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Reflexões sobre a Cultura Corporal nos Currículos Estaduais de Educação Física., Teses (TCC) de Educação Física

Uma análise da adoção da cultura corporal na educação física, examinando como ela é abordada em diferentes propostas curriculares estaduais. O texto discute as mudanças históricas e sociais que influenciaram a compreensão do objeto de estudo desta área de conhecimento, além de questionar a hegemonia do termo cultura corporal no currículo atual. O autor, lilian cristina gramorelli, investiga como os discursos sobre o termo cultura corporal são construídos e constituídos nas propostas curriculares estaduais, buscando novas configurações curriculares para o novo modelo pedagógico.

Tipologia: Teses (TCC)

2016

Compartilhado em 27/06/2016

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thallys-sampaio-3 🇧🇷

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Baixe Reflexões sobre a Cultura Corporal nos Currículos Estaduais de Educação Física. e outras Teses (TCC) em PDF para Educação Física, somente na Docsity! JÚLIA PIRES VEIGA THALLYS SAMPAIO PIRES Docência e Formação Cultural em Educação Física Escolar A Cultura Corporal nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo tempo Lilian Cristina Gramorelli Lavras – MG 2016 Educação Física Licenciatura “Docência e Formação Cultural em Educação Física Escolar” Professor: Márcio Farias. Estudantes: Júlia Pires Veiga, Thallys Sampaio Pires. “A Cultura Corporal nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo tempo” Lilian Cristina Gramorelli. São Paulo 2014. Orientador: Prof. Dr. Marcos Garcia Neira Doutora e Mestre em Educação pela Universidade São Paulo (2014 e 2007). Possui graduação em Educação Física (1988) e Pedagogia- Administração Escolar (1999). Tem especialização na área de Educação Física e Educação. As mudanças acerca do conhecimento referente à Educação Física, são de acordo com o processo histórico e social. A cultura corporal é adotada de acordo com a região e fatores externos locais de cada individuo. Ela é um objeto de estudo da área de educação física que propõe métodos pedagógicos afim de trabalhar questões sociais, juntamente com o movimento corporal. Com isso, existia uma função social diferente que a disciplina e a relação com o conceito de cultura corporal mostrava. O currículo é desenvolvido de forma que os professores não tem acesso em sua elaboração, ele é formulado de forma hegemônica. Por isso, deve-se elaborar uma nova reflexão onde as produções devem ser articuladas com os professores trazendo novas configurações curriculares para o novo modelo pedagógico. As indagações que os debates sobre o currículo da Educação Física suscitaram, especialmente quanto á hegemonia que o uso do termo cultura corporal tem no currículo atual. Com o intuito de investigar como os discursos veiculados sobre o termo cultura corporais são construídos e constituídos nas propostas curriculares estaduais de educação física, bem como possíveis significados que tal termo sugere para as práticas docentes. Podemos observar que os currículos da educação física são elaborados sem clareza e há um uso inadequado do termo cultura corporal, na qual os professores utilizam apenas métodos esportivistas, jogos, danças, lutas, entre outros, acreditando que esses conteúdos são a cultura corporal. O contexto histórico social é mudado de tempos em tempos, com isso o olhar voltado ao corpo físico e seus gestos dão lugar a um diálogo social e cultural passando a questionar e criticar o contexto o qual nos 2
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