Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Educação no periodo colonial, Notas de estudo de História

O trabalho possui o intuito de analisar o ensino jesuítico no período colonial brasileiro, levando em consideração os jesuítas e os portugueses que juntos vieram para a colônia brasileira com o propósito missionário, econômico e político, com papel fundamental na formação da estrutura social, produtiva e educacional na sociedade que estava formando.

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 21/07/2010

katiane-goncalves-12
katiane-goncalves-12 🇧🇷

4.5

(6)

3 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Educação no periodo colonial e outras Notas de estudo em PDF para História, somente na Docsity! Universidade Federal do Tocantins Campus universitário de Araguaína Curso Licenciatura Plena em História Katiane Gonçalves silva Educação jesuítica no Brasil colônia Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina Historia da educação. Curso história Fundação Universidade Federal do Tocantins. Professor Vasni de Almeida. Araguaína-To Maio/2010 Introdução O trabalho possui o intuito de analisar o ensino jesuítico no período colonial brasileiro, levando em consideração os jesuítas e os portugueses que juntos vieram para a colônia brasileira com o propósito missionário, econômico e político, com papel fundamental na formação da estrutura social, produtiva e educacional na sociedade que estava formando. Dentro destes contextos, analisaremos o modelo educacional proposto pelos jesuítas levando em consideração o desenvolvimento social, que seu ensino pretendia formar, um modelo de homem baseado nos princípios escolásticos. Enfocamos neste trabalho o papel dos jesuítas como principais formuladores da política educacional e da burocracia iniciante no Brasil colônia, fazendo-se uma breve analise das dimensões que enfoca as transformações da colônia em um país católico, de língua portuguesa e de cultura ocidental cristã. A EDUCAÇÃO JESUÍTICA NO BRASIL COLONIAL CONCLUSÃO No longo período de 210 anos em que os jesuítas estiveram no Brasil, desenvolveram um papel de destaque tanto na educação como na catequese dos colonos, promovendo com isso a formação de novos sacerdotes e da elite intelectual brasileira além de difundir a fé e moral pregadas pelo cristianismo. Essa atuação jesuítica pode ser descrito em duas fases distintas: a primeira correspondeu ao período de adaptação e conversão do índio aos costumes europeus e a segunda foi marcada pela consolidação do projeto educacional. Após análise pode-se concluir que, através dos colégios e suas missões os jesuítas auxiliaram no processo de colonização brasileira, pois a serviço da cora portuguesa se lançaram à tarefa de transformar os índios em “bons cristãos”, adequando-os às necessidades da colônia pela catequização com uma corrente de ações político educacional tendo por base a fé, a guerra contra idéias contrárias e a preservação dos valores da cultura européia. Esse projeto de ensino foi mantido até 1759 com a expulsão dos jesuítas, onde já não atendia as necessidades da coroa tendo em vista que uma nova visão de homem estava se impondo. Além, das reformas apontadas pelo Marquês de Pombal, déspota esclarecido, embasado pelo movimento iluminista. REFERÊNCIAS AZEVEDO, Fernando de. A Transmissão da Cultura: parte 3 da 5ª. Ed. da obra. A cultura brasileira. São Paulo, Melhoramentos; Brasília, INL, 1976. PAIVA, José Maria de. Colonização e Catequese. São Paulo, Cortez, 1982. RIBEIRO, Maria Luíza Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 18ª edição. Campinas SP. Autores Associados. 3ª Ed. Belo Horizonte; Autêntica 2003. TEIXEIRA, Álvaro Soares. O Marquês de Pombal. Brasília: Editora da UNB, 1961.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved