• perguntas do ava

    A partir das informações trazidas pelo texto é possível afirmar que:

    I. O planejamento de carreira é responsabilidade da pessoa, que pode ou não ter o apoio da empresa na qual trabalha.

    II. A definição de objetivos pessoais e profissionais pelo indivíduo pode inviabilizar os planos de carreira elaborados pela empresa.

    III. Na elaboração de planejamento de carreira, não há limites para as aspirações, mesmo que as informações objetivas mostrem o contrário.

    IV. O plano de carreira é responsabilidade da empresa e independe dos objetivos pessoais do colaborador.

    V. O autoconhecimento é fundamental para a definição de objetivos e metas de desenvolvimento.

    Estão corretas apenas as afirmativas:
    Escolher uma resposta.
    a. III e IV.
    b. I, III e IV.
    c. II e IV
    d. I, IV e V.
    e. I, II e III.
    Question 2
    Notas: 1

    Da discussão sobre os elementos a serem incluídos na elaboração de um projeto de vida, surge a necessidade de se considerar primordialmente o “ser humano”. A compreensão do ser humano, sob a abordagem da qualidade de vida, implica em considerar os diversos fatores que influenciam a sua constituição. A pesquisadora França (2006, citada por Cintra, 2011)), organizou conceitualmente estes fatores em três camadas, cujos componentes são colocados a seguir:

    Fonte: Livro-texto, cap.2, p.81

    Camada 1 - ________________________

    Compreende os valores, as crenças, os papéis assumidos em todos os grupos a que cada pessoa pertence e de que participa.

    Camada 2 - ________________________

    Compreende os processos afetivos, emocionais e de raciocínio, conscientes ou inconscientes, que formam a personalidade de cada indivíduo e seu modo de perceber e reagir.

    Camada 3 - ________________________

    Compreende as características físicas herdadas ou adquiridas pelo ser humano ao nascer e durante toda a vida.

    A partir dos componentes, escolha a alternativa que identifica a camada correspondente, na sequência correta.
    Escolher uma resposta.
    a. Comunitária, econômica e biológica.
    b. Biológica, social e educacional.
    c. Educacional, social e econômica.
    d. Social, educacional e religiosa.
    e. Social, psicológica e biológica.
    Question 3
    Notas: 1

    O desenvolvimento pessoal e profissional pode ser bastante facilitado com a compreensão de como construir o seu Projeto de Vida, desse modo, analise as afirmativas abaixo e considere Verdadeiro (V) ou Falso (F).

    ( ) Para elaborar um Projeto de Vida é necessário planejar seus objetivos, estimar tempo e recursos necessários ao alcance das metas.

    ( ) Projeto de Vida requer uma avaliação real das suas condições atuais e do que falta para chegar às condições almejadas.

    ( ) Organizar informações e estruturar ações pode atrasar a colocação dos sonhos em prática, bem como o alcance de suas metas.

    ( ) Conhecer as oportunidades existentes e compreender os recursos que possui (conhecimento, habilidades etc.) auxilia no projeto de vida.

    ( ) Para elaborar um Projeto de Vida é preciso, primeiramente, aprender a se autopromover e vender sua imagem ao mercado.

    Assinale a alternativa que contem a sequência correta:
    Escolher uma resposta.
    a. V, F, F, F, V.
    b. V, V, V, F, F.
    c. F, V, F, V, V.
    d. F, V, V, V, F.
    e. V, V, F, V, F
    Question 4
    Notas: 1

    Leia o texto abaixo:

    O professor Luiz Carlos Cabrera comenta uma pesquisa feita pela consultoria PricewaterhouseCoopers com 4.000 jovens de 65 países que traçou um retrato da geração de profissionais nascidos de 1980 a 2000. Chama a atenção, em particular, o fato de 70% dos entrevistados afirmarem ter aberto mão de alguma expectativa para conquistar o atual emprego. Uma razão talvez seja o desejo que essa geração sente de equilibrar vida pessoal e trabalho — uma perspectiva que acaba sendo frustrada pelo ritmo frenético do trabalho atual.

    Outra projeção mostra que 52% dos entrevistados definem como principal razão para ficar num emprego a possibilidade de progredir de forma rápida na carreira. Aqui entra em cena o conceito da porta estreita. O caminho do crescimento profissional passa por uma porta de abertura diminuta. Nem todos passam por ela.

    Chegar ao outro lado exige uma estratégia definida e algumas táticas. A seleção natural da carreira pode ser cruel. Pela porta estreita, somente passam aqueles que, além de se preparar, de entender o contexto da empresa e de saber fazer alianças e parcerias, adquirem a capacidade de reagir às frustrações. Por isso, é importante ter um plano, para que não se percam no presente oportunidades relacionadas com o futuro.

    Fonte: Adaptado de Cabrera, Luiz Carlos. Para crescer na carreira, deve-se passar por porta estreita. Revista Você S/A. Ed 184, set.2013. Disponível em http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/184/noticias/a-porta-estreita?page=2. Acesso em: 08 jan. 2014.

    O texto se relaciona diretamente com as reflexões propostas pela autora sobre escolhas pessoais e sobre carreira. Em qual das afirmativas essa relação aparece?
    Escolher uma resposta.
    a. A carga excessiva de trabalho decorre da falta de habilidade das pessoas na administração do próprio tempo.
    b. A importância de ser flexível e estar atualizado com a realidade do mercado de trabalho, na elaboração do projeto de vida.
    c. A redução dos empregos e a consequente sobrecarga de trabalho afeta os mais jovens.
    d. As carreiras atualmente são voltadas para as empresas, pois são definidas e gerenciadas por elas.
    e. As gerações mais jovens tendem a se preocupar mais com a ascensão social do que com a qualidade de vida.
    Question 5
    Notas: 1

    Leia os textos a seguir:

    Texto 1

    De acordo com a 11ª pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos, em parceria com a Nextview People, 56 % dos 46 mil jovens respondentes disseram que em algum momento de sua carreira abrirão um negócio próprio e 4% apontaram já ter um negócio próprio. Mais um ponto interessante: entre estes respondentes é que 51% pretendem empreender em seis anos, motivados a trabalhar em áreas com as quais se identifiquem. A pesquisa mostra, ainda, que caiu de 85% para 75% o interesse dos jovens em trabalhar em empresas privadas. Enquanto cai o interesse de trabalhar para terceiros, a vontade de conquistar, de ganhar dinheiro fazendo o que gosta e do jeito que quer, não para de crescer.

    [...] Mas nem tudo são flores. Dar asas a um negócio próprio exige uma boa pesquisa de mercado e principalmente, um bom planejamento para levantar o valor a ser investido assim como para poder aguardar um determinado tempo até ver a cor do dinheiro de volta. É isso mesmo, os primeiros pro-labores provavelmente serão bem menores que o ultimo salário.

    Fonte:http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/carreira-em-geracoes/2012/11/14/quais-sao-as-reais-expectativas-dos-jovens-empreendedores/. Acesso em: 12 dez. 2013.

    Texto 2

    No capitulo do livro-texto sobre o tema ”Projeto de Vida”, a autora recomenda uma análise minuciosa de vários aspectos que incluem uma autoanálise sobre a situação atual em todas as esferas de sua vida (Roda da Vida), análise de fatores internos e externos que podem interferir na consecução de seus objetivos pessoais e profissionais (Análise SWOT), bem como elaboração de planejamento detalhado de seus objetivos, forma e recursos necessários para alcançá-los (5W2H).

    A partir da análise dos textos é possível concluir que:
    Escolher uma resposta.
    a. A motivação para empreender não pode ser desconsiderada pelas empresas na hora da contratação de jovens profissionais.
    b. A busca por satisfação pessoal, identificação com o trabalho e realização financeira são elementos importantes na composição do Projeto de Vida.
    c. Quaisquer que sejam os objetivos pessoais ou profissionais identificados em um Projeto de Vida, a liberdade de ação se torna um elemento essencial.
    d. Os jovens podem criar caminhos de carreira ousados, pois tem criatividade e potencial que os habilita a assumir riscos.
    e. Um Projeto de Vida adequado deve ter como base escolhas individuais, a partir das quais deve considerar fatores contextuais.
    Question 6
    Notas: 1

    Leia a tirinha de Affonso e Mazzei, antes de responder a questão:

    Fonte: http://www.nadaver.com/o-sentido-da-vida-2/. Acesso em: 08 jan. 2014.

    Embora a charge acima possa parecer divertida, ela remete a importância de se elaborar um projeto de vida, que como apontado por Cintra (2011, livro-texto): “serve para nortear as ações das pessoas em função de sua realização plena ou do cumprimento de sua missão pessoal” podendo ser vista como “uma estratégia para atingir seus objetivos pessoais e profissionais de maneira consciente e planejada”.

    Agora, leia as afirmativas a seguir:

    I. O planejamento de carreira é a razão principal da elaboração de um projeto de vida.

    II. Ter consciência das escolhas que se faz na vida é fundamental para que se obtenha realização.

    III. O projeto de vida deve ser elaborado apenas quando o profissional tem dificuldades de se realizar.

    IV. A realização plena deve incluir a concretização de objetivos pessoais e profissionais.

    Considerando a visão da autora, é correto o que consta em:
    Escolher uma resposta.
    a. III e IV.
    b. I e III.
    c. I e II.
    d. II e IV.
    e. I e IV.

5 Respostas

  • Gustavo Felipe Gustavorow

    não tem nada que tenha resposta não?

  • geovani mayer da silva geovanirow

    I. O planejamento de carreira é responsabilidade da pessoa, que pode ou não ter o apoio da empresa na qual trabalha.

    II. A definição de objetivos pessoais e profissionais pelo indivíduo pode inviabilizar os planos de carreira elaborados pela empresa.

    III. Na elaboração de planejamento de carreira, não há limites para as aspirações, mesmo que as informações objetivas mostrem o contrário.

    IV. O plano de carreira é responsabilidade da empresa e independe dos objetivos pessoais do colaborador.

    V. O autoconhecimento é fundamental para a definição de objetivos e metas de desenvolvimento.

    Estão corretas apenas as afirmativas:
    Escolher uma resposta.
    a. III e IV.
    b. I, III e IV.
    c. II e IV
    d. I, IV e V.
    e. I, II e III.
    Question 2
    Notas: 1

    Da discussão sobre os elementos a serem incluídos na elaboração de um projeto de vida, surge a necessidade de se considerar primordialmente o “ser humano”. A compreensão do ser humano, sob a abordagem da qualidade de vida, implica em considerar os diversos fatores que influenciam a sua constituição. A pesquisadora França (2006, citada por Cintra, 2011)), organizou conceitualmente estes fatores em três camadas, cujos componentes são colocados a seguir:

    Fonte: Livro-texto, cap.2, p.81

    Camada 1 - ________________________

    Compreende os valores, as crenças, os papéis assumidos em todos os grupos a que cada pessoa pertence e de que participa.

    Camada 2 - ________________________

    Compreende os processos afetivos, emocionais e de raciocínio, conscientes ou inconscientes, que formam a personalidade de cada indivíduo e seu modo de perceber e reagir.

    Camada 3 - ________________________

    Compreende as características físicas herdadas ou adquiridas pelo ser humano ao nascer e durante toda a vida.

    A partir dos componentes, escolha a alternativa que identifica a camada correspondente, na sequência correta.
    Escolher uma resposta.
    a. Comunitária, econômica e biológica.
    b. Biológica, social e educacional.
    c. Educacional, social e econômica.
    d. Social, educacional e religiosa.
    e. Social, psicológica e biológica.
    Question 3
    Notas: 1

    O desenvolvimento pessoal e profissional pode ser bastante facilitado com a compreensão de como construir o seu Projeto de Vida, desse modo, analise as afirmativas abaixo e considere Verdadeiro (V) ou Falso (F).

    ( ) Para elaborar um Projeto de Vida é necessário planejar seus objetivos, estimar tempo e recursos necessários ao alcance das metas.

    ( ) Projeto de Vida requer uma avaliação real das suas condições atuais e do que falta para chegar às condições almejadas.

    ( ) Organizar informações e estruturar ações pode atrasar a colocação dos sonhos em prática, bem como o alcance de suas metas.

    ( ) Conhecer as oportunidades existentes e compreender os recursos que possui (conhecimento, habilidades etc.) auxilia no projeto de vida.

    ( ) Para elaborar um Projeto de Vida é preciso, primeiramente, aprender a se autopromover e vender sua imagem ao mercado.

    Assinale a alternativa que contem a sequência correta:
    Escolher uma resposta.
    a. V, F, F, F, V.
    b. V, V, V, F, F.
    c. F, V, F, V, V.
    d. F, V, V, V, F.
    e. V, V, F, V, F
    Question 4
    Notas: 1

    Leia o texto abaixo:

    O professor Luiz Carlos Cabrera comenta uma pesquisa feita pela consultoria PricewaterhouseCoopers com 4.000 jovens de 65 países que traçou um retrato da geração de profissionais nascidos de 1980 a 2000. Chama a atenção, em particular, o fato de 70% dos entrevistados afirmarem ter aberto mão de alguma expectativa para conquistar o atual emprego. Uma razão talvez seja o desejo que essa geração sente de equilibrar vida pessoal e trabalho — uma perspectiva que acaba sendo frustrada pelo ritmo frenético do trabalho atual.

    Outra projeção mostra que 52% dos entrevistados definem como principal razão para ficar num emprego a possibilidade de progredir de forma rápida na carreira. Aqui entra em cena o conceito da porta estreita. O caminho do crescimento profissional passa por uma porta de abertura diminuta. Nem todos passam por ela.

    Chegar ao outro lado exige uma estratégia definida e algumas táticas. A seleção natural da carreira pode ser cruel. Pela porta estreita, somente passam aqueles que, além de se preparar, de entender o contexto da empresa e de saber fazer alianças e parcerias, adquirem a capacidade de reagir às frustrações. Por isso, é importante ter um plano, para que não se percam no presente oportunidades relacionadas com o futuro.

    Fonte: Adaptado de Cabrera, Luiz Carlos. Para crescer na carreira, deve-se passar por porta estreita. Revista Você S/A. Ed 184, set.2013. Disponível em http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/184/noticias/a-porta-estreita?page=2. Acesso em: 08 jan. 2014.

    O texto se relaciona diretamente com as reflexões propostas pela autora sobre escolhas pessoais e sobre carreira. Em qual das afirmativas essa relação aparece?
    Escolher uma resposta.
    a. A carga excessiva de trabalho decorre da falta de habilidade das pessoas na administração do próprio tempo.
    b. A importância de ser flexível e estar atualizado com a realidade do mercado de trabalho, na elaboração do projeto de vida.
    c. A redução dos empregos e a consequente sobrecarga de trabalho afeta os mais jovens.
    d. As carreiras atualmente são voltadas para as empresas, pois são definidas e gerenciadas por elas.
    e. As gerações mais jovens tendem a se preocupar mais com a ascensão social do que com a qualidade de vida.
    Question 5
    Notas: 1

    Leia os textos a seguir:

    Texto 1

    De acordo com a 11ª pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos, em parceria com a Nextview People, 56 % dos 46 mil jovens respondentes disseram que em algum momento de sua carreira abrirão um negócio próprio e 4% apontaram já ter um negócio próprio. Mais um ponto interessante: entre estes respondentes é que 51% pretendem empreender em seis anos, motivados a trabalhar em áreas com as quais se identifiquem. A pesquisa mostra, ainda, que caiu de 85% para 75% o interesse dos jovens em trabalhar em empresas privadas. Enquanto cai o interesse de trabalhar para terceiros, a vontade de conquistar, de ganhar dinheiro fazendo o que gosta e do jeito que quer, não para de crescer.

    [...] Mas nem tudo são flores. Dar asas a um negócio próprio exige uma boa pesquisa de mercado e principalmente, um bom planejamento para levantar o valor a ser investido assim como para poder aguardar um determinado tempo até ver a cor do dinheiro de volta. É isso mesmo, os primeiros pro-labores provavelmente serão bem menores que o ultimo salário.

    Fonte:http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/carreira-em-geracoes/2012/11/14/quais-sao-as-reais-expectativas-dos-jovens-empreendedores/. Acesso em: 12 dez. 2013.

    Texto 2

    No capitulo do livro-texto sobre o tema ”Projeto de Vida”, a autora recomenda uma análise minuciosa de vários aspectos que incluem uma autoanálise sobre a situação atual em todas as esferas de sua vida (Roda da Vida), análise de fatores internos e externos que podem interferir na consecução de seus objetivos pessoais e profissionais (Análise SWOT), bem como elaboração de planejamento detalhado de seus objetivos, forma e recursos necessários para alcançá-los (5W2H).

    A partir da análise dos textos é possível concluir que:
    Escolher uma resposta.
    a. A motivação para empreender não pode ser desconsiderada pelas empresas na hora da contratação de jovens profissionais.
    b. A busca por satisfação pessoal, identificação com o trabalho e realização financeira são elementos importantes na composição do Projeto de Vida.
    c. Quaisquer que sejam os objetivos pessoais ou profissionais identificados em um Projeto de Vida, a liberdade de ação se torna um elemento essencial.
    d. Os jovens podem criar caminhos de carreira ousados, pois tem criatividade e potencial que os habilita a assumir riscos.
    e. Um Projeto de Vida adequado deve ter como base escolhas individuais, a partir das quais deve considerar fatores contextuais.
    Question 6
    Notas: 1

    Leia a tirinha de Affonso e Mazzei, antes de responder a questão:

    Fonte: http://www.nadaver.com/o-sentido-da-vida-2/. Acesso em: 08 jan. 2014.

    Embora a charge acima possa parecer divertida, ela remete a importância de se elaborar um projeto de vida, que como apontado por Cintra (2011, livro-texto): “serve para nortear as ações das pessoas em função de sua realização plena ou do cumprimento de sua missão pessoal” podendo ser vista como “uma estratégia para atingir seus objetivos pessoais e profissionais de maneira consciente e planejada”.

    Agora, leia as afirmativas a seguir:

    I. O planejamento de carreira é a razão principal da elaboração de um projeto de vida.

    II. Ter consciência das escolhas que se faz na vida é fundamental para que se obtenha realização.

    III. O projeto de vida deve ser elaborado apenas quando o profissional tem dificuldades de se realizar.

    IV. A realização plena deve incluir a concretização de objetivos pessoais e profissionais.

    Considerando a visão da autora, é correto o que consta em:
    Escolher uma resposta.
    a. III e IV.
    b. I e III.
    c. I e II.
    d. II e IV.
    e. I e IV.

  • jose ferreira joserow

    IV. A realização plena deve incluir a concretização de objetivos pessoais e profissionais.

  • LUIZ FERNANDO  ALVES LUIZrow

    gostaria de saber a responta da questão 01

  • Breno Gomes Brenorow

    .

Responda a pergunta