Planejamento Estrategico

Planejamento Estrategico

(Parte 1 de 2)

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– DA TELA No 3 À TELA No 25 SÃO APRESENTADAS CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA A MELHOR UTILIZAÇÃO DESTE MANUAL E DO LIVRO PELO PROFESSOR.

– DO No 26 AO No 206 CORRESPONDEM ÀS TELAS A SEREM APRESENTADAS E DEBATIDAS DURANTE O CURSO E O TREINAMENTO EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

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ABORDAGEM DO LIVRO • Maior amplitude do assunto.

• Apresentação de metodologias e técnicas auxiliares para o desenvolvimento e a implementação do planejamento estratégico pelas empresas.

• Interligação do planejamento estratégico com outros instrumentos administrativos das empresas – projetos, orçamento, estrutura organizacional –, facilitando os seus desenvolvimentos e implementações, bem como tornando todo o processo mais barato, eficiente e eficaz.

• Direcionado para o desenvolvimento dos negócios, bem como das vantagens competitivas e dos resultados das empresas.

• Abordagem prática, proporcionando elevados níveis de motivação e de aprendizado dos participantes.

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ESTRUTURA DO LIVRO (1/2) – RELAÇÃO DOS CAPÍTULOS –

CAPÍTULO 1: Conceitos de planejamento e de sistema.

CAPÍTULO 2: Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas.

CAPÍTULO 3: Diagnóstico estratégico.

CAPÍTULO 4: Missão da empresa.

CAPÍTULO 5: Objetivos e desafios empresariais.

CAPÍTULO 6: Estratégias empresariais.

CAPÍTULO 7: Políticas empresariais.

CAPÍTULO 8: Projetos e planos de ação.

CAPÍTULO 10: Sugestões para melhor utilização do planejamento estratégico pelas

CAPÍTULO 9: Controle e avaliação do planejamento estratégico. empresas. GLOSSÁRIO

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ESTRUTURA DO LIVRO (2/2) – ABORDAGEM DOS CAPÍTULOS –

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CAPÍTULO 1 – APLICAÇÃO DO CONTEÚDO –

1 – TÍTULO DO CAPÍTULO: Conceitos de planejamento e de sistema.

2 – FOCO BÁSICO DO CAPÍTULO:

Conceitos básicos e os tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional). Mostra a empresa como um sistema aberto dentro de um ambiente externo em constantes mutações.

3 – INTERAÇÕES COM OUTROS CAPÍTULOS DO LIVRO:

Esta interação é plena, pois este capítulo apresenta toda a sustentação conceitual básica para o entendimento do assunto planejamento estratégico nas empresas.

4 – INTERAÇÕES COM AS OUTRAS (POSSÍVEIS) DISCIPLINAS DO CURSO:

Podem ser consideradas: • Introdução à Administração.

• Teoria Geral da Administração.

• Evolução do Pensamento Administrativo.

• Fundamentos de Administração.

• Sistemas Administrativos.

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CAPÍTULO 2 – APLICAÇÃO DO CONTEÚDO –

1 – TÍTULO DO CAPÍTULO:

Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas.

2 – FOCO BÁSICO DO CAPÍTULO:

Metodologia estruturada para o desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico nas empresas.

3 – INTERAÇÕES COM OUTROS CAPÍTULOS DO LIVRO:

Esta interação pode ser considerada geral e abrangente, pois neste capítulo é apresentada uma metodologia estruturada para a elaboração e implementação do planejamento estratégico, a qual é detalhada nos capítulos subsequentes.

4 – INTERAÇÕES COM AS OUTRAS (POSSÍVEIS) DISCIPLINAS DO CURSO: Idem capítulo anterior.

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CAPÍTULO 3 – APLICAÇÃO DO CONTEÚDO –

1 – TÍTULO DO CAPÍTULO: Diagnóstico estratégico.

2 – FOCO BÁSICO DO CAPÍTULO:

Estabelecimento da visão e dos valores da empresa. Maneira de realizar o diagnóstico estratégico, incluindo a análise interna, com a identificação dos pontos fortes e fracos, bem como a análise externa, com a identificação das oportunidades e ameaças. Realização da análise dos concorrentes e o estabelecimento das vantagens competitivas.

3 – INTERAÇÕES COM OUTROS CAPÍTULOS DO LIVRO:

A interação é plena, pois o plano estratégico só pode ser desenvolvido com base no diagnóstico estratégico, para que a empresa se conheça interna e externamente.

4 – INTERAÇÕES COM AS OUTRAS (POSSÍVEIS) DISCIPLINAS DO CURSO:

Idem capítulo anterior, podendo ser acrescentadas as disciplinas de “Processos Administrativos”, “Sistemas de Informações Gerenciais”, “Análise de Mercado” e “Vantagem Competitiva das Empresas”.

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CAPÍTULO 4

1 – TÍTULO DO CAPÍTULO: Missão da empresa.

2 – FOCO BÁSICO DO CAPÍTULO:

Apresenta a forma de estabelecimento da missão da empresa e dos seus propósitos – atuais e potenciais –, bem como as macroestratégias e as macropolíticas. Aborda também a questão da postura estratégica da empresa. Apresenta a questão do delineamento de cenários estratégicos.

3 – INTERAÇÕES COM OUTROS CAPÍTULOS DO LIVRO:

Tem forte interação com os capítulos anteriores e, principalmente, com os Capítulos 5, 6 e 7, pois estes últimos propiciam a operacionalização das questões debatidas na missão da empresa.

4 – INTERAÇÕES COM AS OUTRAS (POSSÍVEIS) DISCIPLINAS DO CURSO:

Idem capítulo anterior, acrescido das disciplinas de “Estudos Macroeconômicos”, “Pesquisa de Mercado”, “Cenários Estratégicos”, “Análise de Negócios” e “Análise de Risco e Viabilidade”.

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CAPÍTULO 5 – APLICAÇÃO DO CONTEÚDO –

1 – TÍTULO DO CAPÍTULO: Objetivos e desafios empresariais.

2 – FOCO BÁSICO DO CAPÍTULO:

Estabelecimento dos objetivos, desafios e metas da empresa, ou seja, os resultados que a empresa quer alcançar.

3 – INTERAÇÕES COM OUTROS CAPÍTULOS DO LIVRO:

A interação é elevada, pois este capítulo consolida foco – direcionado a resultados previamente estabelecidos – para o plano estratégico. Esta interação se torna mais forte com referência aos Capítulos 6 e 7.

4 – INTERAÇÕES COM AS OUTRAS (POSSÍVEIS) DISCIPLINAS DO CURSO:

Idem capítulo anterior, acrescido das disciplinas “Economia dos Custos das Transações” e “Análise de Resultados das Empresas”.

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CAPÍTULO 6 – APLICAÇÃO DO CONTEÚDO –

1 – TÍTULO DO CAPÍTULO: Estratégias empresariais.

2 – FOCO BÁSICO DO CAPÍTULO:

Estabelecimento das estratégias, ou seja, as ações que serão desenvolvidas para a empresa alcançar seus objetivos, desafios e metas.

3 – INTERAÇÕES COM OUTROS CAPÍTULOS DO LIVRO:

Esta interação é elevada, pois é a definição do “como fazer”. A interação é mais forte com os Capítulos 5, 7 e 8.

4 – INTERAÇÕES COM AS OUTRAS (POSSÍVEIS) DISCIPLINAS DO CURSO:

Idem capítulo anterior, acrescido das disciplinas “Comportamento Humano nas Empresas”, “Criatividade nas Empresas” e “Técnicas Estratégicas”.

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CAPÍTULO 7 – APLICAÇÃO DO CONTEÚDO –

1 – TÍTULO DO CAPÍTULO: Políticas empresariais.

2 – FOCO BÁSICO DO CAPÍTULO:

Estabelecimento das políticas, ou seja, as leis ou orientações que devem sustentar todo o processo decisório da empresa.

3 – INTERAÇÕES COM OUTROS CAPÍTULOS DO LIVRO:

Este capítulo só pode ser debatido após a plena conclusão e entendimento dos Capítulos 3, 4, 5 e 6.

4 – INTERAÇÕES COM AS OUTRAS (POSSÍVEIS) DISCIPLINAS DO CURSO:

Idem considerações do capítulo anterior, acrescido das disciplinas “Políticas e Diretrizes Empresariais” e “Modelo de gestão”.

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CAPÍTULO 8 – APLICAÇÃO DO CONTEÚDO –

1 – TÍTULO DO CAPÍTULO: Projetos e planos de ação.

2 – FOCO BÁSICO DO CAPÍTULO:

Estabelecimento dos projetos e dos planos de ação. Este capítulo representa a consolidação da abordagem prática do conteúdo deste livro.

3 – INTERAÇÕES COM OUTROS CAPÍTULOS DO LIVRO:

Os projetos são decorrentes das estratégias – Capítulo 6 –, as quais devem ser desenvolvidas para alcançar os objetivos – Capítulo 5 – mas respeitando as políticas da empresa – Capítulo 7.

4 – INTERAÇÕES COM AS OUTRAS (POSSÍVEIS) DISCIPLINAS DO CURSO:

Idem capítulo anterior, acrescido das disciplinas “Administração de Projetos” e “Administração de Processos”.

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CAPÍTULO 9 – APLICAÇÃO DO CONTEÚDO –

1 – TÍTULO DO CAPÍTULO: Controle e avaliação do planejamento estratégico.

2 – FOCO BÁSICO DO CAPÍTULO:

Dicas processo de controle e avaliação do planejamento estratégico nas empresas.

3 – INTERAÇÕES COM OUTROS CAPÍTULOS DO LIVRO:

O conteúdo deste capítulo é resultante da aplicação dos Capítulos 2 a 8, mas respeitando os conceitos apresentados no Capítulo 1.

4 – INTERAÇÕES COM AS OUTRAS (POSSÍVEIS) DISCIPLINAS DO CURSO:

Idem capítulo anterior, acrescido das disciplinas “Desenvolvimento Organizacional”, “Análise da Capacitação Profissional” e “Indicadores de Desempenho”.

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CAPÍTULO 10 – APLICAÇÃO DO CONTEÚDO –

1 – TÍTULO DO CAPÍTULO:

Sugestões para melhor utilização do planejamento estratégico pelas empresas.

2 – FOCO BÁSICO DO CAPÍTULO:

Dicas para melhor desenvolver e operacionalizar o planejamento estratégico nas empresas, consolidando a elevada abordagem prática do livro.

3 – INTERAÇÕES COM OUTROS CAPÍTULOS DO LIVRO:

As sugestões apresentadas são decorrentes de assuntos abordados nos diversos capítulos anteriores e sustentadas pela prática do autor em serviços de consultoria e treinamento em planejamento estratégico.

4 – INTERAÇÕES COM AS OUTRAS (POSSÍVEIS) DISCIPLINAS DO CURSO: Idem capítulos anteriores.

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ESTRUTURAÇÃO E DEBATE DOS CASOS (1/2)

Os casos, apresentados ao final de cada capítulo, devem ser desenvolvidos por equipes de aproximadamente sete alunos, respeitando os seguintes aspectos:

trabalho; e o relator, para tomar nota, de forma organizada, de todos

1)Cada equipe de alunos deve designar o coordenador, para orientar os debates e administrar os tempos de análise/debate de cada parte do os assuntos debatidos, inclusive com as propostas de solução do caso. Pode-se considerar também a prévia indicação do responsável pela apresentação do caso, embora esta função possa – e deva – ser alocada em todos os participantes da equipe de trabalho.

2) Leitura prévia do conteúdo do caso.

3) Se for julgado necessário para aprimorar o processo de análise e

conhecimento –, mas que seja respeitado o conteúdo básico

debate, cada equipe de alunos pode complementar o caso com dados e informações adicionais – de acordo com o seu nível de apresentado na descrição do caso.

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ESTRUTURAÇÃO E DEBATE DOS CASOS (2/2)

4) Não existe uma única solução para cada caso.

Eles foram estruturados e redigidos de forma a possibilitar – e incentivar o amplo debate intra e entre as equipes de trabalho constituídas. Portanto, solução certa é a solução estruturada, sustentada e lógica, considerando os vários assuntos abordados no caso.

5) Considera-se, como ideal básico, a seguinte distribuição do tempo: a) Distribuição das tarefas aos participantes da equipe: 2’ b) Leitura básica do caso: 3’ c) Debate e consolidação do entendimento do caso entre os participantes da equipe: 10’ d) Complementação com outras situações e informações, se for julgado necessário: 10' e) Proposta básica de solução do caso: 20' f) Debates complementares para efetivação das propostas básicas de solução do caso: 10' g) Fechamento do caso para apresentação e debate com as outras equipes: 5'

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1 – Leituras prévias dos assuntos a serem debatidos nas

aulas. 2 – Leitura e preparação prévia das “questões para debate” apresentadas ao final de cada capítulo. 3 – Leitura e análise prévia de cada “caso”. 4 – Consolidar programa estruturado da disciplina.

Obs.: O programa apresentado a seguir considera dezesseis aulas de carga dupla. Para a situação de carga simples, o programa pode ser dividido em trinta e duas aulas, sem perda de sequência e com a vantagem de separar melhor a parte teórica e a parte prática de cada um dos assuntos dos dez capítulos do livro.

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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – PROGRAMA DA DISCIPLINA (1/3) –

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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – PROGRAMA DA DISCIPLINA (2/3) –

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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – PROGRAMA DA DISCIPLINA (3/3) –

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CAPÍTULO 1

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1 – ASSUNTO ABORDADO.

2 – ELEMENTOS .

3 – TEMPO.

4 – ONDE É ELABORADO. 5 – CARACTERÍSTICAS.

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PROJEÇÃO: SITUAÇÃO FUTURA IGUAL À SITUAÇÃO PASSADA, EM
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ASPECTOS IMEDIATOS CORRETIVOS

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1 – PRINCÍPIOS GERAIS: • Contribuição aos objetivos.

• Precedência do planejamento.

• Maiores influência e abrangência.

• Maiores eficiência, eficácia e efetividade.

2 – PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS: • Planejamento participativo.

• Planejamento coordenado.

• Planejamento integrado.

• Planejamento permanente.

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– Atenção ao desempe- nho da empresa em seu ambiente.

– Atenção ao desempe- nho de toda a empresa. Inte n a

E x te n a

E fi c á c ia

Bai x a

A lta

– Atenção aos problemas, principalmente operacionais.

empresariais que
interagem com o

– Atenção aos problemas ambiente.

Interna Externa

Eficiência

Baixa Alta

– Objetivos empresariais alcançados, mas não no nível ideal.

– Utilização inadequada dos recursos disponíveis.

– Objetivos empresariais alcançados.

– Utilização adequada dos recursos disponíveis.

– Objetivos empresariais, normalmente, não alcançados.

– Utilização inadequada dos recursos disponíveis.

– Objetivos empresariais algumas vezes alcançados.

– Utilização adequada dos recursos disponíveis.

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ESTRATÉGICO x TÁTICO

TÁTICO x OPERACIONAL

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Controle e avaliação

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1 – As empresas que você conhece utilizam a Teoria de Sistemas em seu

processo de planejamento? Explicar como.

2 – Debater os níveis e os tipos de planejamento e sua aplicação nas empresas.

3 – Debater a utilização dos princípios gerais e específicos do planejamento em uma empresa de seu conhecimento.

4 – Debater as três filosofias do planejamento para uma empresa de seu conhecimento.

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