Engenharia de Antenas

Editora Érica


O livro abrange comportamentos, projetos e aplicações de elementos empregados na irradiação e na captação da energia eletromagnética. O tema exige conhecimentos de circuitos elétricos e de teoria eletromagnética.

Descrição

Referência prática para alunos de graduação e pós-graduação em cursos de engenharia elétrica, eletrônica e de telecomunicações, engenheiros e pesquisadores com interesses em sistemas de radiocomunicações. Com muitos exemplos numéricos e práticos, abrange comportamentos, projetos e aplicações de vários elementos usados na irradiação e na captação da energia eletromagnética. O tema exige conhecimentos mais profundos de matemática e da teoria eletromagnética, por isso traz descrições qualitativas dos fenômenos, para melhor garantir o aproveitamento de seu conteúdo. Há também estudos sobre linhas de transmissão e guias de ondas, bem como várias técnicas de relevância para as respectivas adaptações às características das antenas. Apresenta diferentes irradiadores e a teoria da irradiação, vários tipos simples de antenas, modelos de redes lineares uniformes e não uniformes, projetos para as diversas faixas de frequências e modelos específicos para as frequências de microondas, além da teoria de aberturas.

O livro abrange comportamentos, projetos e aplicações de elementos empregados na irradiação e na captação da energia eletromagnética. O tema exige conhecimentos de circuitos elétricos e de teoria eletromagnética. Por isso, incluíram-se breves revisões desses assuntos, com o objetivo de servirem de referências rápidas quando solicitados no desenvolvimento do tema principal. Pela importância para a instalação e o funcionamento das antenas, desenvolveram-se também estudos sobre linhas de transmissão, casamento de impedâncias, guias de ondas e várias técnicas para as respectivas adaptações às características das antenas. No conteúdo principal, os estudos iniciam-se com uma apresentação geral de diferentes irradiadores e a teoria da irradiação a partir de modelos simples. Em seguida, abordam-se diversos tipos de antena (estacionária, caminhante, espira, helicoidal, filamentar etc.), vários modelos de redes lineares uniformes e não uniformes empregadas no controle das características de irradiação. Destacam-se estruturas para operações nas faixas usuais de frequências de radiocomunicações e modelos específicos para as frequências de micro-ondas, como as antenas parabólicas, as lentes e cornetas eletromagnéticas e as antenas impressas, bem como a teoria de aberturas. São descritas, ainda, diferentes formas de excitação de elementos isolados ou em forma de arranjos. Para cumprimento desta meta, é de relevância o conhecimento dos efeitos que as antenas exercem sobre as linhas de transmissão. Assim sendo, destaca-se o comportamento de determinados modelos em relação à impedância que apresentam em seus terminais de entrada, bem como as respectivas variações com a frequência, a geometria e com outros fatores construtivos. Em todo o texto, são propostos e resolvidos muitos exemplos numéricos e práticos envolvendo teoria, as aplicações e os projetos dos modelos discutidos. É útil para alunos de graduação e de pós-graduação em cursos de engenharia elétrica, eletrônica e de telecomunicações. Ao mesmo tempo, trata-se de uma referência prática para engenheiros e pesquisadores com interesses em sistemas de radiocomunicações.

Críticas