UNESP

Sobre a instituição de ensino

UNESP

Fundada em 1976, a Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" se distingue das outras entidades de ensino superior gratuitas do Brasil por estar presente em 23 cidades, das quais 21 estão localizadas no interior, uma na capital e a outra na região de São Vicente, onde foi criado o primeiro câmpus de uma universidade pública no litoral de São Paulo. O ensino oferecido, considerado um dos melhores do país, atinge mais de 46 mil alunos de praticamente todo o território paulista (Site UNESP Reitoria, 2010).

Considerada uma das melhores Universidades do país e também do mundo, segundo o respeitado Institute of Higher Education, da Universidade de Xangai, a Unesp é uma das instituições com maior índice de produção científica do Brasil em todas as áreas do conhecimento. Ela contribui decisivamente para que o país seja visto com respeito tanto no cenário acadêmico nacional quanto no internacional. Segundo o Censo de 2006 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, realizado pelo CNPq, a Unesp conta com um dos maiores contingentes de pesquisadores do país e é responsável por uma importante produção de artigos indexados em revistas científicas. Dados desse mesmo ano mostram que o número de publicações brasileiras contabilizou 16.872 trabalhos, o equivalente a cerca de dois por cento de toda a produção mundial. Não é exagero dizer que uma parte expressiva desse desempenho corresponde ao que é produzido pela Universidade.

INCENTIVOS AO ESTUDANTE

Iniciação Científica
Busca o desenvolvimento de projetos de pesquisa, sob orientação de um professor-orientador. Realizado anualmente, o Congresso de Iniciação Científica, considerado um dos maiores do país na sua área em volume de trabalhos apresentados, reúne a cada edição mais de 2 mil alunos da Universidade. Os graduandos mostram-se ativos na participação de congressos, sendo os locais mais variados, de norte a sul do Brasil e congressos internacionais. A participação de graduando em periódicos internacionais de alto níveis também mostram a qualidade da pesquisa desenvolvida por graduandos. Docentes vinculados às pesquisas de diversas área incluem em seus projetos alunos de iniciação científica, com bolsas de diversas agências de fomento (CNPq, Fapesp, bolsa empresa, entre outras). Nesta modalidade, o graduando tem a oportunidade de se envolver em temas vinculados a pós-graduação, bem como aprender as metodologias de pesquisas, elaboração de relótorios técnicos de alto níveis, aprendizado de língua estrangeira técnica vinculado ao tema de pesquisa entre outros.

Programa de Educação Tutorial (PET)
Tem como objetivo criar condições favoráveis para o desenvolvimento de atividades não previstas no currículo, incentivando estudantes que demonstram potencial e habilidades destacados em diferentes áreas do conhecimento.

Empresas Juniores
Formadas por grupos de alunos, prestam diferentes serviços à comunidade, tais como consultoria, assessoria, pesquisa de opinião e elaboração de projetos. Entre os clientes estão órgãos e empresas públicas, indústrias, cooperativas e estabelecimentos comerciais.

Além dessas atividadas, também são comuns a participação de alunos em intercâmbios com universidades estrangeiras, centros acadêmicos, diretórios acadêmicos - representação discente, entre outros.


Para mais informações da atuação desta universidade, consulte:

www.unesp.br


Correio Eletônico:
Reitoria: prograd@reitoria.unesp.br
Pró-reitoria de Graduação: secprg@reitoria.unesp.br
Pró-reitoria de Pós-graduação: propg@reitoria.unesp.br

Endereço na internet: www.unesp.br
Telefone para contato:(11) 3252.0233
Número de fax: (11) 3252 0201/3252.0202.

UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) fica na Rua Quirino de Andrade 215 - SAO PAULO, SP. CEP 01049-010 e é mantida por Governo do Estado de São Paulo.

Reitor atual: Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Esta instituição possui ensino a distância.
Gratuita? Sim.