• Resolução de Atividades

    PROBLEMA 1. Como é possível retirar de um rio exatamente 6 litros de água se só disponho, para medir a água, de dois recipientes, com 4 litros e 9 litros de capacidade? Os recipientes não estão marcados para mostrar quanto contêm de líquido.
    PROBLEMA 2. Um poço tem 10 metros de profundidade. Um sapo sobe 5 metros durante o dia, mas escorrega 4 metros durante a noite, enquanto dorme. Se o sapo começar no fundo do poço, quantos dias leva para chegar ao topo?
    PROBLEMA 3. Três homens querem atravessar um rio. O barco que possuem suporta, no máximo, 150 quilos. Eles pesam 50, 75 e 120 quilos. Como devem proceder para atravessar o rio sem afundar o barco?
    PROBLEMA 4. São nove bolas iguais, sendo que uma delas é um pouco mais leve que as outras. Como separá-la com apenas duas pesagens numa balança de pratos?

1 Resposta

  • Renato Neubert de Souza Renatorow

    Problema 1: enche-se primeiro o de 9 litros, e a partir dele transfere-se duas vezes seu conteúdo para o de 4 litros, até que sobre somente 1 litro. Deixe-se este 1 litro no recipiente de 4 litros, que então agora só vai aceitar mais 3 litros. Enche-se novamente o recipiente de 9 litros e a partir dele completa-se o de 4 litros com os 3 litros que este ainda suporta. Sobram no recipiente de 9 litros exatamente 6 litros.

    Problema 2: o sapo leva 5 dias para subir os primeiros 5 metros, Quando chega ao 5º metro ele sobe mais 5 em um dia só e sai do poço, dormindo já fora dele. Resposta: 6 dias.

    Problema 3: vai 50 + 75; volta 50; vai 120; volta 75; vai 50 + 75.

    Problema 4: divide-se as 9 bolas em 3 conjuntos de 3 bolas cada. Com uma pesagem, 3 bolas em cada prato, identifica-se em qual conjunto está a bola mais leve: se um prato subir a bola mais leve está naquele prato, porém se os pratos se equilibrarem, então a bola mais leve está fora da balança. Depois com outra pesagem, usando a mesma técnica, identifica-se qual é a bola mais leve.