Baixe Estrutura da carretinha de carga e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Metalúrgica, somente na Docsity!
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Primeiro, mibr pe finação TO
us oo distanas Sem apeatomaiomçam diria
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Montando o CHASSI
MATERIAL] iam
Perfil Ff
ENRIJECIDO
E»
(Chapa 14) |
irem
Ferro U
DOBRADO
|
(Chapa 12)
Tubo Industrial
(cano)
2hº
(cuas polegadas e meio)
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Re ee eee
Corte em ângulo
x Tecno
Corte aqui
em ôngulo
| fechado
e = . 1
Veja Ilustração
acima À angus fechado,
| dobre até omeio
meio |
1
l
a 1
Largura da s
CARRETINHA 3 :
= 110m. —— Coloque os
errijecidos
a uma distán-
cia a Ju Om,
que é a largura
a da Caretinha,
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Montando o CHASSI
Para continuarmos a men-
tagem do Chassi, além da
parte montada, à direita
temos:
Uma peço de Tubo
industrial (cano)
de212º >> |
medindo 2,55 m.
temos também:
três peças de “U" enfije-
cido medindo 1,02 m.
e temos ainda
uma peça me-
dindo 1,10 m.
EA
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Montando o CHASSI
Três peços de Perfil
enrijecido medin-
do 1,02 m.
Bs
Estas três peças facimal
NÃO serão cortadas em
mela-esquadria. Deve-
ão ser soldadas direta-
mente nas laterais do
Esta peça de Perfil entijeci-
do medindo 1,10 m. deve-
fá ser cortada, nas pontas,
em [mela-esquadria
e soloado ERES
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Montando o CHASSI
Fixação do
cambão
Fure no meio
IF para a passagem
'/ do Cambão
: Melo
O cambão deverá
atingir a trava cen-
tral da carocera
para maior resistên-
cia , Trava
Chassi pronto,
com o cam-
bão fixado.
CARROCERIA:
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Montando o CHASSI
Planta do
» Chassi da
Carretinha do
nosso projeto
Na construção
de uma Careti-
nha pequena
O oo Conga
O cambão pode ser
como nesta Ilustração.
“ES, Numa Caneta um
pouco maior, o cambão
deverá atingir a primeira trava,
Obs.: Para a construção da Carretinha do
nosso projeto, que é mais resistente,
o cambão chega até a trava central.
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Montando o CHASSI
A fixação dos molejos, do
eixo, da ponta de eixo, do
cubo e da rodagem será
explicada detalhadamen-
te em lições posteriores.
No capítulo seguinte
estudaremos a fabri-
cação da carroceria
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Fabricando a CARROCERIA
Lado lateral da carocera
Vista do requadio lateral
Modelo de chapa dobrada para carroceria
fechada
Metalon
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Fabricando a CARROCERIA
Medidas em milmetros
no Chapa dobrada para modelo
de carroceria fechada
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Fabricando a CARROCERIA
Vista do requado lateral
dá
Modelo de Carroceria ABERTA
Metalon
Metalon
inferior fechada
Para a parte inferior fechada, usa-se
chapa de acabamento de 200 mm.
a
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OS PÁRA-LAMAS
Os pára-lamas podem ser fabricados de uma chapa de
acabamento de 200 mm com 1,95 m de comprimento
CHANFRE os cantos e dobre nas medidas:
Ls Canto
chanfrado chanfrado
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OS PÁRA-LAMAS
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O Pára-Choque
Há muitas maneiras de fabricar o pára-choque.
Uma deias, constitui em soldar um perfil abaixo da última travessa
do chassi,
Última travessa do chassi 1/0
Perfldo párachoque
Seção transversal deste perfil “Uº ensije-
medidas em milímetros) ido (últá
mim IS
| do chassi)
so
ap it
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Chapa de Fixação dos Faroletes
Toda carretinha de reboque, por lei, deve
ter sinalização traseira com faroletes. A chapa de
fixação das lanternas (faroletes) pode ser fabrica-
da conforme ilustração abaixo:
Chapa de Acaba-
mento de 100 mm. |
Recorte 2 peças |
nestas medidas: 7
25em.
Grade traseira da carroceria +
da carretinha ao
FAROLETES
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O Transporte de Motocicleta
Para transportar Motos na Carretinha, é
necessário a fixação, no assoalho, de um TRILHO pró-
prio para tal atividade. Abaixo, há um exemplo de um
trilho em chapa dobrada, mostrando sua seção trans-
versal,
Seção transversal:
Parafuso
auto-tarrachante
Trilho para o transporte de Motocicleta
E “4
—
Roda
da
Motocicleta
Trilho de
chapa
dobrada
aa
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O Transporte de Motocicleta
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Fixação dos MOLEJOS
Para a fixação dos molejos, bem
como do eixo, rodagem, amortecedores,
etc., vamos trabalhar com a CHASSI T+» 4 ps
virado, ou seja, de “cabeça para baixo”. + A A
Olho do mg
molejo “ePino molejo
(Feixe de Molas: o mesmo que Molejo
Escolhendo o MOLEJO
No Posto de Molas o Fabricante da
Carretinha pôderá encontrar o MOLEJO ideal para seu
projeto. O Jeep e osmodelos Toyota são bem indicados.
Porém, o peso da carga pretendida para a Carretinha é
que determinará se o Molejo será mais - ou menos - forte.
Os Serralheiros mais criativos montam,
eles mesmos, o próprio Molejo. Nas casas chamadas
“Ferro Velho” adquirem as molas separadas e montam-
nas em camadas de 5, é ou mais molas, dependendo
danecessidade.
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Fixação dos MOLEJOS
uh
As peças de fixação do feixe-de-mola
no chassi, bem como o jumelo, são aparafu-
sadas, primeiro no Molejo e, depois, este con-
junto soldado no chassi.
Ilustração das peças
de fixação do MOLEJO
Para fixar os dois
Olho do molejos no chassi
molejo, são necessários
oito peças (quatro
e
| jogos) como
t esta == 5]
Um jogo
de peças | e quatro pa-
rafusos como
AMolejo estemp à
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Fixação dos MOLEJOS
Ferro chato de 1,1/4 x ds ”
(Uma polegado é um quarto por um quarto) [>
Recorte 8 peças
aa Tem.
a de ferro chato
de 1,1/4x 1/4º
fones e faça tuo ce 1/2*
5 É 5 É nn
gada,
para termos as olto peças
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Fixação dos MOLEJOS
vp, PARTE FIXA,
Az, Ao colocar peso na Carre- |
&, tinha as molas esticam-se e |
é, O ficam mais compridas, aci-
onando o JUMELO para trás. /
Ta
Antes de montar o MOLEJO no Chassi, monte o JUMELO e
a parte fixa no MOLEJO
Primeiro,
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Fabricação e Montagem do EIXO
Para a fabricação do EIXO vamos preci-
sar de duas peças de CANTONEIRA . mma»
de 2 x 3/16º, medindo 1,20 m. cada
Duas peças de
cantoneira
> medindo
Coloque
as Cantoneiras 1,20 m.
faciando, ou seja,
os lados internos encontrando-se
e solde as duas peças de cantoneira para
obter « o EIXO como se fosse um metalon
50x50 mm., bem reforçado.
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Fabricação e Montagem do EIXO
- Eixo fabricado com
duas peças de
Cantoneira
o Eixo VÊ
será fixado
no Molejo
S a
Através de 4 Grampos,
com rosca & porcas,
como estes: [83
e ainda 2 chapas co- gi E,
mo estas: 133”
Grampo em escala grande: Chapa em
escala grande:
15em. ii Qi
gem
Parafuso de 1/2"
12 em.
As medidas podem variar dependendo
da variação (molas) do molejo usado.
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OS AMORTECEDORES
Trava central do Chassi
Trava central do Chassi
CHASSI
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OS AMORTECEDORES
A COLOCAÇÃO CORRETA DOS AMORTECEDORES
ERRADO
Ao fixar os amortecedores de maneira erradamente,
quando as rodas, ao passarem num buraco, ou subir uma
pedra, não ocorrerá o “amortecimento”, isto é, o amorte-
cedor não se extenderá (ou encolherá), podendo, inclusi-
ve, quebrar-se.
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OS AMORTECEDORES
PEÇAS DE FIXAÇÃO DOS AMORTECEDORES
Os AMORTECEDORES são fixados no eixo e na trava central
do chassi. Para proceder esta fixação, é necessário 8 peças,
como especificado nos desenhos abaixos:
VD
Barra chata de 1,1/2" x 1/4”
De uma BARRA CHATA de 1,1/2” x 1/4”
(ferro chato de uma polegada e meia por um
quarto), recorte 8 peças medindo 6 em. de
comprimento.
E
- [A
Barra chata de 1,1/9" x 1/4" É É E j
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OS AMORTECEDORES
LIGAÇÃO APARAFUSADA
Bi Parafuso 7/16”
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OS AMORTECEDORES
LIGAÇÃO COM SOLDA ELÉTRICA DAS
PEÇAS DE FIXAÇÃO DOS AMORTECEDORES
Primeiro passo
Amortecedor
Trava do chassi
“o do cho» 1
Eixo ——
Primeiro, soldam-se as peças de fixação
no eixo, distante 5 em. aproximadamente do molejo.
mem mL
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OS AMORTECEDORES
LIGAÇÃO COM SOLDA ELÉTRICA DAS
PEÇAS DE FIXAÇÃO DOS AMORTECEDORES
Segundo passo| = “À tua
“AH
Lembre-se da posição do
amortecedor (extendido até aca. ui
o meio) para ser projetado "=2== re
entre o eixo e à trava central, Sora
Trava do chassi
Com o amortecedor
estendido até o meio, rm pra
parafuse-o nas peças de fixação !
que foram soldadas no eixo.
Parafuso
Eixo
Pneu
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OS AMORTECEDORES
POSIÇÃO DOS AMORTECEDORES
VISTA PELO LADO TRASEIRO
A A
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OS AMORTECEDORES
POSIÇÃO DOS AMORTECEDORES
Vista pelo lado traseiro
itudinal ao eixo, pode-se projetá-los
com inclinação também no sentido diagonal, Neste caso, os
amortecedores ficarão inclinados para trás, como indica o
desenho abaixo.
Porém, há de se observar que as peças de fixação estão sol-
dadas na trava que, no projeto proposto neste manual, a tra-
va está centralizada.
No caso de amortecedores
com inclinação para trás, esta [TRAVA
deve estar [AQUI]
é Li t
Amortecedor
com urge
para trás
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PONTA de EIXO
V Parte a ser engraxada
Eixos dos En
Rolamentos da campana
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CUBO & CAMPANA
No projeto proposto neste manual, vamos usar a campana do
Passat por ser de fácil adaptação. A campana é encaixada na
ponta de eixo e presa com porca e cupilha.
CAMPANA
do PASSATIESS”
Caso o fabricante ue
da carretinha não pri á
queira usar a campana) carmpana
completa, visto que p=
ela foi projetada para ea
o uso de freios, pode-se
recortar o tambor da A campana
mesma, como mostra recortada ES3>
a figura ao lado toma a forma
de um cubo
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Entende-se por RODAGEM o
modelo da roda e o aro escolhido para a
Carretinha a ser fabricada. É comum es-
colher a mesma rodagem do carro que
rebocará a carretinha, visto que, caso fure
o pneu da carretinha, poder-se-á usar o
pneu de estepe do carro. Para que a car-
retinha não fique empinada, ou seja, para
que tenha a mesma altura do carro re-
bocador, deve-se usar o mesmo aro da ro-
dagem do carro, ou seja, se a rodagem do
carro for de aro 13, use aro 13 na carre-
tinha.
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É preferivel que a carretinha tenha rodagem de mesmo aro que o
veículo que a rebocará. Se o carro tiver rodagem de aro 14ea
carretinha aro 13, esta ficará um pouco empinada. Considera-se
o nivelamento carro & carretinha, levando-se em conta à carre-
tinha com carga.
RR
ltda
per
PT
ERqR sr
neta”
E
rod
RR
Epa pe