Amperimetro voltimetro

Amperimetro voltimetro

Alberto Willian Mascarenhas e João TercioF. Ribeiro 1

CEFET/Petrolina

Amperímetro Amperímetro

Voltímetro Voltímetro

Alberto Willian Mascarenhas, Dr.2

CEFET/Petrolina

O aparelho básico das medidas em circuitos elétricos é o medidor de corrente. Seu funcionamento baseia-se nos efeitos da corrente elétrica; os mais modernos funcionam segundo o efeito magnético da corrente.

Na Figura 1, a corrente í, percorrendo um condutor dentro de um campo magnético, causado pelo ímã N-S, origina forças. Estas, agindo sobre um sistema móvel, deslocam um ponteiro sobre ampères uma escala graduada. O valor máximo da corrente que percorre o medidor é denominado corrente de fundo de escala.

Alberto Willian Mascarenhas, Dr.3

CEFET/Petrolina

A corrente de fundo de escala vale 5 A. Os medidores de correntei mais sensíveis chamam-se, em geral, galvanômetros. já os aparelhos capazes de medir correntes da ordem de alguns ampèresdenominamse amperímetros

Alberto Willian Mascarenhas, Dr.4

CEFET/Petrolina

Na maioria dos medidores uma corrente de frações de ampèreé suficiente para que o ponteiro se desloque do zero à outra extremidade da graduação (fundo de escala). 0 aparelho será danificado se a corrente tiver intensidade maior que o valor do fundo de escala. Para protegê-los e para que possam medir correntes mais intensas, os medidores de resistência R são dotados de um condutor de pequena resistência R. denominado shunt (desvio), em paralelo, conforme a Figura 2. Assim, parte da corrente 1 que se quer medir desvia-se para o shunt, não danificando o aparelho.

Alberto Willian Mascarenhas, Dr.5

CEFET/Petrolina

Por exemplo, se a corrente a ser medida é 1 = 30 A e a corrente de fundo de escala é i = 3 A, deve-se escolher um shunt tal que no medidor só passem 3 A. Pelo shunt passa a corrente/-i= 27A.

Alberto Willian Mascarenhas, Dr.6

CEFET/Petrolina

Um mesmo amperímetro pode ser dotado de um jogo de shunts convenientes e servir para várias escalas de intensidade de corrente. A escala variará de acordo com o valor da resistência do shunt

Na Figura 3, o amperímetro consta de vários shuntse de uma chave, que pode ser colocada em três valores para o fator de multiplicação dos sbunts. Com a chave no fator 10, estaremos utilizando a escala de 0 a 30 A. Consegue-se, então, medir diversas correntes com um único amperímetro

Alberto Willian Mascarenhas, Dr.7

CEFET/Petrolina

Os amperímetros devem ser colocados em série no ramo onde se pretende medir a intensidade de corrente (Fig. 4). Ocorre que, funcionando como um resistor, o circuito irá modificar-se e a corrente não será igual àquela antes da introdução do amperímetro. Para reduzir ao mínimo essas modificações, a resistência do amperí metro deve ser pequena em relação às resistências do circuito.

Amperímetro ideal é aquele cuja resistência é nula. Quando a resistência do amperímetro é pequena em confronto com as resistências do circuito, o amperímetro é considerado ideal.

Alberto Willian Mascarenhas, Dr.8

CEFET/Petrolina

Um aparelho de medida não deve modificar o circuito onde é colocado. Para medir a ddpentre os pontos A e B do circuito da Figura 5, colocamos um amperímetro em paralelo. Esse aparelho, de resistência R A’ é percorrido pela corrente iA , que desvia o ponteiro. Pela lei de Ohm: U

AB, = RAiA, e, sendo RA conhecida, a medida da ddpUA, se

Nessa medição existe um grave inconveniente: a resistência do amperímetro é, em geral, pequena, e a associação em paralelo de R, e R terá a resistência equivalente bem diferente de R. A introdução do amperímetro provoca modificações no circuito, alterando precisamente a grandeza U A , que se quer medir.

Alberto Willian Mascarenhas, Dr.9

CEFET/Petrolina

Um aparelho de medida não deve modificar o circuito onde é o valor lido no aparelho é tanto mais próximo do valor exato quanto menor a corrente desviada para o voltímetro. Isso se obtém com uma resistência elevada do voltímetro, condição em que o valor da corrente ié desprezível

CEFET/Petrolina

0 MULTÍMETRO

Para os eletricistas é muito útil possuir um único aparelho que lhes permito fazer medidas de ddp, de correntes o de resistências elétricas. Tal aparelho existe o é denominado multímetro. Temos então, num único aparelho, um voltímetro, um amperímetro o um ohmímetro.

CEFET/Petrolina

0 MULTÍMETRO

Geralmente o multímetro deve ser usado com cuidado, possuindo uma chave seletora cujo posição determino o grandeza o ser medido ou uma sério de orifícios onde devem ser introduzidosos pinos de ligação. Cada um dos medidores costuma ter mais de, um fundo de escala, conforme a ordem de grandeza do valor o ser medido.

CEFET/Petrolina

CEFET/Petrolina

CEFET/Petrolina

Comentários