Finanças empresariais

Finanças empresariais

(Parte 1 de 7)

Organizador Judas Tadeu Grassi Mendes

Coordenaçªo Editorial Christian Luiz da Silva

Revisªo Estelita Sandra de Matias

Editoraçªo

Eliel Fortes Barbosa - coordenaçªo Maria Laura Zocolotti - composiçªo Ana B. Martins e Norma C. Santos - diagramaçªo

Esta obra Ø uma realizaçªo da Associaçªo Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus - AFESBJ / FAE Business School e da Editora Gazeta do Povo

Projeto Editoral

Presidente da AFESBJ Frei Guido Moacir Scheidt

Diretor Administrativo-Financeiro Paulo Arns da Cunha

Diretor Geral da FAE Frei Gilberto Gonçalves Garcia

Diretor AcadŒmico da FAE Judas Tadeu Grassi Mendes

Diretor Francisco Cunha Pereira Filho

Redaçªo e Oficinas

Praça Carlos Gomes, 4 - Centro CEP 80010-140

R. Pedro Ivo, 459 - Centro CEP 80010-20 - Curitiba-PR Tel.: PABX (0xx41) 321-5000

Atendimento ao assinante: 0800-414444 Atendimento ao leitor: (0xx41) 321-5401

Faculdades Bom Jesus

Finanças empresariais/ Fae Business School. Curitiba:

Associaçªo Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, 2002. 88p. (Coleçªo gestªo empresarial, 4)

1. MatemÆtica financeira. 2. Contabilidade. 3. Administraçªo financeira. 4. Custos. 5. Controladoria. 6. Planejamento tributÆrio.

i GESTˆO

Coleçªo gestªo empresarial: uma contribuiçªo ao mundo dos negócios

AAAAApresentaçªo

A FAE Business School, com a colaboraçªo espontânea de 48professores,produziu,emparceriacomaEditoraGazetadoPovo, a Coleçªo Gestªo Empresarial. Composta por cinco volumes, ela serÆ distribuídaaosleitoresdojornalGazetadoPovo.Cadavolumeaborda um tema fundamental dentro da gestªo dos negócios. Sªo eles: Economia, Gestªo (em seus fundamentos mais amplos), Marketing, Finanças e Capital Humano.

Oprimeirovolume-EconomiaEmpresarial,quecontoucoma colaboraçªodo professorIgorZanoniConstantCarneiroLeªo,mostra o quantooconhecimentoeconômicodoambientedosnegóciosØessencial para o sucesso da empresa. Nele, o leitor encontrarÆ os fundamentos de anÆlise de mercado, levando-se em consideraçªo o ambiente de crescente competiçªo no mercado brasileiro, em especial nos œltimos anos; a intervençªo do governo nos mercados por meio das políticas econômicas; os principais indicadores econômicos da economia brasileira e noçıes de negócios internacionais.

O segundo volume aborda os fundamentos de Gestªo

Empresarial, que contou com a colaboraçªo do professor Eduardo Damiªo da Silva, evidenciando que a gestªo de negócios sustentÆveis deveincorporarcompromissossocioambientais.Oscapítulosdestelivro incluem os indicadores de desempenho como modelos gerenciais, as

Judas Tadeu Grassi Mendes DiretorAcadŒmicodaFAE estratØgiasdasempresa,o planejamentoestratØgicoe os vÆriosaspectos da logística, da qualidade e do meio ambiente.

Gerar valor, atrair e manter clientessatisfeitos.Este Ø o foco do terceiro volume, que trata sobre Marketing e que contou com a colaboraçªo do Prof. Paulo Prado. Os capítulos deste livro incluem fundamentos de marketing, conceitos bÆsicos, segmentaçªo e posicionamento,compostoe planode marketing,marketingde serviços, comunicaçªointegradademarketing,estratØgiadepreçosewebmarketing.

Estequartolivro,quecontoucomacolaboraçªodoprofessorEmílio

Araœjo Menezes, trata de Finanças Empresariais cuja principal finalidadeØmaximizarrentabilidadeeliquidezcommenoresriscos.Os capítulosdestevolumeenfocam:matemÆticafinanceira,contabilidade, administraçªo financeira, custos, controladoria e aspectos de planejamentotributÆrio.

No quinto e œltimo volume, que contou com a colaboraçªoda professora Angelise Valladares Monteiro e tratada Gestªodo Capital Humano, enfoca o desafiodas organizaçıesem lidarcom pessoas.Os capítulos tratam de vÆrios temas inter-relacionados: comportamento organizacional, ferramentas de gestªo de pessoas, liderança, relaçıes pessoais e Øtica empresarial.

Na sociedade complexa em que vivemos somos cada vez mais dependentes das organizaçıes em todas as etapas de nossas vidas. Esta coleçªo que ora apresentamos representa o esforço da FAE Busines School e da Editora Gazeta do Povo para que o leitor compreenda melhor as organizaçıes, que procuram combinar os recursos escassos de maneira eficaz para cumprir seu objetivo de satisfazer as necessidades econômicas e sociais. Esperamos que a coleçªo propicie a todos uma agradÆvel e profícua leitura.

v GESTˆO

MMMMMensagem

É com muita satisfaçªo que a Gazeta do Povo oferece aos seus leitores a Coleçªo Gestªo Empresarial. No especial momento em que o Brasil procura sua afirmaçªo no mundo globalizado, enfrentando os desafios da maior produtividade para a competiçªo, Ø necessÆria a profissionalizaçªo, que se dÆ por meio do conhecimento e aprimoramento das tØcnicas de administraçªo empresarial.

Para que esta coleçªofosse compostapor obras de grandevalor, comleituraacessíveleprÆtica,aGazetadoPovofoibuscarosprofessores da FAE Business School, uma das mais tradicionais faculdades de Administraçªo,ContÆbeiseEconomiaempresarialdoEstadoereconhecida entreas melhoresdo país.

O resultado Ø esta coleçªo, na qual se encontram conceitos de grande validade para a implementaçªo e prÆtica diÆria em todas as escalas empresariais.

Tudo foi feito para que as pessoas possam ser melhores a cada dia e, pelas boas prÆticas de gestªo, promovam a qualidade e o desenvolvimento de suas empresas e negócios.

Boa leitura.

vii GESTˆO

NNNNNotasobreosautores

MatemÆtica Financeira

Amilton Dalledone Filho é matemÆtico, especialista em anÆlise de sistemas, possui MBA executivo em Finanças e controladoria em gestªo bancÆria, mestrando em administraçªo pela UFSC e professor da FAE Business School.

Glower Lopes Kujew Ø estatístico, especialista em educaçªo e professor da FAE Business School.

Contabilidade Empresarial

Aderbal Nicolas Müller Ø contador, mestre em ciŒncias contÆbeis, doutorando em gestªo de negócios pela UFSC e professor da FAE Business School.

Antonio Gonçalves Oliveira Ø contador, especialista em finanças, mestre em administraçªopela USP, doutorandoem gestªode negóciospelaUFSCe professorda FAE Business School.

Administraçªo Financeira

Edison Kuster Ø administrador, mestre em engenharia de produçªo pela UFSC e professor da FAE Business School.

(Parte 1 de 7)

Comentários