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Centro Universitário de Caratinga (UNEC), Economia, Ciências Contábeis
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Perguntas

Caso - FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA S.A.”

Estou com um estudo de caso da farma SA, e preciso saber qual o problema dessa empresa e como soluciona-lo. Alguém me ajuda?O caso é o que segue.A FARMA Indústria Farmacêutica S.A. é uma empresa familiar, de porte médio, que atua no ramo de remédios TARJADOS, ou seja, venda sob prescrição médica (setor ético do mercado).Anteriormente, a direção da empresa era patriarcal, sendo que nos últimos cinco anos passou a ter uma administração profissionalizada, decisão tomada pelo sócios, principalmente, para ter melhor ação competitiva no mercado.Anteriormente, mantendo um nível de negócios em volume regular, a empresa obtinha bons resultados econômicos. Agora, com a nova política de investimento realizada pela Alta Administração, espera-se expansão dos negócios a qualquer custo.A FARMA está pretendendo movimentar a sua estrutura organizacional em função de uma expansão a curto prazo, para triplicar seus negócios.A empresa está realizando grandes investimentos, arregimentou elementos administrativos e produtivos de outros laboratórios para poder, com pessoal já participante deste ramo de negócios, em pequeno espaço de tempo, obter a expansão desejada.Como principal forma de expandir-se rapidamente, estendeu o regime de vendas dedicado diretamente às farmácias para a venda aos grandes distribuidores (atacadistas) que, por sua vez, fariam a venda às farmácias. Outra providência foi alugar um prédio para melhorar as suas condições de armazenagens e distribuição dos produtos.Nessa situação de urgência em crescimento, alguns erros básicos foram cometidos, entre os quais podem ser citados:* O critério de escolha dos distribuidores foi superficial e apressado, concedendo-se vultosos créditos a quem não teria condições de abtê-los em situação normal;* dilataram-se as condições de pagamento de 30 dias fora o mês para 30/60/90 dias. Muitos acordos foram feitos em termos de dilatar os prazos ainda mais por ocasião da cobrança, que também era responsabilidade da área comercial da FARMA;* foram aumentadas as emissões dos vendedores de 3% para 5%, ampliando-se também a previsão de vendas consideravelmente;* aumentou-se o número de vendedores de 100 para 180, assim como a frota de veículos, passando de 28 para 50 veículos, sem uma medição anterior das necessidades;* foi delineada uma campanha de promoção e propaganda insuficiente para dar vazão às grandes quantidades de produtos colocados nos distribuidores, que passaram a ter muita dificuldade em provocar a rotação desses produtos no mercado; e* foram adquiridos grandes quantidades de matérias-primas, provocando uma superestocagem e consequente elevação das contas a pagar a fornecedores. Esta medida foi provocada pelo fato de a FARMA não possuir, como as demais concorrentes diretas, uma indústria química associada.Os aspectos citados provocaram uma situação realmente difícil, que passou a agravar-se tendo em vista os seguintes acontecimentos:* Os distribuidores passaram a atrasar seus pagamentos, diminuindo gradativamente o seu volume de compras;* a carteira de contas a receber passou a crescer cada vez mais, pois: A área financeira da FARMA passou a lançar mão dos papéis para desconto bancário;- área financeira passou a utilizar sua condição de empresa tradicional na praça para obter empréstimos bancários;- quando o crédito começou a ser restringido, pelo razoável prejuízo apresentado, a área financeira não tinha condição de cumprir seus compromissos, principalmente com relação às importações de matérias -primas, apesar de ter em mãos muitas duplicatas;* as despesas operacionais, com a queda das vendas,cresceram assustadoramente para 46%. As despesas administrativas chegaram ao nível de 12% ao mês;* verificou-se que 5% de seus clientes ativos detinham 71% de sua carteira; salienta se que o total de clientes é 4.671;* o resultado financeiro líquido da FARMA, em $ (DINHEIROS), teve o seguinte comportamento:ANO LUCRO LÍQUIDO1996 $ 3.0001997 $ 10.0001998 $ (12.000)1999 $ (18.000)Por outro lado, permanecia na empresa o sistema de manter ao máximo possível o pessoal antigo, a qualquer preço, mesmo que muitos funcionários permanecessem vegetando sem nada produzir. Isto provocou um custo administrativo muito elevado, pois a indústria possuía quase o mesmo número de pessoal produtivo e administrativo; ao piorar a situação, muitos dos elementos produtivos foram dispensados.
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