IFSP Manual do Candidato 2010 segundo semestre.pdf IFSP Automação

IFSP Manual do Candidato 2010 segundo semestre.pdf IFSP Automação

(Parte 3 de 7)

- Governos militares de 64 a 85 no Brasil.

- Produção e movimentação cultural nos anos 60.

- Redefinições políticas e econômicas nos anos 80 e 90.

- Democratização política e movimentos sociais pós governos militares no Brasil.

- Os anos 90, a implementação de políticas neoliberais no Brasil e a resistência a estas políticas.

-Crise econômica de 2008 e suas consequências.

2.2. Geografia - A organização do espaço geográfico nacional e mundial e suas representações.

- O processo de industrialização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

- A urbanização X a industrialização.

- O crescimento das cidades: as megalópoles, as metrópoles e os centros regionais.

- A relação campo-cidade.

- A questão agrária e agrícola.

- A concentração de terras e a especulação imobiliária.

- A estrutura fundiária no Brasil.

- A agroindústria, a pecuária, o extrativismo no Brasil.

- Os domínios morfoclimáticos brasileiros e mundiais.

- A questão ambiental: preservação e conservação dos recursos naturais no Brasil e no mundo.

- A poluição do ar e das águas.

- A divisão regional do Brasil: divisão oficial do IBGE (as cinco macro-regiões).

- A população brasileira: crescimento vegetativo, as desigualdades sociais, o desemprego e a questão da moradia. - O processo migratório: a migração campo-cidade.

- A divisão internacional do trabalho - os países capitalistas desenvolvidos; a dependência econômica - os países subdesenvolvidos. - O processo de descolonização afro-asiático.

- A URSS, Leste Europeu e o fim da Guerra Fria.

- A globalização e a formação dos blocos econômicos.

- O continente americano e as relações internacionais: EUA, Canadá e América Latina.

2.3. Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação

- Capacidade de trabalhar com uma ampla gama de modalidades de organizações textuais, inclusive as técnicas. - Capacidade de adequar vocabulário e sintaxe a essas modalidades.

- Capacidade de compreender e redigir textos, inclusive técnicos.

- Capacidade de observar princípios de coesão e coerência no texto.

- Compreensão do papel da Literatura Brasileira, abordando-se teses, princípios básicos e suas características, além de obras e de autores expressivos dos vários períodos, focalizados por meio de fragmentos de textos.

- Na redação, o candidato deverá demonstrar capacidade em se expressar na modalidade escrita da linguagem, e, principalmente, em produzir textos críticos, utilizando adequadamente as bases instrumentais da língua, como acentuação, ortografia, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, e princípios de coesão e coerência.

- A correção da redação levará em conta as seguintes competências: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de

Manual do Candidato - 13 - vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação com clareza.

2.4. Inglês - Compreensão de textos.

- Capacidade de compreender ideias gerais e específicas por meio da análise de textos selecionados de livros, jornais ou revistas (publicações recentes), de nível intermediário, que abordem temas culturais, literários e científicos. - Estruturas linguísticas - os tópicos gramaticais exigidos para a compreensão dos textos são os seguintes:

- Frase nominal: substantivo (gênero e número), adjetivo (graus comparativo e superlativo), modificadores do substantivo (artigos, demonstrativos, indefinidos). - Frase verbal: verbo (tempo, aspecto, modo; voz; modais), modificador do verbo (advérbio).

- Pronomes.

- Conectivos.

- Preposições e locuções prepositivas.

- Estruturas de frase simples e complexas: coordenação subordinação e orações reduzidas.

Gabarito oficial da prova

O gabarito oficial da prova do Exame do Ensino Técnico e da prova do Exame Ensino Superior, será divulgado a partir das 18 horas do dia 27/6/10, no site w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior” e, ainda, na Central de Informações ao Candidato.

Qualquer questionamento acerca da prova, com a devida justificativa (proposta de resolução da questão), deverá ser encaminhado SOMENTE pela Internet, no site w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior”, no link “Fale Conosco”, impreterivelmente, até o dia 29/6/10.

Manual do Candidato - 14 -

EXAME O Exame para os cursos do Ensino Técnico e para os do Ensino Superior, será realizado em uma única data.

Data: 27/6/10 (domingo)Horário: 13h

Local: Para verificar o local onde realizará o Exame, o candidato deverá, a partir do dia 21/6/10, acessar o site w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior”, no link “local de prova”, ou, ainda, poderá comparecer ao campus em que pretende estudar.

Duração: 4 (quatro) horas para os cursos de Ensino Superior 3 (três) horas e 30 minutos para os cursos de Ensino Técnico

O candidato deverá levar no dia do Exame: 1. caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2 e borracha.

2. ORIGINAL de UM dos seguintes documentos de identidade:

•• documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar;

•• cédula de identidade de estrangeiros (RNE); •• carteira nacional de habilitação com foto (CNH - modelo novo);

•• documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais que, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros);

•• carteira de trabalho e previdência social (CTPS); •• passaporte brasileiro.

Atenção 9 A confirmação do local onde realizará o Exame será de inteira responsabilidade do candidato.

9 O candidato deverá, obrigatoriamente, realizar o Exame no local determinado.

9 O portão da escola será aberto às 12h15min e fechado às 12h50min, impreterivelmente. Após o fechamento do portão, não será permitida a entrada de nenhum candidato. Por esse motivo, o candidato deverá chegar com antecedência, para localizar sua sala e sua carteira, evitando-se, assim, possíveis imprevistos.

9 Após o início do Exame, o candidato deverá permanecer no mínimo até as 15h dentro da sala do Exame, podendo, ao deixar este local, levar consigo o caderno de questões.

9 Durante todo o período de realização do Exame, É PROIBIDA a permanência de pessoas estranhas e/ou acompanhantes de candidatos dentro do prédio e nos pátios.

providenciar a 2ª (segunda) via do mesmo, antes da data do Exame

Observações importantes sobre o Exame 1. O documento de identidade que o candidato apresentar no dia do Exame deverá estar em boas condições de visibilidade, de modo a possibilitar a conferência da foto, da assinatura e dos demais dados. Caso o documento esteja com foto antiga e/ou com a indicação de “não alfabetizado”, este deverá ser substituído, sendo necessário, para tanto,

2. NÃO SERÃO ACEITOS, em hipótese alguma, como “documentos de identidade” os documentos indicados na sequência, por serem destinados a outros fins: carteira ou caderneta escolar (RG escolar - UMES - UBES), certidão de nascimento e/ou de casamento, título de eleitor, carteira de habilitação sem foto (modelo antigo), Carteira de Reservista com ou sem foto, crachás e identidade funcional de instituição pública ou privada.

3. Também não serão aceitos protocolos e/ou cópias reprográficas (xerox), autenticadas ou não-autenticadas, dos documentos de identidade. SOMENTE SERÁ ACEITA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO DE IDENTIDADE ORIGINAL.

4. Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá levar e apresentar, obrigatoriamente, a via original e uma cópia do Boletim de Ocorrência Policial, datado de no máximo 3 (três) meses antes do dia do Exame, justificando o fato ocorrido, bem como uma foto 3x4 recente. Tanto a cópia do Boletim de Ocorrência Policial, quanto a foto 3x4 recente, serão retidas pelo Coordenador de Prédio após a identificação datiloscópica do candidato. Neste caso, o candidato que não apresentar, no momento do Exame, o Boletim de Ocorrência Policial e/ou a foto 3x4 recente, será impedido de realizar a prova.

5. Caso o candidato se encontre internado em hospital localizado no município onde realizará o Exame, será designado Fiscal para a aplicação da prova, desde que autorizada pelo médico e pela administração hospitalar. Para tanto, é necessário entrar em contato com a Central de Informações ao Candidato pelos telefones: Capital e Grande São Paulo (1) 3471-6127 e demais localidades: 0800-7227227, ou, ainda, acessar o site w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior”, no link “Fale Conosco”, e encaminhar sua mensagem, até as 14h do dia 25/6/10. Não será aplicada prova a candidato em residência, nem em pronto-socorro, nem em ambulatório, nem em hospital situado fora do município em que se localiza o Campus em que pretende estudar.

6. Detectada a tentativa ou fraude, por meio de vigilância eletrônica ou pelos Fiscais, o candidato estará automaticamente desclassificado e sujeito a processo civil/criminal.

Manual do Candidato - 15 -

Será sumariamente eliminado do presente Processo Seletivo o candidato que: 9 Utilizar dos seguintes instrumentos: régua, esquadro, transferidor, compasso ou similares, relógios tipo databank, walkman, calculadora, notebook, palmtop, bip, pagers, agenda eletrônica, telefone celular, radiocomunicador ou aparelho eletrônico similar, chapéu, boné, lenço, gorro, óculos escuros, corretivo líquido ou quaisquer outros materiais (papéis) estranhos à prova.

9 Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

9 Sair da sala sem autorização ou desacompanhado do Fiscal, com ou sem o caderno de questões e/ou a Folha de Respostas Definitiva ou de Redação.

9 Ausentar-se do prédio durante a realização da prova, independentemente do motivo exposto. 9 Realizar a prova fora do local determinado. 9 Deixar de assinar a lista de presença e a sua Folha de Respostas Definitiva. 9 For surpreendido se comunicando ou tentando se comunicar com outro candidato. 9 Chegar após o horário determinado de fechamento dos portões, às 12h50min. 9 Não comparecer ao Exame na data determinada. 9 Não apresentar um dos documentos de identidade originais exigidos.

Manual do Candidato - 16 -

AVALIAÇÃO e CLASSIFICAÇÃO

O Exame será classificatório e o candidato que não comparecer será eliminado do Processo Seletivo.

Para fins de classificação, somente serão considerados habilitados os candidatos que tiverem obtido nota superior a zero na prova objetiva e na redação. Será desclassificado o candidato que zerar na prova objetiva e/ou na redação.

Os candidatos serão classificados por curso e período, em ordem decrescente, de acordo com a nota final obtida.

Observações 9 A avaliação do Exame contendo questões-teste de múltipla escolha será feita por processo de leitura óptica de

Folhas de Respostas Definitivas personalizadas. 9 A redação, apenas para os cursos superiores, será avaliada de acordo com as características dos temas e tipos de textos solicitados.

Nota Final A Nota Final (NF) do candidato resultará do total de pontos obtidos, conforme as fórmulas abaixo:

NF = somatório de acertos em cada grupo X peso de cada questão + total de pontos resultante do percentual do sistema de acréscimo de pontos, se houver.

Peso das questões O peso das questões, para fins do cômputo da nota, será o seguinte:

PESOS Cursos Técnicos

Concomitantes ou Subsequentes Grupo 1 25 questõesGrupo 2 25 questões Total de Pontos

Administração 3 2 125 Agroindústria 3 2 125 Agronegócio 3 2 125 Automação /Eletrônica 5 2 175 Automação Industrial 5 2 175 Comércio 3 2 125 Edificações 5 2 175 Eletrônica 5 2 175 Eletrotécnica 5 2 175 Eventos 3 2 125 Informática 3 2 125 Informática para Internet 3 2 125 Manutenção e Suporte em Informática 3 2 125 Mecatrônica 5 2 175 Mecânica 5 2 175 Química 5 2 175 Telecomunicações 5 2 175

NF = somatório de acertos em cada grupo X peso de cada questão + pontos da redação + total de pontos resultante do percentual do sistema de acréscimo de pontos, se houver.

Manual do Candidato - 17 -

Peso das questões O peso das questões, para fins do cômputo da nota, será o seguinte:

Curso Superior Grupo 1

25 questões Grupo 2 25 questões

Redação Total de Pontos

Tecnologia em Sistemas para Internet 3 1 30 130 Tecnologia em Sistemas Eletrônicos 3 1 30 130 Tecnologia em Sistemas Elétricos 3 1 30 130 Tecnologia em Processos Gerenciais 3 1 30 130 Tecnologia em Mecânica 3 1 30 130 Tecnologia em Gestão de Turismo 1 2 30 105 Tecnologia em Gestão da Produção Industrial 3 1 30 130 Tecnologia em Eletrônica Industrial 3 1 30 130 Tecnologia em Biocombustível 3 1 30 130 Tecnologia em Automação Industrial 3 1 30 130 Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3 1 30 130 Licenciatura em Matemática 3 1 30 130 Licenciatura em Física 3 2 30 155 Licenciatura em Ciências Biológicas 3 2 30 155 Engenharia da Produção Mecânica 3 1 30 130

Critérios de Desempate

ENSINO TÉCNICO Concomitante ou Subsequente Se ocorrer empate na classificação final, prevalecerão, nesta ordem, para efeito de classificação: I - Candidato proveniente de escola pública. I - Candidato de maior idade.

ENSINO SUPERIOR Se ocorrer empate na classificação final, prevalecerão, sucessivamente, para efeito de classificação: I - Desempenho na prova de Redação. I - Candidato proveniente de escola pública e que tenha obtido o maior número de acertos na sua área de concentração. I - Candidato de maior idade.

Sistema de Acréscimo de Pontos O IFSP adotará o Sistema de Acréscimo de Pontos em que poderão ser somados pontos à nota final do candidato, conforme os percentuais abaixo indicados:

Para os candidatos ingressantes no ENSINO TÉCNICO concomitante ou subsequente: 9 Três por cento (3,0%), para o candidato que se autodeclarar afrodescendente e/ou indígena;

9 Dez por cento (10,0%), para o candidato que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série (5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries) ou do 6º ao 9º ano (6º, 7º, 8º e 9º anos) do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual, federal ou em cursos de Educação de Jovens e Adultos - EJA (Ensino Supletivo).

Para os candidatos ingressantes no ENSINO SUPERIOR: 9 Três por cento (3,0%), para o candidato que se autodeclarar afrodescendente e/ou indígena;

9 Dez por cento (10,0%), para o candidato que tenha cursado todas as séries do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) em instituição pública municipal, estadual, federal ou em cursos de Educação de Jovens e Adultos - EJA (Ensino Supletivo).

O candidato que utilizar o Sistema de Acréscimo de Pontos poderá qualificar-se em todos os critérios expostos, totalizando treze (13,0%) de acréscimo na nota.

Manual do Candidato - 18 -

O que são Instituições públicas? São as criadas e mantidas pelo poder público federal, estadual, municipal ou pelo Distrito Federal. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública. Escolas vinculadas a fundações, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC) etc., são consideradas particulares em função de sua dependência administrativa junto ao setor privado.

(Parte 3 de 7)

Comentários