Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Educação Ambiental: Conceitos e História, Notas de estudo de Química

Documento que apresenta os conceitos básicos da educação ambiental e relata os principais eventos que marcaram sua prática no estado de pernambuco, no brasil, entre 1985 e 1997.

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 01/11/2009

jair-l-12
jair-l-12 🇧🇷

3 documentos

1 / 33

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Educação Ambiental: Conceitos e História e outras Notas de estudo em PDF para Química, somente na Docsity! O FAZENDO FAZENDO FAZENDO FAZENDO FAZENDO FAZENDO FAZENDO FAZENDO ÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUC AÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EI [AL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL 4 DO — azenno FAZENDO — razr AZE E ENT razenno — FAZENI ) UCA E ! BUCAÇÃO — EDUCAÇ A, a o PR MBIENTAL AMBIEN AÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇ ÃO EDU FIBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIE a FAZENDO ento FAZENDO paendo FAZENDO parado FAZENDO pzgnno EAZEN EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUC a io. EDUCAÇÃO E DEDUÇÃO! EDUCA ENTAL AMBIEM FAZENDO F IMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL Io FAZENDO E DO FAZENDO í AO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUC a f ÇA! EDUCAÇÃO EL AL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL Eri AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL A FAZENDO FAZENDO FAZENDO q END] DO FAZENI DUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO Mi Á AÇÃO EDI ação - EDUCAC MIBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL 1 ; Poe Nm E VENJAL AMBIEN LENDO FAZENDO FAZ DO FAZENDO FAZENDO FAZENDO FAZ EE FAZENDO FAZEM EDUCAÇÃO EIS . EDUCAÇÃO EDucacão EDUCAÇÃO EDucação EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCA IMBIENTAL, AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIEM O raze rzenpo FAZENDO razenço FAZENDO azenno FAZENDO | ÃO EDUC! O EDUCAÇÃO JUCAÇÃO DUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO FI TAL. AMBIEN TAL AMBIENTAL AMBIENTAL em EABIENTAI AMBIENTAL AMBIENTAL 4h FAZENDO FAZENDO FAZENDO — azenpo — FAZENI DUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇ HBIENTA. AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIEN FAZENDO azenno — FAZEN EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCA AMBIENTAL AMBIENTAL ANMBIEM » FAZENDO FAZENDO E à E y EDUCAÇÃO EnlcAçÃO EDUCAÇÃO EI KL AMBIENTAL AMBIENT MENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL 4% MZENDO FAZENDO azesno FAÍ ( Fazendo FAZENDO azenno — FAZENI EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM à EMBIENTAL io FAZEND) ÃO Duca PAL, AMB ZENDO DUCAÇÃO AÇÃO EM EDUCAC HBIENTAL AMBENTAL AMBIENTAL AMBENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMB AMBIEN FAZENDO azenvo FAZENDO exgenno FAZENDO azendo FAZENDO pxzent FAZEN EDUCAÇÃO Enucação EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCA IMBIENTAI AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMEI AL AMBIE* O razenDo FAZENDO razenno FAZENDO razenno FAZENDO pazenno FAZENDO + ÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO Ebicação EDUCAÇÃO EI AL AMBENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL 4% FAZENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL Copyright © 1198 by cprh É permitida a reprodução parcial desta obra, desde que citada a fonte Texto: Ana Lúcia Carneiro Leão Lúcia Maria Alves e Silva Equipe: Ana Lúcia Carneiro Leão Ângela Maria Carlos Alberto Campos Falcão Elisabete Carneiro Batista Braga Etiene Alves Viana Lúcia Maria Alves e Silva Maria Tereza Brandão Martin Assueros Gomes Capa, Projeto Gráfico e Ilustrações: Cleriston Editoração Eletrônica: bip Comunicação e Arte Revisão: Martin Assueros Gomes Madalena Barbosa de Albuquerque ISBN 85-86592-01-3 C 437 LEÃO, Ana Lúcia Carneiro, SILVA, Lúcia Maria Alves. Fazendo Educação Ambiental, 4ª ed. rev. atual. Recife: CPRH, 1999, 32p. (Biblioteca Pernambucana do Meio Ambiente, 002) Bibliografia 1. Educação Ambiental 3. CPRH. I. Título CDU: 37.504 Companhia Pernambucana do Meio Ambiente - CPRH Rua de Santana, 367, Casa Forte, Recife – PE Fones: (81) 3441.5877 – (PABX) Fax: (81) 3441.6088 Homepage: www.fisepe.pe.gov.br/cprh E-mail: cprh@fisepe.pe.gov.br Disque Ecologia: 1523 4ª Edição - 1999 SUMÁRIO Apresentação .................................................... 07 Conceitos Básicos .............................................. 09 O que é Educação Ambiental? ........................... 12 Como surgiu? ................................................... 15 Grandes Eventos - No mundo e no Brasil ..................................... 17 - em Pernambuco .............................................. 20 Por que fazer? ................................................... 23 Para que fazer? ................................................. 27 Como fazer? ..................................................... 29 Quem deve fazer? ............................................. 21 Bibliografia ....................................................... 32 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 7 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L Apresentação 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 10 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L CONCEITOS BÁSICOS O QUE SERIA ESTE CONCEITO AMBIENTE? 1Germano Seara Filho. Apontamentos de Educação Ambiental - CETESB “O AMBIENTE é a totalidade do planeta e os elementos que o compõem: físicos, químicos e biológicos, tanto os naturais quanto os artificiais, tanto os orgânicos quanto os inorgânicos, nos distintos níveis de sua evolução, até o homem e suas formas de organização na sociedade, onde a rede de inter-relações existentes entre estes elementos se encontra em estreita dependência e influência recíprocas”.1 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 11 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L CONCEITOS BÁSICOS 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 12 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L O QUE É? 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 15 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L COMO SURGIU? 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 16 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L GRANDES EVENTOS - AVANÇOS INSTITUCIONAIS E POLÍTICOS 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 17 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L GRANDES EVENTOS - AVANÇOS INSTITUCIONAIS E POLÍTICOS 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 20 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L GRANDES EVENTOS - AVANÇOS INSTITUCIONAIS E POLÍTICOS 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 21 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L GRANDES EVENTOS - AVANÇOS INSTITUCIONAIS E POLÍTICOS 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 22 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L Eventos que marcaram o surgimento e prática da Educação Ambiental - EM PERNAMBUCO 1985 a 1997 – I ao VII CONGRESSO NORDESTINO DE ECOLOGIA – Sociedade Nordestina de Ecologia – SNE 1988 – SEMINÁRIO DE ECOLOGIA HUMANA: Homem – Ambiente – Sociedade – UFRPE/ Departamento de Ecologia 1988 a 1989 – Cursos de Capacitação em Educação Ambiental (04) – CPRH/UEA 1989 – Instituição do Prêmio Vasconcelos Sobrinho 1989 – Curso de Atualização em Educação Ambiental – UFRPE/Departamento de Ecologia 1989 – I ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL – UFRPE – Criação do Instituto de Ecologia Humana 1989 – Constituição Estadual – PE – Título VII, Cap. IV, Seção I, Art. 209/X: “Educação Ambiental a todos os níveis de ensino, de maneira integrada e multidisciplinar, inclusive a educação da comunidade, com o objetivo de capacita-la para a participação na defesa do Meio Ambiente” 1990 – Criação da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente – CIPOMA 1990 – Lei Orgânica do Recife: Título V, Cap. V, Art. 125/I e Título V, Cap. VI, Art. 134/VII 1991 – Lei 10 560, de 10 de janeiro de 1991: Cria o Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA 1992 – I OFICINA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: proposta de criação de uma agenda de trabalho comum – CPRH/UEA 1992 a 1993 – I e II FÓRUM DE PROBLEMAS AMBIENTAIS DO VALE DO CAPIBARIBE – UNICEF/DERE – Limoeiro 1992 a 1997 – Cursos Básicos de Educação Ambiental (05) – Sociedade Nordestina de Ecologia – SNE 1992 a 1994 – Seminários Regionais de Sensibilização em Educação Ambiental (12) em municípios-pólo regionais do Estado – CPRH/UEA 1993 – Criação de uma comissão de Educação Ambiental na Secretaria de Educação Cultura e Esportes do Estado de Pernambuco – SECE 1994 – Criação da Comissão Técnica de Educação Ambiental, formada por um grupo interinstitucional: SECE, CPRH/UEA, SECTMA, IBAMA, UFPE/ CECINE – Coordenação da SECE. 1995 – Prêmio de Melhor Trabalho na categoria Educação Ambiental nos Meios de Comunicação e na Produção de Material Didático, proferido pelo III ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE EDUCADORES AMBIENTAIS, Rio de Janeiro/RJ – Fazendo Educação Ambiental - CPRH 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 25 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L POR QUE FAZER? 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 26 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L POR QUE FAZER? 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 27 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L PARA QUE FAZER? 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 30 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L Processo de Solução de Problemas 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 31 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L QUEM DEVE FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL? 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 32 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved