Apostila de Metodologia

Apostila de Metodologia

(Parte 1 de 5)

GOIÂNIA, 2008/2. SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO05
1 ARTIGO CIENTÍFICO05
2 RESENHA08
3 RESUMO10
4 FICHAMENTO12
5 SHORT PAPER15
6 PROJETO DE PESQUISA17
7 MODELO DE PROJETO DE PESQUISA19
ACADÊMICOS21
8.1 ESTRUTURA (ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS)21
8.1.1 Capa21
8.1.2 Lombada2
8.1.3 Folha de rosto23
8.1.4 Ficha catalográfica25
8.1.5Errata26
8.1.6 Termo de aprovação (PÓS-GRADUAÇÃO)27
8.1.7 Termo de aprovação (GRADUAÇÃO)29
8.1.8 Dedicatória30
8.1.9 Agradecimentos31

8 NORMATIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE TRABALHOS 8.1.10 Epígrafe.................................................................................................................32

8.1.1 Resumo na língua vernácula3
8.1.12 Resumo na língua estrangeira35
8.1.13 Ilustrações e tabelas36
8.1.14 Lista de abreviaturas38
8.1.15 Lista de símbolos39
8.1.16 Sumário40
8.2 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS41
8.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS41
8.4 FORMAS DE APRESENTAÇÃO43
8.4.1 Margens4
8.4.2 Paginação45
8.4.3 Espacejamento e parágrafos47
9 CITAÇÕES49
9.1 TIPOS DE CITAÇÃO49
10 INDICAÇÃO DAS FONTES CITADAS53
10.1 SISTEMA NUMÉRICO53
10.2 SISTEMA ALFABÉTICO (AUTOR-DATA)53
10.3 NOTAS DE RODAPÉ54

1 REFERÊNCIAS..................................................................................................56-61

O trabalho científico implica em análise, reflexão crítica, síntese e aprofundamento de idéias a partir da colocação de um problema. O trabalho científico exige, para a sua apresentação ao meio acadêmico, uma forma adequada e estruturada de acordo com as normas técnicas comuns aos vários tipos de trabalhos bibliográficos (monografias, dissertações, teses, artigos e livros).

A necessidade de padronização das publicações acadêmico-científicas apresentadas à

Faculdade Estácio de Sá de Goiás, deu origem à elaboração deste manual que tem por finalidade facilitar aos alunos de graduação e pós-graduação, o acesso às normas técnicas para a apresentação e formatação dos trabalhos acadêmicos, utilizando exemplos práticos das variadas formas de registros bibliográficos. O manual será atualizado periodicamente, sempre que houver alteração das normas técnicas ou para incluir outros exemplos que possam contribuir para os seus objetivos.

Baseia-se nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais precisamente, NBR 6023 – Referências (Agosto/2002); NBR 6024 – Numeração progressiva (Maio/2003); NBR 6027 – Sumários (Maio/2003); NBR 6028 – Resumos (Novembro/2003); NBR 10520 – Citações (Agosto/2002); NBR 14724 – Apresentação de trabalhos (Dezembro/ 2005). Destaca-se a seguir os principais documentos científicos utilizados pela Faculdade.

1 ARTIGO CIENTÍFICO

É uma publicação que divulga o resultado de pesquisas teóricas e de campo. É publicado em revistas e jornais científicos e pode ser também apresentado em congressos e eventos do gênero na forma oral e/ou publicação nos anais do evento; também é solicitado como atividade didática em cursos de graduação e pós-graduação, para adquirir habilidades de pesquisa e de escrita.

- superior e esquerda 3 cm,
- inferior e direita 2 cm.

a) Papel A4; b) Fonte Arial; c) Tamanho 12; d) Espacejamento 1,5 cm entrelinhas; e) Contendo de 8 a 15 páginas; f) Margens:

MODELO Artigo Científico

João da Silva dos Santos1

Nome do professor orientador de conteúdo2 Nome do professor orientador de metodologia3

RESUMO Resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo sumoresumoreresumo,resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo.

Palavras-chave: Palavra. Palavra. Palavra.

ABSTRACT Abstractabstractabstractabstractabstract,abstractabstractaabstractracabstracttracabstractab stractabstract abstract abstract abstract abstract Abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstractaabstractracabstracttracabstractabstractabstract abstract abstract abstract abstract.

Keywords: Word. Word. Word.

1 INTRODUÇÃO

1 João da Silva dos Santos é técnico em Administração de Empresas, gerente de vendas da empresa Xis Comércio e Serviços LTDA e seu e-mail para contato é joaodasilva@provedor.com.br 2 Nome e breve currículo do professor orientador de conteúdo. 3 Nome e breve currículo do professor orientador de metodologia.

Introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução.

2 TÍTULO ESCOLHIDO PELO ACADÊMICO RELATIVO AO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO TEÓRICO

Desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento.

2.1 SUBTÍTULO ESCOLHIDO PELO ACADÊMICO

Desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento.

2.1.2 Subtítulo escolhido pelo acadêmico

Desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimentodesenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento.

3 TÍTULO ESCOLHIDO PELO ACADÊMICO RELATIVO AO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PRÁTICO

4 CONCLUSÕES

Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões

Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões.

2 RESENHA

Trata-se da análise crítica estruturada de uma obra, pois não se limita a sintetizar a obra, mas apresenta comentários sobre ela ao mesmo tempo em que a interpreta, sustentando a avaliação com evidências extraídas do próprio texto. “Resenha é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos. Consiste na leitura, resumo, na crítica e na formulação de conceito de valor do livro feitos pelo resenhista”. (LAKATOS; MARCONI, 2001, p. 264).

a) Papel: A4; b) Fonte: Times New Roman; c) Tamanho: 12; d) Espacejamento: 1,5 cm entrelinhas; e) Contendo de 1 a 5 página; f) Margens: - superior e esquerda 3 cm,

- inferior e direita 2 cm.

1 IDENTIFICAÇÃO DA OBRA E DO AUTOR: (referência bibliográfica completa do texto (conforme ABNT – NBR 6023/02) e o perfil básico (formação acadêmica e profissional, principais livros publicados na área.).

2 RESUMO: a descrição do assunto do capítulo, artigo, livro ou ensaio compreende a apresentação das idéias principais e das secundárias que sustentam o pensamento de quem escreveu a obra. Para facilitar a descrição do assunto, sugere-se a construção dos argumentos por progressão.

3 APRECIAÇÃO CRÍTICA: deve ser feita em termos de concordância e ou discordância das idéias apresentadas pelo autor. Deve-se, ainda, para fundamentar a apreciação crítica, correlacionar com os autores discutidos ou estudados nas disciplinas, a experiência profissional, a visão de mundo e a noção histórica do país e/ou região que possui o autor que está elaborando a resenha.

4 CONCLUSÃO: as questões apresentadas a seguir têm o papel de orientar a escrita: Foi válida a leitura do livro? Por que? Quais as principais contribuições? Quais as principais falhas? O conteúdo do texto ajuda no aprofundamento do assunto de interesse? Como se compara este texto com outros similares? Se for o caso, podem ser feitas correlações com as idéias/conteúdos de outros textos/autores. O texto alcança o que se propõe de maneira adequada? Recomendaria a leitura do livro para outros colegas? Por que? O texto ajuda a entender melhor o conteúdo da disciplina?

REFERÊNCIAS: relação das obras utilizadas para fundamentar a apreciação crítica. Este ordenamento deve ser de acordo com a ABNT – NBR 6023/02.

3 RESUMO

Trata-se da apresentação concisa de um texto (obra em parte ou no todo), seja ele de que natureza for; na sua apresentação devem ser preservados os pontos de vista fundamentais, a estrutura da exposição e a relação adequada entre as partes do texto básico; em geral assume a forma de variados tipos de fichamentos; para conhecimento, é importante saber que a norma ABNT 6028/90, recomenda que os resumos tenham as seguintes extensões: a) notas e comunicações: até 100 palavras; b) monografias e artigos: até 250 palavras; c) relatórios e teses: até 500 palavras.

São quatro os tipos de resumo:

a) Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do texto, não apresentando dados quantitativos, qualitativos, etc. É perfeitamente adequado à literatura de prospectos; b) Resumo informativo: informa suficientemente ao leitor para que possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto inteiro. Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões; c) Resumo informativo/indicativo: combinação dos dois tipos citados; d) Resumo crítico: resumo redigido por especialistas com a análise interpretativa de um documento.

- superior e esquerda 3 cm,

a) Papel: A4; b) Fonte: Times New Roman; c) Tamanho: 12; d) Espacejamento: 1,0 entrelinhas (simples); e) Contendo no máximo 500 palavras; f) Citar até 3 palavras chaves; g) Margens: - inferior e direita 2 cm.

MACHADO, H. B. Curso de direito tributário. 20. ed. São Paulo: Malheiros, 2002. 468 p.

Resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resu mo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,re sumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo, resumoresumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resum o,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resu mo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,re sumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo, resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resum o,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resu mo,resumo,resumoresumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,res umo,resumo,resumo,resumo.

Palavras-chave: Administração. Direito. Fonoaudiologia.

MODELO RESUMO (Caso seja solicitado pelo professor)

MACHADO, H. B. Curso de direito tributário. 20. ed. São Paulo: Malheiros, 2002. 468p.

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