(Parte 1 de 5)

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC

CLEIDEMARA DE ANDRADE

PLANO DE NEGÓCIOS

SOFTWARE VIA INTERNET PRINCIPALMENTE PARA MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS

MAFRA-SC

2004

CLEIDEMARA DE ANDRADE

PLANO DE NEGÓCIOS

SOFTWARE VIA INTERNET PRINCIPALMENTE PARA MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS

MAFRA-SC

2004

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

04

PLANO EXECUTIVO

05

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA E DO NEGÓCIO

08

PLANO ESTRATÉGICO

13

PLANO DE MARKETING

22

PLANO OPERACIONAL

31

PLANO FINANCEIRO

36

RESULTADO PESQUISA

41

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

45

CONCLUSÃO

47

ANEXOS

48

INTRODUÇÃO

Apresento o presente Plano de Negócios, referente a uma empresa fornecedora de Software para exportação para micro e pequenos empresários da região de Piên/PR e São Bento do Sul/SC.

Pretendo através dele, verificar a viabilidade de implantação do software e analisar os custos e lucros para implantação desse sistema.

 

RESUMO EXECUTIVO

A empresa a que se deverá tratar neste Plano de Negócios, refere-se a implantação de software´s de exportação, sendo direcionado principalmente para micro e pequenas empresas da região de Piên/PR e São Bento do Sul/SC.

Pessoa Física:

Cleidemara Andrade

Razão Social:

EXPSOFTWARE LTDA

C.N.P.J:

Aguardando órgãos responsáveis

Data de Fundação:

01/08/2004

Endereço:

RUA JOÃO HANUSCH, 144 - TRIGOLÂNDIA - PIÊN/PR

Telefone:

41 632 1568

HISTÓRIA

A Expsoftware Ltda. surgiu através da elaboração de um Término de Curso para o curso de administração, turma de 2004 da Universidade do Contestado, campus Mafra/SC e Rio Negrinho/SC.

O software tratado neste término de curso, visa auxiliar as micro e pequenas empresas á exportarem seus produtos, dentro das leis e normas técnicas e burocráticas, exigidas no processo exportador e pelos países importadores, sem o auxilio de consultorias, trading´s ou até mesmo profissionais altamente qualificados.

Sendo assim, surgiu a Expsoftware, com intuito de divulgar a idéia e mante-la no mercado, de modo que, tanto as empresas usuárias do software, quanto a empresa implantadora, adquiram suas vantagens no decorrer do tempo.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Setor da Economia: Terciário Ramo de Atividade: Prestação de ServiçosTipo de Negócio: Elaboradora de Software´s (informática)

Produtos Ofertados/Produzidos: Software´s de exportação

FOCO PRINCIPAL

Auxiliar as empresas, principalmente micro e pequenas, a exportarem seus produtos e elaborarem todo processo de exportação, sem a ajuda de terceiros.

MISSÃO.

Auxiliar as empresas, principalmente micro e pequenas, em suas exportações e elaboração do processo exportador.

Cooperar com o desenvolvimento da região e do país, incentivando as exportações.

Contribuir para o desenvolvimento e crescimento de várias empresas, na região, estimulando-as a efetuarem mais exportações e abrangerem mais "nichos" do mercado internacional.

PRODUTOS E SERVIÇOS

Empresa elaboradora de software´s:

  • Software´s para exportação, com auxilio pratico e ágil, para ás exportações principalmente de micro e pequenas empresas.

MERCADO DE ATUAÇÃO

Num ramo, onde podemos chamar de "nicho de mercado", o software pode suprir as necessidades de muitas empresas exportadoras, e elevar o valor lucrativo de muitos empresários.

Na nossa região há pelo menos 1938 empresas que exportam. De acordo com a Associação de Comércio Exterior, 3999 empresas tem capacidade de exportar seus produtos, mas não exportam. E não há nenhuma ferramenta que auxilie essas empresas em suas exportações. A região que abrange, Piên, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Rio Negro, etc possui muitas áreas de grandes negócios internacionais, mas não sabe aproveitar as oportunidades, talvez por falta de informação ou por falta de capital para pagar pela elaboração do processo exportador. Sendo assim, o software, terá profunda participação na evolução das exportações nessa região.

DIFERENCIAL COMPETITIVO

Fornecer um software seguro, ágil e pratico, para que as empresas consigam exportar seus produtos e elaborar o processo exportador, sem ter que pagar por esse serviço, para trading´s, consultorias, ou outros terceiros.

PERPECTIVA DE NEGÓCIOS FUTUROS.

Expandir a utilização do software á outras cidades do Brasil.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA E DO NEGÓCIO

*** Implantação de Empresa ***

Software de exportação, para que sua empresa cresça cada vez mais

e consiga mostrar pro mundo, quem realmente é.

HISTÓRICO

A ExpSoftware, situa-se na cidade de Piên, Paraná, Brasil. Recentemente vem desenvolvendo uma maneira inédita de satisfazer seus clientes. Depois de analisadas pesquisas específicas, verificou-se a carência de auxilio principalmente ás micro e pequenas empresas, para que efetuem suas exportações com segurança e menos custo. Para tanto, a expsoftware satisfará as necessidades de seus usuários e trará maior agilidade na elaboração do processo exportador, bem como, maior confiança, no ato de apresentar e vender seus produtos no exterior.

ARÉA ATUAÇÃO

Setor econômico Terciário, área tecnológica, Elaboradora de Software´s

CRESCIMENTO

Probabilidade de crescimento, devido a identificação de um espaço no mercado tecnológico, produzindo software´s de auxilio ágil e prático e com rigoroso sistema de segurança. Com excelentes profissionais na área de treinamento e desenvolvimento do software.

Também probabilidade de crescimento, considerando a diferenciação no atendimento, a redução de custos e aumento da lucratividade da empresa.

FATURAMENTO DOS ÚLTIMOS ANOS

Não temos analise de faturamento anteriores, devido a empresa, estar sendo implantada, a partir dos resultados deste Plano de Negócios.

RAZÃO SOCIAL

EXPSOFTWARE´S LTDA

ESTRUTURA LEGAL

Taxa Registro – R$ 33,81 (cinco dias úteis)

Receita Federal – Preenchimento do DBE na internet, 48h após reconhecimento de firma o CNPJ é liberado.

Secretária da Fazenda – Documento preenchido via internet, entregue na Exatoria do estado, onde as informações são confirmadas e o documento é liberado.

Prefeitura / Alvará: A prefeitura, juntamente com bombeiros e vigilância sanitária vistam o local, estando tudo dentro das normas, o Alvará é liberado.

Sindicato – Realizado o cadastro no inicio das atividades, no sindicato mais próximo. As micro e pequenas empresas tem isenção de anuidade.

COMPOSIÇÃO SOCIETÁRIA

CLEIDEMARA ANDRADE

Experiência: Atuou durante um ano na área de Recursos Humanos, atendimento ao cliente e nove anos de experiência em vendas externas - exportações.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Com uma área de 180 metros quadrados, teremos capacidade para atender futuramente até 50 clientes por dia. Essa área pode ser dividida em três ambientes:

(Parte 1 de 5)

Comentários