Cruzamento teste e retrocruzamento

Cruzamento teste e retrocruzamento

Criado e Desenvolvido por:

Todos os direitos são reservados ©2017 tioronnicabral.blogspot.com.br

Um cruzamento-teste consiste no cruzamento entre um individuo de genótipo desconhecido com um individuo homozigótico recessivo em relação ao(s) gene(s) considerado(s). Desta forma, pode-se averiguar o genótipo dos indivíduos que manifestam a característica determinada pelo alelo dominante, cruzando-os com indivíduos homozigóticos recessivos; porque como os gametas dos indivíduos homozigóticos recessivos transportam todos o alelo recessivo permitem que o alelo que é transportado no gameta do outro progenitor se expresse no fenótipo. Desta forma, através do fenótipo dos descendentes, é possível saber qual o genótipo do progenitor que manifesta o alelo dominante.

Exemplo:

A_ x a

CRUZAMENTO TESTECRUZAMENTO TESTE A_ x a

É o cruzamento genético entre indivíduos da geração parental (P) e a primeira geração da descendência (F1) com a fnalidade de identifcar alelos recessivos que se não manifestam. Um organismo que só apresenta características dominantes pode ser homozigótico e possuir alelos dominantes, ou heterozigótico, possuindo um alelo dominante e outro recessivo. Para determinar qual é o caso, cruzam-se um organismo com outro que apresenta características recessivas. Se toda a descendência apresenta características dominantes, o organismo é homozigótico para o carácter dominante. Se cinquenta por cento da descendência apresenta o carácter recessivo, o indivíduo é heterozigótico. Exemplo:

A x a

Aa x

A x a

Aa x x x

Um pai e a flha adulta vieram a público falar abertamente da sua relação incestuosa, depois de terem tido uma flha juuntos Pserante as câmeras de televisão, a insólita família australiana, que reside em Mount Gambier, contou ao Mundo a sua história.

Uma adolescente de 14 anos, que supostamente vinha sendo estuprada pelo próprio tio, de 46, havia cerca de um ano, pode estar grávida do agressor A denúncia sobre o caso chegou ao conhecimento da polícia na tarde de anteontem, quando a mãe da vítima prestou queixa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro

Wendy é a cadela mais musculosa do mundo Com uma alteração genética que produz o dobro de musculatura normal, ela tem essa aparência amedrontadora abaixo

Infelizmente essa mutação não é acompanhada de um aumento no sistema cardiovascular, ou sejua, o coração do cachorro tem que bater mais vezes para bombear o sangue por todos esses músculos, o que leva os cientistas a crer que ela não viverá por muito tempo

Acredita-se que Richard tenha nascido com um defeito genético que lhe permite que seus músculos se dupliquem onde outras pessoas normais não desenvolvem tantos músculos Na verdade, células musculares normais de desenvolvem com exercícios, mas não se duplicam, como acontece em Richard Com treino apropriado, suas defnições musculares fcam extremamente visíveis

Exercício 1

Nos porquinhos-da-índia, a pelagem negra é dominante sobre a branca. Um criador tem um lote de porquinhos negros, com o mesmo genótipo. O que deve fazer para descobrir se eles são homozigotos ou heterozigotos?

B = pelagem negra b = pelagem branca

1º caso: B x B

Logo o criador deve cruzar o porquinho entre si. Se a prole (flhotes) forem todos com pelagem negra, os pais pertencem ao 1º, caso descrito acima. Caso nasça um com pelagem branca, este pertence ao 2ºcaso.

Genótipos: B, B, B, B Fenótipo: 4 pretos

2º caso: Bb x Bb

Genótipos: B, Bb, Bb, b Fenótipo: 3 pretos, 1 branco

Exercício 2

(FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infadas produziu por autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com vagens infadas e com vagens achatadas.

a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?

b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?

A = infadas a = achatadasAa x Aa

Aa x Aa

Exercício 3

(UFPR) No porquinho da índia, o pelo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de pelo preto com outros, também homozigotos, de pelo marrom, obtiveram-se em F1, todos de pelo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de pelo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham também o pelo marrom?

M = pelos pretos m = pelos marrons

M x m

Solução:

F1: Mm, Mm, Mm, Mm

Mm x

F2: Mm, Mm, m, m = 192 m

Retrocruzamento: cruzar um flhote com um dos genitores (pais).

Exercício 4

(UFPR-83) Um retrocruzamento sempre signifca:

a) cruzamento entre dois heterozigotos obtidos em F1. b) cruzamento entre um heterozigoto obtido em F1 e o indivíduo dominante da geração F2. c) cruzamento de qualquer indivíduo de F2 com qualquer indivíduo de F1. d) cruzamento entre um heterozigoto de F1 e o indivíduo recessivo da geração P. e) cruzamento de dois indivíduos de F2.

OBS 1: no retrocruzamento refere-se ao cruzamento de um descendente com qualquer um de seus genitores...

OBS 2: no retrocruzamento, o indivíduo cujo genótipo se deseja conhecer é cruzado com o progenitor de genótipo homozigoto recessivo e, como resultado, surgirão dois tipos de descendentes em iguais proporções...

Exercício 5

(FAAP-SP/2011) Dê um exemplo de retrocruzamento.

É o cruzamento genético entre indivíduos da geração parental (P1) e a primeira geração da descendência (F1) com a fnalidade de identifcar alelos recessivos que se não manifestam. Um organismo que só apresenta características dominantes pode ser homozigótico e possuir alelos dominantes, ou heterozigótico, possuindo um alelo dominante e outro recessivo. Para determinar qual é o caso, cruzam-se um organismo com outro que apresenta características recessivas. Se toda a descendência apresenta características dominantes, o organismo é homozigótico para o carácter dominante. Se cinquenta por cento da descendência apresenta o carácter recessivo, o indivíduo é heterozigótico.

Comentários