• HOMEM,CULTURA E SOCIEDADE AV2


    Questão 1:

    Nota: Não gerada

    __________ é mais que um sentimento espontâneo. É uma ideologia. Pois formula racionalmente o ponto de vista específico de um grupo, que busca convencer a todos de que seus argumentos valem universalmente. Com isso, ________ legitima estereótipos e preconceitos. Assinale o conceito que complementa a ideia da frase.

    Alternativas

    1 - A diversidade

    2 - A relativização

    3 - O multiculturalismo

    4 - O racismo

    5 - A alienação

    Sua resposta

    Sem resposta

    --------------------------------------------------------------------------------

    Questão 2:

    Nota: Não gerada

    Uma educação que valorize a diversidade cultural deve ter por base:

    Alternativas

    1 - A necessidade de desenvolver processos para se compreender os conflitos, no sentido de fortalecer a identidade cultural de cada pessoa e de cada grupo, construindo processos de cooperação entre eles.

    2 - Incutir em todos os sujeitos um modo de pensar único.

    3 - Valoriza a cultura dos grupos excluídos historicamente, pois os mesmos já perderam bastante tempo e dinheiro.

    4 - Construir as mediações para que cada um possa desenvolver sua autonomia em sociedade, independente da vontade coletiva.

    5 - Garantir direitos aos sujeitos historicamente excluídos via políticas públicas, só para os mais pobres.

    Sua resposta

    Sem resposta

    --------------------------------------------------------------------------------

    Questão 3:

    Nota: Não gerada

    Como a sociedade pode auxiliar no processo de desconstrução dos preconceitos existentes na sociedade ?

    Alternativas

    1 - Realizando atividades e discussões que reforcem as diferenças entre meninos e meninas, pois o preconceito e discriminação estão vinculados somente a questão da cor de pele.

    2 - Realizando atividades e discussões que valorizem as diferenças existentes, colocando que todos os grupos são importantes, que não existe normas e regras sociais.

    3 - Realizando atividades e discussões que valorizem os grupos culturais historicamente excluídos, como o negro e o índio, pois sabemos que a cultura branca já está instituída e não precisa ser trabalhada.

    4 - Realizando atividades e discussões que valorizem as diferenças culturais existentes em sociedade, demonstrando que as diferenças são passageiras, que não tem vinculações históricas.

    5 - Realizando atividade e discussões que valorizem as diferenças, dando voz a todos os grupos existentes na escola (brancos, negros, índios, homossexuais...) e mostrando que as diferenças são históricas.

    Sua resposta

    Sem resposta

    --------------------------------------------------------------------------------

    Questão 4:

    Nota: Não gerada

    Giddens (2001) alegando que o termo “_____________” serve para referir-se coletivamente a grupos que tenham sofrido preconceito nas mãos da sociedade “majoritária”. Esse termo trás a atenção para a difusão da discriminação. Podemos utilizar aqui também, o exemplo das crianças e adolescentes, dos idosos, dos homossexuais, dos negros, índios.... ou seja, que tem menor valor dentro da sociedade. Assinale a alternativa que corresponde a esse conceito:


    Alternativas

    1 - Minoria cultural

    2 - Relativização

    3 - Racismo

    4 - Evolucionismo

    5 - Relativização

    Sua resposta

    Sem resposta

    --------------------------------------------------------------------------------

    Questão 5:

    Nota: Não gerada

    Segundo Giddens (2001, p.205) o conceito que refere-se ao conjunto de relações sociais que permitem situar os indivíduos e os grupos e determinar vários atributos ou competência com base em aspectos biologicamente fundamentados é:

    Alternativas

    1 - raça

    2 - etnia

    3 - relativização

    4 - classe social

    5 - alienação

    Sua resposta

    Sem resposta


    Já curtiu a página da UNOPAR no Facebook?
    Aproveite mais esse canal de comunicação.

26 Respostas

Responda a pergunta