Guia do Construtor em Steel Framing

Guia do Construtor em Steel Framing

(Parte 1 de 7)

“Guia do Construtor em Steel Framing” – Tradução do original do AISI – “Builders Steel Stud Guide” 1

Guia do Construtor em Steel Framing

Tradução do original “Builders' Steel Stud Guide”

Publicado originalmente em Outubro de 1996

“Guia do Construtor em Steel Framing” – Tradução do original do AISI – “Builders Steel Stud Guide” 2

Apresentação

A crescente industrialização da construção civil no Brasil vem demandando a introdução de novas tecnologias de construção. Acreditamos que o Sistema Light Gauge Steel Framing ou apenas Steel Framing, ou ainda Sistema Construtivo utilizando Perfis Leves Estruturais Formados a Frio de Aço de Aços Revestidos, desenvolvido há mais de 25 anos e utilizado atualmente em diversos países, possa contribuir consideravelmente para esta nova fase da indústria da construção no Brasil.

Esta publicação é o resultado da tradução do trabalho "Builder's Steel Stud

Guide", desenvolvido pelo NAHB Research Center para o AISI - Instituto de Ferro e Aço Americano - e adaptado por um grupo composto de representantes de produtores e beneficadores de aço, materiais complementares e construtores do Sistema de Steel Framing no Brasil. O Grupo de Trabalho teve a devida diligência em consultar especialistas e experiências pertinentes e se esforçou para apresentar informações precisas, confiáveis e úteis. O CBCA e os participantes deste Grupo de Trabalho agradecem ao AISI, ao NAHB, pela autorização para a tradução e a todos que direta e indiretamente contribuíram na elaboração deste documento.

As recomendações aqui apresentadas são somente para informação geral e não substituem uma assistência técnica profissional competente. A aplicação destas informações para projeto ou locais específicos deve ser revisada por pessoal qualificado. Qualquer pessoa que fizer uso das informações aqui dispostas o estará fazendo por sua própria conta e risco e assume todas as responsabilidades resultantes.

O CBCA agradece a Sidnei Palatnik, Arquiteto e Analista de Marketing da CSN, pela organização e edição do conteúdo deste documento.

Se você tem interesse em construções em Steel Framing, conheça outras publicações que podem ser consultadas no site do CBCA - w.cbca-ibs.org.br - :

1. "Detalhes Construtivos para Construções em Steel Framing" – NAHB / CBCA - Abril / 2003;

2. " Dimensionamento estrutural para Edificações de até 2 pavimentos com o Sistema Construtivo em Steel Framing" - CBCA / UFMG - Abril / 2003;

CBCA - Centro Brasileiro de Construção em Aço Abril, 2003

Nota: Ao final desta publicação foi incluído o Anexo 1, que não consta da publicação original e que trata de : “Encomenda, Recebimento , Inspeção, Aceitação e Acondicionamento dos Perfis de Aço Zincado”, conforme a norma NBR 6355 Perfis Estruturais de Aço, formados a frio - Padronização.

“Guia do Construtor em Steel Framing” – Tradução do original do AISI – “Builders Steel Stud Guide” 3

Direitos Autorais 1996 pelo Institudo de Ferro e Aço Americano (AISI - American Iron and Steel Institute)

Guia do Construtor em Steel Framing

Titulo original : BUILDERS' STEEL STUD GUIDE Julho 1996

Desenvolvido para:

Preparado por: Direitos Autorais 1996

“Guia do Construtor em Steel Framing” – Tradução do original do AISI – “Builders Steel Stud Guide” 4

O Centro de Pesquisas NAHB (North American Home Builders Research Center) desenvolveu esta publicação para o Instituto de Ferro e Aço Americano (AISI) sob orientação do Grupo Consultor Residencial do AISI. A intenção é fornecer aos construtores instruções e detalhes para a construção de casas com perfis de aço conformados a frio. O AISI acredita que a informação contida nesta publicação representa substancialmente a prática industrial e informações técnicas e científicas relacionadas, mas as informações não possuem a pretensão de representar uma posição oficial do AISI, seja para restringir ou excluir quaisquer outras técnicas de construção ou projeto.

AISI - Instituto de Ferro e Aço Americano

“Guia do Construtor em Steel Framing” – Tradução do original do AISI – “Builders Steel Stud Guide” 5

Esta publicação foi desenvolvida pelo Instituto de Ferro e Aço Americano (AISI) que é composto de representantes de produtores de aço nos EUA, Canadá e México. O Centro de Pesquisas da NAHB teve a devida diligência em consultar uma ampla faixa de especialistas e experiências pertinentes e se esforçou ao máximo para apresentar informações precisas, confiáveis e úteis. O AISI reconhece o autor principal desta publicação, Chad J. Garner, revisores Mark Nowak e Timothy J. Waite, P.E e assistência administrativa fornecida por Kimberly Koontz e Julie Kostro. O AISI também agradece a todos os membros do Grupo Consultor Residencial, que contribuíram para este esforço.

As materias apresentadas neste documento são somente para informação geral. Estes não substituem uma assistência profissional competente. A aplicação destas informações para projeto ou local específicos deve ser revisada por pessoal qualificado. Em algumas ou todas as jurisdições, tal revisão é necessária. Qualquer pessoa que fizer uso das informações aqui dispostas o estará fazendo por sua própria conta e risco e assume todas as responsabilidades resultantes.

Builders' Steel Stud Guide

Guia do Construtor em Steel Framing Outubro de 1996

“Guia do Construtor em Steel Framing” – Tradução do original do AISI – “Builders Steel Stud Guide” 6

Desejamos agradecer ao Instituto de Ferro e Aço Americano (AISI) por financiar este guia e por todos seus esforços em relação ao desenvolvimento da indústria de estruturas de aço para residências. O AISI possui mais de 40 companhiasmembros que fornecem os aços em chapa necessários para estruturas de aço para residencias.

A preparação deste guia requereu o talento de muitos profissionais dedicados.

O autor principal desta publicação foi Chad J. Garner, com a revisão realizada por Mark Nowak e Timothy J. Waite, P.E., do Centro de Pesquisa NAHB, e assistência administrativa fornecida por Kimberly Koontz e Julie Kostro. Agradecimentos especiais também para Mike Myers (USX), Richard Haws (AISI), Mark Mengel (Crown Building Systems), e Kevin Gramley (Unimast Incorporated) por suas opiniões.

“Guia do Construtor em Steel Framing” – Tradução do original do AISI – “Builders Steel Stud Guide” 7

introdução8
Vantagens da Estrutura de Aço8
Medidas Únicas para o Aço8
Cortes em campo1
Parafusadeiras1
Fixadores13
Montagem de Parede Típica16
Aberturas em Paredes17
Considerações de projeto19
Layout19
Montagem de Parede Típica que Suporta Carga19
Estruturando uma Abertura de Parede20
Montagens de Cantos21
Durante a montagem de cantos externos:21
Erguendo as Paredes e fazendo o Escoramento Temporário21
Contraventamentos23
INSTALAÇÃO DE UTILIDADES23
Cortes de Campo23
Tubulação24
Componentes Elétricos25
Colocação de Condutos26
Isolamento26

Sumário CONSTRUÇÃO DE PAREDES INTERNAS QUE NÃO SUPORTAMCARGA.16

Guia do Construtor em Steel Framing 8

O aço, há já centenas de anos, vem ajudando a moldar o mundo em que vivemos.

Pontes, linhas férreas, automóveis, e até mesmo nossos lares contêm objetos de aço. Mais recentemente, construtores estão utilizando cada vez mais aço conformado a frio na construção de casas, para os vigamentos de pisos, paredes e telhados. Apesar do recente aumento no interesse, os perfis de aço conformados a frio não são novos. Os perfis são um material comprovado em campo tanto para indústrias de construção comercial, como residencial.

Os recursos para a produção de aço conformado a frio são abundantes. A tecnologia foi aperfeiçoada de modo que a oferta do aço tem se mantido crescente. O aço também pode ser produzido consistentemente para muitas resistências, formas e dimensões específicas com pequenas margens de tolerância. Estes e outros fatores tornaram o aço um material estrutural viável para atender as exigências da indústria de construção residencial.

Vantagens da Estrutura de Aço

Além de sua eficácia em custos e qualidade consistente, o aço possui muitas vantagens adicionais que o tornam atraente para os construtores e consumidores.

• O aço conformado a frio é um material estrutural comprovado com um grande registro na indústria de construção comercial.

• O aço pode ser usado para a estrutura de uma casa de formas diferentes, incluindo construções feitas com vigas e pilares reticulados, painelizadas e pré-engenheiradas.

• A resistência inerente do aço pode proporcionar ao construtor grande flexibilidade no projeto.

• O aço não é combustível, é resistente a insetos e não apodrece.

• Os perfis da estrutura de aço são leves e fáceis de manusear, reduzindo a fadiga do trabalhador.

• Os resíduos do aço são recicláveis.

• Os perfis pré-vazados facilitam a instalação de fios elétricos e outras utilidades.

Medidas Únicas para o Aço

(Parte 1 de 7)

Comentários