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Estrutura da carretinha de carga, Notas de estudo de Engenharia Metalúrgica

Estrutura da carretinha de carga

Tipologia: Notas de estudo

2018
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Compartilhado em 24/05/2018

alex-gomes-ag-3
alex-gomes-ag-3 🇧🇷

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Baixe Estrutura da carretinha de carga e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Metalúrgica, somente na Docsity! felix.informática e editora ltda Primeiro, mibr pe finação TO us oo distanas Sem apeatomaiomçam diria felix.informática e editora ltda Montando o CHASSI MATERIAL] iam Perfil Ff ENRIJECIDO E» (Chapa 14) | irem Ferro U DOBRADO | (Chapa 12) Tubo Industrial (cano) 2hº (cuas polegadas e meio) felix.informática e editora ltda Re ee eee Corte em ângulo x Tecno Corte aqui em ôngulo | fechado e = . 1 Veja Ilustração acima À angus fechado, | dobre até omeio meio | 1 l a 1 Largura da s CARRETINHA 3 : = 110m. —— Coloque os errijecidos a uma distán- cia a Ju Om, que é a largura a da Caretinha, felix.informática e editora ltda Montando o CHASSI Para continuarmos a men- tagem do Chassi, além da parte montada, à direita temos: Uma peço de Tubo industrial (cano) de212º >> | medindo 2,55 m. temos também: três peças de “U" enfije- cido medindo 1,02 m. e temos ainda uma peça me- dindo 1,10 m. EA felix.informática e editora ltda Montando o CHASSI Três peços de Perfil enrijecido medin- do 1,02 m. Bs Estas três peças facimal NÃO serão cortadas em mela-esquadria. Deve- ão ser soldadas direta- mente nas laterais do Esta peça de Perfil entijeci- do medindo 1,10 m. deve- fá ser cortada, nas pontas, em [mela-esquadria e soloado ERES felix.informática e editora ltda Montando o CHASSI Fixação do cambão Fure no meio IF para a passagem '/ do Cambão : Melo O cambão deverá atingir a trava cen- tral da carocera para maior resistên- cia , Trava Chassi pronto, com o cam- bão fixado. CARROCERIA: felix.informática e editora ltda Montando o CHASSI Planta do » Chassi da Carretinha do nosso projeto Na construção de uma Careti- nha pequena O oo Conga O cambão pode ser como nesta Ilustração. “ES, Numa Caneta um pouco maior, o cambão deverá atingir a primeira trava, Obs.: Para a construção da Carretinha do nosso projeto, que é mais resistente, o cambão chega até a trava central. felix.informática e editora ltda Montando o CHASSI A fixação dos molejos, do eixo, da ponta de eixo, do cubo e da rodagem será explicada detalhadamen- te em lições posteriores. No capítulo seguinte estudaremos a fabri- cação da carroceria felix.informática e editora ltda Fabricando a CARROCERIA Lado lateral da carocera Vista do requadio lateral Modelo de chapa dobrada para carroceria fechada Metalon felix.informática e editora ltda Fabricando a CARROCERIA Medidas em milmetros no Chapa dobrada para modelo de carroceria fechada felix.informática e editora ltda Fabricando a CARROCERIA Vista do requado lateral dá Modelo de Carroceria ABERTA Metalon Metalon inferior fechada Para a parte inferior fechada, usa-se chapa de acabamento de 200 mm. a felix.informática e editora ltda OS PÁRA-LAMAS Os pára-lamas podem ser fabricados de uma chapa de acabamento de 200 mm com 1,95 m de comprimento CHANFRE os cantos e dobre nas medidas: Ls Canto chanfrado chanfrado felix.informática e editora ltda OS PÁRA-LAMAS felix.informática e editora ltda O Pára-Choque Há muitas maneiras de fabricar o pára-choque. Uma deias, constitui em soldar um perfil abaixo da última travessa do chassi, Última travessa do chassi 1/0 Perfldo párachoque Seção transversal deste perfil “Uº ensije- medidas em milímetros) ido (últá mim IS | do chassi) so ap it felix.informática e editora ltda Chapa de Fixação dos Faroletes Toda carretinha de reboque, por lei, deve ter sinalização traseira com faroletes. A chapa de fixação das lanternas (faroletes) pode ser fabrica- da conforme ilustração abaixo: Chapa de Acaba- mento de 100 mm. | Recorte 2 peças | nestas medidas: 7 25em. Grade traseira da carroceria + da carretinha ao FAROLETES felix.informática e editora ltda O Transporte de Motocicleta Para transportar Motos na Carretinha, é necessário a fixação, no assoalho, de um TRILHO pró- prio para tal atividade. Abaixo, há um exemplo de um trilho em chapa dobrada, mostrando sua seção trans- versal, Seção transversal: Parafuso auto-tarrachante Trilho para o transporte de Motocicleta E “4 — Roda da Motocicleta Trilho de chapa dobrada aa felix.informática e editora ltda O Transporte de Motocicleta felix.informática e editora ltda Fixação dos MOLEJOS Para a fixação dos molejos, bem como do eixo, rodagem, amortecedores, etc., vamos trabalhar com a CHASSI T+» 4 ps virado, ou seja, de “cabeça para baixo”. + A A Olho do mg molejo “ePino molejo (Feixe de Molas: o mesmo que Molejo Escolhendo o MOLEJO No Posto de Molas o Fabricante da Carretinha pôderá encontrar o MOLEJO ideal para seu projeto. O Jeep e osmodelos Toyota são bem indicados. Porém, o peso da carga pretendida para a Carretinha é que determinará se o Molejo será mais - ou menos - forte. Os Serralheiros mais criativos montam, eles mesmos, o próprio Molejo. Nas casas chamadas “Ferro Velho” adquirem as molas separadas e montam- nas em camadas de 5, é ou mais molas, dependendo danecessidade. felix.informática e editora ltda Fixação dos MOLEJOS uh As peças de fixação do feixe-de-mola no chassi, bem como o jumelo, são aparafu- sadas, primeiro no Molejo e, depois, este con- junto soldado no chassi. Ilustração das peças de fixação do MOLEJO Para fixar os dois Olho do molejos no chassi molejo, são necessários oito peças (quatro e | jogos) como t esta == 5] Um jogo de peças | e quatro pa- rafusos como AMolejo estemp à felix.informática e editora ltda Fixação dos MOLEJOS Ferro chato de 1,1/4 x ds ” (Uma polegado é um quarto por um quarto) [> Recorte 8 peças aa Tem. a de ferro chato de 1,1/4x 1/4º fones e faça tuo ce 1/2* 5 É 5 É nn gada, para termos as olto peças felix.informática e editora ltda Fixação dos MOLEJOS vp, PARTE FIXA, Az, Ao colocar peso na Carre- | &, tinha as molas esticam-se e | é, O ficam mais compridas, aci- onando o JUMELO para trás. / Ta Antes de montar o MOLEJO no Chassi, monte o JUMELO e a parte fixa no MOLEJO Primeiro, felix.informática e editora ltda Fabricação e Montagem do EIXO Para a fabricação do EIXO vamos preci- sar de duas peças de CANTONEIRA . mma» de 2 x 3/16º, medindo 1,20 m. cada Duas peças de cantoneira > medindo Coloque as Cantoneiras 1,20 m. faciando, ou seja, os lados internos encontrando-se e solde as duas peças de cantoneira para obter « o EIXO como se fosse um metalon 50x50 mm., bem reforçado. felix.informática e editora ltda Fabricação e Montagem do EIXO - Eixo fabricado com duas peças de Cantoneira o Eixo VÊ será fixado no Molejo S a Através de 4 Grampos, com rosca & porcas, como estes: [83 e ainda 2 chapas co- gi E, mo estas: 133” Grampo em escala grande: Chapa em escala grande: 15em. ii Qi gem Parafuso de 1/2" 12 em. As medidas podem variar dependendo da variação (molas) do molejo usado. felix.informática e editora ltda OS AMORTECEDORES Trava central do Chassi Trava central do Chassi CHASSI felix.informática e editora ltda OS AMORTECEDORES A COLOCAÇÃO CORRETA DOS AMORTECEDORES ERRADO Ao fixar os amortecedores de maneira erradamente, quando as rodas, ao passarem num buraco, ou subir uma pedra, não ocorrerá o “amortecimento”, isto é, o amorte- cedor não se extenderá (ou encolherá), podendo, inclusi- ve, quebrar-se. felix.informática e editora ltda OS AMORTECEDORES PEÇAS DE FIXAÇÃO DOS AMORTECEDORES Os AMORTECEDORES são fixados no eixo e na trava central do chassi. Para proceder esta fixação, é necessário 8 peças, como especificado nos desenhos abaixos: VD Barra chata de 1,1/2" x 1/4” De uma BARRA CHATA de 1,1/2” x 1/4” (ferro chato de uma polegada e meia por um quarto), recorte 8 peças medindo 6 em. de comprimento. E - [A Barra chata de 1,1/9" x 1/4" É É E j felix.informática e editora ltda OS AMORTECEDORES LIGAÇÃO APARAFUSADA Bi Parafuso 7/16” felix.informática e editora ltda OS AMORTECEDORES LIGAÇÃO COM SOLDA ELÉTRICA DAS PEÇAS DE FIXAÇÃO DOS AMORTECEDORES Primeiro passo Amortecedor Trava do chassi “o do cho» 1 Eixo —— Primeiro, soldam-se as peças de fixação no eixo, distante 5 em. aproximadamente do molejo. mem mL felix.informática e editora ltda OS AMORTECEDORES LIGAÇÃO COM SOLDA ELÉTRICA DAS PEÇAS DE FIXAÇÃO DOS AMORTECEDORES Segundo passo| = “À tua “AH Lembre-se da posição do amortecedor (extendido até aca. ui o meio) para ser projetado "=2== re entre o eixo e à trava central, Sora Trava do chassi Com o amortecedor estendido até o meio, rm pra parafuse-o nas peças de fixação ! que foram soldadas no eixo. Parafuso Eixo Pneu felix.informática e editora ltda OS AMORTECEDORES POSIÇÃO DOS AMORTECEDORES VISTA PELO LADO TRASEIRO A A felix.informática e editora ltda OS AMORTECEDORES POSIÇÃO DOS AMORTECEDORES Vista pelo lado traseiro itudinal ao eixo, pode-se projetá-los com inclinação também no sentido diagonal, Neste caso, os amortecedores ficarão inclinados para trás, como indica o desenho abaixo. Porém, há de se observar que as peças de fixação estão sol- dadas na trava que, no projeto proposto neste manual, a tra- va está centralizada. No caso de amortecedores com inclinação para trás, esta [TRAVA deve estar [AQUI] é Li t Amortecedor com urge para trás felix.informática e editora ltda PONTA de EIXO V Parte a ser engraxada Eixos dos En Rolamentos da campana felix.informática e editora ltda CUBO & CAMPANA No projeto proposto neste manual, vamos usar a campana do Passat por ser de fácil adaptação. A campana é encaixada na ponta de eixo e presa com porca e cupilha. CAMPANA do PASSATIESS” Caso o fabricante ue da carretinha não pri á queira usar a campana) carmpana completa, visto que p= ela foi projetada para ea o uso de freios, pode-se recortar o tambor da A campana mesma, como mostra recortada ES3> a figura ao lado toma a forma de um cubo felix.informática e editora ltda Entende-se por RODAGEM o modelo da roda e o aro escolhido para a Carretinha a ser fabricada. É comum es- colher a mesma rodagem do carro que rebocará a carretinha, visto que, caso fure o pneu da carretinha, poder-se-á usar o pneu de estepe do carro. Para que a car- retinha não fique empinada, ou seja, para que tenha a mesma altura do carro re- bocador, deve-se usar o mesmo aro da ro- dagem do carro, ou seja, se a rodagem do carro for de aro 13, use aro 13 na carre- tinha. felix.informática e editora ltda É preferivel que a carretinha tenha rodagem de mesmo aro que o veículo que a rebocará. Se o carro tiver rodagem de aro 14ea carretinha aro 13, esta ficará um pouco empinada. Considera-se o nivelamento carro & carretinha, levando-se em conta à carre- tinha com carga. RR ltda per PT ERqR sr neta” E rod RR Epa pe
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