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Projeto de pesquisa, TIC´S- Engenharia de Energias, Manuais, Projetos, Pesquisas de Engenharia Elétrica

O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NA GESTÃO E VEICULAÇÃO DE INFORMAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA(CASO ESPECÍFICO DO DISTRITO DE MANJACAZE 2009-2013)

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2017

Compartilhado em 28/11/2017

julito-langa-6
julito-langa-6 🇧🇷

4.5

(4)

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Baixe Projeto de pesquisa, TIC´S- Engenharia de Energias e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Engenharia Elétrica, somente na Docsity! UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ENGENHARIA DE ENERGIAS LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROJETO DE PESQUISA REDE ELÉTRICA DE MOÇAMBIQUE O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NA GESTÃO E VEICULAÇÃO DE INFORMAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA (CASO ESPECÍFICO DO DISTRITO DE MANJACAZE 2009-2013) ALUNO: JULIÃO ALBERTO LANGA PROFESSOR: KENNEDY CABRAL NOBRE TRIMESTRE: 2014.1 ACARAPE – CE AGOSTO DE 2014 1 JULIÃO ALBERTO LANGA PROJETO DE PESQUISA REDE ELÉTRICA DE MOÇAMBIQUE O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NA GESTÃO E VEICULAÇÃO DE INFORMAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA (CASO ESPECÍFICO DO DISTRITO DE MANJACAZE 2009-2013) Projeto de pesquisa a ser apresentado á disciplina de Leitura e Produção de textos II, como requisito parcial para elaboração do projeto experimental de conclusão da disciplina, lecionada por professor doutor Kennedy Cabral Nobre. ACARAPE – CE AGOSTO DE 2014 4 PROBLEMÁTICA Atualmente as empresas vivem um cenário de incerteza quanto ao futuro, devido à competitividade existente entre elas, o que leva a procurar proporcionar melhor qualidade dos produtos/serviços por baixos custos possíveis associados às novas tecnologias, em particular as de comunicação/informação, que representam nos dias de hoje uma necessidade competitiva, permitindo, deste modo, a redução dos custos inerentes ao processo produtivo e principalmente aos custos de ações de coordenação e controlo. Esta situação é reforçada por NONAKA (1999:1), pois refere que, Atualmente existe a preocupação de melhorar a competitividade da organização, a todos níveis, através da criação de sistemas de informação estratégicos, aliados a constantes evoluções tecnológicas e aos métodos e instrumentos por estas desenvolvidas.” Em face disso, justifica-se que, “Longe vão os tempos em que as tecnologias de Informação eram consideradas como um assunto exótico para informáticos, representando nos dias de hoje uma necessidade competitiva”( MORAES, 1997, p.23). Diante deste contexto levanta-se a seguinte questão:  A ausência de um aviso informativo prévio ao consumidor e ao público, sobre os eventuais sucessivos e cíclicos cortes da energia eléctrica no distrito de Manjacaze, estará relacionado à falta de utilização das novas tecnologias de comunicação e informação? 5 OBJETIVOS GERAL  Analisar o impacto de não uso das novas tecnologias de comunicação na veiculação de informações úteis ao consumidor na EDM no distrito de Manjacaze. ESPECÍFICOS  Analisar as tecnologias de informação mais adequadas, práticas e flexíveis na divulgação de informações de interesse público, olhando o binómio custo/benefício;  Propor medidas que possam contribuir para a melhoria da qualidade de energia elétrica no distrito;  Propor alternativas conducentes à minimização dos sucessivos distúrbios elétricos que causam danos materiais e morais ao consumidor e ao público em geral;  Incentivar as pequenas empresas da região ao uso das TIC’s para terem o acompanhamento das satisfações e inquietações das suas clientelas, sobre a oferta dos seus produtos/serviços. 6 RELEVÂNCIA DO TEMA A escolha do tema se deve ao fato de eu estar a verificar que as novas tecnologias de informação constituem um elemento importante no processo de gestão das empresas, tal necessidade se reverte da vital importância na redução de custos operacionais das empresas, contribuindo na melhoria da qualidade dos serviços e na circulação da informação. Pelo fato de parentes residentes daquele distrito e parcela do País, dependente do abastecimento da eletricidade da única rede concessionária de energia existente no distrito e no País, consta-se que esta tem feito pouco investimento ou quase nenhum na área das novas tecnologias de informação, principalmente para manter o contato interativo por meio delas com o consumidor e o público, de forma a efetuar com maior e flexível ênfase, o que tange aos avisos sobre a hora, o lugar bem como o motivo das eventuais interrupções instantâneas, sucessivas e cíclicas da corrente elétrica. Esta situação é bastante preocupante dado que atualmente as novas tecnologias de informação constituem um elemento fundamental no processo de gestão das empresas e asseguram a eficiência e eficácia, face a concorrência global bem como a venda da sua própria imagem. Para além de que, As micro pequenas e médias empresas são extremamente relevantes no contexto sócio económico de um País, sendo identificadas como poderoso factor de promoção social, base de estabilidade política e força propulsora de desenvolvimento, dada a sua capacidade de, simultaneamente, gerar empregos e incorporar tecnologias. (,TERECE 2002, p.7). Esta citação, reforça o quão relevante é o tema, pois, a situação das PME’s no país não difere da dos demais, para além de que o tema é atual, pertinente e relevante. 9 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A fundamentação teórica para este trabalho, baseia-se no estudo sobre o impacto das TI nas PME’s, olhando para o fenómeno eficiência, credibilidade, concorrência e competitividade das mesmas para a sua sobrevivência e satisfação dos clientes. Das leituras efetuadas sobre a matéria das TI, foi possível encontrar alguns estudos e bibliografia que ajudaram a suportar o presente trabalho, dos quais alguns com perspectiva mais genérica e outros específicos de TI. Sobre os estudos, Moraes (2005), aborda a gestão estratégica das TI nas pequenas empresas, nos mini distritos de São José do Rio Preto em São Paulo, tendo deste estudo constatado que: “Os obstáculos que causam maior impacto no ambiente das pequenas empresas são os altos custos da Tecnologia da Informação exigindo grandes investimentos face aos seus limitados recursos financeiros, para além da resistência humana em aceitar tecnologias”. Constatou ainda que existe uma consciencialização de que as Tecnologias de informação podem ser uma ferramenta capaz de auxiliar os dirigentes nos processos relacionados à informação base da qual se podem tomar decisões; Outro estudo encontrado é do Beraldi (2002), que fala dos efeitos da TI nas PME’s de fabricantes de móveis do pólo moveleiro de Mirassol-São Paulo. Neste estudo o autor evidenciou o facto de que o aproveitamento dos recursos é muito baixo, pois, o software utilizado é precário, e realiza apenas registos de tarefas administrativas e não são integrados; Mais ainda o fato de as empresas por ele pesquisadas, não utilizarem a Internet como meio de comunicação, o que na opinião do autor, os motivos para a não utilização da Internet não são financeiros e sim, relacionados ao desconhecimento do seu potencial para reduzir custos e agilizar os processos que exigem comunicação eficiente; 10 Para Nonaka, (1999:6), “Um ambiente caracterizado por crescentes complexidades e incertezas, as Tecnologias de Informação conseguirão servir os vários sistemas de decisão, contribuindo para a criação de vantagens competitivas, suportadas pelo desenvolvimento das capacidades organizacionais”. O autor reafirma o importante papel das TI como facilitador no processo de tomada de decisão e na gestão estratégica dos negócios das PME`s De acordo com o autor; “O facto de as TI exigirem elevados recursos para sua implantação e as PME`s possuírem pouco poder negocial perante a banca, recursos materiais, financeiros e humanos serem relativamente escassos, são poucas empresas que tem apostado na utilização destas ferramentas”. Por seu turno Terece (2006:114, apud. in. Andersen et al, 2001), afirma que; “O desempenho nas PME`s pode ser melhorado com o planeamento estratégico. A definição de uma clara direcção a prosseguir pela PME`s, renovada com a aprendizagem, que assegure o equilíbrio entre os objectivos operacionais de curto prazo e o desenvolvimento a longo prazo, salvaguardando a agilidade e flexibilidade que a caracteriza, constitui um salto qualitativo desejável no desempenho deste tipo de unidade empresarial”. Contudo, o autor alerta para o fato de que a vantagem competitiva nas organizações não é determinada pelo porte ou pelo tamanho das mesmas, mas sim pela capacidade organizativa, capital intelectual e gestão estratégica alinhada para os objectivos de curto e longo prazo. Referindo-se a PM’s nos países mais desenvolvidos Terece, (2006,p.113, cit. in Augusto, 2002), adverte que as PME`s que operam em países desenvolvidos, apesar de não competirem frontalmente com as grandes empresas, estão melhor posicionadas para atuarem com flexibilidade, como fornecedoras de produtos de qualidade, cumprindo os prazos e as especificações exigidas. Fato que apesar de a EDM de Manjacaze ser uma empresa de um país em via de desenvolvimento, e monótona mostra uma forma de atuação negligente, visto que, com toda a disposição das ferramentas que o mercado exige actualmente, esta fica indiferente face a tais benefícios. 11 Por outro lado, Moraes (2005:143, cit. In Cassaro, 1999; Andrade; 2002 Bernald et al, 2002), afirma que; “A Internet pode proporcionar vantagens a uma organização uma vez que tem ajudado a impulsionar a globalização interligando diversos mercados. Quanto às melhorias do sector de negócios, significa uma poderosa ferramenta que pode aumentar a velocidade e a eficácia do acesso à informação, agilizar e potencializar a comunicação, inclusive possibilitando que pessoas e instituições mantenham uma comunicação global. Ademais, divulgar a marca na Internet é uma questão de competitividade, e em muitos sectores, até de sobrevivência” Nesta mesma perspectiva Moraes (2005:72, cit. in Beraldi, 2002; Oliveira et al, 2003), refere que, a Internet poderia ser amplamente empregada para receber pedidos dos representantes, comunicar-se com clientes e fornecedores, divulgar produtos, bem como divulgar a consolidação da marca, aumentando a participação do produto, e ainda ser um importante meio para receber informações sobre o setor. 14 APENDICE A- GUIÃO DE ENTREVISTA Tema: analise do impacto do uso das tecnologias de comunicação na gestão e veiculação de informação de utilidade pública – Distrito de Manjacaze. PARTE – I DADOS GERAIS Nome da Empresa……………… Endereço (Av..., rua….., n. º…) Data da fundação(…/…/…) Filiais ( ) não tem ( ) tem RAMO DE ACTIVIDADE Industria (….) Comercio (.…) Serviços (.…) Agricultura (….) Outros……………………. PARTE II CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA QUAL O ACTUAL NUMERO DE FUNCIONÁRIOS? (……………………………) QUAL O PRODUTO/ SERVIÇOS OFERECIDOS PELA EMPRESA? (…………………………………………………………..) 1 TIPOS DE INFORMAÇÃO QUE FONTES DE INFORMAÇÃO SÃO UTILIZADAS PARA GESTÃO DA SUA EMPRESA TIPOS DE INFORMACAO UTI. P. UTI N/ UTIL FORNECEDORES JORNAIS E REVISTAS VISITAS A EMPRESAS CONCORRENTES CLIENTES DA EMPRESA SEMINARIOS CURSOS E CONGRESSOS INTERNET TELEVISAO Outras informações:………………………………………………………………….. A EMPRESA POSSUI CADASTRO INFORMATIZADO SOBRE SEUS CLIENTES E FORNECEDORES? Sim (…) Não(…) TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO QUANTOS COMPUTADORES A EMPRESA POSSUI? (….) SE TIVER, PARA QUE SETOR ESTÃO DISTRIBUÍDOS. ………………………………………………. ………………………………………………... ……………………………………………….. ……………………………………………….. 2 A EMPRESA POSSUI RECURSOS DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO? Sim ( …) Não (….) QUAIS OS RECURSOS DE TI SÃO USADOS PELA EMPRESA? Redes de computadores ( ) Internet ( ) Intranet .. ( ) Micro-computadores ( ) No caso de utilizar a Internet para que fim é utilizado. …………………………………………………………………….. A EMPRESA FAZ TREINAMENTO DOS USUÁRIOS DOS RECURSOS DA TI? Sim (…) Não (…) QUAIS OS OBSTÁCULOS AO USO DA TI SÃO SENTIDAS NA SUA EMPRESA ( ) Preços altos ( ) Dificuldades em lidar com a Tecnologia ( ) Falta de tempo do proprietário em fazer treinamento das novas tecnologias ( ) Resistência humana em aceitar a utilização da tecnologias. ( ) A visão de que a sua empresa não precisa de tecnologias ( ) outros……………………………………………………………. Khanimambu! / Obrigado!
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