Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Reflexões a partir da teoria crítica da sociedade, Slides de Educação Física

Slides da Apresentação

Tipologia: Slides

2016

Compartilhado em 04/07/2016

allyson-villela-2
allyson-villela-2 🇧🇷

5

(2)

4 documentos

1 / 40

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Reflexões a partir da teoria crítica da sociedade e outras Slides em PDF para Educação Física, somente na Docsity! Educação Física Escolar, Esporte e (Semi) Formação: Reflexões a partir da Teoria Crítica da Sociedade. Carlos Augusto Magalhães Júnior. UFLA, 2015. 85p. ● Carlos Augusto Magalhães Júnior é licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras, onde concluiu seu curso em 2011, com a monografia intitulada" O esporte na sociedade excitada: Possibilidades e Limitações da construção da sua autonomia" sob orientação do Professor Doutor Márcio Norberto Farias. É mestre em Educação pelo Mestrado Profissional em Educação do Departamento de Educação da UFLA na área de Teoria critica, onde desenvolveu sua dissertação com o título: Educação Física Escolar, Esporte e (Semi) Formação: Reflexões a partir da Teoria Crítica da Sociedade . Durante sua graduação, participou como bolsista por 2 anos do Programa Institucional de Bolsistas para Iniciação a Docência. É membro desde 2010 do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Critica e Educação e desde 2011 do Projeto Cinema Com Vida, onde desenvolveu trabalho relacionados a formação docente. FONTE: Informações coletadas do Lattes. Formação, Semiformação e Indústria Cultural. a ● Adorno acredita ser o papel da educação: o não extermínio em massa como dos campos de concentração de Auschwitz. ● (Adorno 1995a) Coloca como central a relação da sociedade capitalista contemporânea com a técnica, produzindo sujeitos afinados com a técnica, tendo uma vantagem, porém sendo exagerado. ● Fetiche com a técnica. ● Afirma que as pessoas que estabelecem tal relação com a técnica são aquelas incapazes de amar outras pessoas, transferindo sua líbido para os meios. (ex: Tecnologia, Esporte) ● Türcke (2010) “Instrumentos existem desde que há humanidade”. ● Maquinas desenvolvem movimentos automáticos com maior precisão. ● “Nenhuma máquina, mesmo a mais sofisticada, permite ser manuseada sem que aqueles que dela tratam adaptem-se ao seu programa, a sua coordenação de movimentos” (Türcke, 2010, p. 304) ● Reafirmado a tendencia da civilização de transferir sua líbido para os meios. ●Riscos do indivíduo da não percepção das coisas ao redor. ●Preocupação dos autores em manter a percepção do indivíduo. ●Não haja perda das conquistas culturais humanas. ●Processo de Ressedimentação. ●Demonstra necessário a recuperação mental. ●Capacidade de deter-se. ●Meditar. ●Refletir. ●Adorno (2010) texto: “Teoria da Semiformação” ●Criação do termo Semiformação. ●Defende a ideia da formação do individuo pela adaptação em sua contemporaneidade. ●Fazendo um reflexão critica sobre as coisas que acontecem ao redor. “Teoria da Semiformação” Na lógica do capitalismo e da Indústria Cultural a diversão virou uma forma do trabalhador cansado não ter esforço intelectual, eliminando o potencial que a diversão tinha, hoje a diversão nada mais é do que esquecer os problemas e o sofrimento, não ter que pensar em nada. ●O que é diversão para vocês? Esperado/inesperado no esporte: Uma relação Dialética. a ●Por que o esporte encanta? ●Claussen e Gumbrecth ●Influência da família ●Relação esperado/inesperado ● Mas deixando claro que não devemos olhar somente pelo lado do inesperado, devemos considerar toda tática, técnica para tornar o fato ainda mais marcante pois segundo o autor “só temos surpresas porque temos certezas” ● Inesperado em proporções menores ●Gumbrecht (2007) apresenta uma obra inteira a compreender os esportes, identificando a capacidade de fascinar. ● Beleza e sublime Gumbrecht - Fascínios eGraça O Jogadas a ● para ter uma análise crítica e maior envolvimento com o esporte ele precisa ter compreensão dos constituintes do esporte tais como tática e regras, dando o exemplo do Futebol Americano Relação espectador e esporte O esporte na formação dos Professores de Educação Física da Universidade Federal de Lavras: Um diálogo inacabado ●Sobre o curso ●Iniciou em 2007; ●2012 foi transferido do período noturno para o diurno. Panorama das ementas Nome da obra Autor fes) Repetiçõe Educação Física na Escola: Darido e Rangel (2008) 11 implicações para a prática pedagógica Metodologia do ensmo da Educação Coletivo de autores 5 Fisica. Pedagogia da autonomia: saberes Freire (2008) 3 necessários à prática educativa Prática de ensino e estágio Baremro e Bebran (2006) 3 supervistonado na formação de professores O professor de educação fisica e a Borges (1998) 2 construção do saber. Manual de orientação: estágio Bianchi, Alvarenga e Bianchi (2009) 2 supervisionado Para Ensinar Educação Física Dando e Souza Júnior (2007) 2 possibilidades de intervenção na escola. Educação Fisica na Adolescência: Mattos e Neira (2008) 2 construindo o conhecimento na escola Educação Física e esportes: Moreira (1999) 2 Perspectiva Para o século XXI Pedagogia da Cultura Corporal - Neirac Nunes (2006) 1 Críticas e Alternativas. AN A primeira obra analisada: Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica ●Coletivos de professores que fazem parte do laboratório de estudo e trabalho pedagógico de Ed.F. da UNESP. ● Formação de um cidadão que possa desfrutar das inúmeras possibilidades da cultura corporal de movimento. ●Apresenta como prolongamento dos PCN’s para o ensino médio. ●As duas obras buscam uma resposta sobre sua afirmação enquanto conteúdo curricular. Na segunda obra: Educação Física na adolescência: Construindo o conhecimento na escola Em Mattos e Neira (2008), percebe-se uma crítica em relação a Educação Física no ensino médio. A importância da Educação Física Escolar compreender o esporte como um de seus objetivo de estudo. Fator muito encontrado na Educação Física em relação a superação da desigualdade, é também encontrado na obra: Educação Física na escola Implicações para a prática pedagógica, é a adaptação das regras de futsal para que os meninos e meninas possam “jogar juntos”. Mattos e Neira (2008) afirma que o modelo ideal de educação física deveria girar em torno de problemas que seriam apresentados ao alunos, e eles teriam a tarefa de resolver os problemas de maneira “inovadora”. Mattos e Neira(2008, pag. 43) O conteúdo da Ed. Física deve ser diversificado, porém Darido e Rangel (2008) afirma que os alunos deveriam estar envolvidos na decisão a cerca dos conteúdos, do tratamento pedagógico, critério de avaliação ou até do planejamento anual e semestral.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved