E) Comparar as vendas a crédito com as receitas (cash).  Comparar o volume de vendas com a capacidade produtiva, de armazenagem ou de qualquer outra condicionante. FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 4.2 Aprovação da venda  As vendas devem ser efectuadas com base em notas de encomenda (recebidas pelo correio, fax, através de vendedores ou telefonicamente)  A encomenda recebida deve ser aprovada pela secção de vendas no que respeita à possibilidade da sua satisfação e pela secção respectiva quanto à concessão de crédito FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 4.3 Documentos relacionados com a venda Os principais documentos relacionados com a venda são: • A ordem de expedição; • A guia de remessa; • A factura; • O recibo. FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 4.3 Documentos relacionados com a venda  A factura é o documento emitido pelo vendedor e destinado ao comprador, na qual se discrimina o objecto de venda e as condições estabelecidas e onde se calcula a quantia a pagar pelo comprador Deve ser emitida pelo menos nas seguintes vias: • Original – para o clientes destinatário • Duplicado – para a contabilidade • Triplicado – para a secção de cobranças • Quadruplicado – para a secção de facturação FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 4.3 Documentos relacionados com a venda  De acordo com os princípios básicos de controlo interno todos os documentos devem ser numerados, tipograficamente ou através do próprio sistema informático  De referir que tal numeração é obrigatória relativamente às facturas, guias de remessa e todos os documentos classificados como documentos de transporte  Salientam-se ainda artigo 35º do CIVA que referem todos os elementos que os documentos devem conter FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 4.3 Documentos relacionados com a venda  No que se refere aos recibos existem dois procedimentos: • Emitir o recibo juntamente com a factura, ficando o mesmo à guarda da secção de cobranças; • Emitir o recibo só depois de efectuado o pagamento pelo cliente  O recibo deve ser emitido pelo menos em triplicado: • Original – Para o cliente • Duplicado – Para anexar ao talão de depósito bancário • Triplicado, para arquivo da tesouraria por ordem numérica FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 5. Descontos concedidos a clientes Descontos Comerciais Constituem uma componente negativa dos proveitos, e como tal devem ser reconhecidos no exercício em que a venda é efectuada ou o serviço é executado, quer exista ou não documento vinculativo Descontos financeiros Estão normalmente associados a antecipações de pagamentos, sendo assumidos no POC como custos financeiros a reconhecer no exercício em que o cliente efectua o pagamento FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 6. Provisões para cobranças duvidosas  As provisões para cobranças duvidosas estão associadas a um risco de incobrabilidade que pode concretizar-se ou não, mas cuja probabilidade de ocorrência é significativa  A provisão para cobranças duvidosas destina-se a “corrigir” o valor do activo, reduzindo o valor nominal das dívidas a receber para o seu valor esperado de realização  A contabilização de uma provisão, além de pressupor uma perda provável, exige que a mesma possa ser razoavelmente estimada FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 6. Provisões para cobranças duvidosas  Um método vulgarmente utilizado assenta na elaboração de um balancete de antiguidade de saldos, sendo utilizada para cada intervalo uma percentagem de acordo com as estatísticas da empresa ou analisando a situação concreta de cada cliente, procurando avaliar o risco de incobrabilidade de cada um. FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 8. Informações a divulgar no anexo A informação financeira incluída no balanço e na demonstração dos resultados deve ser complementada, no que se refere às vendas e dívidas de clientes, com as seguintes notas a evidenciar no anexo: NOTA 3 – indicação dos critérios valorimétricos utilizados, bem como dos métodos de cálculo respeitantes aos ajustamentos de valor (provisões) NOTA 23 – valor global das dívidas de cobrança duvidosa incluídas em cada uma das rubricas de terceiros FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados 8. Informações a divulgar no anexo NOTA 32 – movimento das contas de provisões para cobranças duvidosas e para riscos e encargos NOTA 44 – repartição do valor líquido das vendas e das prestações de serviços por actividades e mercados FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados CASO PRÁTICO 1 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados CASO PRÁTICO 2 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados A Empresa ALFA dedica-se à comercialização e assistência pós venda de aparelhos electrónicos de grande utilização em muitas das indústrias transformadoras. No âmbito do trabalho normal de auditoria procedeu- se ao levantamento do sistema de controlo interno na área de “Vendas, prestações de serviços e dívidas a receber” e efectuaram-se os testes de auditoria considerados adequados nas circunstâncias. Caso prático 2 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados LEVANTAMENTO DO SCI Do levantamento do sistema de controlo interno foram constatados os seguintes aspectos: a) Não existem quaisquer manuais ou instruções escritas que definam os conteúdos funcionais e os procedimentos a seguir na Empresa ALFA relativamente a autorização de vendas, actualização de limites de crédito, incumprimento de clientes, reclamações, etc.… O que se encontra instituído decorre de rotinas criadas pelo Director Financeiro, o qual se encontra na Empresa ALFA desde a sua constituição. Caso prático 2 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados f) A facturação da Empresa ALFA encontra-se repartida em três séries, sendo uma referente à venda de aparelhos, outra relativa à assistência técnica contratual e outra ainda referente a pedidos ocasionais de assistência. Nas facturas de venda é sempre feita referência à nota de encomenda do cliente e à guia de remessa da Empresa ALFA. Na facturação de assistência contratual é sempre evidenciado o número do contracto. Na restante facturação é sempre indicado o número da guia de intervenção, a nota de encomenda do cliente (quando existe) e a guia de transporte relativa aos materiais aplicados na intervenção. Todas as facturas são emitidas em quintuplicado, sendo: Caso prático 2 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados  Original para o cliente  Duplicado para a empresa de factoring  Triplicado para a Contabilidade  Quadruplicado para a Tesouraria  Quintuplicado para o Serviço de Facturação Embora a facturação seja emitida informaticamente, não existe qualquer ligação com a Contabilidade, pelo que as facturas são contabilizadas manualmente, uma a uma. Não existe ainda qualquer ligação entre o programa de facturação e os “stocks”, os quais, aliás, funcionam em sistema de inventário internacional. Caso prático 2 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados g) A guia de remessa é igualmente emitida em cinco vias, sendo o quadruplicado destinado ao Armazém, suprimindo-se deste modo a ordem de expedição. O original da guia inclui um talão destacável para quitação dos bens entregues pela Empresa ALFA. h) Conforme já se referiu, a cobrança das dívidas é efectuada pela So factoring, com quem a Empresa ALFA celebrou um contrato anual, automaticamente renovável, no qual se estipula a existência do direito de regresso relativamente a todos os créditos cedidos que não sejam cobrados até 120 dias após a data do seu vencimento. Ainda segundo o referido contrato, a Empresa ALFA receberá todos os créditos na data em que forem cobrados, podendo, contudo, receber antecipadamente 80% do valor das cessões mediante o pagamento de um juro à taxa Lisbor a 90 dias. Os créditos cedidos estão sujeitos a uma comissão de 1,5%. Caso prático 2 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados j) A referida conta 21.7 é analisada periodicamente pelo Director Financeiro, sendo frequentemente consideradas incobráveis as dívidas de valor inferior a 500 E, por se considerar desvantajoso incorrer em mais custos para as cobrar. Não existe controlo sobre as dívidas anuladas, embora se saiba que em muitas situações os clientes acabam por pagar. Nas dívidas superiores a 500 E é geralmente solicitado apoio jurídico Caso prático 2 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados l) Não se encontram definidos limites de competência para aprovação de notas de crédito, nem as mesmas são objecto de conferência por alguém independentemente de quem as elaborou. No caso das mesmas respeitarem a devoluções de peças ou mesmo de aparelhos, a emissão da nota de crédito é suportada com base na guia de devolução do cliente, a qual não tem evidência da confirmação da entrada dos bens em Armazém. Foi ainda verificado, relativamente ao IVA, que a Empresa ALFA não dispõe do meio de prova a que se refere no CIVA. Caso prático 2 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados m) Os custos decorrentes da garantia prestada aos clientes são reconhecidos à medida em que as intervenções ocorrem. n) O sistema de informação implementado na Empresa ALFA não permite: – A elaboração de balancetes por idade de saldos, o que de resto é considerado desnecessário pelo Director Financeiro, já que todas as facturas são cedidas à empresa de factoring que informa mensalmente sobre a posição dos clientes; – A Obtenção de mapas de movimentos em aberto por clientes; – A determinação dos custos efectivamente suportados durante o período de garantia dos equipamentos, embora exista a ideia de que os mesmos não representam mais de 1% do valor de venda. Caso prático 2 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados CONCLUSÕES DECORRENTES DOS PROCEDIMENTOS SUBSTANTIVOS EFECTUADOS Nos procedimentos substantivos efectuados pelos auditores foram contados os seguintes aspectos: a) Na resposta à circularização a empresa de factoring evidencia os seguintes saldos: – Conta cessões 380 000 – Antecipações 304 000 – Juros por debitar em 31/12/XO 250 – Comissões por debitar em 31/12/XO 0 Caso prático 2 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados Na conta Cessões existem créditos vencidos no valor de 1 800, cuja antiguidade é a seguinte: – Até 30 dias 1 300 – 31 – 60 dias 350 – 61 – 90 dias 100 – 91 – 120 dias 50 De acordo com os registos da Empresa ALFA, os saldos das contas relacionadas com dívidas de clientes são os seguintes: – 13.1 Clientes, c7c 40 000 – 13.6 Créditos cedidos – So Factoring 88 000 – 13.7 Clientes, c/devolução de facturas cedidas 22 100 – 13.8 Clientes de cobrança duvidosa 1 800 – 58.1 Provisões para cobranças duvidosas (1 800) Caso prático 2 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados A confrontação dos elementos enviados pela So factoring com os registos da Empresa ALFA permitiu constatar que a diferença existente, no valor de 12 000, se decompõe como se segue: – Juros não reconhecidos pela Empresa ALFA 12 800 – Idem, comissões 1 400 – Créditos vencidos, debitados pela So factoring – e não considerados pela Empresa ALFA 3 700 – Proposta de cessão não registada pela Empresa ALFA (5 900) – 12 000 Caso prático 2 FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados Os produtos a que se referem as guias 5168 a 5170, embora inventariadas, formam posteriormente excluídas da lista final de stock. d) Foi preparado pelos auditores um balancete por idade de saldos da conta 13.7 Clientes c/devolução de facturas cedidas, cujo resumo se apresenta como se segue: Caso prático 2 Antiguidade (Meses) Ant <= 4 0,00 4<Ant<=6 4.800,00 6<Ant<=9 1.100,00 9<Ant<=12 300,00 12<Ant<=18 800,00 18<Ant<=24 2.600,00 24<Ant<=36 3.300,00 Ant>36 9.200,00 22.100,00 Quantia FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados Nas reuniões efectuadas com o Director Financeiro foi salientada a enorme dificuldade em cobrar dívidas com mais de um ano de antiguidade, ainda que com apoio do advogado da empresa ALFA. O saldo da conta clientes de cobrança duvidosa respeita a uma dívida em contencioso, com acção interposta no exercício anterior. e) Os contratos de assistência técnica facturados e contabilizados em 20X0 com termo em 20X1, resume-se como segue: Caso prático 2 Data dos Valor dos Validade dos Contratos Contratos Contratos 01/08/X0 6.000,00 6 Meses 01/09/X0 12.600,00 6 Meses 01/10/X0 15.000,00 6 Meses 01/11/X0 12.000,00 6 Meses 01/12/X0 18.000,00 6 Meses FORMAÇÃO EM AUDITORIA CLIENTES, VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS BDO Moçambique BDO & Associados f) No que respeita aos encargos com garantias, as informações obtidas dos serviços técnicos e a análise dos elementos disponíveis permitiram constatar que a percentagem de 1 % referida pelo Director Financeiro é aceitável. Por outro lado, em 31/12/X0, as vendas ainda abrangidas pela garantia ascendem a 390 000, estimando-se em cerca de 1200 os gastos já incorridos relativamente as vendas. Caso prático 2
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