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educação - fisica - artigo - quase - pronto, Teses (TCC) de Educação Física

Handout da tese, A Cultura Corporal nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo tempo

Tipologia: Teses (TCC)

2016

Compartilhado em 27/06/2016

thallys-sampaio-3
thallys-sampaio-3 🇧🇷

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Baixe educação - fisica - artigo - quase - pronto e outras Teses (TCC) em PDF para Educação Física, somente na Docsity! Educação Física Licenciatura “Docência e Formação Cultural em Educação Física Escolar” Professor: Márcio Farias. Estudantes: Júlia Pires Veiga, Thallys Sampaio Pires. “A Cultura Corporal nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo tempo” Lilian Cristina Gramorelli. São Paulo 2014. Orientador: Prof. Dr. Marcos Garcia Neira. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade São Paulo (2014 e 2007). Possui graduação em Educação Física (1988) e Pedagogia- Administração Escolar (1999). Tem especialização na área de Educação Física e Educação. Problema: As diferentes interpretações e usos do termo Cultura Corporal que são empregados nos currículos estaduais de educação física. Objetivo: investigar como os discursos veiculados sobre o termo cultura corporais são construídos e constituídos nas propostas curriculares estaduais de Educação Física, bem como os possíveis significados que tal termo sugere para as práticas docentes. Hipótese: Há uma multiplicidade de significados atribuídos e emitidos pelo termo cultura corporal. Justificativa: As indagações que os debates sobre o currículo da EF suscitaram, especialmente quanto à hegemonia que o uso do termo cultura corporal tem no currículo atual. Estrutura do argumento: Com o decorrer do tempo a Educação física vem sofrendo profundas transformações em seu componente curricular. O contexto histórico e social é mudado de tempos em tempos, com isso o olhar voltado ao corpo físico dá lugar a um dialogo social e cultural passando a questionar e criticar o contexto na qual nos encontramos. Com essas transformações, surgem questões a respeito do termo cultura corporal, que passa a ser discutido por diferentes eixos da área de educação física. Os currículos são elaborados pelos estados da federação tentando chegar a um consenso sobre o papel da mesma. CAPITULO 1 - O CENÁRIO: Com as transformações sociais, politicas e culturais há uma alteração no cenário social, afetando diretamente os princípios da educação física, em um tempo em que a globalização interfere no cotidiano das pessoas. A educação escolar sofre com o contexto imposto pela época com intuito de moldar as pessoas. CAPITULO 2 – O CURRICULO: As mudanças sociais sofridas pela sociedade brasileira modifica a estrutura curricular da educação física escolar, fazendo com que os sistemas educativos atendessem as exigências do campo politico e econômico do país. CAPITULO 2.1 - Currículo: uma construção histórica e social: Os aspectos históricos e sociais fragmentados em épocas diferentes. O ensino era diferenciado de acordo com a classe social. CAPITULO 3 - O Termo Cultura Corporal na Educação Física: A educação física se modifica com novas práticas pedagógicas, surgindo o termo cultura corporal que tem o intuito de trabalhar o contexto histórico e social. CAPITULO 3.1. As Teorias Tradicionais de Educação e a Educação Física: Os métodos pedagógicos começam a se modificar surgindo diferentes propostas para trabalhar desde o corpo como forma de valorização da saúde, esporte, os aspectos biológicos. Que começam a ser questionados pelos novos ideais, tais como o modelo pós-critico. CAPITULO 3.2. As Teorias Críticas de Educação, a Educação Física e o Termo Cultura Corporal: Os novos questionamentos do termo cultura corporal, baseado na falta de entendimento dos profissionais de educação física. CAPÍTULO 3.2.1. A Gênese do Termo Cultura Corporal: Teoria progressista: educação física como objeto de estudo, o movimentar-se humano, visto como uma concepção diferente, e também como fenômeno histórico-cultural. Em 1980, surge pela primeira vez o termo cultura corporal, no Brasil. CAPÍTULO 3.3. As Teorias Pós-Críticas, a Educação Física e o Termo Cultura Corporal: Teoria de currículo questiona como os conhecimentos são produzidos e aceitos socialmente e outros não. Teoria pós-crítica, novo deslocamento de analisar o currículo, tanto o sujeito como as práticas sociais resultantes de diversas fontes (linguagens, textos). Novas paisagens surgiram (final do século XX), pré-modernismo, pré-colonialismo, indicando novas temáticas. Algumas descentralizam o professor enquanto detentor do conhecimento. CAPÍTULO 4. Cultura: A palavra já foi utilizada em diversas áreas, como agricultura de culturas, meio de distinguir classes sociais, e com o passar do tempo, começou a ser vista de outra forma. Na educação física pode ser considerada a área que estuda e atua sobre a cultura corporal de movimento (DAOLIO, 2004, p. 09), porém, com muito cuidado com o uso dessa palavra.
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