Turismo - Programa das Disciplinas.pdf IFSP Turismo

Turismo - Programa das Disciplinas.pdf IFSP Turismo

(Parte 6 de 22)

BRUNO, Lúcia (org.) São PauloAtlas1996

Bibliografia co mple mentar

Título

Autor Edição Local Editora Ano

A revolução cultural do tempo livreDumazedier, JofreNobelSão Paulo1994
Turismo e PaisagemYazigi, EduardoSão PauloContexto2002

Estudos do lazer

Marcellino, Nelson Carvalho Ca mpinas Autores Associados 1996

Ementa:

As relações de trabalho, cultura e organização social. Estratificação social, instituições e organizações da sociedade civil. Processos, controle e mudanças sociais. O progresso tecnológico, a globalização econômica e a reestruturação produtiva refletindo nas relações sociais modernas e no Turismo.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Este documento está disponível em w.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm

Unidade Curricular:

Administração de Empresas de Turismo Código: ADTX2

Período letivo:2Carga horária:42,75

Objetivos:

Refletir sobre a importância da Administração nas empresas prestadoras de serviço, notadamente aquelas do setor de viagens e turismo. Apresentar um quadro teórico-referencial que proporcione uma metodologia específica para uma gestão de empresas do setor de turismo eficiente e eficaz. Conhecer os procedimentos que envolvem a administração de empresas do setor de serviços e sua importância no segmento do turismo

Bibliografia básica

Título

Autor Edição Local Editora Ano

Administração nos novos temposCHIAVENATO, IdalbertoRio de JaneiroCampus1999

Turismo, princípios e práticas

COOPER, Chris Porto Alegre Bookman 2001

Bibliografia co mple mentar

Título

Autor Edição Local Editora Ano

Administrando em tempos de grandes mudanças.DRUCKER, PeterPioneiraSão Paulo1999
Viagens e Turismo – manual de gestão.FOSTER, DouglasLisboaCETOP1992

Introdução à administração do turismo.

WAHAB, Salah-Eldin Abdel São Paulo Pioneira 1977

Ementa:

O turismo como atividade empresarial. Importância e objetivos da administração. Áreas funcionais e organizacionais de uma empresa. Administração de serviços: a estratégia em serviços, os serviços e a tecnologia de informação. Globalização e competitividade. A estrutura da empresa de serviços. Empreendedorismo. Gerenciamento das operações de serviços. Planejamento estratégico de empresas turísticas. Fundamentos da organização. Fundamentos do controle. Oportunidades de negócio em turismo. Visita técnica com pernoite para destino turístico. Relacionamento efetivo com empresas de turismo.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Este documento está disponível em w.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm

Unidade Curricular:

Análise Estrutural do Turismo Código: ANTX2

Período letivo:2Carga horária:42,75

Objetivos:

Permitir a compreensão geral sobre a a organização do turismo, em seus aspectos econômicos, culturais, sociais, ambientais e políticos. Iniciar o estudo do turismo a partir de modelos sistêmicos, com ênfase em várias abordagens - especialmente econômicas e espaciais.

Bibliografia básica

Título

Autor Edição Local Editora Ano

Análise estrutural do turismoBENI, Mário CarlosSão PauloSENAC São Paulo2005

Turismo: princípios, práticas e filosofias

GOELDNER, C; et al.Porto AlegreBookman 2002

Bibliografia co mple mentar

Título

Autor Edição Local Editora Ano

Geografia do turismo: fluxos e regiões no mercado de viaPEARCE, Douglas G.AlephSão Paulo2003

Ementa:

Conceitos e modelos de abordagem do estudo do turismo. O SISTUR: conjunto das relações ambientais (ecológicas, econômicas, sociais e culturais), conjunto da organização estrutural (super e infra-estruturas) e o conjunto das ações operacionais (mercado, oferta, demanda, produção, distribuição e consumo).

(Parte 6 de 22)

Comentários