Criado e Desenvolvido por:

Todos os direitos são reservados ©2017 tioronnicabral.blogspot.com.br

Em 1869, Friederich Miescher, trabalhando em Tügingen, sul da Alemanha, iniciou experiências que, aparentemente, eram de pouca importância. Seu trabalho consistia no exame de células do pus humano. O pesquisador retirava o material para estudo a partir de curativos utilizados em secreções purulentas.

Durante suas observações, verificou que todas as células vivas, inclusive as de pus, continham um glóbulo central mais escuro que o restante, denominado núcleo celular. Já se sabia que nas células do pus o núcleo representava uma grande parte do organismo celular. Miecher acabou por concluir que daquele material poderia obter, quase que na sua totalidade um grande número de núcleos celulares isolados.

O processo utilizado pelo pesquisador era fazer o produto retirado das células ser assimilado por uma enzima digestiva chamada de pepsina. Em seguida, através de centrifugações e outros processos de separação e filtragem observou o aparecimento de uma substância química até então desconhecida e rica em fósforo. Inicialmente esta substância foi chamada de nucleína. Ao submetê-la à verificação do Ph, descobriu que esta substância era bastante ácida. Em função desta descoberta, Miecher mudou o nome do produto para “Ácido Nucleico”.

FONTE: http://pt.wikipedia.org

Os ácidos nucleicos são as substâncias responsáveis pela transmissão da herança biológica: as moléculas que regem a atividade da matéria viva, tanto no espaço (coordenando e dirigindo a química celular por meio da síntese de proteínas - RNA) como no tempo (transmitindo os caracteres biológicos de uma geração a outra, nos processos reprodutivos - DNA).

Ácido nucleico é um tipo de composto químico, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas e pirimidínicas. São portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos.

ÁCIDOS NUCLEICOS: FosfatoÁCIDOS NUCLEICOS: Fosfato ÁCIDOS NUCLEICOS: FosfatoÁCIDOS NUCLEICOS: Fosfato

ÁCIDOS NUCLEICOS: PentosesÁCIDOS NUCLEICOS: Pentoses ÁCIDOS NUCLEICOS: PentosesÁCIDOS NUCLEICOS: Pentoses

ÁCIDOS NUCLEICOS: Base NitrogenadaÁCIDOS NUCLEICOS: Base Nitrogenada Púricas ou Purinas

Pirimidinas ou Pririmidínicas

O pareamento ocorre através das LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO ou PONTES DE HIDROGÊNIO. Sucede-se entre o átomo de H com os átomos: F O N.

Também conhecida como Ligação de Hidrogênio. A molécula de água realiza quatro Pontes de Hidrogênio com as moléculas vizinhas.

O DNA foi provado como sendo o material hereditário e Watson e outros decifraram a sua estrutura. O que faltava era determinar como o DNA copiava sua informação e como isso era expresso no fenótipo (características físicas). Matthew Meselson e Franklin W. Stahl projetaram um experimento para determinar o método de duplicação do DNA. Três modelos de duplicação foram considerados prováveis.

1. Duplicação conservativa produziria de alguma maneira um DNA completamente novo durante a duplicação

O DNA foi provado como sendo o material hereditário e Watson e outros decifraram a sua estrutura. O que faltava era determinar como o DNA copiava sua informação e como isso era expresso no fenótipo (características físicas). Matthew Meselson e Franklin W. Stahl projetaram um experimento para determinar o método de duplicação do DNA. Três modelos de duplicação foram considerados prováveis.

2. Duplicação Semi-conservativa produziria duas moléculas de DNA cada uma das quais seria composta de uma metade do DNA original, junto com um complemento totalmente novo. Em outras palavra o DNA novo consistiria em um cadeia nova e outra do velho DNA. As cadeias existentes serviriam como modelos complementares para a cadeia nova.

O DNA foi provado como sendo o material hereditário e Watson e outros decifraram a sua estrutura. O que faltava era determinar como o DNA copiava sua informação e como isso era expresso no fenótipo (características físicas). Matthew Meselson e Franklin W. Stahl projetaram um experimento para determinar o método de duplicação do DNA. Três modelos de duplicação foram considerados prováveis.

3. Duplicação Dispersiva envolve a quebra das cadeias parentais durante a duplicação, e de alguma maneira, uma remontagem das moléculas que eram uma mistura de fragmentos velhos e novos de cada cadeia de DNA.

A transcrição consiste na síntese de RNA. Ela é realizada por um complexo enzimático cuja enzima chave é a RNA polimerase, composta de várias subunidades e que realiza a polimerização do RNA a partir de um molde de DNA. Esse processo ocorre em três etapas principais, a iniciação, o alongamento e o término, cada um contendo fatores específicos que serão explicados adiante. A figura abaixo representa um esquema simplificado do processo.

TRANSCRIÇÃO: RNAmTRANSCRIÇÃO: RNAm TRANSCRIÇÃO: RNAmTRANSCRIÇÃO: RNAm

Ácido nucléico duas formas tem, é o DNA e o RNA também. (bis)

Sua menor unidade nucleotídeo é chamada que estão ligados fosfato, pentose e uma base nitrogenada. Pra se unirem e formarem cadeia, nos nucleotídeos, dentro da mesma fileira fosfato vai ligando, formando a escadinha com a pentose do nucleotídeo e o vizinho.

O DNA tem cadeia dupla podemos chamar pentose é a desoxirribose e as bases que vão se ligar. Adenina se liga à timina, se for guanina quem se junta é citosina. Autoduplicação, mecanismo celular, hereditariedade, transcrição em RNA.

Ácido nucléico...

E na transcrição DNA vai formando RNA, a fita dupla vai se abrindo, nucleotídeos vão se parear. Adenina se liga à uracila, se for guanina quem se junta é citosina. Mas se no DNA a base for a timina, no RNA quem se junta é adenina. RNA fita simples que vem do DNA (pela transcrição), pentose agora é ribose e as fitas podem se ligar (pelas bases). Adenina se liga à uracila, se for guanina quem se junta é citosina. Processo importante veja só, nunca termina. São três RNAs para formar a proteína. Ácido nucleico.. RNA mensageiro é produzido pelo DNA, chegando até o citoplasma a proteína já vai se formar, o segundo é o transportador, leva aminoácidos ao polirribossomo...

Exercício 1

A respeito dos ácidos nucleicos (DNA e RNA) podemos afirmar que:

a) gene é um segmento de RNA capaz de produzir proteína. b) a uracila é a base nitrogenada exclusiva do DNA. c) a duplicação do DNA é dita semiconservativa porque cada novo DNA conserva metade do DNA antigo. d) a pentose do DNA é a ribose. e) durante a transcrição, os dois segmentos do DNA permanecem ativos.

Exercício 2

Para que possa ocorrer a síntese de proteínas, devem ocorrer em ordem os seguintes eventos:

a) replicação, transcrição e tradução. b) transcrição, replicação e tradução. c) transcrição e tradução. d) tradução, transcrição e replicação. e) replicação e transcrição.

Exercício 3

A molécula de ADN é constituída por:

a) uma cadeia de polipeptídios unidos por pontes de hidrogênio. b) duas cadeias de polipeptídios formando uma dupla hélice. c) uma cadeia de nucleotídeos que tem a capacidade de se replicar. d) duas cadeias de nucleotídeos unidas por pontes de hidrogênio. e) duas cadeias de bases azotadas unidas por polipeptídios.

Exercício 4

(UFSM-RS) Numere a 2ª. Coluna de acordo com a 1ª:

Coluna 1 1 – DNA 2 – RNA

Coluna 2 ( ) Dupla hélice ( ) Ribose ( ) Fita única ou simples ( ) Desoxirribose ( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina ( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, uracila.

A sequência correta é:

Exercício 5

(PUC-MG) O maior projeto do final do século é, sem dúvida, o Projeto Genoma Humano, que tem por objetivo sequenciar todos os genes dos 23 cromossomos que compõem a espécie humana. Uma reportagem recente mostrou um gene totalmente sequenciado com o seguinte trecho: A-AAT-CAA-GTA.

Baseado em seus conhecimentos, identifique o segmento de RNA mensageiro formado a partir desse filamento.

a) U-UUA-GUU-CAU. b) U-UUT-GUU-CTU. c) A-AAU-CAA-GUA. d) T-TTA-GTT-CAT. e) T-UUA-GUU-CAT.

Exercício 6

Cinco amostras com ácidos nucleicos foram analisadas quimicamente e apresentaram os seguintes resultados:

I) 1ª. amostra: ribose I) 2ª. amostra: timina I) 3ª. amostra: dupla hélice IV) 4ª. amostra: uracila V) 5ª. amostra: 20% de guanina e 30% de citosina

Entre estas amostras, quais se referem a DNA:

a) Apenas I e I. b) Apenas I e I. c) Apenas I e IV. d) Apenas I e II. e) Apenas I e V.

Exercício 7

O DNA e o RNA são constituídos de muitas unidades, os nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. A diferença entre DNA e RNA está:

a) no fosfato e nas bases nitrogenadas. b) na pentose e nas bases nitrogenadas. c) na pentose e no fosfato. d) na pentose, nas bases nitrogenadas e no fosfato. e) apenas nas bases nitrogenadas.

Exercício 8

(PUCC-SP) Os itens abaixo referem-se à estrutura, composição e função dos ácidos nucleicos.

• Estrutura: I) Dupla hélice; I) Cadeia simples. • Composição: 1) Presença de uracila; 2) Presença de timina.

• Função: a) síntese de proteínas; b) transcrição gênica.

São características do ácido ribonucleico:

Exercício 9

(PUC-PR) No esquema abaixo sobre a estrutura do DNA, os números 1, 2 e 3 representam, respectivamente:

a) Base nitrogenada, desoxirribose e fosfato; b) Base nitrogenada, fosfato e desoxirribose; c) Fosfato, desoxirribose e base nitrogenada; d) Fosfato, base nitrogenada e desoxirribose; e) Desoxirribose, fosfato e base nitrogenada.

Exercício 10

(Uerj) “Testes genéticos: a ciência se antecipa à doença. Com o avanço no mapeamento de 100 mil genes dos 23 pares de cromossomos do núcleo da célula (Projeto Genoma, iniciado em 1990, nos EUA), já é possível detectar por meio de exames de DNA (ácido desoxirribonucleico) a probabilidade de uma pessoa desenvolver doenças [...].” (O Globo, 10/08/1997). Sabe-se que o citado mapeamento é feito a partir do conhecimento da sequência de bases do DNA. O esquema abaixo que representa o pareamento típico de bases encontradas na molécula de DNA é:

Exercício 1

Existem cinco tipos principais de bases nitrogenadas: adenina, _,

Assinale a alternativa que contém as palavras que completam a frase abaixo: citosina, _ e uracila. As duas primeiras possuem um duplo anel de átomos de carbono e derivam de uma substância chamada _, sendo, por isso, denominadas bases _.

a) Guanina, timina, purina, púricas. b) Timina, guanina, pirimidina, púricas. c) Timina, guanina, pirimidina, púricas. d) Timina, guanina, púricas, pirimídicas. e) Guanina, timina, purina, pirimidina.

Exercício 12

Assinale a alternativa incorreta:

a) O nome ácido nucleico indica que as moléculas de DNA e RNA são ácidas e foram identificadas, a princípio, no núcleo das células. b) O DNA é encontrado no núcleo, formando os cromossomos e parte dos nucléolos, e também em pequena quantidade na mitocôndria e no cloroplasto. c) O ácido ribonucleico é encontrado no nucléolo, nos ribossomos, no citosol, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. d) Tanto DNA como o RNA são formados pelo encadeamento de grande número de moléculas menores, os nucleotídeos. e) As bases existentes na molécula de DNA são a adenina, guanina, citosina e uracila.

Exercício 13

As bases nitrogenadas podem ser divididas em bases púricas e pirimídicas. Assinale a alternativa que contém os nomes das bases pirimídicas.

a) Adenina, citosina e timina; b) Adenina, timina e uracila; c) Guanina, timina e uracila; d) Citosina, timina e uracila; e) Citosina, timina e guanina.

Exercício 14

(UDESC 2008) Assinale a alternativa correta sobre os ácidos nucleicos:

a) O DNA e o RNA são idênticos em constituição e diferentes em forma molecular. b) O RNA é constituído pelas bases púricas adenina e guanina, e pirimídicas uracila e timina. c) O DNA é constituído pelas bases púricas adenina e timina, e pirimídicas citosina e guanina. d) O DNA é constituído pelas bases púricas adenina e guanina, e pirimídicas citosina e timina. e) O RNA é constituído pelas bases púricas adenina e timina, e pirimídicas citosina e uracila.

Exercício 15

O esquema seguinte representa duas cadeias de ácidos nucleicos. Podemos concluir que:

a) I e I correspondem a duas moléculas de RNA. b) I e I correspondem a duas cadeias de uma molécula de RNA. c) I e I correspondem a duas cadeias de uma molécula de ADN. d) I corresponde a uma cadeia de ADN e I a uma cadeia de RNA. e) I corresponde a uma cadeia de RNA e I a uma cadeia de ADN.

Exercício 16

(UFMS) Os ácidos nucleicos são as moléculas “mestras” da vida. Elas são “responsáveis” pela síntese de todas as enzimas que controlam, de alguma forma, a atividade celular. Relacione os ácidos nucleicos com suas características.

I) DNA.A) açúcar da molécula = desoxirribose. I) RNA.B) açúcar da molécula = ribose.

C) presença de timina. D) presença de uracila. E) cadeia dupla. F) cadeia simples. G) capacidade de autoduplicação.

Está(ão) correta(s) a(s) associação(ões):

Somatório: 75

Exercício 21

Sabemos que existem dois tipos de ácidos nucleicos: o DNA e o RNA. A respeito dessas duas moléculas, marque a alternativa correta:

a) O RNA é encontrado apenas na região do núcleo e no citosol. b) O DNA é encontrado apenas no interior do núcleo das células. c) Tanto o DNA quanto o RNA possuem em sua composição um monossacarídeo chamado de ribose. d) A base nitrogenada timina é exclusiva do DNA. e) A base nitrogenada guanina é exclusiva do RNA.

Exercício 2

Sabemos que existem cinco diferentes tipos de bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina e uracila. No DNA, observa-se que as bases nitrogenadas das cadeias polinucleotídicas unem-se de maneira bastante específica. A adenina, por exemplo, liga-se apenas à:

a) adenina. b) timina. c) citosina. d) guanina. e) uracila.

Exercício 23

O RNA, ácido ribonucleico, é um ácido nucleico relacionado com a síntese de proteínas. Existem diferentes tipos de RNA, cada um com uma função específica. Marque a alternativa que indica o nome do RNA que carrega a informação para a síntese de proteínas:

a) RNA polimerase. b) RNA transportador. c) RNA mensageiro. d) RNA ribossômico.

Comentários