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Apostila de LIBRAS, Notas de estudo de Informática

Língua Brasileira de Sinais

Tipologia: Notas de estudo

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Baixe Apostila de LIBRAS e outras Notas de estudo em PDF para Informática, somente na Docsity! 1 Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Unidade São José – Coordenadoria de Cultura Geral Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos NÍVEL BÁSICO APRENDENDO LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO SEGUNDA LÍNGUA 2 REALIZAÇÃO Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República Fernando Haddad Ministro da Educação Eliezer Pacheco Secretário da Educação Profissional e Tecnológica SETEC-MEC CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA – CEFET/SC Consuelo Aparecida Sielski Santos Diretora Geral Regina Rogério Vice-Diretora Geral Nilva Schroeder Diretora de Ensino Rosangela Mauzer Casarotto Diretora de Administração e Planejamento Marcelo Carlos da Silva Diretor de Relações Externas Maria Clara Schneider Diretora de Pós-Graduação e Pesquisa Wilson Zapellini Diretor de Gestão do Conhecimento CEFET/SC UNIDADE SÃO JOSÉ Jorge Pereira Diretor da Unidade São José Maria Lúcia de Souza Cidade Coordenadora de Cultura Geral NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE SURDOS - NEPES Vilmar Silva Coordenador do NEPES Kelly Machado Pinho da Rosa e Simone Gonçalves Lima da Silva Arte Final Sérgio Barbosa Júnior Ilustrações Originais Mara Lúcia Masutti Revisão gramatical 5 com conteúdos fundamentais para aprendizagem deste segundo idioma. O material se constitui em etapas de aprendizagem, informações interessantes com o tema “Você sabia...?”, atividades, dinâmicas e curiosidades além de dados históricos que marcaram o início da língua de sinais no Brasil e no mundo. Esperamos despertar em você o desejo de conhecer, a vontade de aprender e a capacidade compreender um novo idioma, a Língua Brasileira de Sinais. Os autores 6 SUMÁRIO Etapa I - Introdução ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.............. 8 ESTUDO DA LÍNGUA 1 - O que você precisa saber antes começar?.............................. 9 O que é Libras?........................................................................................................................... 9 Quem são os Surdos e quem são os Ouvintes?..................................................................... 12 Culturas e Identidades em questão......................................................................................... 13 Sistema de transcrição em Libras............................................................................................ 15 Principal Característica das Línguas de Sinais..................................................................... 16 Veja no DVD – “Início de Conversa”....................................................................................... 17 ESTUDO DA LÍNGUA 2 – Apresentação Pessoal: Oi, seu sinal?……............................. 18 Atividade 1 - Alfabeto Manual – Quem é Quem?……………………………..................... 21 Veja no DVD – “MEU SINAL”…………………………………………………….................. 22 Pronomes Pessoais e Possessivos............................................................................................ 23 Sinais em foco: Formas de cumprimento / Identificação..................................................... 24 Verbos em Libras 1: LEMBRAR / ESQUECER………………………………….................. 25 Veja no DVD – “BATE-PAPO EM LIBRAS - 1”....................................................................... 25 Curiosidades – Primeira Publicação do Alfabeto Manual………………………............... 26 ESTUDO DA LÍNGUA 3 – Expressões Faciais na Libras................................................... 27 Atividade 2 – Qual a expressão?………………………………………….............................. 30 Atividade 3 no DVD – Reconhecendo as Expressões Faciais................................................ 31 Sinalizando: Quem? / De Quem É? / Quem É?..................................................................... 31 Veja no DVD – “Quem? / De Quem É? / Quem É?”…………............................................... 31 Sinais em foco: Pessoas, objetos e animais............................................................................. 32 Você sabia...? – “Escrita de Sinais – Sign Writing”………………………………............... 33 ESTUDO DA LÍNGUA 4 – Que dia é hoje?.......................................................................... 35 Advérbios de Tempo e Freqüência / Calendário................................................................... 35 Atividade 4 – Responda rápido............................................................................................... 39 Veja no DVD – “Dia de Prova”…………………………………............................................. 39 Curiosidades – A primeira Escola para Surdos no Brasil.................................................... 40 ESTUDO DA LÍNGUA 5 – Números em Libras.................................................................. 41 Atividade 5 – Responda rápido……………………………………………………............... 42 Veja no DVD – “Tipos de Numeração em Libras”....................................................................... 42 Sinais em foco: Localidades / Tecnologias / Caro / Barato................................................... 43 7 Verbos em Libras 3: COMPRAR / VENDER / PAGAR / TROCAR.................................... 44 Veja no DVD – “BATE-PAPO EM LIBRAS – 2”...................................................................... 44 Você sabia...? – “Soletração Rítmica” + Atividade 6 no DVD…………….......................... 45 REVISÃO DA ETAPA I........................................................................................................... 46 Etapa II – Produção e Compreensão de Sinais…………………………………................ 47 ESTUDO DA LÍNGUA 6 – Na hora certa!............................................................................ 48 Atividade 7 no DVD – Horas em contexto................................................................................ 49 Conversando em Libras – Diálogo.......................................................................................... 50 Curiosidades –“As Associações de Surdos no Brasil” ......................................................... 51 ESTUDO DA LÍNGUA 7 – Espaço de Sinalização…………………….............................. 52 Igual ou Diferente?.................................................................................................................... 52 Atividade 8 – Comparando Igual ou Diferente…………………………………................. 53 VEJA NO DVD – Vocabulário Cores e Vestuário + Atividade 9 – Certo ou Errado?............. 53 Curiosidades – “O Intérprete de Libras”……………………………………....................... 54 ESTUDO DA LÍNGUA 8 – Classificadores de formas........................................................ 56 Atividade 10 – Sinalizando classificadores............................................................................ 58 Você sabia...? – “Língua de Sinais não é Mímica!!”……………………………….............. 59 REVISÃO DA ETAPA II......................................................................................................... 60 Etapa III – Vocabulário Básico de Libras…………………………………………............. 61 ESTUDO DA LÍNGUA 9 – Exercitando Sinais.................................................................... 62 Conversando no Banco……………………………………………………............................. 63 Conversando no Consultório Médico..................................................................................... 64 Conversando na Empresa......................................................................................................... 65 Pedindo Informação.................................................................................................................. 66 Curiosidades – “As Línguas de Sinais do Mundo”.............................................................. 67 Finalizando – “ATÉ O PRÓXIMO CURSO”.......................................................................... 68 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................................ 69 10 de sinais também varia. Dito de outra forma: existe a língua de sinais americana, inglesa, francesa e varias outras línguas de sinais em vários países, bem como a brasileira. A estrutura da Língua Brasileira de Sinais é constituída de parâmetros primários e secundários que se combinam de forma seqüencial ou simultânea. Segundo Brito (1995, p. 36 – 41) os parâmetros primários são: a) Configurações das mãos, em que as mãos tomam as diversas formas na realização de sinais. De acordo com a autora, são 46 configurações de mãos na Língua Brasileira de Sinais; b) Ponto de articulação, que é o “espaço em frente ao corpo ou uma região do próprio corpo, onde os sinais são articulados. Esses sinais articulados no espaço são de dois tipos, os que articulam no espaço neutro diante do corpo e os que se aproximam de uma determinada região do corpo, como a cabeça, a cintura e os ombros”; (BRITO, 1995). c) Movimento, que é um “parâmetro complexo que pode envolver uma vasta rede de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso, os movimentos direcionais no espaço até conjuntos de movimentos no mesmo sinal. O movimento que as mãos descrevem no espaço ou sobre o corpo pode ser em linhas retas, curvas, sinuosas ou circulares em várias direções e posições”. (BRITO, 1995) Quanto aos parâmetros secundários tem-se: 11 a) Disposição das mãos, em que as “articulações dos sinais podem ser feitas apenas pela mão dominante ou pelas duas mãos. Neste último caso, as duas mãos podem se movimentar para formar o sinal, ou então, apenas a mão dominante se movimenta e a outra funciona como um ponto de articulação”; (BRITO, 1995) b) Orientação da palma das mãos, “é a direção da palma da mão durante o sinal: voltada para cima, para baixo, para o corpo, para frente, para a esquerda ou para a direita. Pode haver mudança na orientação durante a execução do movimento”; (BRITO, 1995) c) Região de contato, “refere-se à parte da mão que entra em contato com o corpo. Esse contato pode-se dar de maneiras diferentes: através de um toque, de um risco, de um deslizamento etc.” (BRITO, 1995) d) Expressões faciais “muitos sinais, além dos parâmetros mencionados acima, têm como elemento diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, traduzindo sentimentos e dando mais sentido ao enunciado e em muitos casos determina o significado do sinal” (SILVA, p. 55, 2002). Ou seja, podem expressar as diferenças entre sentenças afirmativas, interrogativas, exclamativas e negativas. 12 Quem são os Surdos e Quem são os Ouvintes? Antes de começarmos nossa caminhada para o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais é importantíssimo que você compreenda que esta língua não é a língua de um país mas, é a língua de um povo que se auto-denomina de Povo Surdo3. Os surdos deste povo são pessoas que se reconhecem pela ótica cultural e não medicalizada, possuem uma organização política de vida em função de suas habilidades, neste caso a principal é a habilidade visual, o que gera hábitos também visuais e uma língua também visual. No entanto, a palavra – surdo – possui vários sentidos. O mais usado é aquele ligado à idéia de doença, de falta, de incapacidade, de deficiência. Nem todos os surdos se identificam como surdos, há aqueles que ouvem pouco e/ou usam a oralidade indentificando-se como deficiêntes auditivos, outros com o mesmo histórico preferem indentificar-se como surdo, logo não se tem uma definição exata do termo. Neste curso quando nos referimos aos surdos, estamos nós referindo àqueles que utilizam a Libras assim como você utiliza a Língua Portuguesa. O surdos para identificar aqueles que não são surdos costumam perguntar: _ Você é ouvinte?, assim o termo ouvinte é uma forma de reconher o não-surdo. Talvez não tenha ficado claro o suficiente quem são os surdos e quem são os ouvintes, mas com certeza gradativamente com o decorrer do curso você compreenderá o significado tais termos. 3 Uma Pesquisadora Surda da Universidade Federal de Santa Catarina, Flaviane Reis, explica a expressão Povo Surdo como “uma estratégia de poder, de identidade. O que constitui este povo? As associações, organizações locais, nacionais e mundiais de surdos, as lutas, a cultura, as políticas. É uma representação simbólica não como uma simples comunidade a quem podem impor regras, mas como uma estrutura forte que se defende, impõe suas próprias regras, seus próprios princípios”. (REIS, p. 19, 2006). 15 Sistema de Transcrição em Libras Já sabemos que a Libras uma língua viso-espacial, logo o melhor meio de reproduzi-la tem sido pelo registro de imagem (vídeo), a escrita da língua de sinais está ainda em fase de pesquisas e aceitação, no decorrer do curso você saberá mais sobre esta escrita. Sendo assim, para transcrever a libras utilizaremos um sistema de transcrição, que também é usado por pesquisadores, baseado numa forma de Glosa6 com palavras da lingua portuguesa para representar aproximadamente enunciados da Libras. Aqui optamos apenas por algumas das convenções apresentadas por Felipe (2001), para maiores informações consulte a bibliografia: 1) Os sinais em Libras serão representados por uma glosa (sistema de anotação) da Lingua Portugeuesa em letras maiúsculas. Exemplos: TRABALHAR, QUERER, NÃO-TER 2) A datilologia (alfabeto manual) que é usada para expressar nome de pessoas, de localidades e outras palvras que não possuem um sinal, está representada pela palavra separada, letra por letra, por hífen. Exemplos: HOTEL I-T-A-G-U-A-Ç-U 3) Na Libras não desinencias para gênero(maculino e feminino). O sinal, representado por palvra da língua portuguesa que possui marcas de gênero, está terminado com o símbolo @ para reforçar a idéia de ausência e não haver confusão. Exemplos: EL@ (ela, ele), AMIG@S (amigos ou amigas) Obs.: Neste primeiro curso os enunciados em libras sempre virão acompanhados da tradução em língua portuguesa. 6 O termo Glosa neste contexto é entendido como uma palavra que traduz aproximadamente o significado de outra. 16 Principal Características das Línguas de Sinais O que você vê? Fonte: http://ervilhas.weblog.com.pt/arquivo/cat_crafts.html VISUALIDADE – A atenção do olhar Obviamente a atenção do olhar é imprescindível para comunicação com pessoas Surdas já que a língua de sinais é principalmente visual se você não olhar não entenderá o que estão dizendo. Então mesmo que você não saiba nada sobre a língua de sinais o olhar continua sendo o ponto principal de comunicação, poucas pessoas sabem como se comunicar com pessoas surdas, a grande maioria fala por trás ou de costas não mostrando sua expressão facial e com movimentos limitados do corpo. Então o primeiro passo para a comunicação com pessoas surdas é demonstrar pela expressão facial, pela fala pausada (sem exageros), pelo 17 apontar e pela comunicação escrita o que se quer informar. É importante você saber também que nem todos os surdos fazem leitura labial assim como nem todos utilizam a língua de sinais para comunicação, cada um tem suas especificidades. Observe a figura abaixo e note ângulo do olhar quando se utiliza a Libras ou se pretende comunicar com pessoas surdas. Se você já assistiu o DVD já estará ciente de como se comunicar, por alguns instantes, com uma pessoa que utiliza o idioma Libras mesmo sem sabê- lo. A visualidade implica também no momento da criação de sinais para representar objetos e pessoas, assim como o som implica no momento de criar novas palavras. É claro que há ainda o processo de significação que se encontra embutido na historia do que se quer representar, mas isto é uma longa trajetória. Agora vamos saber como é a identificação pessoal em Libras. VEJA NO DVD – “Início de Conversa” so E) 3 €52 E) o 6 =p Bog Bres fp Doe DA 21 ATIVIDADE - 1 QUÉM É QUEM? (1) JOÃO (2) PELÉ (3) MARA (4) CARLOS (5) FÁBIO (6) JOSÉ (7) ZICO (8) ROSA (9) SÉRGI (10) PEDRO (11) SILVIA (12) ELZA (13) EVA (14) VALDIR (15) RAFAEL (16) IGOR ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 22 Qual o seu nome? Agora pense no seu sinal... PRATICANDO... Observe as pessoas famosas e dê um sinal para elas: VEJA NO DVD – “Meu Sinal” 25 Verbos em Libras: LEMBRAR / ESQUECER Pratique o diálogo abaixo e veja o DVD: Um amigo encontra outro que não via há muito tempo... A – OI!!!!! B – HUMM!! NÃO LEMBRAR VC... A – ESQUECER MIM B – NOME? A – U-B-I-R-A-J-A-R-A R-A T-A-N-T-A M-O-R-E-I-R-A B – U-B-I-R-A-J-A-R-A R-A T-A-N-T-A M-O-R-E-I-R-A A – LEMBRAR? B – LEMBRAR!!!! VEJA NO DVD – “Bate-papo em Libras - 1” 26 CURIOSIDADES PRIMEIRA PUBLICAÇÃO DO ALFABETO MANUAL Juan Pablo Bonet 1579-1620 Publicou o primeiro livro sobre surdos com o título “ Reduccion de las letras y arte para ensenãr a hablar a los mudos”, onde apresenta a ilustração de alfabeto manual. Disponível em http://www.cervantesvirtual.com/portal/signos/index.html 27 ESTUDO DA LÍNGUA 3 Expressões Faciais ou Não-maunais Observe as expressões faciais abaixo e dê significados para elas: 30 ATIVIDADE - 2 Qual a Expressão? Cerrados - sobrancelhas levantadas e boca aberta em A - sobrancelhas abaixadas e dentes cerrados - sobrancelhas levantadas, olhos arregalados e lábios cerrados - olhos cerrados boca aberta - testa franzida e boca torta para o lado - boca em O, olhar de espanto 31 Visualize no DVD as expressões faciais que correspondam a uma das alternativas abaixo: 1 – DÚVIDA ( ) MEDO ( ) RAIVA ( ) 2 – ESPANTO ( ) ADMIRAÇÃO ( ) ESTRANHEZA ( ) 3 – ALEGRIA ( ) SATISFAÇÃO ( ) PENSATIVO ( ) 4 – TRISTEZA ( ) DESANIMO ( ) ZANGADO ( ) SINALIZANDO: Quem? De Quem É? Quem É? As expressões, QUEM – DE QUEM É – QUEM É, são feitas com a mesma configuração de mão, a principal diferenciação você irá perceber no contexto, na expressão facial e no sinal auxiliar. VEJA NO DVD – Quem? / De Quem É? / Quem É? ATIVIDADE 3 NO DVD – Reconhecendo as Expressões Sinais em Foco: Pessoas, objetos e animais. 2) « NEPES ESTUDO DA LINGUA 4 Que dia é hoje? 0 CALENDÁRIO 25 26 27 28 2-N. Sr dos Navegantes 1-Confrat. Universal 20 - Carnaval om Oonllaãs « voo sOuno-No Wan E=-0=—NN o o nEan& som à sTANN + = 0 MNTAN om o ANN a Nos pgOvT-N ow LosTea om Fo DO o LADO O aNa == 7-Corpus Christi 1-Dia do Trabalho 6-Paixão 8-Páscoa 21 -Tiradentes NEPES o NS Qua -o2NA au m A o - Procl. Independência 7 Procl. Da República 25-Natal Finados 2- 15- 12-N. Sr Aparecida NEPES 37 Na Língua Brasileira de Sinais os advérbios também expressam circunstâncias como: lugar, tempo, modo, dúvida, afirmação, negação e intensidade; porém, deve-se ter cuidado com os enunciados e seus sentidos que muitas vezes a sinalização varia em apenas um parâmetro (movimento, locação, configuração de mão, orientação da mão e expressão facial). Os mais comuns são: 40 CURIOSIDADES A Primeira Escola para Surdos no Brasil... No Brasil o primeiro espaço destinado à educação de surdos foi cedido pelo Imperador Dom Pedro II o qual convidou o professor surdo francês Hernest Huet (conhecido também como Ernest) para ensinar a alguns surdos nobres. Depois de aproximadamente um ano, em 26 de setembro de 1957, foi fundado o Instituto dos Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, atualmente denominado Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. O instituto atendia surdos de várias partes do Brasil, funcionava como um internato, onde somente eram aceitos surdos do sexo masculino. Lá aprendiam de tudo um pouco, inclusive eram preparados para o trabalho. Para o público feminino somente em 1931 foi criado o externato com oficinas de costura e bordado. Foi do Instituto que surgiram os primeiros líderes surdos que ao terminarem seus estudos retornaram aos seus Estados de origem e divulgaram a Língua Brasileira de Sinais, reuniram outros surdos e fundaram associações, escolas e grupos de luta pelos direitos dos surdos. Para saber mais visite: www.ines.org.br www.feneis.org.br Prédio onde funciona o INES desde 1915 – Rio de Janeiro 41 ESTUDO DA LÍNGUA 5 Números em Libras A sinalização dos números na língua brasileira de sinais acontece de quatro formas dependendo do significado do número. 1 - Números Cardinais Usado como código representativo é sinalizado da seguinte forma: Exemplo: número do telefone, número da caixa postal, número da casa, número da conta no banco...etc. 2 - Números Cardinais Usado para quantidades. Também são sinalizados sem adição de movimento, porém há diferenças na configuração de mão e no posicionamento dos números de 1 a 4, observe: Exemplo: quantidade de canetas na mesa, quantidade de pessoas presentes, quantidade de ônibus....etc. 42 3 - Números Ordinais São sinalizados com movimento trêmulo (veja no DVD). 4 - Valores monetários São sinalizados com movimentos rotacionais (veja no DVD) do 1 ao 9, seguindo a configuração de mão dos números cardinais. Do número 10 em diante acrescentasse o sinal da moeda (REAL). ATIVIDADE - 5 Invente e responda rápido em Libras: Supondo que você more num grande prédio... a) Em qual andar você mora? b) Qual o número do seu apartamento? c) Quantas pessoas moram com você? d) Quantos andares têm o seu prédio? e) Quantos vizinhos você tem? f) Qual o preço do aluguel que você paga? g) Você acha caro ou Barato? h) Quanto você pagaria pelo apartamento? VEJA NO DVD – “Tipos de Numeração em Libras” 45 VOCÊ SABIA... Soletração Rítmica Muitas pessoas acham difícil aprender a Língua de Sinais porque acham que é tudo muito rápido, precisa ter habilidade nas mãos etc... a verdade que realmente é necessário ter habilidade nas mãos e também na visão, e se houver vontade a dificuldade passa. Então para treinar tanto a habilidade manual como a visão comece a soletrar palavras pequenas de modo mais rápido e em conjunto com um colega pratique a leitura da soletração. Veja alguns exemplos no DVD. No DVD você encontrará uma atividade de soletração manual, olhe com atenção a sinalização e marque abaixo a palavra soletrada: Obs: repita quantas vezes forem necessárias, praticando você também aprende. 1- ANA ( ) AMA ( ) ADA ( ) 2- BIA ( ) BICA ( ) BIO ( ) 3- MALU ( ) MARLI ( ) MILA ( ) 4- ZELI ( ) ZENI ( ) ZILI ( ) 5- NINA ( ) NANI ( ) NICO ( ) ATIVIDADE 6 NO DVD – SOLETRAÇÃO RÍTMICA 46 REVISÃO ETAPA I Testando conhecimentos... 1. Observe a fala do professor e escreva em Língua Portuguesa: Nome de pessoa Idade a) ______________________________ __________________________ b) ______________________________ __________________________ c) ______________________________ __________________________ d) ______________________________ __________________________ Mês Ano a) ______________________________ __________________________ b) ______________________________ __________________________ c) ______________________________ __________________________ d) ______________________________ __________________________ 2. Observe a expressão facial do professor e marque a alternativa ordenadamente: ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 3. Observe os enunciados feitos pelo professor e marque a alternativa correta: a) SEGUNDA-FEIRA FERIADO ( ) b) EL@ QUEM É ( ) SEGUNDA-FEIRA FOLGA ( ) ISSO DE QUEM É? ( ) c) HOJE VOCÊ TRABALHAR? ( ) AGORA VOCÊ TRABALHAR? ( ) 4. Quanto custa? O professor irá escolher objetos e perguntar aleatoriamente aos alunos quanto custa e apontando para outro aluno que deverá dizer se é caro ou barato? 47 Objetivo Dar início a produção e compreensão de sinais da Libras a partir do conhecimento do espaço de sinalização. 50 Conversando em Libras Diálogo SITUAÇÃO: I Seminário de Língua de Sinais: O Brasil ainda é monolíngue? (dois participantes do seminário conversam) A) OI! TUDO BEM? (Olá tudo bem?) B) TUDO BEM! VOCÊ AQUI?! (Tudo bem! Você por aqui?) A) IMPORTANTE. PERDER-NÃO (Não poderia perder é importante.) B)VERDADE. EU ATRASAR POUCO MAS CONSEGUIR VER PRIMEIR@ PALESTRA (É mesmo, eu atrasei um pouquinho, mas consegui assistir a primeira palestra) A) EU INTERESSE PALESTRA TARDE 14H PARECE BO@ (Estou interessada na palestra das 14h parece ser boa) B) AMANÃ TAMBÉM TER DIFERENTES PALESTRAS. TOTAL HORAS SEMINÁRIO? (amanha também tem diferentes palestras. Você sabe a carga horária do seminário?) A) 40H (40 horas) B) BOM. APREDER MAIS. (Que bom dá para aprender muito) A) VER COMEÇAR JÁ DEPOIS CONVERSAR (Olhe já começou, depois conversamos.) B) CERTO VER. (certo vou ver) 51 24 Associações 2 Associações 12 Associações 59 Associações 28 Associações CURIOSIDADES As Associações de Surdos no Brasil A associação de surdos é o principal ponto de encontro dos surdos com sua cultura. É na associação que floresce a política, os movimentos, a busca por direitos e melhores condições de vida, é um lugar onde os surdos se sentem como pessoa surda, é um espaço onde todos tem um objetivo em comum, a busca pela liberdade e acesso ao mundo. É ainda o lugar onde a maiorias dos surdos aprendem a Libras, através da convivência mútua como se estivessem num ambiente familiar. A associação de surdos é a principal fonte de informações indispensáveis à integração social ligada a todas as áreas da vida (saúde, educação, relacionamentos, trabalho, lazer). DISTRIBUIÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE SURDOS No Brasil são mais de 120 Associações de Surdos que lutam para divulgar a cultura do povo surdo. Norte Nordeste Sudeste Centro-oeste Sul Fonte: www.feneis.org.br 52 ESTUDO DA LÍNGUA 7 Espaço de Sinalização A figura acima mostra os limites do espaço de sinalização. Importante que se perceba que há uma área específica onde os sinais podem ser realizados, ou seja, não podemos fazer um sinal esticando demais os braços e o corpo para frente ou para baixo chegando aos pés, e nem para os lados. Igual ou Diferente? Na Libras é preciso ter atenção quando sinalizamos comparando dois objetos, é preciso estar atento a localização desses objetos. Observe: 55 Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa.” No entanto tal curso superior ainda não é de total acesso aos profissionais que já atuam como Intérpretes de Libras – Língua Portuguesa. Sendo assim até que se tenha Profissionais devidamente formados toma-se por base a formação definida pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos presente no documento – O QUE É INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS PARA PESSOAS SURDAS? Feneis /Belo Horizonte – MG, 1995. Algumas dessas condições10 são: a) Ter competência na Língua Portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais; b) Possuir no mínimo o ensino médio Completo, mas preferencialmente ensino superior; c) Ser membro ativo da Associação de Surdos local; d) Possuir certificado expedido pela FENEIS; e) Possuir certificado Exame PROLIBRAS – MEC; f) Possuir alguma noção de outro idioma estrangeiro; g) Ter noções suficientes de lingüística, comunicação e técnicas de tradução e interpretação; h) Ter contato com surdos adultos com freqüência comprovada; i) Ter disponibilidade de tempo para estar presente onde se fizer necessário. Aqui expomos somente alguns pontos básicos sobre o profissional Interprete de Libras – Língua Portuguesa, outras informações serão dadas gradativamente nas edições seguintes, mas você pode começar a pesquisar sobre este tema e muitos outros a partir dos seguintes sites: http://www.feneis.org.br http://www.interpretels.hpg.ig.com.br/ http://www.ines.org.br www.diariodosurdo.com.br/noticiantiga/noticia12.html http://www.apilms.org/index.html http://www.ronice.ced.ufsc.br/publicacoes/minidic.pdf http://www.apilms.org/menu/downloads/livro_o_tradutor_ILS.pdf 10 Ao citar tais condições omitiu-se a condição de “ser ouvinte”, pois atualmente há também Intérpretes Surdos que traduzem a Língua Portuguesa escrita para a Libras ou outra língua de sinais estrangeira para a Língua Brasileira de Sinais. Acrescentou-se na segunda condição “mas preferencialmente ensino superior”. O documento original pode ser requerido em qualquer filial da FENEIS. 56 ESTUDO DA LÍNGUA 8 Classificadores de Formas Já sabemos que para as línguas de sinais a descrição, a reprodução da forma, o movimento e sua relação espacial, são fundamentais, pois tornam mais claros e compreensíveis os significados do que se quer enunciar, estamos nos referindo então aos classificadores em Libras. Os classificadores constituem importante área de estudo da gramática de língua de sinais, Brito (1995) apresentando alguns resultados de sua pesquisa sobre gramática de Língua de Sinais explica que em Libras os classificadores “funcionam como parte dos verbos em uma sentença, estes sendo chamados verbos de movimento ou de localização, indicando o objeto que se move ou é localizado” (BRITO, p. 103, 1995). Este tipo de classificador é chamado também de Classificadores Predicativos, outro tipo são os Classificadores de formas, objetos inanimados e seres animados que fazem parte do processo de adjetivação. Observe que os classificadores obedecem a regras e são representados sempre por configurações de mãos específicas associadas a expressões faciais, corporais e a localização, portanto nada têm em comum com mímicas. 1. CLASSIFICADORES DE FORMAS GEOMÉTRICAS 57 2. CLASSIFICADORES ADJETIVOS 60 REVISÃO DA ETAPA II Usando a Imaginação... e a Libras Cada aluno(a) irá descrever um colega da turma aos mínimos detalhes (físico, fisionomia, roupas, acessórios, cores...) até que se descubra quem é a pessoa. 61 Objetivo Conhecer, praticar e revisar vocábulos que facilitam a conversação. 62 ESTUDO DA LÍNGUA 9 Exercitando Sinais... Agora você irá conhecer alguns sinais básicos, ou seja, sinais mais usados e que não variam muito de significado em diferentes contextos. O objetivo principal é que você, aprendiz, ganhe mais familiaridade com a prática de sinalização e comece a conversar em Libras. Afinal a prática é fundamental. Nas próximas páginas e no DVD você encontrará as seguintes categorias: VEJA NO DVD – “Vocabulário Básico” 65  Na Empresa Situação: Procurando emprego. (a) surdo procurando emprego (b) ouvinte recepcionista. a) BO@ DIA! b) BO@ DIA! O-QUE VOCÊ QUER? a) ME@ NOME R-I-C-A-R-D-O VOCÊ NOME? b) NOME C-L-A-R-A. a) EU QUERER SABER TER VAGA AQUI HOTEL I-T-A-G-U-A-Ç-U? b) DESCULPAR, PARECER NÃO-TER VAGA. b) VOCÊ PREENCHER FICHA NOME DOCUMENTOS IDENTIDADE CPF CARTEIRA DE TRABALHO RUA TELFONE CONTATO. DEPOIS ESPERAR. a) VOCÊ LIGAR CHAMAR? b) SIM. QUANTO TER VAGA LIGAR SIM. a) CERTO! OBRIGAD@! TCHAU! 66  Pedindo Informação a) VOCÊ SABER FESTA HOTEL V-A-L-É-R-I-A? b) EU SABER-NÃO. a) VOCÊ QUERER IR? b) EU QUERER!!! a) Q-U-E-M COM VOCÊ? b) NÃO EU SOZINH@. a) NÓS-2 IR-JUNT@. b) HORA? a) HORA 8 NOITE. b) ONDE? SABE-NÃO ONDE? a) ESQUINA RUA 15 DE N-O-V-E-M-B-R-O IR JUNTO ENCONTRAR LÁ. b) ESQUINA NÃO, MELHOR LIGAR PRIMEIR@ T-D-D. a) VOCÊ TER T-D-D OU CELULAR?! b) EU TER. a) FÁCIL COMUNICAR. b) CERTO, VAMOS! 67 CURIOSIDADES AS LÍNGUAS DE SINAIS DO MUNDO Praticamente em quase todos os lugares do mundo existe uma comunidade de surdos e conseqüentemente existe uma língua de sinais própria daquele lugar, as línguas de sinais não são iguais e possuem também dialetos. (Pesquise na internet e encontrem alguns e leve para sala de aula). Variam também as configurações que representam o alfabeto manual, veja: Você pode pesquisar também sobre outros alfabetos manuais. Boas descobertas!!!! Alfabeto Manual Americano Alfabeto Manual Britânico
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