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Guias e Dicas
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Handout, Teses (TCC) de Educação Física

TESE Paulo Freire

Tipologia: Teses (TCC)

2016

Compartilhado em 20/06/2016

fagner-pegoraro-12
fagner-pegoraro-12 🇧🇷

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Baixe Handout e outras Teses (TCC) em PDF para Educação Física, somente na Docsity! Curso: Educação Física (licenciatura plena) Disciplina: Docência e formação cultural na educação física Docente: Marcio Norberto Farias Discente: Bárbara Lúcia Custódio Oliveira; Fagner Domingues Pegoraro; Richard Laudelino Signorette dos Santos Autor: Simão Alberto Zambissa - Nasceu na Angola e mora em Curitiba - Paraná há 26 anos. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2001), graduação em Teologia pelo Seminário Teológico de Londrina (1993), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Assis (2000), graduação em Educação Religiosa pela Faculdade de Teologia Filadélfia (1998), graduação em Psicanálise Clinica pela Escola Superior de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro (1997), especialização em Psicopedagogia (2002), mestrado em Psicologia Pastoral pela Faculdade de Teologia Filadélfia (1998), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015), atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; paradigmas de ensino; professor leigo; situações- limites; prática docente; paradigmas; tecnologias na educação; formação de docente; identidade profissional; formação e formação de professores; séries iniciais; normal superior. Seminário de Docência e formação cultural na educação física: "Política, educação e sociedade: A atualidade da pedagogia freireana na superação dos estigmas autoritários nas relações escolares no Brasil" • Introdução: Essa tese tem como objetivo apresentar dados históricos acerca da educação e seus reflexos nos dias atuais. Tais dados são baseados em política, economia e sociedade ligados as concepções de Paulo Freire. 1. Problema da tese A tese aborda a problemática envolvida na área da educação e os fatos históricos que desencadearam essa atual realidade. Um dos grandes nomes que serve de base para o desenvolvimento do argumento é Paulo Freire. Ele foi um importante nome para a luta em busca da democracia e igualdade social da sociedade, repreendendo a opressão gerada pelas classes dominantes no poder, pois ele tinha uma postura pedagógica assumidamente política. 2. Desenvolvimento: Estudo Analítico da Educação Brasileira 2.1 Capítulo I - Fundamentos históricos e matrizes políticas da conjuntura brasileira (1958-1996) e a emergência da crítica filosófica e política de Paulo Freire (1921-1997) 2.1.1 Linha do tempo da educação brasileira O Brasil apresenta três períodos importantes para o nosso entendimento sobre a educação. O primeiro período é o do Brasil colônia, onde os Jesuítas (1549-1759) eram os responsáveis por esse ato, porém, a educação era elitista, ou seja, para os demais era ensinado apenas o básico: ler e escrever. Sendo assim formavam-se corpos obedientes ao regime estabelecido. O segundo período é o da "Era Vargas" (1930-1945), pois houve a tentativa de mudanças, mas os traços de uma relação pedagógica vertical eram grandes. O terceiro período ocorre durante o Golpe Militar (1964-1985), onde se baseavam no interesse capitalista, fazendo com que houvesse uma ausência de consciência política para os integrantes de a sociedade preferir o consumo e o entretenimento, tornando-se alienados políticos. 2.2 As relações entre educadores e educandos Um dos grandes problemas ao decorrer dos tempos na educação e que infelizmente ainda ocorre é o autoritarismo. Ele tem o objetivo de silenciar e tirar o direito a criticidade do educando, enquanto o educador dissemina um conhecimento teoricamente pronto e acabado, ou seja, não há uma relação democrática onde o conhecimento é algo em constante formação com o empenho de todos. Com isso surgem duas concepções: Educação bancária e Educação emancipatória. A educação bancária tem como objetivo formar pessoas alienadas com base nos interesses das classes dominantes. A educação emancipatória desperta a criticidade e a criatividade dos educandos, pois os professores são capazes de proporcionar a formação do conhecimento. 2.3 Paulo Freire Paulo Reglus Freire Neves, nascido em 19 de setembro de 1921, Recife - Pernambuco, foi um importante educador, pedagogista e filósofo brasileiro. Morreu aos 75 anos em 2 de maio de 1997. Ele desenvolveu um pensamento pedagógico político, pois para ele o aluno deveria ser conscientizado e levado a entender sobre a opressão das classes dominantes e assim lutar em prol da liberdade, igualdade etc. 2.4 Capítulo II - Política, educação, sociedade e escola: O estigma da relação autoritária na tradição escolar brasileira 2.4.1 Obras do Paulo Freire e suas idéias principais
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