Baixe Educação Ambiental: Conceitos e História e outras Notas de estudo em PDF para Química, somente na Docsity! O FAZENDO FAZENDO FAZENDO FAZENDO FAZENDO FAZENDO FAZENDO FAZENDO
ÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUC AÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EI
[AL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL 4
DO — azenno FAZENDO — razr AZE E ENT razenno — FAZENI
) UCA E ! BUCAÇÃO — EDUCAÇ
A, a o PR MBIENTAL AMBIEN
AÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇ ÃO EDU
FIBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIE a
FAZENDO ento FAZENDO paendo FAZENDO parado FAZENDO pzgnno EAZEN
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUC a io. EDUCAÇÃO E DEDUÇÃO! EDUCA
ENTAL AMBIEM
FAZENDO F
IMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL
Io FAZENDO E DO FAZENDO í
AO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUC a f ÇA! EDUCAÇÃO EL
AL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL Eri AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL A
FAZENDO FAZENDO FAZENDO q END] DO FAZENI
DUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO Mi Á AÇÃO EDI ação - EDUCAC
MIBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL 1 ; Poe Nm E VENJAL AMBIEN
LENDO FAZENDO FAZ DO FAZENDO FAZENDO FAZENDO FAZ EE FAZENDO FAZEM
EDUCAÇÃO EIS . EDUCAÇÃO EDucacão EDUCAÇÃO EDucação EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCA
IMBIENTAL, AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIEM
O raze rzenpo FAZENDO razenço FAZENDO azenno FAZENDO |
ÃO EDUC! O EDUCAÇÃO JUCAÇÃO DUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO FI
TAL. AMBIEN TAL AMBIENTAL AMBIENTAL em EABIENTAI AMBIENTAL AMBIENTAL 4h
FAZENDO FAZENDO FAZENDO — azenpo — FAZENI
DUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇ
HBIENTA. AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIEN
FAZENDO azenno — FAZEN
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCA
AMBIENTAL AMBIENTAL ANMBIEM
» FAZENDO FAZENDO E
à E y EDUCAÇÃO EnlcAçÃO EDUCAÇÃO EI
KL AMBIENTAL AMBIENT MENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL 4%
MZENDO FAZENDO azesno FAÍ ( Fazendo FAZENDO azenno — FAZENI
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM Ã
EMBIENTAL
io FAZEND)
ÃO Duca
PAL, AMB
ZENDO
DUCAÇÃO AÇÃO EM EDUCAC
HBIENTAL AMBENTAL AMBIENTAL AMBENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMB AMBIEN
FAZENDO azenvo FAZENDO exgenno FAZENDO azendo FAZENDO pxzent FAZEN
EDUCAÇÃO Enucação EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCA
IMBIENTAI AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMEI AL AMBIE*
O razenDo FAZENDO razenno FAZENDO razenno FAZENDO pazenno FAZENDO +
ÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO Ebicação EDUCAÇÃO EI
AL AMBENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL AMBIENTAL 4%
FAZENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL Copyright © 1198 by cprh É permitida a reprodução parcial desta obra, desde que citada a fonte Texto: Ana Lúcia Carneiro Leão Lúcia Maria Alves e Silva Equipe: Ana Lúcia Carneiro Leão Ângela Maria Carlos Alberto Campos Falcão Elisabete Carneiro Batista Braga Etiene Alves Viana Lúcia Maria Alves e Silva Maria Tereza Brandão Martin Assueros Gomes Capa, Projeto Gráfico e Ilustrações: Cleriston Editoração Eletrônica: bip Comunicação e Arte Revisão: Martin Assueros Gomes Madalena Barbosa de Albuquerque ISBN 85-86592-01-3 C 437 LEÃO, Ana Lúcia Carneiro, SILVA, Lúcia Maria Alves. Fazendo Educação Ambiental, 4ª ed. rev. atual. Recife: CPRH, 1999, 32p. (Biblioteca Pernambucana do Meio Ambiente, 002) Bibliografia 1. Educação Ambiental 3. CPRH. I. Título CDU: 37.504 Companhia Pernambucana do Meio Ambiente - CPRH Rua de Santana, 367, Casa Forte, Recife PE Fones: (81) 3441.5877 (PABX) Fax: (81) 3441.6088 Homepage: www.fisepe.pe.gov.br/cprh E-mail: cprh@fisepe.pe.gov.br Disque Ecologia: 1523 4ª Edição - 1999 SUMÁRIO Apresentação .................................................... 07 Conceitos Básicos .............................................. 09 O que é Educação Ambiental? ........................... 12 Como surgiu? ................................................... 15 Grandes Eventos - No mundo e no Brasil ..................................... 17 - em Pernambuco .............................................. 20 Por que fazer? ................................................... 23 Para que fazer? ................................................. 27 Como fazer? ..................................................... 29 Quem deve fazer? ............................................. 21 Bibliografia ....................................................... 32 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 7 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L Apresentação 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 10 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L CONCEITOS BÁSICOS O QUE SERIA ESTE CONCEITO AMBIENTE? 1Germano Seara Filho. Apontamentos de Educação Ambiental - CETESB “O AMBIENTE é a totalidade do planeta e os elementos que o compõem: físicos, químicos e biológicos, tanto os naturais quanto os artificiais, tanto os orgânicos quanto os inorgânicos, nos distintos níveis de sua evolução, até o homem e suas formas de organização na sociedade, onde a rede de inter-relações existentes entre estes elementos se encontra em estreita dependência e influência recíprocas”.1 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 11 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L CONCEITOS BÁSICOS 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 12 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L O QUE É? 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 15 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L COMO SURGIU? 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 16 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L GRANDES EVENTOS - AVANÇOS INSTITUCIONAIS E POLÍTICOS 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 17 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L GRANDES EVENTOS - AVANÇOS INSTITUCIONAIS E POLÍTICOS 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 20 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L GRANDES EVENTOS - AVANÇOS INSTITUCIONAIS E POLÍTICOS 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 21 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L GRANDES EVENTOS - AVANÇOS INSTITUCIONAIS E POLÍTICOS 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 22 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L Eventos que marcaram o surgimento e prática da Educação Ambiental - EM PERNAMBUCO 1985 a 1997 – I ao VII CONGRESSO NORDESTINO DE ECOLOGIA – Sociedade Nordestina de Ecologia – SNE 1988 – SEMINÁRIO DE ECOLOGIA HUMANA: Homem – Ambiente – Sociedade – UFRPE/ Departamento de Ecologia 1988 a 1989 – Cursos de Capacitação em Educação Ambiental (04) – CPRH/UEA 1989 – Instituição do Prêmio Vasconcelos Sobrinho 1989 – Curso de Atualização em Educação Ambiental – UFRPE/Departamento de Ecologia 1989 – I ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL – UFRPE – Criação do Instituto de Ecologia Humana 1989 – Constituição Estadual – PE – Título VII, Cap. IV, Seção I, Art. 209/X: “Educação Ambiental a todos os níveis de ensino, de maneira integrada e multidisciplinar, inclusive a educação da comunidade, com o objetivo de capacita-la para a participação na defesa do Meio Ambiente” 1990 – Criação da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente – CIPOMA 1990 – Lei Orgânica do Recife: Título V, Cap. V, Art. 125/I e Título V, Cap. VI, Art. 134/VII 1991 – Lei 10 560, de 10 de janeiro de 1991: Cria o Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA 1992 – I OFICINA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: proposta de criação de uma agenda de trabalho comum – CPRH/UEA 1992 a 1993 – I e II FÓRUM DE PROBLEMAS AMBIENTAIS DO VALE DO CAPIBARIBE – UNICEF/DERE – Limoeiro 1992 a 1997 – Cursos Básicos de Educação Ambiental (05) – Sociedade Nordestina de Ecologia – SNE 1992 a 1994 – Seminários Regionais de Sensibilização em Educação Ambiental (12) em municípios-pólo regionais do Estado – CPRH/UEA 1993 – Criação de uma comissão de Educação Ambiental na Secretaria de Educação Cultura e Esportes do Estado de Pernambuco – SECE 1994 – Criação da Comissão Técnica de Educação Ambiental, formada por um grupo interinstitucional: SECE, CPRH/UEA, SECTMA, IBAMA, UFPE/ CECINE – Coordenação da SECE. 1995 – Prêmio de Melhor Trabalho na categoria Educação Ambiental nos Meios de Comunicação e na Produção de Material Didático, proferido pelo III ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE EDUCADORES AMBIENTAIS, Rio de Janeiro/RJ – Fazendo Educação Ambiental - CPRH 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 25 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L POR QUE FAZER? 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 26 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L POR QUE FAZER? 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 27 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L PARA QUE FAZER? 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 30 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L Processo de Solução de Problemas 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789 31 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L QUEM DEVE FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL? 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 34567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890 32 E D U C A Ç Ã O A M B IE N TA L REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS