Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICADOCÊNC, Teses (TCC) de Educação Física

Tese de Doutorado "descompassos entre educação fisica e religião"

Tipologia: Teses (TCC)

2016

Compartilhado em 03/07/2016

ana-claudia-vasconcelos-6
ana-claudia-vasconcelos-6 🇧🇷

4 documentos

1 / 2

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICADOCÊNC e outras Teses (TCC) em PDF para Educação Física, somente na Docsity! UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CULTURAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA DOCENTE: MÁRCIO NOBERTO FARIAS COMPONENTES: ANA CLÁUDIA VASCONCELOS DA COSTA DOUGLAS BALÁS DO AMARAL FONSECA FABIANA DE PAULA PEREIRA RIGONI, Ana Carolina Capellini CORPOS NA ESCOLA: (DES)COMPASSOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A RELIGIÃO, Campinas, 2013, 176 páginas. BIOGRAFIA: É professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. É doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui mestrado em Educação Física e Sociedade, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É especialista em Lazer e Qualidade de Vida, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (2005) e possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2003). PROBLEMATIZAÇÃO: É um tema específico que trouxe questões a serem tratadas neste estudo, decorre da prática da autora como sendo professora de educação física na séries iniciais do ensino fundamental e posteriormente do ensino médio. Partido do pressuposto de que a religião evangélica influencia na educação do corpo feminino e de que as diferenças decorrentes desta forma de educação pode ser percebidas nas aulas de educação física. A partir do comportamento e do discursos as próprias meninas sobre o assunto foi possível entender o modo como a educação religiosa gera implicações para a aula de educação física, visto que esta é uma disciplina como conteúdo principal os elementos da cultura de movimento. TÓPICOS ABORDADOS PELA AUTORA: Capítulo 1: SOBRE A CHEGADA NA ESCOLA E A ESCOLHA DOS SUJEITOS Neste capítulo, Ana Carolina, conta como foi sua chegada na escola. Foram selecionadas 5 alunas (entre 15 e 18 anos) de duas igrejas evangélicas e uma aluna da igreja Batista (que já foi participante a AD). Fazendo uma reflexão sobre os demais casos, a autora diz que “afirmar que o corpo expressa o que o indivíduo é, se não é uma afirmação falha, no mínimo, é limitadora. A questão se foca em resolver este dilema entre o que o corpo “mostra” e o que ele “guarda” ou esconde. Por fim, ela conclui dizendo que “pensar o corpo em suas relações com a religião e com as aulas de Educação Física é algo muito novo na produção acadêmica da área. E ao mesmo tempo que começar um debate pode vir a ser algo enriquecedor, por outro, parece ser dificultado pela falta de referencial teórico. Capítulo 2: ALGUMAS VISÕES SOBRE CORPO E RELIGIÃO NA TEORIA ANTROPOLÓGICA 2.1: Corpo e Religiosidade 2.2: Corpo como lugar de experiência e prática religiosa Neste capítulo, juntamente com os subcapítulos, a autora faz um levantamento a respeito do entendimento de “corpo” e religião na análise antropológica, onde ela se fundamenta com pensamentos de diversos outros autores. Capítulo 3: ESCOLA, EDUCAÇÃO FÍSICA E RELIGIOSIDADE 3.1: A Educação Física na visão das meninas estudadas
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved