Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Projeto Político Pedagógico, Notas de estudo de Educação Física

Plano Educacional

Tipologia: Notas de estudo

2016

Compartilhado em 08/08/2016

ana-claudia-vasconcelos-6
ana-claudia-vasconcelos-6 🇧🇷

4 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Projeto Político Pedagógico e outras Notas de estudo em PDF para Educação Física, somente na Docsity! DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOCENCIA E FORMAÇÃO CULTURAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR MÁRCIO NORBERTO FARIAS PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Ana Cláudia Vasconcelos da Costa Douglas Balás do Amaral Fonseca Fabiana de Paula Pereira LAVRAS - MG 2016 SUMÁRIO SUMÁRIO......................................................................................................2 1. Contexto Sócio-Histórico da Educação Física.........................................3 1.1 Propostas e Soluções acerca da Educação Física...................................4 2. Concepção do Programa Educacional...................................................... 6 3. Definição de um modelo pedagógico a ser instituído na escola.............. 7 4. Saberes e assuntos a serem desenvolvidos...........................................11 5. Plano de ação.........................................................................................13 6.Referências Bibliográficas.......................................................................19 2. Concepção do Programa Educacional A Educação Física, em geral não deve se limitar apenas à aplicação das praticas corporais, mas também estar ligada a aspectos éticos e morais, como forma de aprendizagem. De acordo com a UNESCO (Organização de Cultura, Educação e Ciência das Nações Unidas), existem quatro pilares que devem fundamentar a educação, sendo eles: aprender e conhecer, aprender e fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Em conformidade com estes dados alguns tópicos quanto às expectativas a serem desenvolvidas nas aulas de Educação Física estão embasados como o respeito do corpo e suas limitações; trabalho do equilíbrio emocional; estimular a criatividade entre os alunos; incentivar o trabalho em grupo; relação entre professor e aluno; estimular as práticas corporais; reconhecimento do outro; saber compartilhar; promover a inclusão social e inclusão de pessoas com necessidades especiais; Como professor cabe - nos manter uma postura adequada perante a classe, não deixando que a turma se disperse ou desinteresse pelas atividades propostas, buscando sempre a estimulação da criança ou do adolescente. A prática pedagógica de um professor de Educação Física na escola deve, além das vivencias físico-motoras, promover uma ação dialógico-crítica que ajude na ampliação da visão de mundo das crianças, dando a elas ferramentas necessárias para que, enquanto cidadãs possam ser agentes de resistência e transformações na sociedade. Somos entendidos como elemento mediador para operacionalizar a ação criadora e inovadora, e ao desenvolver nosso trabalho, pautada numa concepção de cultura corporal, ajudou a construir uma Educação Física Escolar para o exercício da cidadania. 5 3. Definição de um modelo pedagógico a ser instituído na escola O protagonismo social de um indivíduo pressupõe uma relação dinâmica entre formação, conhecimento, participação, responsabilização e criatividade como mecanismo de fortalecimento da perspectiva de educar para uma cidadania ética e responsável. O intuito e as propostas do princípio pedagógico para uma educação emancipadora e democrática dos espaços escolares visa buscar no decorrer do ano letivo uma melhora significativa e de observância em todos os alunos da instituição escolar. Serão propostas atividades que possibilitem o desenvolvimento do educando através da cultura de movimento possibilitando a proposição de ações para a solução de problemas reais e cotidianos. A concepção de protagonismo juvenil voltada para este plano educacional na área da educação física é a proposta e estimulada por Costa (2000), como sendo uma possibilidade concreta do desenvolvimento e exercício da cidadania, ao mesmo tempo em que se volta ao sujeito, em relação à formação da identidade, autoconceito e autoestima, que são componentes importantes para a formação da identidade e autonomia. A vivência de valores como a tolerância, respeito mútuo, cooperação e alteridade, é uma via importante para que sejam propiciadas situações especiais na construção de sua autonomia, propiciando sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas na escola, comunidade e na vida social mais ampla. Costa apresenta fundamentos do protagonismo juvenil, afirmando: O termo Protagonismo Juvenil, enquanto modalidade de ação educativa é a criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens envolverem se em atividades direcionadas à solução de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. [...] O cerne do protagonismo, portanto, é a participação ativa e construtiva do jovem na vida da escola, da comunidade ou da sociedade mais ampla (COSTA, 2001, p.179). Consideramos que as atividades propostas para a área de educação física podem possibilitar aos alunos o próprio desenvolvimento corporal mediante as aulas práticas que serão propostas aqui e realizadas ao longo do ano letivo e da vida escolar dos estudantes. Haverá uma atenção maior a aqueles que precisam de um espaço para se expressar e desenvolverem atitudes saudáveis e responsáveis, e porque não, ensaiar passos para que na vida adulta possam ser cidadãos esclarecidos de seus direitos e deveres, e socialmente ativos, podendo mudar a realidade da sua comunidade. O que se espera é que ao longo da participação nas atividades seja possível perceber certa diferença em todos os alunos tanto na formação cidadã quanto na social. Reconhecer o protagonismo juvenil como prática 6 educativa é uma forma de reconhecer que através da participação dos nossos alunos será possível gerar mudanças na realidade futura de todos. A inserção de atividades complementares são a�vidades que devem ser es�muladas para dar ênfase “a necessidade de se reduzir o tempo em sala de aula, favorecendo o trabalho individual e em grupo dos estudantes” (RESOLUÇÃO CNE/CES 11/2002). Atividades como trabalhos de iniciação cien�fica, projetos mul�disciplinares, visitas técnicas, trabalhos em equipe, desenvolvimento de protó�pos, monitorias, participação em empresa Junior e outras a�vidades empreendedoras são o intuito deste plano educacional, tentando buscar o máximo possível de atividades que se encaixem na área de educação física, se caso possível, e propiciar aos alunos uma abrangência de conhecimentos necessários visando enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Os primeiros dias de aula nunca são os mais fáceis até mesmo para alunos que entram no inicio das aulas, em outros períodos ou a simples volta às aulas pós-férias. A proposta visa atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos, propiciando um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar. A melhor visão para a instituição é ADAPTAÇÃO, principalmente na base infantil aonde as crianças chegam a um ambiente novo, diferente e desconhecido. Serão propostas atividades que envolvam o conhecimento dos colegas, espaço/escola, os horários, os conteúdos e outras brincadeiras, todos os fundamentos encaixados nas devidas faixas etárias se houver necessidade. Ademais serão trabalhados métodos de organização, recepção com os alunos, regras da escola, o contato com cada setor escolar, etc. As práticas avaliativas podem tanto estimular, promover, gerar crescimentos e avanços, levando o aluno ao sucesso, como também podem desestimular, frustrar, impedir o progresso, conduzindo-o ao fracasso. Ou seja, a avaliação poderá melhorar a aprendizagem ou simplesmente produzir resultados ou respostas sem sentido. O objetivo em si é repensar as práticas e a pedagogia utilizada, contribuindo, sobretudo para uma mudança de postura em relação à avaliação da aprendizagem, caso durante o ano letivo seja observado um grau de dificuldade em alguma turma e que venha a gerar um baixo rendimento escolar, serão estabelecidas reflexões acerca do processo educativo caso o problema citado venha a decorrer, o que não se espera, pois, todas as diretrizes que serão aplicadas no âmbito escolar na área de educação física serão pensadas com tamanha atenção e dedicação do próprio docente, uma vez que este sabe o quanto a prática 7 - Respeitar os adversários, os colegas e resolver os problemas com atitudes de diálogo e não violência. - Predispor a participar de atividades em grupos, cooperando e interagindo. 0 09 2 - Reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras. Serão trabalhadas ações dentro e fora da escola como locais de trabalhos, salas, quadras poliesportivas, visitas aos laboratórios, atividades experimentais, passeios extraclasse todos eles visando um melhor conhecimento para o aluno e melhor desenvolvimento social. Diante destas propostas a principal preocupação dentro da escola é a de fazer com que o educando participe do seu grupo ativa e afetivamente, apropriando-se de valores, crenças, conhecimentos acadêmicos e referenciais sócio- históricos. Uma apropriação significativa tanto para si como para o outro, tornando- se uma pessoa consciente e responsável pela transformação da realidade em que está inserido. 10 5. Plano de ação ENSINO INFANTIL Baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são programadas a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola através de uma metodologia pedagógica sócio-construtivista para o trabalho com os alunos de Educação Infantil Considerando a Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96 - e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil. Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social. O respeito à diversidade dos alunos é parte integrante desta proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição, começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas. Para a proposta metodológica existe a finalidade do desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança através de planejamentos adequados, com conteúdo forte e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica sequencial do mesmo na vida escolar do aluno. CONTEÚDOS ESTRUTURANTES 11 Jogos e Brincadeiras; - jogos cooperativos, proporcionando o ato da brincadeira sem levar em consideração a competitividade. - atividades recreativas, a fim de proporcionar a integração em grupo e incentivando a coletividade. - brincadeiras populares que envolvam cirandas, cantos, amarelinha, pular corda, cantigas de roda. - Maquetes, esculturas com massinhas, pinturas e oficinas de arte. - propor atividades de volta à calma. Ginástica; - iniciação a ginástica com atividades básicas, desenvolvendo todos os movimentos e práticas corporais além de realização de atividades extraclasse. Dança; - danças criativas que envolvam coreografias montadas relacionadas a datas comemorativas e danças populares como festas juninas, folclore, etc. Estimular o lazer; Buscando desenvolver o espírito cooperativo das crianças. ENSINO FUNDAMENTAL I e II Buscar com os alunos a participação em atividades corporais reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e motoras, bem como as de seus colegas, respeitando os limites sem discriminação física, social ou sexual. Fomentar a adoção de atitudes que estimule o respeito mútuo, a dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, abandonando qualquer espécie de violência. Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando com as possibilidades compatíveis, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorram na regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado. Oportunizar repetições nas mais variadas formas de execução. CONTEÚDOS ESTRUTURANTES 12 refletir. Ao professor cabe também assumir uma concepção teórica metodológica, definir conteúdos, buscar estratégias de ensino, desconstruir práticas pedagógicas baseadas relações de poder, que se instalaram ao longo das décadas, e que são contestadas, buscando novos caminhos. Portanto uma redefinição da prática pedagógica, fazendo com que o aluno retorne à prática social com um aperfeiçoamento qualitativo decorrente da formação da sua consciência crítica e da estruturação do saber escolar seria essencial. Contribuir para que o aluno obtenha a integração humana, social e corporal na sociedade que ele está inserido, conhecendo a sua relação histórico-social. CONTEÚDOS ESTRUTURANTES Aplicação do esporte em geral; - Futsal - Handebol - Voleibol - Basquetebol - Lutas - Atletismo - Natação Organização de campeonatos; Trabalhar o espírito esportivo e competitivo. Organização de gincanas; Propor jogos e brincadeiras que estimulem o trabalho em grupo e a competitividade. Teórico; - Temas como: Corpo, saúde e beleza, fatores de risco e doenças - Aulas expositivas, em grupo, atividades individuais, em duplas e trios - Confecções de painéis, vídeos, entrevistas, debates, aulas práticas. - Desenvolver o conhecimento ajustado a si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética e de inserção social, para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania. 15 - Aplicação de avaliações; -Realização das práticas -Valorização da cultura corporal de movimento -Relação da Educação Física com saúde e qualidade de vida OBS: três focos principais de avaliação na Educação Física segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. 16 6.Referências Bibliográficas >Protagonismo juvenil: O que é e como praticá-lo. Disponível em:http:// 4pilares.net:text-cont/costa-protagonismo.htm . Acessado em 21/07/16. >Secretaria de Estado da Educação do. Coordenação de Apoio à Direção e Equipe Pedagógica - CADEP. A Construção Coletiva do Projeto Político-Pedagógico. Disponível em: < http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/OTP/ projeto_construcao200 >BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. >Brasília, 1998. BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da educação. Senado Federal, Centro Gráfico, 1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/sesu/ arquivos/pdf/lei9394.pdf> Acesso em 10/05/2008.. > http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2516-8.pdf, acesso em 24/07/16 > CAVAGNARI, L. B. Projeto Político-Pedagógico, autonomia e realidade escolar: entraves e contribuições. In: VEIGA, I. P. A.; REZENDE, L. M. G. de: Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico (Org.). Campinas: Papirus, 1998. p. 95-112. > http://novaescola.org.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/como-avaliar- educacao-fisica-424308.shtml, acesso em 02/08/16. 17
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved