O Artigo Científico

O Artigo Científico

“Artigo científico é parte de uma publicação, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

O artigo científico trata de problemas científicos, embora de extensão relativamente pequena.

Apresenta resultado de estudos e pesquisas. E, em geral, é publicado em revistas, jornais ou outro periódico especializado.

Originais: parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais ,podendo ser um relato de pesquisa, estudo de caso, etc;

Artigos de Revisão: parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.

Pré-textual: Título e Subtítulo, Autor (es), Resumo na língua do texto e Palavras-Chave na língua do texto;

Textual: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão;

Pós-textual: Título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira; Resumo em língua estrangeira; palavras- chave em língua estrangeira; notas explicativas; referências; glossário; apêndices; anexos; agradecimentos e a data de entrega dos originais para publicação.

PAPEL: tipo A4 (21 x 29,7 cm), cor branca ou reciclado.

LETRA: fontes de letra de tamanho 12. Exceto: -citações de mais de três linhas;

-nota de rodapé;

- paginação

-A cor da fonte deve ser preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações -Tipo da letra: Times NewRoman ouArial.

a) 1,5 para todo o texto; b) um espaço de 1,5;

- separa o texto da citação longa;

-separa cada título das seções e subseções do texto que os precede e que os sucedem.

c) espaço simples, para;

-citações diretas com mais de três linhas; -notas de rodapé;

-referências.

d) um espaços simples;

-entre uma referência e outra, na lista de referências ao final do trabalho.

Deve aparecer na 1ª linha da página, em letras maiúsculas, negrito e centralizado. Se houver subtítulo, deve aparecer na linha abaixo do título e em letras minúsculas.

Deve ser redigido com um número pequeno de palavras e descrever, de forma adequada, o conteúdo do trabalho.

Deve estar separado do nome dos autores por 1 espaço de 1,5 entrelinhas.

Deve aparecer logo após o título do artigo, centralizado ou à direita. Caso haja mais de um autor organizar em ordem alfabética.

Um breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento e o endereço eletrônico, devem aparecer em rodapé indicado por asterisco, na primeira página do artigo.

No corpo do texto:

Adão Qualquer coisa da Silva* Maria de Tal**

No rodapé da página: _

* Bacharel em Ciências Sociais; especialista em Jornalismo Político e Marketig e

Comunicação; Mestre em Sociologia Política e Docente da UNINORTE–AC - e-mail: adao.@uninorteac.com.br

** Bacharel em Ciências Sociais e Serviço Social; Especialista em Saúde Pública;

Mestre em Ciências Sociais –Antropologia e Docente da UNINORTE–AC - e-mail: vanessapaskoali@yahoo.com

O resumo não deve ultrapassar a 250 palavras, sintetizando o tema em questão, objetivo do estudo, a metodologia e as considerações finais a que se chegou.

Deve ser feito em parágrafo único, evitar frases longas e não se recorre a citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, fórmulas).

As palavras chaves devem vir logo abaixo do resumo separadas entre si por ponto.

Ex: Palavras-chave: Artigo Científico. Metodologia. Normas.

Elementos necessários para estruturar o capítulo Introdução:

apresentação do assunto; problema a ser investigado;

objetivo do estudo;

definição dos termos utilizados;

importância ou justificativa da escolha do assunto;

metodologia e;

organização do trabalho

No desenvolvimento deve-se fazer uma exposição ordenada e pormenorizada da discussão das teorias utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada.

em seções e subseções e variam em função da abordagem do tema e do método.

1 INTRODUÇÃO (SEÇÃO PRIMÁRIA) Maiúscula e negrito.

1.1 CONSIDERAÇÕES FINAIS (SEÇÃO SECUNDÁRIA) Maiúscula e sem negrito.

1.1.1 O conceito de metodologia (SEÇÃO TERCEÁRIA) Minúscula e negrito.

1.1.1.1 Equações e fórmulas (SEÇÃO QUATERNÁRIA) Minúscula e sem negrito.

1.1.1.1.1 Transferências normativas (SEÇÃO QUINÁRIA) Minúscula e sem negrito e itálico).

Os títulos sem indicativo numérico (resumo, referências, anexos e apêndices) devem ser escritos em maiúsculo, negrito e centralizados.

processo de síntese dos principais resultados e idéias correspondentes aos objetivos ou hipóteses do trabalho.

Pode conter projeções, recomendações, encaminhamentos do autor, etc.

Também aparecerá o posicionamento pessoal do estudante pesquisador

Título do artigo, resumo e palavras-chave em língua estrangeira;

Notas explicativas (opcional);

Referências;

Glossário (opcional);

Apêndice (opcional);

Anexo (opcional).

Na elaboração do artigo recomenda-se o uso de um plano para que não se repitam idéias, nem se deixe nada de importante de lado.

Sua redação leva em conta o público a que se destina.

O estilo, como em qualquer trabalho científico, deve ser claro, conciso e objetivo.

A linguagem deverá ser gramaticalmente correta, precisa, coerente, simples e, preferentemente na terceira pessoa.

Deve-se evitar adjetivos inúteis, supérfluos, repetições, rodeios, explicações desnecessárias. O excesso de concisão também traz prejuízo para o texto.

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