E-book Tornearia 1 AuMetal

E-book Tornearia 1 AuMetal

AuMetal Usinagens | Indústria Metalúrgica w.aumetal.com.br

O que é TORNEARIA?

Quais as máquinas do processo?

A máquina utilizada para fazer o torneamento é chamada de torno. O torno é dividido em 2 principais categorias: torno CNC (Comando Numérico Computadorizado) e torno mecânico. E na categoria torno mecânico ainda há subcategorias: universal, revólver, de platô, vertical e copiador. Ainda há outros tornos que tem suas particularidades e especialidade de produção, mas que não detalharemos aqui, pois são muito específicos como os tornos: automático e copiador.

Cada tipo de torno é usado e especializado para executar um processo em particular, por exemplo, o torno automático foi e é muito utilizado para fabricar peças seriadas e de grande produção, enquanto um torno mecânico convencional é usado para fabricar peças sob medida e com número mais restrito. Vamos ilustrar todos esses tipos de máquinas mais abaixo.

Apresentação dos maquinários:

Torno CNC

Tornos CNC são usados principalmente na fabricação de peças em grande escala ou na fabricação de peças com formatos complexos.

Esse tipo de torno é um sucessor do antigo torno automático, porém com a vantagem do tempo de preparo mais rápido e com precisão mais acurada.

Tornos CNC tem seus sistemas diferentes de um torno mecânico, pois há controles eletroeletrônicos e pneumáticos integrados a uma central informatizada.

Torno Mecânico Universal

O torno universal é um torno de grande versatilidade, pois pode ser empregado em diversos tipos de processos e suporta variadas dimensões de peças; dependendo do torno, suporta desde pequenas peças até grandes peças, o que influencia no tempo de usinagem em cada uma.

Apesar de ser um dos mais usados na indústria, esse torno não é utilizado para produção seriada, pois apresenta um tempo maior nas trocas de ferramentas em relação à outros tornos, entre outros fatores.

Figura 1: fonte da imagem: Catalogo ROMI – Tornos CNC Linha Centur

Figura 2: fonte da imagem: Catalogo ROMI – Tornos Universais Linha ROMI T

AuMetal Usinagens | Indústria Metalúrgica w.aumetal.com.br

Torno Revólver

A principal característica desse torno é a disposição de diversas ferramentas, previamente preparadas de acordo com a peça a ser usinada e seus processos.

Tais ferramentas são montadas na torre do torno na sequência em que serão utilizadas nos processos de usinagem.

Essa sequência de posicionamento é previamente estudada para obter-se o máximo de produção num tempo mínimo.

Esse torno é usado para produção seriada e de baixo custo.

Torno de Platô

O torno de platô é usado para peças de dimensões muito grandes. Apesar de alguns desses tornos não terem o comprimento muito grande, a sua altura e o tamanho de sua placa são muito grandes.

São utilizados para produzir peças como: engrenagens, polias, flanges e discos de diâmetros elevados, entre outros.

Por ser um torno que suporta grandes diâmetros, sua árvore de velocidade tem, geralmente, rotações muito baixas em relação aos outros tornos, como o universal.

Torno Vertical

Este torno é totalmente diferente dos demais aqui apresentados. Logo notamos que seu eixo de rotação não é horizontal como os demais, mas disposto na vertical.

Assim como o torno de platô, o torno vertical é usado para fabricação de peças de grandes dimensões e pesos, por isso a disposição do eixo na vertical, pois a peça fica apoiada sobre a placa, ficando mais fácil a movimentação do material.

Figura 3: fonte da imagem: Catalogo Linhas de Tornos Aut. e Revólver ATLASMAQ

Figura 4: fonte da imagem: Site - http://clarkmachine.com.br/ Figura 5: fonte da imagem: Catalogo Tornos Verticais ATLASMAQ

AuMetal Usinagens | Indústria Metalúrgica w.aumetal.com.br

Saiba mais em
AuMetal Usinagens | Indústria Metalúrgica

4 E-mails Comerciais:

aumetal@aumetal.com.br aumetal.aumetal@gmail.com

E-mail de Publicação: info@aumetal.com.br w.aumetal.com.br w.usinagens.ind.br

Telefones:

Versão da publicação: São Paulo, 25 de Maio de 2016.

Vol. 1

Fontes:

1. Imagens: todas as imagens são dos sites ou catálogos dos seus respectivos fabricantes, a localização de suas fontes estão identificadas logo abaixo de cada uma.

Comentários